0

Marialva | Aldeia Histórica com um castelo incrível

Pelourinho de Marialva

Marialva é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal e ao percorrer as suas ruas íngremes até ao castelo de Marialva vai sentir que está a fazer uma viagem no tempo.

É também uma freguesia que pertence ao Município de Mêda (distrito da Guarda), isto é, na Beira Alta.

Então, acompanha-nos nesta viagem pelo Centro de Portugal?

O que visitar em Marialva

Marialva Aldeia Histórica

Marialva está dividida em três principais aglomerados populacionais: a Cidadela que corresponde às construções dentro das muralhas (atualmente em ruínas), a Vila que se desenvolveu fora das muralhas e onde os habitantes vivem e a Devesa que diz respeito aos territórios no sopé da montanha e que estão ligados ao pasto dos animais.

Assim, a informação que a seguir disponibilizamos refere-se a lugares que pode visitar intramuros.

No entanto fora das muralhas existem outros lugares interessantes e dos quais apresentamos uma lista.

A Porta do Anjo da Guarda

A Porta do Anjo da Guarda também é conhecida por Porta de São Miguel.

É a entrada principal para a zona muralhada de Marialva mas existem mais duas portas: a Porta de Santa Maria e a Porta do Monte.

Ao entrar nesta magnífica porta olhe para as marcas na parede que representam as medidas-padrão usadas desde 1286 assim como para o nicho onde vai encontrar a estátua do Anjo da Guarda.

A Antiga Casa da Câmara

A Antiga Casa da Câmara também já foi tribunal, cadeia e até escola primária.

Acredita-se que a construção da Antiga Casa da Câmara remonta ao século XVII e mesmo em frente a este edifício vai encontrar o Pelourinho de Marialva assim como a cisterna quinhentista que servia para recolher água e abastecer a população.

Está localizada no Largo da Praça da Cidadela.

O Pelourinho de Marialva

Pelourinho

Acredita-se que o Pelourinho Manuelino de Marialva tenha sido construído no século XVI.

Tem cerca de quatro metros de altura e além disso está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933.

O Castelo de Marialva

Castelo de Marialva

A Torre de Menagem do Castelo de Marialva é um lugar muito bonito, no entanto é necessário ter algum cuidado com as pedras soltas.

Aliás, quando visitar Marialva tenha em atenção pois existem pedras soltas que podem causar acidentes.

A Torre de Menagem remonta ao século XIII, é encimado por ameias e é incrível que tenha resistido à passagem do tempo em tão boas condições.

A Igreja de Santiago

A Igreja de Santiago também é conhecida como Igreja Matriz de Marialva. Trata-se de uma construção dos séculos XVI e XVII mas cuja fundação foi uma primitiva igreja românica.

Este é um bom sítio para visitar a Porta de Santa Maria pois encontra-a do lado direito da igreja.

A Capela do Senhor dos Passos

Capela Senhor dos Passos

A Capela do Senhor dos Passos também é conhecida como Capela da Misericórdia mas é uma pequena capela que contrasta com a Igreja de Santiago.

Aliás, os dois lugares de culto estão dispostos um ao lado do outro e nas traseiras está o cemitério de Marialva.

O que visitar em Marialva(fora da muralha)

O que visitar em Marialva

Quando visitar a Aldeia Histórica de Marialva não limite o seu passeio apenas à zona intramuros, isto é, dentro da muralha.

Assim, do lado de fora pode incluir no seu roteiro em Marialva os seguintes sítios:

  • capela de Nossa Senhora de Lourdes;
  • a cisterna;
  • o cruzeiro;
  • a casa do Leão;
  • antiga tulha;
  • Igreja de São Pedro;
  • casa com colunas;
  • Solar dos Marqueses de Marialva
  • Casas de Balcão;
  • Fonte de Mergulho;
  • Capela da Senhora da Guia;
  • Capela de Nossa Senhora dos Remédios.

O Marquês de Marialva

Em Marialva existe um solar que era pertença da família dos Marqueses de Marialva e sabendo que a Casa dos Marialvas está ligada ao passado em particular de uma aldeia de Trás-os-Montes onde a nossa família tem raízes, fomos procurar informações sobre esta família.

Acontece que em 1661 foi atribuído a Dom António Luís de Meneses o título de Marquês de Marialva pelo papel que desempenhou na Guerra da Restauração.

Aliás, Dom António Luís de Meneses já tinha o título de 3º Conde de Cantanhede.

De acordo com informação existente na Torre do Tombo, a Casa de Marialva possuía algumas vilas (Cantanhede, Marialva, Mondim, Melres, Ermelo, Vilar de Ferreiras, Leomil, Atei, Álvaro, entre outras) e os morgados de Medelo e de São Silvestre.

O último Marquês de Marialva foi Dom Pedro José Joaquim Vito de Meneses Coutinho uma vez que com a sua morte a Casa de Marialva foi incorporada na Casa dos Duques de Lafões.

Alojamento em Marialva

Nós visitámos Mariava num fim de semana cuja base foi em Turpino House a cerca de 45 quilómetros.

Trata-se de um alojamento local muito cómodo que nos apaixonou e que recomendamos, no entanto percebemos que queiram ficar alojados mais próximo da Aldeia Histórica, por isso tomamos a liberdade de sugerir que veja aqui onde dormir em Marialva.

Marialva onde fica

Como dissemos no início deste artigo, Marialva pertence ao concelho de Mêda, distrito da Guarda, isto é a cerca de 360 quilómetros de Lisboa e 170 quilómetros da cidade do Porto.

Assim, para chegar a Mariava poderá utilizar o IP2, a Estrada Nacional 324 (EN324), a Estrada Nacional 331 (EN331) ou a Estrada Nacional 102 (EN102).

De Lisboa

Do Porto

Artigos relacionados

Este artigo foi escrito no âmbito da iniciativa #euficoemportugal o que significa que durante o mês de junho de 2020 andámos a explorar um cantinho do distrito da Guarda.

Enfim, desse projeto nasceram 20 artigos nos quais incentivamos os leitores do nosso blogue a viajar em Portugal e (re)descobrir alguns lugares incríveis.

Por fim, está a pensar visitar o distrito da Guarda? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: