7 Mercados de Natal de Copenhaga a não perder em 2023!

Mercados de Natal de Copenhaga, na Dinamarca.
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 25, 2024

Começaram os Mercados de Natal em Copenhaga, e com eles a época mais esperada da Escandinávia, já que o entusiasmo pelo Natal é bem visível na capital da Dinamarca.

E para que possa usufruir ao máximo destes eventos, reuni neste artigo informações dos sete Mercados de Natal mais conhecidos da cidade, incluindo as datas de funcionamento, localização e algumas dicas que resultaram da minha experiência pessoal a explorar estes lindos mercados.

Na verdade, existem mais mercados de Natal em Copenhaga, a acontecer um pouco por todo do lado como em museus, igrejas, centros comunitários e centros comerciais, mas estes sete são os maiores, mais conhecidos e os que, na minha opinião, valem muito a pena incluir no seu roteiro em Copenhaga.

Também incluo sugestões de alojamento em Copenhaga, para o ajudar a escolher um hotel com boa localização, mas que tenha preços aceitáveis.

Portanto, tome nota de tudo o que precisa saber antes de viajar para conhecer os Mercados de Natal de Copenhaga!

Mercados de Natal em Copenhaga

Mercado de Natal nos Jardins Tivoli

Mercado de Natal nos Jardins Tivoli.
Mercado de Natal nos Jardins Tivoli.

O Tivoli é o parque temático mais visitado da Escandinávia e o terceiro mais visitado na Europa e se vai visitar Copenhaga no Natal, então tem mais uma razão para visitar o incrível Parque do Tivoli.

Todos os anos há um tema diferente no Mercado de Natal do Tivoli que serve de mote para as atividades e decoração do parque. Este ano, ou seja, em 2023, o tema é a Festa dos Corações, o que significa que existem corações espalhados por todo o recinto, acompanhados pelo brilho dos cristais Swarovski.

Além disso, no Nimb, ou seja, na praça central dos Jardins do Tivoli, está a tradicional árvore de Natal com 3,5 metros de altura e corações gigantes a decorar esta grande árvore. Ao todo, foram utilizados para a decoração do Tivoli mais 70 mil bolas de Natal, e cerca de 1000 árvores de Natal espalhadas por todo o recinto.

As tradicionais bancas com artesanato estão concentradas na zona de Plænen, que é onde também estão as bancas com comida e bebida.

Pode contar com sandes, cachorros quentes bem como Feuerzangebowl (vinho quente com rum) e snueknusser (bebida com limão e hortelã).

Datas: O Christmas in Tivoli está disponível de 19 de novembro a 31 de dezembro de 2023.

Localização: Vesterbrogade 3, 1630 København V, Dinamarca.

Entrada: Bilhete nos dias de semana: 155 DKK, bilhete ao sábado e domingo: 165 DKK. Pode comprar na bilheteira, no entanto eu preferi comprar o bilhete para Tivoli Gardens online com antecedência e em euros.

Tenha em mente que este bilhete apenas dá acesso ao recinto, portanto, se quiser andar nos carrosséis ou roda-gigante de forma ilimitada, compre este bilhete ou então compre a entrada a avulso no local.

Mercado de Natal em Nyhavn (Nyhavn Christmas Market)

Nyhavn Christmas Market (Mercado de Natal do Porto de Copenhaga).
Nyhavn Christmas Market (Mercado de Natal do Porto de Copenhaga).

Esta zona do porto de Copenhaga apesar de ter esplanadas e restaurantes muito agradáveis, é também uma zona super turística, o que significa que os preços são dispendiosos.

No entanto, o Mercado de Natal de Copenhaga junto ao porto tem um ambiente especial, exatamente porque tem como cenário as típicas casinhas coloridas. É, sem dúvida, um lugar muito bonito, que fica ainda mais agradável com o brilho das luzes de Natal. Antes que a noite caia aproveite para fazer um cruzeiro.

Datas: de 3 novembro a 21 de dezembro 2023.

Localização: no porto de Nyhavn.

Entrada: gratuita

Mercado de Natal em Højbro Plads, (Julemarked Hojbro Plads)

Julemarked Hojbro Plads.
Julemarked Hojbro Plads.

O Mercado de Natal de Højbro Plads fica no centro histórico de Copenhaga, e por essa razão, é bastante procurado, tanto por locais como por visitantes. Tem muitas semelhanças com os mercados de Natal alemães, aliás, há que diga que é o mercado de Natal mais internacional de Copenhaga!

