Lobios (Espanha) Fuja do Frio e Relaxe nas Termas gratuitas da Galiza

Caldas de Lobios (Espanha).
Índice do artigo

Localizada na província de Ourense, na Galiza, Espanha, Lobios é conhecida pelas suas fontes termais naturais, utilizadas há séculos pelas suas propriedades terapêuticas.

Os visitantes de Lobios podem relaxar e descontrair nas águas quentes e calmantes dos banhos termais, que dizem ter inúmeros benefícios para a saúde, incluindo melhorar a circulação, aliviar dores musculares e articulares e ajudar a reduzir o stress e a tensão.

Nós quisemos experimentar estes banhos quentes gratuitos, para perceber por que é que tanta gente fala nesta pequena localidade.

E sabe que mais, adorámos a experiência! É que ainda por cima estas termas no Rio Caldo são gratuitas!

Enfim, veja todas as indicações para chegar aos banhos em Lobios e desfrute da ocasião!

Como aproveitar os banhos termais gratuitos em Lobios

Rio Caldo.
Rio Caldo.

Quer pretenda fugir ao frio ou apenas relaxar e descontrair, as termas de Lobios oferecem uma experiência única e rejuvenescedora que certamente o deixará revigorado e revitalizado.

Aqui ficam algumas dicas para desfrutar das termas gratuitas de Lobios:

Em primeiro lugar, e muito importante, as termas gratuitas em Lobios não ficam no centro de Lobios, mas antes na Caldaria de Lobios. Ou seja, coloque no GPS “Caldaria de Lobios” para ir aos banhos termais gratuitos.

No centro de Lobios também existem experiência termais que são pagas, mas não é disso que estou falar neste artigo!

Planeie sua visita com antecedência: é uma boa ideia reservar seu hotel com antecedência, pois eles podem ficar lotados, principalmente em situações de última hora.

Traga fato de banho e toalha: Certifique-se de trazer fato de banho e toalha, pois estes não são fornecidos nas termas gratuitas. Também é uma boa ideia trazer um par de chinelos ou sapatos de água, pois o chão pode ser escorregadio.

Siga as regras: Cada banho termal tem o seu próprio conjunto de regras e orientações a seguir. Por normal estão afixados junto às termas. Certifique-se que os segue para garantir uma experiência segura e agradável para todos.

Vá com calma: as termas são um lugar para relaxar e descontrair, por isso tente evitar qualquer atividade extenuante enquanto estiver lá. Não se apresse, mergulhe nas águas mornas e deixe o stress e a tensão da vida do dia a dia se dissiparem.

Não se esqueça de se hidratar: É importante manter-se hidratado enquanto estiver nos banhos termais, pois o calor pode fazer com que perca líquidos mais rapidamente. Certifique-se de trazer uma garrafa de água e beba ao longo do dia.

Alojamento

Hotel Fonte Velha
Hotel Fonte Velha em Ponte da Barca.

O alojamento em Lobios é diversificado e pode escolher desde hotéis luxuosos a casas de particulares, sendo que na maior parte dos casos é possível encontrar estadia com cancelamento gratuito.

Hotéis em Lobios

No entanto, devo dizer que nós decidimos ficar a dormir em Ponte da Barca, a cerca de 40 km de Lobios. O Hotel Fonte Velha é um boutique hotel muito confortável, pelo que sempre que temos oportunidade optamos por ficar deste lado da fronteira.

Onde ficam as Termas gratuitas no Rio Caldo em Lobios?

Caldaria de Lobios (Galiza).
Caldaria de Lobios (Galiza).

As termas gratuitas do Rio Caldo encontram-se na localidade de Caldaria de Lobios.

Esta fonte termal é de uso gratuito e é conhecida por suas propriedades terapêuticas.

É uma nascente natural que desagua numa grande piscina e depois no Rio Caldo. Enfim, é um destino popular tanto para moradores como para turistas.

O que visitar perto de Lobios

Ruínas de Aquis Querquennis.
Ruínas romana de Aquis Querquennis.

Ourense: Ourense é a capital da província de Ourense e está localizada a uma curta distância de carro de Lobios. É uma cidade encantadora com uma história rica, uma bela arquitetura e vários marcos e atrações interessantes, como por exemplo a Catedral de San Martiño, a Ponte Romana e as Termas de Outariz.

Santiago de Compostela: Santiago de Compostela é uma cidade localizada a cerca de duas horas de carro de Lobios. É um destino popular para os peregrinos que seguem o Caminho de Santiago. Algumas das principais atrações de Santiago de Compostela incluem a Catedral de Santiago, a Cidade Velha e a Plaza de Quintana.

A Corunha: A Corunha fica a cerca de duas horas e meia de carro de Lobios. Conheça o charmoso centro histórico e vários pontos turísticos e atrações, como por exemplo a Torre de Hércules e o Castillo de San Antón.

Vigo: Vigo é uma cidade situada na costa atlântica de Espanha, a cerca de uma hora e meia de carro de Lobios. Deslumbre-se com as praias e atrações interessantes, como as Ilhas Cies e o Parque Castrelos.

Aquis Querquennis: Aquis Querquennis foi fundada no século I dC como um acampamento militar, mas depois desenvolveu-se numa cidade de pleno direito com uma população de cerca de 5.000 pessoas. Foi um importante centro de negócios e comércio no Império Romano, e era conhecido pelas ricas tradições culturais e artísticas. As ruínas incluem um fórum, um templo, um anfiteatro e vários banhos termais.

Como chegar a Lobios saindo do Porto

Para chegar a Lobios a partir do Porto de carro, pode seguir o seguinte percurso:

Comece por sair do Porto pela autoestrada A3 em direção a Vigo. Após cerca de 80 km saia para Ourense e continue na N525 em direcção a Lobios. Siga pela N525 cerca de 40 km até chegar a Lobios.

A distância total do Porto a Lobios é de aproximadamente 136 km e a viagem demora cerca de 1h45, dependendo do trânsito e das condições das estradas. É sempre uma boa ideia verificar as atualizações de transito mais recentes e planear sua rota de acordo.

É também importante ter em atenção que terá de pagar portagens na autoestrada A3.

Artigos relacionados

O que acha de conhecer melhor a Galiza em EspanhaViajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.