Visitar Marken 2024: explorar a vila e fábrica de Socos de madeira

Visitar Marken nos Países Baixos (Holanda).
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 16, 2024

Ora aqui está um guia com tudo o que precisa saber sobre o que fazer e visitar em Marken, a bonita localidade dos socos de madeira na Holanda!

Marken, uma pequena antiga ilha localizada nos Países Baixos (Holanda), é um destino único e encantador que atrai muitos visitantes todos os anos.

As suas tradicionais casas de madeira são o cartão-postal da região, pois estão sobre palafitas para evitar as inundações quando a água sobe.

De passeios panorâmicos de barco e passeios a pé, a museus culturais e uma fábrica de calçados de madeira, Marken é realmente surpeendente.

Mas não são apenas as atrações turísticas que fazem de Marken um lugar tão especial. A aldeia tem um forte sentido de comunidade e os locais estão sempre dispostos a receber os visitantes e a partilhar as suas histórias e tradições.

Além disso, sente-se uma pitoresca atmosfera comum nas vila de pescadores, que é, de certa forma, um vislumbre de uma época passada.

Assim, neste artigo vou destacar o que visitar e fazer em Marken, desde explorar suas ruas pitorescas até desfrutar de seu deslumbrante cenário natural. Também inclui dicas de alojamento e lugares para comer, mas se preferir visitar Marken num tour, também tem opções por onde escolher.

Enfim, prepare-se para uma viagem no tempo, enquanto descobre o que esta cidade holandesa tem para oferecer aos seus visitantes.

O que ver e fazer em Marken

Canais e casas tradicionais em Marken.
Canais e casas tradicionais em Marken.

Marken é um destino verdadeiramente inspirador, com seus belos cenários naturais, rica história e habitantes amigáveis.

Seguem-se algumas sugestões de o que visitar e fazer em Marken, incluindo um passeio a pé, um passeio panorâmico de barco no Volendam Marken Express, uma visita ao Marker Museum, o Flood Walk (Watersnood Wandeling Marken 1916) , um passeio por uma fábrica de calçados de madeira, a Trilha Werf, uma visita à Grote Kerk (Grande Igreja), o Memorial da Inundação, uma parada no Kijkhuisje Sijtje Boes (Sijtje Boes Lookout) e visita ao farol.

Agora que fiz um breve resumo do que se segue, vamos explorar tudo o que este maravilhoso destino tem a oferecer!

Um passeio a pé em Marken

Passeio a pé em Marken, Países Baixos (Holanda).
Passeio a pé em Marken, Países Baixos (Holanda).

Um passeio a pé por Marken é uma ótima maneira de descobrir tudo o que a charmosa vila e a sua rica história têm para oferecer.

A vila é pequena, por isso é fácil explorá-la a pé. Aliás, apenas a passear pelas ruas estreitas e ao longo dos canais é possível ter uma boa noção do caráter e atmosfera incríveis de Marken.

Uma opção é participar num passeio a pé guiado, que pode fornecer uma compreensão mais aprofundada da história e da cultura da vila. Estes passeios por especialistas locais que conhecem bem a área e que por norma contam anedotas e informações interessantes à medida que se descobre o lugar.

Assim, num tour a pé por Marken, pode contar em ver alguns dos marcos e atrações mais famosos da vila, como a Grote Kerk (Grande Igreja) e o Museu Marker. Também poderá passear pela cidade velha, com suas casas e praças pitorescas, e quem sabe parar para comer algo ou tomar uma bebida num dos cafés ou restaurantes locais.

Faça um passeio panorâmico de barco no Volendam Marken Express

Volendam Marken Express.
Volendam Marken Express.

O Volendam Marken Express é um passeio panorâmico de barco que leva os visitantes num passeio pelas charmosas vilas de Volendam e Marken, ou seja, nos Países Baixos.

No passeio de barco terá oportunidade de ver o deslumbrante lago, bem como a oportunidade de ver estas encantadoras aldeias de uma perspetiva diferente.

O Volendam Marken Express parte do porto de Volendam e um dos destaques do passeio de barco é precisamente visitar Marken.