Mas note que digo isto sem qualquer sentido negativo! Aliás, eu adorei o estilo alpino das banquinhas do mercado, bem como do artesanato e comidas disponíveis.

É realmente impressionante ver os grandes tabuleiros de salsichas e outros enchidos a grelhar sobre fogueiras em brasa. E o aroma, bem, só de escrever estas palavras começo a salivar!

A principal atração turística deste mercado é a presença do Pai Natal, com quem é possível tirar fotografias gratuitamente, de segunda a sexta entre as 15:00-18:00.

Além disso, é uma vila Natal à moda antiga, com árvores e decorações, cerca de 280 mil luzes de Natal, duendes e renas com trenó do Pai Natal por perto.

Datas: 3 de novembro a 21 de dezembro de 2023.

Horário de funcionamento:

Segunda a quarta: 11:00 – 19:00
Quinta-feira, 11:00 – 21:00
Sexta-feira: 11:00 – 21:00
Sábado: 11:00 – 21:00
Domingo: 12:00 – 19:00

Localização: na Praça Højbro Plads, ou seja, em Strøget, mais concretamente entre Storkespringvandet e a estátua de Absalon em Christiansborg.

Entrada: gratuita.

Mercado de Natal em Kongens Nyorv (Julemarked Kongens Nytorv)

Julemarked Kongens Nytorv.
Julemarked Kongens Nytorv.

Este mercado de Natal no centro histórico de Copenhaga além das banquinhas com artesanato, comida e bebidas típicas, tem instalações de iluminação 3D que vale muito a pena ver!

Além disso, também recebe visitas do Pai Natal que está disponível para tirar fotos (gratuitas) com quem quiser.

Por isso, se quer levar uma lembrança do Pai Natal em Copenhaga, tome nota que o Pai Natal está no mercado de quinta a domingo, das 13h às 17h.

Já agora, este mercado fica muito perto do Guiness World Records Museum, se quiser visitar este museu.

Datas: 3 de novembro a 21 de dezembro de 2023.

Horário de funcionamento:

Segunda a quarta: 11:00 – 19:00
Quinta-feira, 11:00 – 20:00
Sexta-feira: 11:00 – 21:00
Sábado: 11:00 – 21:00
Domingo: 12:00 – 19:00

Localização: Na Praça Kongens Nyorv.

Entrada: gratuita

Mercado de Natal de Hans Christian Andersen (H. C. Andersens Julemarked)

O que fazer nos Mercados de Natal de Copenhaga: visitar o H. C. Andersens Julemarked.
H. C. Andersens Julemarked.

Este foi o Mercado de Natal mais pequeno que visitámos em Copenhaga, mas mesmo assim acho que valeu muito a pena.

E sabe porquê? Porque aos sábados das 14:00 às 15:00 há música da Orquestra de Copenhaga! E se quer tirar fotos com o Pai Natal, então saiba que ele vai estar no Mercado de Natal de Nytorv de quarta a domingo.

Datas: de 17 de novembro a 23 de dezembro 2023.

Horário de funcionamento:

Domingo a quinta: 11:00 – 19:00
Sexta-feira e sábado: 11:00 – 20:00

Localização: Nytorv, 1450 København, Dinamarca.

Entrada: gratuita

Mercado de Natal em Axeltorv, em frente aos Jardins Tivoli, no centro de Copenhaga (Axeltorv Julemarked)

Axeltorv Julemarked.
Axeltorv Julemarked.

Mais um mercado de Natal no centro de Copenhaga, já que o Mercado de Natal em Axeltorv fica em frente aos Jardins Tivoli.

Neste mercado de Natal queria enfatizar a gastronomia local, pois há muito por onde escolher.

Em termos de comidas típicas de Natal, pode contar com as tradicionais bancas com salsichas, bem como raclette e outras especialidades suíças à base de queijo.

Também não faltam os churros, amêndoas torradas, crepes e panquecas, e para acompanhar estas delícias, nada melhor do que o Glühwein, ou seja, vinho quente com especiarias, ou então a versão dinamarquesa desta bebida tradicional, o Gløgg.

Datas: 17 de novembro a 21 de dezembro 2023.

Horário de funcionamento:

Segunda a quinta: 11:00 – 19:00
Sexta e sábado: 11:00 – 21:00
Domingo: 11:00 – 18:00

Localização: Axeltorv 2, 1609 Copenhague.

