Atualizado em: Janeiro 26, 2021
Miami é uma região fantástica que vale muito a pena visitar, mas existem algumas dicas que poderão tornar a sua estadia muito mais agradável.
É isso a que nos propomos neste artigo: fornecer-lhe todas as dicas de viagem que resultaram da nossa experiência em Miami, para que possa aproveitar ao máximo a sua estadia.
Mas antes de continuarmos devemos explicar que Miami e Miami Beach são duas cidades distintas.
Assim, a primeira faz parte da zona continental dos Estados Unidos e a segunda está localizada numa ilha.
Nós tivemos oportunidade de visitar as duas regiões mas compreendemos que haja uma certa confusão entre o que visitar numa e noutra.
O que visitar em Miami

Miami é o centro económico e financeiro do Sul da Flórida e é a sexta cidade americana com maior densidade populacional.
Por fim, na nossa visita dedicamos mais tempo a duas regiões de Miami: Downtown (inclui Port of Miami, Freedom Tower, Pérez Art Museum Miami e Brickell Avenue) e Little Havana.
Downtown Miami

Enfim, visitar Downtown Miami faz parte de qualquer viagem a Miami.
Ao visitarmos Downtown Miami lembramo-nos da nossa visita a Hong Kong e como nos sentimos pequeninos em comparação com os arranha-céus ao nosso lado.
- Port of Miami – O porto de Miami está localizado numa ilha que pertence ao bairro de Downtown, mas mesmo se não pretender embarcar em nenhum cruzeiro esta é uma zona agradável para passear.
- Freedom Tower – Sabia que a Freedom Tower destaca-se dos restantes edifícios pela sua arquitectura em estilo mediterrânico? O edifício amarelo foi em tempos o lugar onde se registavam os emigrantes provenientes de Cuba.
- Pérez Art Museum Miami – Se aprecia arte contemporânea não perca a oportunidade de visitar este museu. Abriu portas em 2013.
- Brickell Avenue – É a avenida onde estão localizadas várias sedes de bancos internacionais. Aqui os arranha-céus são mais imponentes e há quem considere que é a Wall Street da Florida.
Little Havana

Little Havana é um bairro tipicamente cubano e que parece pertencer a Cuba e não ao Estados Unidos da América.
Em Little Havana fala-se espanhol, aliás, vai ter dificuldade em comunicar com as pessoas se não perceber espanhol. Os galos são símbolo de boa sorte, portanto, vai ver estátuas coloridas de galos espalhadas pelo bairro.
- Calle 8 – É a rua central de Little Havana. É nesta rua que pode encontrar as famosas estátuas de galos mas também lojas de produtos cubanos como artesanato, café e charutos. Nós experimentámos o café cubano no Little Havana Visitors Center.
- Parque Máximo Gómez – Os reformados reúnem-se diariamente neste parque para jogar xadrez e dominó. Se tiver sorte, pode ser que o convidem a jogar com eles, mas lembre-se, esta atividade é levada muito a sério, nem pense em fazer batota.
- Cafés e restaurantes em Little Havana – Se estiver em Little Havana não perca a oportunidade de se deliciar com uma autêntica refeição cubana. Tem muito por onde escolher mas o Restaurante Versailles talvez seja o mais tradicional e está aberto desde 1971. Pode encontrá-lo na seguinte morada: 3555 Southwest 8th Street.
- Como chegar a Little Havana – Desde o Aeroporto Internacional de Miami são cerca de 30 minutos. Tem de apanhar o autocarro número 7 com destino a Downtown Miami.
Dicas Extra para Little Havana
Little Havana não é uma zona central em Miami, por isso se pretende encontrar alojamento barato deve procurar aqui. No entanto, não espere uma experiência americana, conte com um ritmo cubano!
O Viernes Culturales ou Sextas-feiras culturais acontece na última sexta-feira de cada mês e é um evento gratuito que consiste em exposições de arte, música ao vivo e dançarinos que alegram os visitantes com músicas cubanas.
Estes momentos ajudam a manter vivas as tradições e espírito cubano entre os residentes.
O que visitar em Miami Beach
South Beach

É, na nossa opinião, onde vai encontrar as melhores praias, assim como as típicas barraquinhas dos nadadores-salvadores.
O areal é extenso e a ondulação é baixa, o que faz como que seja o lugar perfeito para famílias que viajam com crianças.
Tenha em atenção que de vez em quando aparecem alforrecas que picam.
As picadas de alforreca são dolorosas por isso, se tal acontecer, sugerimos que se dirija aos nadadores-salvadores pois eles têm uma solução que aplicam na queimadura e que diminui a dor.
É também a zona mais procurada por turistas, por isso conte com alguma confusão.
Aqui existem muitos hotéis, bares e restaurantes a pensar em turistas, o que infelizmente significa preços elevados.
Ocean Drive

