Marialva: visitar a Aldeia Histórica com um castelo incrível

Pelourinho de Marialva
Índice do artigo

Marialva é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal e ao percorrer as suas ruas íngremes até ao castelo de Marialva vai sentir que está a fazer uma viagem no tempo.

É também uma freguesia que pertence ao Município de Mêda (distrito da Guarda), isto é, na Beira Alta.

Então, acompanha-nos nesta viagem pelo Centro de Portugal?

O que visitar em Marialva

Marialva Aldeia Histórica

Marialva está dividida em três principais aglomerados populacionais: a Cidadela que corresponde às construções dentro das muralhas (atualmente em ruínas), a Vila que se desenvolveu fora das muralhas e onde os habitantes vivem e a Devesa que diz respeito aos territórios no sopé da montanha e que estão ligados ao pasto dos animais.

Assim, a informação que a seguir disponibilizamos refere-se a lugares que pode visitar intramuros.

No entanto fora das muralhas existem outros lugares interessantes e dos quais apresentamos uma lista.

A Porta do Anjo da Guarda

A Porta do Anjo da Guarda também é conhecida por Porta de São Miguel.

É a entrada principal para a zona muralhada de Marialva mas existem mais duas portas: a Porta de Santa Maria e a Porta do Monte.

Ao entrar nesta magnífica porta olhe para as marcas na parede que representam as medidas-padrão usadas desde 1286 assim como para o nicho onde vai encontrar a estátua do Anjo da Guarda.

A Antiga Casa da Câmara

A Antiga Casa da Câmara também já foi tribunal, cadeia e até escola primária.

Acredita-se que a construção da Antiga Casa da Câmara remonta ao século XVII e mesmo em frente a este edifício vai encontrar o Pelourinho de Marialva assim como a cisterna quinhentista que servia para recolher água e abastecer a população.

Está localizada no Largo da Praça da Cidadela.

O Pelourinho de Marialva

Pelourinho

Acredita-se que o Pelourinho Manuelino de Marialva tenha sido construído no século XVI.

Tem cerca de quatro metros de altura e além disso está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933.

O Castelo de Marialva

Castelo de Marialva

A Torre de Menagem do Castelo de Marialva é um lugar muito bonito, no entanto é necessário ter algum cuidado com as pedras soltas.

Aliás, quando visitar Marialva tenha em atenção pois existem pedras soltas que podem causar acidentes.

A Torre de Menagem remonta ao século XIII, é encimado por ameias e é incrível que tenha resistido à passagem do tempo em tão boas condições.

A Igreja de Santiago

A Igreja de Santiago também é conhecida como Igreja Matriz de Marialva. Trata-se de uma construção dos séculos XVI e XVII mas cuja fundação foi uma primitiva igreja românica.

Este é um bom sítio para visitar a Porta de Santa Maria pois encontra-a do lado direito da igreja.

A Capela do Senhor dos Passos

Capela Senhor dos Passos

A Capela do Senhor dos Passos também é conhecida como Capela da Misericórdia mas é uma pequena capela que contrasta com a Igreja de Santiago.

Aliás, os dois lugares de culto estão dispostos um ao lado do outro e nas traseiras está o cemitério de Marialva.

O que visitar em Marialva(fora da muralha)

O que visitar em Marialva

Quando visitar a Aldeia Histórica de Marialva não limite o seu passeio apenas à zona intramuros, isto é, dentro da muralha.

Assim, do lado de fora pode incluir no seu roteiro em Marialva os seguintes sítios:

  • capela de Nossa Senhora de Lourdes;
  • a cisterna;
  • o cruzeiro;
  • a casa do Leão;
  • antiga tulha;
  • Igreja de São Pedro;
  • casa com colunas;
  • Solar dos Marqueses de Marialva
  • Casas de Balcão;
  • Fonte de Mergulho;
  • Capela da Senhora da Guia;
  • Capela de Nossa Senhora dos Remédios.

O Marquês de Marialva

Em Marialva existe um solar que era pertença da família dos Marqueses de Marialva e sabendo que a Casa dos Marialvas está ligada ao passado em particular de uma aldeia de Trás-os-Montes onde a nossa família tem raízes, fomos procurar informações sobre esta família.

Acontece que em 1661 foi atribuído a Dom António Luís de Meneses o título de Marquês de Marialva pelo papel que desempenhou na Guerra da Restauração.

Aliás, Dom António Luís de Meneses já tinha o título de 3º Conde de Cantanhede.

De acordo com informação existente na Torre do Tombo, a Casa de Marialva possuía algumas vilas (Cantanhede, Marialva, Mondim, Melres, Ermelo, Vilar de Ferreiras, Leomil, Atei, Álvaro, entre outras) e os morgados de Medelo e de São Silvestre.

O último Marquês de Marialva foi Dom Pedro José Joaquim Vito de Meneses Coutinho uma vez que com a sua morte a Casa de Marialva foi incorporada na Casa dos Duques de Lafões.

Alojamento em Marialva

Nós visitámos Mariava num fim de semana cuja base foi em Turpino House a cerca de 45 quilómetros.

Trata-se de um alojamento local muito cómodo que nos apaixonou e que recomendamos, no entanto percebemos que queiram ficar alojados mais próximo da Aldeia Histórica, por isso tomamos a liberdade de sugerir que veja aqui onde dormir em Marialva.

Marialva onde fica

Como dissemos no início deste artigo, Marialva pertence ao concelho de Mêda, distrito da Guarda, isto é a cerca de 360 quilómetros de Lisboa e 170 quilómetros da cidade do Porto.

Assim, para chegar a Mariava poderá utilizar o IP2, a Estrada Nacional 324 (EN324), a Estrada Nacional 331 (EN331) ou a Estrada Nacional 102 (EN102).

De Lisboa

Do Porto

Artigos relacionados

Este artigo foi escrito no âmbito da iniciativa #euficoemportugal o que significa que durante o mês de junho de 2020 andámos a explorar um cantinho do distrito da Guarda.

Enfim, desse projeto nasceram 20 artigos nos quais incentivamos os leitores do nosso blogue a viajar em Portugal e (re)descobrir alguns lugares incríveis.

Por fim, está a pensar visitar o distrito da Guarda? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.