Visite o Marker Museum em Marken

O Marker Museum em Marken é uma atração imperdível para qualquer pessoa interessada na história e cultura desta charmosa vila holandesa.

Localizado no coração de Marken, o museu mostra uma visão fascinante do passado da vila, desde as suas origens como uma vila de pescadores até seu papel atual como destino turístico popular.

Um dos destaques do museu é a coleção de trajes e roupas tradicionais, no qual é possível ter um vislumbre da vida cotidiana do povo de Marken nos últimos séculos.

O museu também tem exposições sobre a indústria pesqueira da vila, com exposições de barcos tradicionais e equipamentos usados pelos pescadores de Marken.

Além das suas exposições permanentes, o Marker Museum também tem exposições temporárias sobre uma variedade de tópicos relacionados à história e cultura de Marken. Estas exposições são uma ótima maneira de aprender sobre o passado e o presente da vila e propiciam uma compreensão mais profunda da rica herança da vila.

The Flood Walk (Watersnood Wandeling Marken 1916)

The Flood Walk é um passeio a pé autoguiado que leva os visitantes pela vila de Marken e explora a história da inundação devastadora que atingiu a vila em 1916.

A caminhada é uma ótima maneira para perceber o impacto que teve na vila, e é uma atração popular para os aficionados por história e qualquer pessoa interessada na área local.

A Flood Walk começa no Flood Memorial, localizado no centro de Marken. A partir daí, siga uma rota sinalizada pela vila, parando numa série de painéis informativos que dão mais detalhes sobre a enchente e seus efeitos. A caminhada guia os visitantes pela cidade velha, incluindo alguns dos marcos e atrações mais famosos da vila, como por exemplo a Grote Kerk (Grande Igreja) e o Museu do Marker.

Visitar uma Fábrica de sapatos de madeira em Marken

Fábrica de socos de madeira.
Fábrica de socos de madeira.

A fábrica de socos de madeira em Marken é uma atração popular para os visitantes interessados no artesanato tradicional e na cultura holandesa.

Localizada no coração da vila, a fábrica oferece passeios que permitem conhecer os bastidores do processo de fabrico de sapatos de madeira, também conhecidos como socos ou tamancos.

O passeio começa com uma breve introdução à história e às tradições do fabrico dos socos de madeira nos Países Baixos (Holanda). A explicação inclui informações sobre os diferentes tipos de socos que são feitos, bem como as ferramentas e técnicas usadas para os criar.

Em seguida, terá a oportunidade de ver o processo em ação enquanto visita a área de produção da fábrica. Aqui, verá artesãos habilidosos a trabalhar, usando ferramentas e técnicas tradicionais para moldar, esculpir e lixar os socos de madeira. Também terá a oportunidade de experimentar algumas das etapas envolvidas no fabrico de um soco de madeira.

No final, ainda há tempo para passar pela loja da fábrica, onde poderá comprar o seu próprio par de tamancos de madeira feitos à mão ou outras lembranças. Tenha em mente que os socos devem comprar-se um número acima do normal para que fiquem folgados no pé e ser usados com meias grossas de algodão.

Fazer uma caminhada pelo Trilho Werf

Marken está ligado à North Holland Hiking Network, que é um sistema de trilhos nos Países Baixos.

Assim, tanto pode criar a sua própria caminhada personalizada ou seguir as sugestões de outros caminhantes ou organizações turísticas.

Um exemplo é o trilho Werf, uma rota circular de 7 quilómetros muito agradável para se fazer.

Esta caminhada em particular é uma ótima maneira de aprender sobre um aspecto interessante da paisagem de Marken – os werfs. Esses montes, construídos com estrume, turfa ou mesmo lixo doméstico compactado, eram usados para proteger a vila da constante ameaça de inundação do Zuiderzee.

O trilho Werf é uma grande oportunidade de ver de perto Moeniswerf, Rozenwerf, Grote werf e Witte werf e perceber a sua importância na história da vila.

Visitar a Grote Kerk (Grande Igreja) em Marken

A Grote Kerk é um edifício de belo design, com um estilo arquitetónico neo-renascentista, que certamente impressionará os visitantes.

Embora não seja uma das igrejas mais antigas da região, pois foi construída no início do século XX, ainda assim é uma parte importante da história cultural e religiosa da ilha.

