0

Mêda o que visitar e dicas de percursos pedestres

Torre do Relógio de Mêda

A cidade de Mêda localiza-se numa zona de transição entre o Alto Douro e o Planalto Beirão e pertence ao distrito da Guarda, isto é, na Beira Alta.

Acredita-se que a região foi povoada desde a época do Paleolítico a a comprová-lo está a existência de pinturas rupestres assim como a estátua-menir em Longroiva.

Por aqui passaram os romanos que construíram pontes e calçadas, aos quais se sucederam os Bárbaros, Suevos, Visigodos e Árabes.

Por outro lado, os Cavaleiros Templários passaram pela região de Marialva onde também deixaram vestígios.

Neste artigo vamos dar-lhe sugestões de o que visitar em Mêda, dicas de trilhos e percursos pedestres, onde dormir em Mêda e por fim terminamos com indicações de como chegar a Mêda.

Então, acompanha-nos nesta viagem pelo Centro de Portugal?

Mêda o que visitar

A Torre do Relógio de Mêda

Escadaria do Morro do Castelo de Mêda

Acredita-se que durante a Idade Média terá existido neste lugar uma torre de vigia a que os locais chamam de castelo mas a Torre do Relógio que hoje vemos data do século XIX.

Terá também existido no século XVII uma capela dedicada a Nossa Senhora da Assunção no entanto as pedras da capela foram aproveitadas para a construção da Torre do Relógio e atualmente apenas existe uma estátua de Nossa Senhora da Assunção assim como uma cruz de granito.

Para encontrar todos estes pontos turísticos terá de subir algumas dezenas de degraus do Morro do Castelo de Mêda mas acredite que vale a pena o esforço.

Aliás, do cimo dos 760 metros de altura poderá apreciar a paisagem que envolve o concelho.

A Igreja Matriz de Meda

Igreja Matriz

A Igreja Matriz de Meda também é conhecida como Igreja de São Bento.

No interior desta igreja está guardada uma lamparina de Sabat e que comprova a existência de uma comunidade judaica em Mêda.

O Pelourinho de Mêda

Pelourinho de Mêda.

O Pelourinho de Mêda está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933.

Está localizado no Largo da Igreja junto à Igreja Matriz de Mêda mas se viaja de carro este é um bom local para estacionar.

Aliás, outra sugestão de estacionamento é junto à escadaria que dá acesso à Torre do Relógio

A Aldeia Histórica de Marialva

Castelo de Marialva

Marialva é uma freguesia do concelho de Mêda é um destino por mérito próprio, por isso resolvemos fazer um artigo inteiramente dedicado à Aldeia Histórica de Marialva.

Já agora, se é adepto de percursos pedestres na natureza recomendamos que confirme mais abaixo neste post as sugestões de trilhos pois pode percorrer a distância entre Mêda e Marialva num cenário deslumbrante.

O Castelo e Banhos Termais de Longroiva

A freguesia de Longroiva fica a 9 quilómetros de Mêda, por isso não perca a oportunidade de a visitar.

Assim, além do Castelo de Longroiva também poderá visitar os Banhos Termais de Longroiva cuja construção remonta à época romana.

O Parque Arqueológico do Vale do Côa

O Parque Arqueológico do Vale do Côa abrange 80 sítios espalhados por Vila Nova de Foz CôaFigueira de Castelo RodrigoPinhel mas também por Mêda.

Assim, não perca a oportunidade de visitar o núcleo de arte rupreste do Fariseu no concelho de Mêda que foi descoberto em abril de 2020 e que se acredita ser o maior do mundo a céu aberto.

As amendoeiras em flor

As amendoeiras em flor são um acontecimento sazonal mas se por coincidência visitar Mêda na primavera não perca a oportunidade de assistir a este magnífico espetáculo da natureza.

Com efeito, os campos de amendoeiras florescem nesta altura e por essa razão milhares de visitantes são atraídos a Mêda.

Trilhos e Percursos Pedestres em Mêda

No concelhos de Mêda são sugeridos dois Percursos de Pequena Rota e duas etapa da Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal.

Assim, o PR1 Percurso da Aldeia Histórica de Marialva tem como ponto de partida e chegada a zona histórica de Marialva, tem uma extensão de 3,8 quilómetros, é considerado de dificuldade fácil e irá demorar cerca de 1H15 a ser percorrido na totalidade.

Então ao fazer este percurso irá passar por sítios emblemáticos de Marialva como é o caso da Devesa de Marialva, a Torre do Monte, a Porta do Monte, o Castelo de Marialva, a Capela da Senhora da Guia, a Fonte da Corredoura e a Igreja de São Pedro.

Por outro lado, o PR2 – Ao encontro dos Castelos de Mêda, Longroiva e Marialva é um pouco mais exigente uma vez que percorre Mêda, Longroiva e Marialva numa distância 24,2 quilómetros.

Conte com cerca de 7 horas para percorrer este trilho, no entanto vai passar por lugares muito interessantes como é o caso da Quinta do Vale da Aldeia, a Fonte da Concelha, as termas de Longroiva, o Castelo de Longroiva, Vale de Moinhos, a Quinta do Talhas, a Ribeira da Centieira, a Torre do Monte, a Porta do Monte, o Castelo de Marialva, a Igreja de São Pedro, a Fonte da Corredoura, a Capela da Senhora da Guia e a Vereda.

Por fim, a Grande Rota das Aldeias Históricas tem um extensão total de 565 quilómetros e no Município de Mêda poderá percorrer duas etapas: entre Castelo Rodrigo e Marialva e entre Marialva e Trancoso.

Alojamento em Mêda

Nós visitámos Mêda num fim de semana que teve paragens noutros concelhos do distrito da Guarda e por isso escolhemos o alojamento Turpino House.

É um alojamento local que recomendamos mas fica a cerca de 50 quilómetros de Mêda, e por essa razão se preferir um hotel mais perto sugerimos que confirme aqui onde dormir em Mêda.

Mapa de Mêda e como chegar. Onde fica Mêda

Mêda pertence ao distrito da Guarda e fica a cerca de 380 quilómetros de Lisboa e a sensivelmente 220 quilómetros do Porto.

Lisboa

Porto

Artigos relacionados

Este artigo foi escrito no âmbito da iniciativa #euficoemportugal o que significa que durante o mês de junho de 2020 andámos a explorar um cantinho do distrito da Guarda.

Enfim, desse projeto nasceram 20 artigos nos quais incentivamos os leitores do nosso blogue a viajar em Portugal e (re)descobrir alguns lugares incríveis.

Por fim, está a pensar visitar o distrito da Guarda? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: