Mercado dos Lavradores no Funchal: maracujás exóticos na Madeira

Mercado dos Lavradores no Funchal.
Índice do artigo

O Mercado dos Lavradores está situado na cidade do Funchal, isto é, na capital da Ilha da Madeira.

É conhecido pelas frutas exóticas e pelas lindas flores e foi exatamente à procura destas pérolas que nós partimos à descoberta.

Assim, neste artigo pode contar com uma descrição genérica do Mercado dos Lavradores no Funchal, que bancas existem, os principais tipos de frutos que pode provar e horário de funcionamento.

Então, acompanha-nos nesta viagem pelos sabores madeirenses?

O Mercado dos Lavradores

Provar fruta exótica gratuitamente no Mercado dos Lavradores.
Provar fruta exótica gratuitamente no Mercado dos Lavradores.

O Mercado dos Lavradores está situado no centro do Funchal. Foi inaugurado no dia 24 de novembro de 1940 com o intuito de tornar este espaço o mais importante mercado abastecedor da região.

As pessoas habituaram-se a fazer as suas compras nestas bancas, mas nos mais recentes anos são mais os turistas que frequentam estes corredores.

Correram as notícias de frutas exóticas como banana prata, banana ananás, maracujá laranja, anona, pitaia e mais uns quantos tipos de frutas que não se veem todos os dias.

Muitas das senhoras das bancas estão vestidas com o traje típico madeirense, o que dá um toque mais colorido ao mercado.

Elas fazem a festa chamando os turistas, dando-lhes a provar as frutas da respetiva banca. Explicam o que é e é calro, perguntam se as querem levar para casa.

Existem bancas de fruta no rés do chão mas também no primeiro piso, por isso vá lá espreitar para comprar os preços.

Aliás, os preços das frutas em geral, e do maracujá em particular, são um pouco elevados. Pelo que percebemos a fruta mais procurada é o maracujá, que pode ser o simples ou uma das qualidades que só se encontram na Ilha da Madeira, como o maracujá laranja.

Enfim, aproveite para admirar os painéis de azulejos de autoria de João Rodrigues que decoram as paredes do edifício.

Por fim, não se esqueça de espreitar a zona das flores e dos produtos típicos como o bolo de mel e a famosa poncha.

Horário do Mercado dos Lavradores

O Mercado dos Lavradores está aberto de segunda a quinta-feira entre as 08:00 e as 19:00, às sexta-feiras entre as 07:00 e as 19:00 e aos sábados entre as 08:00 e as 14:00, no entanto, aos domingos e feriados o Mercado dos Lavradores está encerrado.

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar a ilha da Madeira? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no facebook e no instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.