Mercado de Natal de Bordéus: datas, localização e atividades 2023

Mercado de Natal de Bordéus, em França.
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 25, 2024

Tudo o que precisa saber sobre o mercado de Natal de Bordéus, em França! As melhores atrações turísticas, o que não perder nas barraquinhas do mercado, sugestões de gastronomia, alojamento e muito mais.

Regressei recentemente de um fim de semana em família em que tive a felicidade de conhecer o Mercado de Natal de Bordéus, e que mercado!

Depois de visitar Toulouse no Natal, as expectativas eram muitas em relação aos mercados de Natal franceses, e o veredicto é que vale muito a pena ir a Bordéus nesta altura do ano.

Por isso, reuni neste artigo as informações que precisa para organizar a sua viagem de Natal a Bordéus. E se faltar alguma coisa, por favor deixe um comentário. Tenho todo o gosto em ajudar!

Mercado de Natal de Bordéus

Mercado de Natal em Bordéus, França.
Mercado de Natal em Bordéus, França.

Mais de 100 barraquinhas com artesanato, perfumes, roupa e comida preenchem a Alameda de Tourny, no centro de Bordéus. Este é lugar onde decorre o Marché de Noël Bordeaux.

Para entrar é necessário mostrar as mochilas e passar por um detetor de metais, o que pode assustar um pouco, mas é uma medida preventiva que faz todo o sentido nos dias que correm.

Cada banca chama a atenção por algo em particular. Doces e compotas de um lado, roupas do outro, artesanato e cascatas de chocolate que são difíceis de ignorar.

Os lugares com mais gente são os de comidas e bebidas, que fazem filas de alguns minutos. O civismo é impressionante e as filas rapidamente desaparecem, com cada um satisfeito de copo ou prato na mão.

Datas: de 24 novembro até 27 dezembro 2023.

Horário: das 11h às 21h.

Localização: All. de Tourny, 33000 Bordeaux, França.

Entrada: gratuita.

O que fazer em Bordéus no Natal

Ópera Nacional iluminada: Luzes de Natal em Bordéus.
Ópera Nacional iluminada: Luzes de Natal em Bordéus.

Segue-se uma lista das melhores coisas a fazer em Bordéus na época do Natal, mas antes devo dizer-lhe que esta lista não pretende ser exaustiva.

Ou seja, a minha ideia é dar-lhe algumas dicas de como aproveitar a sua viagem a Bordéus no Natal, deixando espaço e tempo para descobrir a cidade ao seu ritmo.

Estas são, então, as minhas sugestões para um fim de semana fantástico em Bordéus.

Visitar o mercado de Natal

Barraquinhas no mercado de Natal de Bordéus.
Barraquinhas no mercado de Natal de Bordéus.

O mercado de Natal é um evento importante em Bordéus. O facto de estar aberto durante 10 horas por dia ajuda a dispersar as multidões de gente, mas quando a noite cai, as filas para entrar no mercado aumentam bastante.

No entanto, não deixe que a quantidade de visitantes o desanimem a explorar o mercado, já que a circulação é bastante aceitável, com pessoas a sair do recinto a toda a hora.

Fazer uma prova de vinhos

Prova de vinhos em Bordéus.
Prova de vinhos em Bordéus.

No Le Bar À Vin, ao lado do mercado de Natal, pode fazer uma prova de vinhos da região.

Aliás, a região de Bordéus é a segunda maior área de cultivo de vinhos em todo o mundo, com uma produção anual de mais de 700 milhões de garrafas.

Os preços dos vinhos são bastante acessíveis, a rondar os 2€ ou 3,5€ por copo, ou seja, pode provar vários vinhos por um valor muito razoável.

Também pode inclui tábuas de queijos, enchidos ou chocolates para melhorar a degustação.

A minha sugestão é que vá com tempo, para que possa apreciar calmamente toda a experiencia.

Fazer um passeio de barco com prova de vinhos

Cruzeiro em Bordéus, com prova de vinhos.
Cruzeiro em Bordéus, com prova de vinhos.

Para uma experiência mais rica, o que acha de provar os famosos vinhos de Bordéus a bordo de um cruzeiro no Rio Garona?

Pois isso é possível fazendo este tour com saída de La Cité du Vin, em Bordéus. Desta forma, desfruta de duas atrações turísticas de Bordéus em simultâneo: o vinho e as paisagens da cidade.

Ver as luzes e decorações de Natal

Luzes de Natal em Bordéus.
Luzes de Natal em Bordéus.

