O maior Pai Natal do mundo está em Águeda. E o menor também!

Maior Pai Natal do Mundo.
Índice do artigo

Atualizado em: Dezembro 19, 2021

A cidade de Águeda, no centro de Portugal, fica ainda mais bonita na altura do Natal. É certo que a etiqueta de o maior Pai Natal do mundo chama muitos visitantes a Águeda, no entanto, há muito para ver e fazer em Águeda no Natal para além deste Pai Natal.

A começar pelo menor Pai Natal do mundo, que apenas pode ver visto com um microscópio, depois os guarda-chuvas e serpentinas que decoram as ruas da cidade, assim como as decorações de Natal um pouco por todo o lado.

Com efeito, visitar Águeda no Natal é uma surpresa constante, com novidades que se revelam a cada esquina.

Então, acompanha-nos nesta viagem pela magia do Natal em Águeda?

Visitar o maior Pai Natal do mundo

Maior Pai Natal do Mundo.
Maior Pai Natal do Mundo em Águeda.

Em 2021 o maior Pai Natal do mundo continua a ser o de Águeda. Tem mais de 21 metros de altura, ou seja, o equivalente a um prédio de sete andares e está registado no livro do Guiness como o maior Pai Natal do mundo.

O cenário fica ainda mais bonito quando a noite cai e se ligam as 250 mil luzes LED.

Ao redor do Pai Natal está em funcionamento um mercado de Natal com barraquinhas de comida (incluindo as tradicionais tripas), carrosséis e uma floresta com luzes coloridas.

Além disso, várias músicas natalícias ajudam a criar um ambiente de festa mais acolhedor.

Como encontrar o maior Pai Natal do mundo?

Para encontrar o maior Pai Natal em Águeda deve ir até ao Jardim do Largo 1º de Maio, isto é, está situado não muito longe das margens do rio.

Visitar o menor Pai Natal do mundo

Menor Pai Natal do Mundo em Águeda.
Menor Pai Natal do Mundo em Águeda.

Não tão conhecido, mas muito interessante, é o mais pequeno Pai Natal do mundo. Trata-se de uma micro escultura do tamanho de um ponto final, por isso para o ver tem de espreitar por um microscópio.

A escultura peculiar está colocada no interior de uma cabeça de agulha e é composta pelo Pai Natal e uma árvore de Natal.

É de autoria do autor Willard Wigan, natural do Reino Unido e para a ver terá de se deslocar para o Posto de Turismo de Águeda, junto à Praça da República.

A visita ao menor Pai Natal do mundo é gratuita e se quiser no final pode tirar uma fotografia que é igualmente gratuita e ainda recebe um postal de Boas Festas!

O Umbrella Sky Project no Natal

O Umbrella Sky Project que nasceu em Águeda em 2012 e cujo lema é colorir os lados mais cinzentos das cidades, adaptou-se aos tons natalícios e exibe guarda-chuvas cintilantes.

Espere encontrar guarda-chuvas reluzentes em tons de vermelho e verde a flutuar no céu de Águeda, uma vez que estamos quase no Natal.

Além disso, a dar-lhe as boas-vindas à cidade está um guarda-chuva gigante acompanhado de uma bicicleta e o trenó do Pai Natal alguns metros mais à frente.

A nossa sugestão é que percorra as ruas com atenção aos pormenores e espreite as decorações em lugares menos óbvios.

Programa de Natal em Águeda

Os festejos natalícios da região começaram no dia 29 de novembro, com a inauguração da iluminação de Natal e terminam no dia 9 de janeiro.

Para saber todos os detalhes sobre os eventos a decorrer em Águeda no Natal, sugerimos que veja a página de Facebook do Município.

Em todo o caso, os destaques da programação são o espetáculo de dança “A Bela Adormecida” no dia 6 de dezembro, a parada de figuras de Natal no dia 8 de dezembro e o Comboio Histórico do Vouga, que vai estar disponível entre os dias 14 e 21 de dezembro.

Lembre-se que no recinto do maior Pai Natal do mundo está a decorrer um mercado de Natal, com venda de produtos tradicionais, artesanato, há uma pista de gelo e vários carrosséis.

O que fazer em Águeda

  • Visitar a estação de comboios e dar especial atenção aos azulejos coloridos da fachada;
  • Assistir a um dos muitos espetáculos de música que acontecem aos fins de semana;
  • explorar a arte urbana que inclui instalações nas ruas principais e em edifícios um pouco mais afastados, como é o caso do “Pisco” de Bordalo II;
  • provar os doces regionais como a tripa, cuja massa mal cozida é semelhante a um crepe, assim como os ovos moles;

Onde estacionar em Águeda

Aos fins de semana o estacionamento em Águeda tende a ser mais difícil de encontrar. A nossa sugestão é que procure deixar o carro junto à Igreja Matriz de Águeda, no mercado, nos Bombeiros ou no Instituto da Vinha e do Vinho.

Em alternativa, pode escolher ir para Águeda de comboio, cuja estação está localizada numa zona central e tem a vantagem de não precisar de se preocupar em estacionar o carro.

Alojamento em Águeda

Ficar a dormir em Águeda é uma excelente opção, uma vez que desta forma pode ficar a admirar até mais tarde as iluminações de Natal.

Assim, pode escolher ficar no centro, a poucos metros do maior Pai Natal do mundo ao reservar o Hotel Conde de Águeda.

Por outro lado, se preferir um alojamento mais económico mantendo a localização central, sugerimos o XPT Águeda – Alojamento Local.

Caso nenhuma destas alternativas o convença, veja a seguir outras opções de hotéis em Águeda e nos arredores.

Alojamento em Águeda

Como chegar a Águeda

Águeda está situada a cerca de uma hora do Porto seguindo pela A1, ou duas horas e meia de Lisboa. Outra possibilidade se sair do Porto é conduzir pela A32, que pode ser útil em alturas de maior afluência de trânsito.

Veja também: Natal em Vigo 2021: iluminação de rua, roda gigante e Mercado de Natal e Cabeça Aldeia Natal em Seia.

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Aveiro? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.