Mas o que realmente a torna uma atração imperdível é o que há dentro da igreja. Isto porque o interior da igreja está repleto de artefcatos históricos relevantes. Assim, o púlpito e os lustres foram todos criados a partir de 1600, enquanto que a pia batismal de cobre data do século XVIII.

Para além destas impressionantes peças, a igreja tem também vários modelos de barcos tradicionais pendurados no teto, permitindo aos visitantes um vislumbre da história marítima da ilha. Estes incluem um punt de 1959, um botter (barcaça à vela) de 1957, um lugger a vapor da Segunda Guerra Mundial e dois barcos para a apanha de arenque, um de 1600 e outro de 1890.

O Memorial da Inundação em Marken

O Flood Memorial em Marken é um lembrete constante da inundação devastadora que atingiu a vila em 1916.

Localizado no centro da vila, o memorial é uma atração popular para visitantes interessados na história da vila e no impacto do acontecimento na comunidade .

A inundação, causada por uma tempestade, causou danos generalizados e perda de vidas na aldeia. O Flood Memorial homenageia a memória daqueles que perderam a vida no desastre e serve como um lembrete do poder da natureza.

O memorial consiste numa escultura de bronze de uma mulher e uma criança, cercada por um lago e deve estar incluído na sua lista de coisas a visitar e fazer em Marken.

O Miradouro Kijkhuisje Sijtje Boes (Sijtje Boes Lookout)

Kijkhuisje Sijtje Boes (Sijtje Boes Lookout) é um charmoso e pitoresco miradouro localizado na vila de Marken, nos Países Baixos (Holanda).

Desfrute das vistas deslumbrantes da vila, da paisagem e dos cursos d’água do IJsselmeer e não perca a oportunidade para tirar muitas fotos e desfrutar deste local tranquilo.

O miradouro recebeu o nome de Sijtje Boes, uma mulher local conhecida pelo seu amor à vila e à sua história, portanto, se estiver em Marken, não deixe de o visitar.

Visite o farol

O farol em Marken é uma atração turística popular, pois do seu topo o visitante terá uma vista panorâmica de toda a vila e dos arredores.

Localizado no final de uma pequena península, o farol tem vistas deslumbrantes também do Markermeer, o grande lago no qual Marken está situado.

O farol atual foi construído em 1839 e é um dos faróis mais antigos dos Países Baixos (Holanda). Foi originalmente usado para guiar os navios com segurança até o porto, mas hoje serve como museu e ponto de observação para os visitantes.

Ou seja, subir ao topo do farol é uma atividade obrigatória ao visitar Marken.

Alojamento em Marken

Socos de Madeira.
Socos de Madeira com flores.

Apesar de não existirem muitos alojamentos em Marken, uma vez que é um lugar pequeno, mesmo assim pode ficar no Bed and Breakfast De Pepersteeg que está situado no centro, ou no Luxurious Water Villa, um pouco mais distante.

Hotéis em Marken

Devo dizer que, na minha opinião, só compensa ficar a dormir lá se estiver a pensar fazer os trilhos, pois caso contrário, as principais atrações visitam-se em poucas horas.

Em todo o caso, eu fiquei em Amesterdão e fiz uma viagem de um dia para Marken e achei que o tempo que passei lá foi suficiente.

Tours de Amesterdão para Marken

Arenque com picle de pepino e cebola.
Arenque com picle de pepino e cebola.

Escolher um tour para visitar Marken é uma boa ideia, uma vez que, por norma, este tipo de tour costuma incluir outros destinos. Além disso, se quer ver a fábrica de socos de madeira, se for com um grupo é garantido que consegue essa experiência.

Assim, aqui ficam sugestões de tours de Amesterdão para Marken:

Como ir de Amesterdão para Marken de transportes públicos

Amesterdão.
Amesterdão.

Para ir de Amesterdão para Marken de autocarro, pode apanhar o autocarro 315 na Estação Amsterdam-Noord, que tem uma frequência de 30 minutos. Neste caso, pode contar com uma viagem de aproximadamente 40 minutos para chegar ao seu destino.

Leia também

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.