À semelhança de outras cidades francesas, Bordéus faz um grande investimento no que diz respeito à colocação de iluminação de Natal.

Assim, vai ver um pouco por todo o lado, iluminações e decorações de Natal de diferentes cores a enfeitar os monumentos e ruas.

As lojas, cafés, bares e restaurantes também se vestem a rigor, com cascatas de luzes e decorações natalícias capazes de chamar a atenção num mar de luzes e luzinhas.

Por isso, dedique algum tempo no centro da cidade a desvendar estes pequenos tesouros. E se não lhe apetecer andar à procura de onde estão as luzes de Natal mais bonitas de Bordéus, então tome nota pois eu conto-lhe tudo:

  • Promenade de Sainte-Catherine;
  • Opéra National de Bordeux (Pl. de la Comédie, 33000 Bordeaux, França);
  • Cr de l’Intendence.

Hotéis perto do Mercado de Natal em Bordéus

MEININGER Hotel Bordeaux Gare Saint-Jean.
MEININGER Hotel Bordeaux Gare Saint-Jean.

Como achei que os hotéis perto do mercado de Natal em Bordéus estavam muito caros, preferi escolher um alojamento um pouco mais afastado do centro.

O MEININGER Hotel Bordeaux Gare Saint-Jean fica a cerca de 10 minutos a pé da estação de comboios Gare St Jean, ou seja, a um pouco mais de meia hora da All. de Tourny, que é onde funciona o mercado de Natal.

De facto, fica um pouco longe, mas devo dizer que o passeio junto ao Rio Garona é bastante agradável.

Como referi, escolhi este hotel porque a alternativa era mais dispendiosa, mas se o orçamento não for um problema para si, sugiro que espreite o Hôtel de Sèze & Spa Bordeaux Centre (4 estrelas) ou o Hotel de L’Opéra (2 estrelas), ambos com localização central.

Se nenhuma destas recomendação lhe agradou, então espreite o mapa com os hotéis e apartamentos em Bordéus.

Tudo o que precisa saber sobre os Mercados de Natal de Bordéu, França

Produtos locais no mercado de Natal de Bordéus.
Produtos locais no mercado de Natal de Bordéus (Les produits du Terroir).

Quando começa o Mercado de Natal em Bordéus?

O mercado de Natal de Bordéus começa no dia 24 de novembro e prolonga-se até ao dia 27 de dezembro de 2023.

Além disso, o horário de funcionamento é das 11:00 da manhã até às 21:00, ou seja, todos os dias, durante 10 horas, pode aproveitar o mercado de Natal.

O Mercado de Natal em Bordéus é seguro?

Decorações de Natal em Bordéus, França.
Decorações de Natal em Bordéus, França.

De uma forma geral considero que a zona do mercado de Natal de Bordéus é segura, graças principalmente ao policiamento e às revistas antes da entrada no recinto do mercado.

No entanto, devo dizer que vi mendigos a dormir debaixo de pontes e muita gente a pedir dinheiro na entrada dos monumentos.

Acho que se estivesse sozinha teria evitado andar na rua até tão tarde, para evitar possíveis problemas.

Agora o que não pode deixar de fazer é um seguro de viagem para Bordéus. Eu recomendo os seguros da IATI, que são bastante completos e têm preços acessíveis.

Além disso, caso seja necessário ativar o seguro, não precisa de fazer nenhum pagamento e pedir reembolso posterior, o que é uma grande vantagem.

Faça uma simulação e confirme quanto custa um seguro de viagem para França.

Como está o tempo em Bordéus no Natal?

Place de la Bourse com nevoeiro.
Place de la Bourse com nevoeiro.

Conte com tempo bastante frio no Natal em Bordéus! As temperaturas mínimas podem chegar aos zero graus, enquanto que as máximas dificilmente ultrapassam os 15º graus.

Por isso, leve roupa quente e em camadas que possa retirar facilmente ao entrar em locais fechados, como cafés e restaurantes.

Além disso, a proximidade com o Rio Garona faz com que de manhã haja nevoeiro ou neblina, que costuma desaparecer após as 10h da manhã.

Dicas finais para aproveitar ao máximo o Mercado de Natal em Bordéus

  • Leve agasalhos quentes, pois além de ser frio durante o dia, ainda arrefece mais quando a noite cai;
  • Experimente a comida das barraquinhas, desde crepes, beignets, poutine, aligot, raclete, enfim, uma viagem gastronómica por diferentes pontos do mundo.

Leia também:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.