3 Mercados de Natal em Londres a não perder em 2023 (C/vídeo)

Mercados de Natal de Londres, capital da Inglaterra.
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 25, 2024

Vai conhecer os Mercados de Natal em Londres este ano? Então saiba que o Natal em Londres é uma época especial, já que um pouco por toda a cidade existem eventos que valem muito a pena.

A começar com os tradicionais Mercados de Natal em Londres junto ao London Eye, em Hyde Park e em Covent Garden, cujas barraquinhas de madeira com presente de Natal diferentes e uma mostra de gastronomia de todo o mundo, parecem viciar quem experimenta pela primeira vez.

Depois, a iluminação das ruas do centro da cidade e a decoração requintada das montras das lojas dos centros comerciais, que transformam qualquer passeio a pé num momento memorável.

E para tornar o Natal em Londres ainda mais especial, a minha sugestão é que faça um tour noturno de autocarro para ver as luzes de Natal na cidade, ou assista a um espetáculo de música em Covent Garden.

Como vê, há muito para ver e fazer no Natal em Londres, por isso, leia com atenção este artigo até ao fim.

Winter Wonderland, o Mercado de Natal em Hyde Park

Melhor mercado de Natal de Londres: Winter Wonderland.

No topo da nossa lista de Mercados de Natal a visitar em Londres, está o mundialmente famoso Winter Wonderland, no Hyde Park.

Este extenso mundo de inverno dá vida ao espírito do Natal com as suas pistas de gelo, carrosséis e banquinhas com artesanato, comida e bebidas.

Enquanto estiver lá, não se esqueça de saborear o vinho quente e castanhas assadas, e leve a família já que o Winter Wonderland, em Hyde Park, é o destino ideal para um divertido passeio em família.

Datas e horário de funcionamento: de 17 novembro 2023 a 01 de janeiro 2024, todos os dias das 10:00 às 22:00, exceto no dia 25 de dezembro, que está fechado.

Localização: Hyde Park, Serpentine Rd, London W2 2UH, Reino Unido

Preço dos bilhetes: existem 3 tipos de bilhetes: Off-Peak (gratuito), Standard (£5.00) e Peak (£7.50), sendo que o tipo de bilhete depende do dia e horário de visita. Por exemplo, a entrada no dia de abertura no dia 17 de novembro entre as 12:00 e as 14:00 é gratuita, mas se entrar a partir das 14:00 o bilhete custa £5.00. Além disso, as atrações turísticas como a pista de gelo, a roda gigante, o Cirque Berserk e o Zippos Circus são pagas à parte.

Espreite o site para confirmar as condições dos bilhetes.

Mercado de Natal de Covent Garden (Covent Garden Christmas Market)

Covent Garden Christmas Market.
Covent Garden Christmas Market.

As ruas de Covent Garden ganham vida com a alegria do Natal, com iluminações festivas, mas é no interior deste centenário mercado que decorre o mercado de Natal.

Este ano fui a este mercado de Natal no dia em que ligaram as luzes e adorei a experiência. Aliás, no ano passado aconteceu exatamente o mesmo!

Então, as famosas luzes de Natal de Covent Garden foram ligadas no dia 7 de novembro de 2023, e este ano são mais 40 sinos gigantes com arcos, 12 bolas gigantes e ainda 8 bolas de espelhos giratórias, a adornar o interior do edifício do mercado.

O tradicional trenó do Pai Natal está no interior do mercado, e, além disso, a icónica árvore de Natal com mais de 18 metros de altura e 30 mil luzes cintilantes que iluminam até as noites frias de Londres na Praça de Covent Garden.

Para quem não sabe, o Mercado de Natal de Covent Garden é conhecido pelos seus presentes únicos e exclusivos, desde joias artesanais a moda vintage.

Não são baratos, mas não deixe de espreitar as barraquinhas de Covent Garden e pode ser que se surpreenda.

Pode também contar com o Festival Mais Quente do Inverno (The Winter Warmer Festival), que decorrerá de 07 a 26 novembro 2023, bem como o Festival de Sanduíches de Natal (Christmas Sandwich Festival) de 07 a 17 de dezembro 2023, em Covent Garden.

Datas de funcionamento: de 07 novembro 2023 a 01 de janeiro 2024.

Localização: Covent Garden, The Management Office 41 The Market Building, London WC2E 8RF, Reino Unido.

Preço dos bilhetes: gratuito.

Southbank Centre Winter Market, Mercado de Natal próximo ao London Eye (Between The Bridges)

Southbank Centre Winter Market, Mercado de Natal de Londres perto do London Eye.
Southbank Centre Winter Market, Mercado de Natal de Londres perto do London Eye.

O mercado de Natal de Southbank acontece junto às margens do rio Tamisa não muito longe do London Eye e, para mim, nem foram tanto as barraquinhas de artesanato que me chamaram à atenção, mas sim as barraquinhas de comida e bebida.

Aliás, o tempo estava tão frio que agradeci a quantidade e variedade de bebidas quentes do mercado. Desde chá a chocolate quente com marshmallows, até ao tradicional vinho quente com especiarias (mullet wine), cada barraquinha é especializada num tipo diferente de bebida.

Sinceramente, foi muito agradável passear ao longo do Rio Tamisa sob luzes cintilantes com um copo fumegante na mão, enquanto ia espreitando a comida de rua nas barraquinhas parecidas com chalés tradicionais em estilo alpino.

Southbank Centre Winter Market.
Southbank Centre Winter Market.

Em termos de comida, pode contar com algumas surpresas como hambúrgueres de trufas, wraps de pato, comida de rua tailandesa, mas também culinária libanesa-mediterrânea.

Para um toque doce, a minha sugestão são as panquecas holandesas (dutch pancakes), bem como espetadas de fruta com cobertura de chocolate.

Datas e horário de funcionamento: de 02 novembro até 26 dezembro 2023, domingo a quinta das 11:00 até às 22:00, sextas e sábados das 11:00 até às 23:00. Exceto dia 24 dezembro (das 10:00 até às 16:00), 25 dezembro (fechado) e 26 de dezembro (das 11:00 até às 15:00).

Localização: The Queen’s Walk, London SE1 8XX, Reino Unido

Preço dos bilhetes: gratuito.

Outros Mercados de Natal em Londres

Mulled Wine (vinho quente com especiarias) nos Mercados de Natal de Londres.
Mulled Wine (vinho quente com especiarias) nos Mercados de Natal de Londres.

Como referi antes, apesar de ser habitual para mim visitar Londres nesta altura do ano, ainda não tive oportunidade de conhecer todos os mercados de Natal que a capital do Reino Unido tem para oferecer.

Mas que não seja a falta de informação a impedir que tire o máximo partido das festas de Natal em Londres!

Assim, segue-se uma lista de mercados de Natal que vão acontecer em Londres, incluindo a sua localização e datas de realização. Aproveite!

  • Leicester Square: 8 novembro 2023 a 07 janeiro 2024
  • Tower Bridge (Winter by the River): de 14 novembro 2023 a 01 janeiro 2024
  • Christmas at Kew, no Royal Botanic Gardens, Kew, de 15 novembro 2023 a 07 janeiro 2024
  • Greenwhich: 15 novembro 2023 a 1 janeiro 2024
  • Kingston: 16 novembro a 31 dezembro 2023

Quando começam os Mercados de Natal em Londres?

Barraquinhas em Southbank Centre Winter Market.
Barraquinhas em Southbank Centre Winter Market.

Os mercados de Natal em Londres começam em novembro e vão até janeiro.

Assim, o primeiro Mercado de Natal em Londres a abrir as portas foi o Southbank Centre Winter Market, perto do London Eye, no dia 02 de novembro de 2023.

Quando ligam as luzes de Natal em Londres 2023?

Luzes de Natal em Londres.
Luzes de Natal em Londres.

As luzes de Natal em Londres são ligadas em datas diferentes e para que não perca nada, segue-se uma lista com a data em que as iluminações de Natal vão iluminar, pela primeira vez neste Natal, a cidade de Londres.