Ocean Drive é a rua mais movimentada de South Beach.
Por ser uma zona central foi a nossa escolha para nos alojarmos em Miami Beach.
Aqui a animação é garantida, quer durante o dia quer durante a noite.
Se procura tranquilidade esta não é uma área recomendada.
Durante o dia esta rua é procurada tanto pelas praias, como pelos jardins, como pelos restaurantes.
Por outro lado, à noite os restaurantes e bares ficam lotados e à música por todo o lado.
O que também acontece à noite são os desfiles de carros de alta cilindrada.
Ocean Drive faz parte da Miami Beach Architectural District, também conhecida como Old Miami Beach Historial District, ou simplesmente Art Deco District.

O movimento Art Deco em Miami Beach pode ser observado nos prédios de Ocean Drive e os mais significativos são o Imperial, Majestic, Avalon, Carlile, Cavalier e o Beacon.
Casa Versace

Existem lugares que não sendo turísticos são de alguma forma conhecidos, como acontece com a Casa Versace em Miami Beach.
Sabia que também chamam a este edifício a Casa Casuarina? Foi à porta desta mansão que o seu proprietário Gianni Versace foi assassinado em 1997.
A Casa Versace é atualmente é um hotel boutique e restaurante, portanto é possível visitar o espaço desde que se aloje no hotel ou, em alternativa, almoce ou jante no restaurante.
No entanto, tenha em atenção que a reserva de mesa é obrigatória uma vez que é um sítio bastante procurado.
A Casa Versace está situada em Ocean Drive, n.º 1116.
Lummus Park

Visitar Lummus Park em Miami Beach é uma boa escolha se viaja com crianças porque aqui está instalado um parque infantil com entrada grátis.
Além disso, é um local escolhido pelos locais para se exercitarem no ginásio ao ar livre que também está disponível no parque.
Saiba também que aqui existe uma fonte de água potável onde pode abastecer-se gratuitamente.
Lummus Park está localizado em Miami Beach entre a 4th e 15th Street.
Quando visitámos Miami Beach ficámos alojados em Ocean Drive, o que nos obrigava a passar no Lummus Park diariamente. Por isso, durante a nossa estadia em Miami passámos todos os dias pelo Lummus Park! E em várias ocasiões do dia.
Portanto, ficámos com uma boa noção do movimento deste parque.
O movimento começa de manhã bem cedo, com os desportistas a correrem de um lado para o outro. A meio da manhã, agrupam-se os culturistas no ginásio ao ar livre.
Mas também se juntam vários turistas que param para tirar fotografias aos senhores e senhoras que se exercitam no local.
Logo a seguir chegam grupos de jovens que se divertem a jogar voleibol.
Por último, ao final do dia passam por ali as famílias que estiveram na praia para tomarem um duche antes de regressarem a casa e passarem uns minutos no parque.
Española Way

Española Way é um bairro especial!
As casas de dois ou três pisos são o oposto dos arranha céus de South Beach e num estilo completamente diferente dos edifícios Art Deco do Historic District.
Dizem que os primeiros habitantes de Española Way se instalaram ali nos anos 20 do século passado.
Nós visitámos Española Way à noite, numa altura em que quisemos escapar do rebuliço de Ocean Drive.
A verdade é que apesar de Española Way ser uma zona bastante movimentada, tem um ambiente mais familiar em comparação com a loucura que se vive em Ocean Drive. Ali é comum ver-se famílias com crianças pequenas a passear.
Por outro lado, uma parte do bairro está interdita ao trânsito. Pelo menos no período noturno, o que facilita e torna mais segura a circulação de pessoas.
Esta zona é bastante procurada a partir do final da tarde porque existem muitos bares e restaurantes. Não estranhámos a quantidade de restaurantes mexicanos que encontrámos em Española Way e aproveitámos para jantar por lá.
Española Way localiza-se entre a 14th e a 15th em Miami Beach, muito perto de South Beach pelo que pode perfeitamente ir a pé. Se preferir viajar de autocarro, utilize a linha n.º 103.
Jungle Island em Miami