Entrada: gratuita

Mercado de Natal em Freetown Christiania

Freetown Christiana, em Copenhaga, Dinamarca.
Freetown Christiania, em Copenhaga, Dinamarca.

O Mercado de Natal de Christiania é um mercado de natal alternativo da comunidade hippie em Copenhaga. Como só está em funcionamento em dezembro, não tive oportunidade de o visitar, mas se coincidir com a sua visita, não deixe de o espreitar.

Datas: 8 a 20 de dezembro 2023.

Horário de funcionamento: Segunda a domingo: 12:00 – 20:00

Localização: The Grey Hall, Christiana.

Entrada: gratuita

O que fazer em Copenhaga no Natal

Natal em Copenhaga - Tivoli Gardens.
Natal em Copenhaga – Tivoli Gardens.

Como vê, existem vários Mercados de Natal em Copenhaga para descobrir, no entanto, as festas de Natal da cidade não se resumem a apenas mercados.

Assim, deixo algumas sugestões de eventos e atividades a não perder em Copenhaga na época e Natal.

Curiosidade: Sabia que o rei Haroldo Dente Azul converteu esta nação viking ao Cristianismo há mais de mil anos? No entanto, apenas 3% dos dinamarqueses participam regularmente na missa nos dias de hoje. A exceção a esta tendência ocorre na véspera de Natal, quando um terço da população decide ir à igreja.

Santa Lucia parade nos canais de Copenhaga

Canais de Copenhaga.
Canais de Copenhaga.

Se estiver em Copenhaga no dia 13 de dezembro, então não perca o desfile de Santa Lucia. E o que tem de especial este evento?

Imagine algumas dezenas de caiaques iluminados com luzes e com decorações de Natal que percorrem os canais da cidade cantando canções de Natal. Se gostou deste cenário, então tome nota que este desfile passa por Nyhavn, Christianshavn e Højbro Plads e a saída dos barcos é ao anoitecer.

Cruzeiro pelos Canais partindo do Porto de Nyhavn

Porto de Nyhavn.
Porto de Nyhavn.

Pode fazer um cruzeiro pelos canais de Copenhaga durante todo o ano? Sim, mas no Natal é ainda mais bonito!

Ou seja, não perca a oportunidade de ver as luzes, decoração e as banquinhas de Natal do Porto de Nyhavn na altura do Natal. Acredite que não se vai arrepender da experiência!

Espreite a disponibilidade e preços dos cruzeiros nos canais de Copenhaga.

Roteiro para visitar os Mercados de Natal em Copenhaga em 3 dias

Comida nos Mercados de Natal de Copenhaga.
Comida nos Mercados de Natal de Copenhaga.

Se tem três dias para explorar os Mercados de Natal de Copenhaga, então saiba que é tempo mais do que suficiente.

E para o ajudar, deixo aqui um mapa com todos os mercados que falo neste artigo.

Outra boa notícia é que à exceção do Mercado de Christiania, os restantes mercados ficam ao longo de Strøget, uma extensa rua com lojas, cafés e restaurantes que se estende ao longo de 1100 metros.

Hotéis perto dos Mercados de Natal em Copenhaga

Hotel Cabin City Copenhaga. Hotel económico com localização central.
Hotel Cabin City Copenhaga. Hotel económico com localização central.

Achei os hotéis em Copenhaga bastante caros, mas com alguma pesquisa consegui encontrar um com boa localização e preços aceitáveis.

Assim, eu fiquei no Cabin City (2 estrelas), perto da Estação Central e dos mercados de Natal, e gostei da experiência.

Caso prefira explorar outros hotéis na cidade, veja o mapa a seguir.

Alojamento em Copenhaga.

Tudo o que precisa saber sobre os Mercados de Natal em Copenhaga, Dinamarca

Luzes de Natal na Rua Strøget Copenhaga.
Luzes de Natal na Rua Strøget Copenhaga.

Qual é o Mercado de Natal mais popular em Copenhaga?

Mercado de Natal nos  Jardins Tivoli, em Copenhaga.
Mercado de Natal nos Jardins Tivoli, em Copenhaga.

O Mercado de Natal mais popular em Copenhaga é o dos Jardins Tivoli (Tivoli Gardens), talvez por ser um dos mais antigos na cidade, apesar de ter entrada paga.

E realmente o detalhe e riqueza na decoração deste parque temático é incrível, e por essa razão percebo porque é tão popular.

No entanto, para mim, o Mercado de Natal em Copenhaga que mais gostei foi o Mercado de Hans Christian Andersen, em Axeltorv Square, já que a ligação ao famoso escritor dinamarquês é bem trabalhada.

Quando começam os Mercados de Natal em Copenhaga?

Gløgg: vinho quente dinamarquês.
Gløgg: vinho quente dinamarquês.

Os Mercados de Natal em Copenhaga começam em Novembro, aliás alguns como o Mercado de Nyhavn e alguns no centro histórico abriram portas no dia 3 de novembro de 2023..

Para saber quais são as datas exatas, bem como em que dias e horários os mercados estão aberto, sugiro que espreite a descrição nesta artigo de cada mercado.

Quais são os principais eventos de Natal em Copenhaga?

Patinagem em Tivoli Gardens.
Patinagem em Tivoli Gardens.

No Natal e Copenhaga existem vários eventos a acontecer na cidade. Em primeiro lugar, os mercados de Natal, que começam em novembro e prolongam-se até ao final do ano.

Além disso, em diferentes dias e horários, o Pai Natal está disponível para tirar fotografias nos mercados (veja a informação neste artigo).

Apesar de existirem árvores de Natal um pouco por toda a cidade, a grande árvore de Natal de Copenhaga está na Hall Square, perto da Câmara Municipal.

Por fim, no dia 13 de Dezembro, acontece o Santa Lucia parade, que é uma corrida de caiaques decorados com o tema de Natal que percorrem os canais da cidade e os lugares mais procurados para ver este evento é em Nyhavn, Christianshavn e Højbro Plads.

Os Mercados de Natal em Copenhaga são seguros?

Sim, desde que se mantenha alerta e cumpra as regras básicas de segurança, não terá qualquer problema nos mercados, mesmo com a quantidade de pessoas que os visitam.

Aliás, a cidade de Copenhaga tem índices de criminalidade baixo, pelo que é seguro viajar sozinha ou andar na rua de noite.

Há pagamento multibanco nos Mercados de Natal ou preciso levantar coroas dinamarquesas?

Salsichas nos Mercados de Natal de Copenhaga.
Salsichas nos Mercados de Natal de Copenhaga.

O pagamento com cartão multibanco nas bancas dos mercados de Natal em Copenhaga não só é possível, como é incentivado.

Ou seja, não precisa de se preocupar em levantar coroas dinamarquesas em Copenhaga!

Eu usei o meu cartão Revolut e funcionou sempre sempre problemas. Este cartão é realmente muito prático!

Como está o tempo em Copenhaga no Natal?

Vinho quente com especiarias - Gløgg.
Vinho quente com especiarias – Gløgg.

Como deve imaginar, o tempo em Copenhaga no Natal é frio, com temperaturas máximas a rondar 5º-3º. É comum a queda de chuva, que se transforma em neve nos dias mais frios.

Por isso, vá preparado com casacos quentes, roupa e calçado impermeável, gorro e luvas.

Os locais têm uma forte tradição em ingerir bebidas quentes, como o café e chá (e vinho quente nos mercados de Natal), o que ajuda bastante a encarar os dias frios do inverno dinamarquês.

Dicas finais para aproveitar ao máximo os Mercados de Natal em Copenhaga

Iluminação de Natal em Copenhaga.
Iluminação de Natal em Copenhaga.
  • Dificilmente terá tempo para visitar todos os Mercados de Natal em Copenhaga, por isso, recomendo que escolha dois ou três para visitar por dia;
  • Confirme os horários de funcionamento dos mercados, para que não tenha o azar de chegar a algum e estar fechado;
  • Leve roupa quente em camadas, que possa tirar quando entrar em espaços fechados, que costumam ter ar condicionado;
  • Calçado impermeável é indispensável para manter os pés quentes, e leve gorro para manter a cabeça quente;
  • As bebidas quentes resultam muito bem se quer aquecer-se, mas tente não abusar do Glühwein (vinho quente);
  • Para ir de um mercado para outro pode perfeitamente caminhar. Além de ser ecológico, ainda poupa alguns euros enquanto aprecia as decorações na rua.

Mercados de Natal Imperdíveis em Copenhaga: Tivoli, Nyhavn, Højbro Plads, Kongens Nyorv, Hans Christian Andersen, Axeltorv, e Freetown Christiania.

Leia também:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.