  • Oxford Street – 2 de novembro
  • Seven Dials – 7 de novembro
  • Trafalgar Square -7 de novembro
  • Carbaby Street – 9 de novembro
  • Marylebone Village Lights – 9 de novembro
  • New Gardens – 15 de novembro
  • Mayfair – 16 de novembro
  • Chelsea – 18 de novembro

O que fazer em Londres em 3 dias no Natal?

Natal em Londres.
Natal em Londres.

Se tem três dias para visitar Londres no Natal, então saiba que há muito para ver e fazer em Londres nesta época natalícia.

E aproveito para lhe deixar o desafio de fazer um upgrade à sua viagem e escolher algumas atividades incríveis que só pode fazer em Londres no Natal. Está curioso? Então continue a leitura!

Primeira vez em Londres? Veja 39 lugares icónicos para incluir no seu roteiro em Londres

Visitar os Estúdios do Harry Potter com o tema de Natal

Ora aqui está uma sugestão muito especial, o Hogwarts in the Snow está apenas disponível de 11 de novembro 2023 a 14 de janeiro 2024.

Ou seja, é uma oportunidade única para viver a magia de Hogwats enquanto está em Londres no Natal.

O Warner Bros Studio Tour Harry Potter inclui transporte do centro de Londres até aos estúdios e 4 horas livres para explorar o mundo Harry Potter à vontade.

Depois terá o seu transporte de regresso a Londres, isto é, não precisa de se preocupar com deslocações.

Ver as luzes de Natal de Londres a partir de um autocarro de dois andares

Tour noturno para ver as iluminações de Natal em Londres (de autocarro).
Tour noturno para ver as iluminações de Natal em Londres (de autocarro).

Imagine percorrer as icónicas ruas de Londres a bordo de um autocarro de dois andares e ver de perto as luzes de Natal… é algo que lhe interessa?

Então espreite este tour noturno para ver as luzes de Natal, que tem a duração de 1:30 e duas partidas possíveis: em London Eye ou Victoria.

Jantar a bordo de um cruzeiro no Tamisa, com vista para as iluminações de Natal

Cruzeiro/jantar no Tamisa.
Cruzeiro/jantar no Tamisa.

É certo que pode fazer um cruzeiro no Tamisa durante todo o ano, mas acredite que na época do Natal é mais recompensador.

Há algo de romântico no reflexo das luzes de Natal sobre as águas do Tamisa que simplesmente não existem noutra altura.

Assim, se a sua ideia é ter uma experiência do Natal em Londres diferenciadora e especial, aceite a minha sugestão de fazer um jantar a bordo de um barco.

Este tour de cruzeiro no Tamisa e jantar é bastante completo pois inclui uma refeição de 4 pratos, welcome drink de espumante, música ao vivo e tem a duração aproximada de 3 horas.

Ver um espetáculo imersivo gratuito

O Outernet London combina a mais recente tecnologia imersiva para criar experiências únicas relacionadas com música e arte, resultando em espetáculos diferentes em quatro espaços que vão mudando ao longo do tempo.

Na altura em que visitei o espaço estava uma exposição imersiva de borboletas que valia muito a pena.

Mas o que borboletas têm a ver com o Natal? Nada, mas no Outernet London também existem espetáculos de luzes e música gratuitos relacionados com o Natal! Não precisa de me agradecer a dia!

Localização: Denmark St, Charing Cross Rd, London WC2H 0LA, UK.

Hotéis perto dos Mercados de Natal em Londres

Decoração de Natal em Covent Garden (com sinos, arcos e bolas gigantes).
Decoração de Natal em Covent Garden.

Para tirar o máximo partido das visitas aos Mercados de Natal em Londres, é importante que escolha uma localização adequada.

O que acontece é que apesar de o metro funcionar muito bem, o ideal é que não precise de fazer várias viagens de metro para ver os mercados.

Assim, a minha recomendação é que fique a dormir num hotel perto de um dos principais Mercados de Natal de Londres.

Eu fiquei no The Wedgewood Hotel (2 estrelas), um hotel muito (mas muito!) simples, na zona de Hyde Park, o que é ideal se quer visitar o Mercado de Natal mais popular de Londres, o Winter Wonderland.