Jungle Island é uma ilha entre Miami e Miami Beach cuja ligação é a MacArthur Caseway. Se estiver em Downtown Miami pode apanhar os autocarros 119 ou 120. No entanto, se estiver em Miami Beach além destas duas linhas, também pode apanhar a linha 113.
O Jungle Island está situado no n.º 1111 Parrot Jungle Trail Miami.
Se viaja com crianças não pode perder um dia neste parque temático! As atrações principais incluem insufláveis e zip line para os mais novos e escape rooms e simuladores de voo para os crescidos.
Não há dúvida que este parque temático é fantástico! Mas tenha apenas em atenção que o bilhete de entrada geral não inclui todas as atrações. Assim, se quiser, por exemplo, experimentar o simulador de voo, tem de comprar bilhete à parte. O mesmo se aplica à interação com os animais.
Em Jungle Island é possível abraçar preguiças ou lémures, mas com custo extra.
Lincoln Road em Miami Beach

Também é conhecida como Lincoln Road Mall, por ser um centro comercial ao ar livre! É uma zona pedestre com bastante movimento porque aí se localizam muitas galerias de arte, lojas de marcas internacionais e restaurantes. Tem tudo para uma tarde bem passada, não acha?
Lincoln Road fica perto de South Beach, portanto pode ir perfeitamente a pé. Aliás, se tiver alugado carro, o melhor é mesmo deixá-lo num parque de estacionamento pois nesta rua vai ter dificuldade em estacionar.
Se preferir ir de autocarro, pode apanhar o n.º 103 em Washington Avenue, junto ao Lummus Park.
Como a oferta é muita, de certeza que vai encontrar lojas desconhecidas em Portugal, e essas talvez tenham interesse para si. Isto porque facilmente encontra em Portugal lojas como Zara, Mango, H&M, Adidas, Lacoste e outras.
E claro, sem a desvantagem de ter de transportar as compras até Portugal.
Além disso, se procura souvernirs, nesta zona existem várias lojas deste género.
Tenha em atenção que as lojas e galerias de arte só abrem a partir das 10:00 da manhã e que os restaurantes abrem mais perto da hora de almoço.
Holocaust Memorial

Mudando um bocadinho o tema da viagem, em Miami Beach existe um memorial às vítimas do holocausto que nós quisemos visitar.
Como sabem, nós viajamos com os nossos filhos e aproveitamos para falar-lhes de acontecimentos históricos enquanto viajamos.
O Holocaust Memorial foi construído por iniciativa de um grupo de sobreviventes do holocausto que se refugiaram em Miami.
A entrada é gratuita.
Sugerimos que veja algumas imagens recolhidas em Miami Beach no nosso canal do Youtube. Já agora, já nos segue por lá?
Gastronomia em Miami
Quer saber que comidas que experimentámos em Miami? Para quem nos segue há algum tempo já deve ter percebido que nós apreciamos bastante as aventuras gastronómicas quando visitamos algum sítio. E Miami não foi exceção.
Cuban sandwich

Esta sanduíche é muito popular, especialmente ao almoço.
É uma sanduíche com carne de porco assada, charcutaria, mostarda e queijo.
É prensada e leva uma camada generosa de manteiga por cima, o que torna o pão bastante estaladiço por fora.
Macaroni and Cheese ou mac & cheese

Este prato vê-se muitas vezes em séries americanas mas nunca tínhamos experimentado.
A versão que comemos era simples, apenas massa e queijo que era muito saborosa, mas vi outras opções com bacon e toppings variados.
Acho que o que faz a diferença é a quantidade de cada queijo que é utilizada na confecção para que não fique enjoativo.
King crab

Já vi este bicharoco em arcas frigoríficas de alguns supermercados em Portugal mas também nunca tínhamos experimentado.
E sabe que mais, é delicioso! É sem dúvida, o marisco mais saboroso que já comemos.
As pernas do caranguejo foram cozidas e vinham acompanhadas de molho de manteiga.
Queso fundido

O nome deste prato diz tudo, bem, é queijo fundido. Dito assim não parece grande coisa mas imagine um prato cheio de queijo a derreter acompanhado de tortilhas quentinhas.
Agora já parece mais apetitoso?
Veja também o artigo sobre o Restaurante Oh! Mexico em Española Way.
É claro que nos cinco dias que passámos em Miami experimentámos outras comidas mas eram parecidas com as que encontramos em Portugal, por isso, hoje apenas falámos nos pratos que nunca tínhamos experimentado.
Já agora, sabe qual é o principal inconveniente da comida em Miami? É muito cara!
A boa notícia é que as porções são muito grandes, portanto considere partilhar a sua refeição.
Outra coisa que nos chamou a atenção em Miami Beach e que está relacionado com o tamanho das porções, foram os cocktails gigantes e que se tornaram uma imagem de marca.