Por outro lado, se preferir ficar num apartamento, o NOX Waterloo fica a 15 minutos dos Mercados de Natal perto do London Eye.

Já na área de Covent Garden, o The Z Hotel Covent Garden é uma boa escolha!

No entanto, se não gostou de nenhuma desta sugestões, pode sempre explorar o mapa com hotéis e airbnb disponíveis em Londres.

Hotéis em Londres.

Tudo o que precisa saber sobre os Mercados de Natal em Londres

Mercados de Natal de Londres, capital da Inglaterra.
Mercados de Natal de Londres, capital da Inglaterra.

Qual é o Mercado de Natal mais popular em Londres?

O Mercado de Natal mais popular em Londres é o Winter Wonderland, em Hyde Park, e é curioso pois tem entrada paga.

Acredito que este mercado tem tantos fãs por causa do seu tamanho, já que é o maior mercado de Natal de Londres, é central e tem bons acessos, tanto de metro como de autocarro.

Além disso, tem carrosséis e outras atrações de entretenimento, para além das tradicionais bancas de artesanato, comida e bebidas.

Os Mercados de Natal em Londres são seguros?

Sim, na minha opinião os Mercados de Natal de Londres são seguros e explico porquê!

Em primeiro lugar, porque existe policiamento regular, tanto nas ruas onde decorrem os mercados, como no interior dos recintos.

Depois, porque as próprias ruas centrais de Londres têm câmaras de filmar, o que serve como motivo dissuasor para os potenciais roubos.

Em todo o caso, não deve esquecer as regras básicas de segurança e bom senso em viagem, como evitar lugares pouco movimentados fora de horas e ostentar bens materiais.

Há pagamento multibanco nos Mercados de Natal ou preciso levantar libras?

De uma forma genérica, atualmente são raros os pagamentos em dinheiro em Londres, já que todos os estabelecimentos, incluindo bancas de rua, têm pagamentos multibanco.

Aliás, nos últimos anos nem tenho precisado de levantar libras no multibanco, já que os transportes, restauração e entretenimento, sempre aceitaram pagamento com cartão.

O mesmo acontece em todos os mercados de Natal que visitei, já que paguei sempre tudo com cartão. Ou seja, não precisa de levar libras para os mercados de Natal se tiver um cartão de crédito ou débito.

Eu uso o cartão Revolut no estrangeiro e em pagamentos de moeda diferente do euro, o que me permite poupar bastante em comissões e sempre correu bem.

Como está o tempo no Natal em Londres?

Dia de chuva em Londres.
Dia de chuva em Londres.

Londres costuma ter dias frios em dezembro, com temperaturas médias entre 4-9°C.

Quem está habituado ao tempo de Portugal, vai estranhar anoitecer por volta das 16:00 ou mesmo antes.

Os céus costumam estar nublados, queda de chuva é frequente mas, se tiver sorte, pode assistir à queda de neve em Londres, o que é um espetáculo que não se vê todos os dias.

Dicas finais para aproveitar ao máximo os Mercados de Natal em Londres

Mercados de Natal em Londres.
Mercados de Natal em Londres.

Para aproveitar ao máximo as suas visitas aos mercados de Natal em Londres, aqui estão algumas dicas úteis:

  • Confirme os dias em que estão a funcionar, bem como os horários dos mercados de Natal em Londres;
  • Evite os fins de semana e feriados, já que é quando os londrinos visitam os mercados;
  • Chegue cedo para evitar as multidões e desfrutar da experiência com um ritmo mais tranquilo;
  • Lembre-se que o Winter Wonderland tem entrada gratuita em determinados dias e horários;
  • Não se esqueça de experimentar as iguarias sazonais, como por exemplo tarte de frutos secos, bolachas de gengibre e chocolate quente;
  • Use calçado confortável e impermeável, leve agasalhos quentes e capa para a chuva, já que só os turistas usam guarda-chuva em Londres.
Subscreva o canal de YouTube para mais vídeos de viagens!

Outros artigos sobre Mercados de Natal Europeus

Por fim, quer conhecer outros Mercados de Natal? Então, tomamos a liberdade de sugerir que espreite os seguintes posts:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.