Parecia que havia uma competição para o maior cocktail e para terem uma ideia partilhamos uma fotografia da bebida que nós experimentámos.
Este cocktail foi partilhado por nós os dois e devemos dizer que cerca de metade ficou no “copo”, pois acreditamos em beber de forma responsável.
Aliás, como pode ver, não é bem um “copo”, é mais um balde.
Seguro de viagem para os Estados Unidos da América – fazer ou não fazer?

Esta é talvez a decisão mais fácil que terá de tomar quando marcar a sua viagem para Miami! Viajar sem seguro de viagem para os Estados Unidos da América é um risco demasiado elevado para sequer ser considerado.
É que as despesas médicas nos Estados Unidos da América são muito altas e se não tiver seguro de viagem corre o risco de ter uma conta de algumas centenas ou milhares de euros.
Nós recomendamos os seguros de viagem da IATI Seguros que, entre outras características, não têm franquia e o atendimento é sempre em português.
Isto significa que se tiver de ser atendido por um médico, apenas terá de telefonar para o atendimento ao cliente, que irá falar consigo em português, e lhe indicará a morada para onde se terá de deslocar.
Quando chegar ao local combinado, dirá o seu nome e será atendido sem qualquer custo da sua parte. Leu bem, não terá de pagar qualquer valor.
Explicamos melhor porque escolhemos a IATI Seguros neste artigo e além disso, se marcar o seu seguro através do nosso link, terá um desconto adicional de 5%.
Miami – a nossa experiência
No primeiro dia ficámos alojados em Downtown Miami porque queríamos estar perto do porto de Miami, o que nos facilitaria o embarque no MSC Divina no dia seguinte.

Além disso, o hotel escolhido disponibilizava transfer grátis para o porto de cruzeiros.
Depois do cruzeiro nas Caraíbas ficámos quatro dias em Miami Beach, mais concretamente em Ocean Drive.
Queríamos aproveitar a praia e a animação noturna.
Aliás, gente animada era o que não faltava em Ocean Drive! As esplanadas dos bares e restaurantes estavam repletas de pessoas bem dispostas, o desfile de veículos quitados era constante e a música invadia as ruas.
Dicas de Viagem Finais
Taxas, impostos e gorjetas
Ao preço que está afixado nos produtos normalmente acrescem os impostos. Aliás, fomos surpreendidos por esta realidade em lojas de conveniência e de souvenirs.
Apenas no supermercado Walgreens, onde nos abastecemos de lanches para os nossos filhos, os preços exibidos já incluíam os impostos.
Nos restaurantes, além dos impostos do estado, ainda podem cobrar “resort tax” (5% / 8%) e “gratuites” (que pela nossa experiência podem ir até 20%).
Dicas para poupar
As refeições nos restaurantes são geralmente caras mas as doses são XXL, considere partilhar.
Alguns restaurantes oferecem água filtrada ou vendem-na a um preço muito baixo, olhe em volta à procura de jarros ou verifique na ementa. Em Miami Beach cobraram-nos 20USD por uma garrafa de água de 1,5L ao almoço;
Nos supermercados estão disponíveis sanduiches e saladas embaladas prontas a comer, ideais para levar um almoço descontraído.
Entradas grátis em Museus: Bay of Pigs Museum, Jewish Museum of Florida (aos sábados) e Miami Science Museum (primeira sexta-feira de cada mês entre as 20:30 e 22:50).
1 garrafa de 1,5L de água engarrafada custa cerca de 6USD nos supermercados mas nos acessos à praia (onde costumam estar os chuveiros) existem bebedouros de água potável onde poderá abastecer gratuitamente.
A moeda utilizada é o dólar e para que não nos sejam cobradas taxas e comissões absurdas, assim como para ter acesso às melhores taxas de câmbio, nós recomendamos o Cartão Revolut.
Por fim, está a pensar visitar a Florida? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:
- Como organizar uma viagem para Miami
- Qual é a melhor zona para se alojar em Miami Beach?
- Biscayne Bay Cruise
- Restaurante Oh! Mexico
- The Everglades National Park
- Como ir do aeroporto de Miami para Downtown
- Aeroporto de Miami (em breve)
- Como tirar o ESTA (Electronic System for Travel Authorization) (em breve)
- Hotel Avalon em Miami Beach (em breve)
Gostaria de conhecer melhor os Estados Unidos da América? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.
3 respostas
I like your post 😊.
Take a look on my last post and follow me if you like it 😀.
que sonho…