Linhares da Beira o que visitar e fazer na Aldeia Histórica

Castelo Linhares da Beira
Índice do artigo

Linhares da Beira é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, pertence ao Município de Celorico da Beira, distrito da Guarda, isto é, na região Centro de Portugal.

Além disso, a aldeia está inserida no Parque Natural da Serra da Estrela.

Este é um local muito rico a nível histórico e a comprová-lo está a existência de vinte e sete pontos de interesse espalhados por Linhares.

Nós não vamos falar de todas estas atrações turísticas mas para que possa munir-se de toda a informação necessária tivemos o cuidado de incluir neste artigo um roteiro que inclui esses pontos de interesse.

Então, acompanha-nos nesta viagem pela Beira Alta?

Linhares da Beira o que visitar

O Castelo de Linhares

Visitar Linhares

O Castelo de Linhares da Beira é o ex-libis e cartão postal desta Aldeia Histórica.

É constituído por duas torres e muralhas que envolvem o recinto, isto porque uma das torres destinava-se a ser usada pela população e a outra seria para utilização militar.

Assim, existe uma torre de Menagem e uma Torre do Relógio.

Além disso acredita-se que a construção deste castelo remonta aos finais do século XI, início do século XII.

O Pelourinho

Pelourinho de Linhares

O Pelourinho de Linhares da Beira é um monumento quinhentista de arquitetura manuelina que exibe no topo do pelourinho a esfera armilar mas também a Cruz de Cristo.

Por outro lado, mesmo em frente ao Pelourinho irá encontrar a Antiga Casa da Câmara, que também merece a sua atenção.

As Janelas Manuelinas

Janela Manuelina

As Janelas Manuelinas são mesmo muito bonitas, por isso certifique-se que as inclui no seu roteiro em Linhares da Beira.

Existem várias casas com estas janelas mas se quiser saber quais são poderá conferir no roteiro que indicamos a seguir.

O Miradouro de Linhares de Beira

Castelo Linhares da Beira

Para visitar o Miradouro de Linhares da Beira terá de sair da Aldeia Histórica e subir a serra.

São 16 quilómetros sempre a subir mas acredite que a vista que se consegue daquele miradouro compensa o esforço.

Roteiro em Linhares da Beira

É muito fácil desenhar um roteiro na Aldeia Histórica de Linhares da Beira porque os principais pontos de interesse estão alinhados entre si.

Assim, se o seu roteiro começar junto da Igreja da Misericórdia, a seguir irá encontrar a Casa da Fortaleza, a Fonte Barbosa, as Janelas Manuelinhas no Largo da Misericórdia, o Solar Corte Real/Inatel, a Janela Manuelinha no beco das Escadinhas, as Janelas Manuelinas na Rua da Procissão e o Pelourinho.

Em seguida, irá encontrar a Fonte de Mergulho e Fórum, a Antiga Casa da Câmara e Cadeia, a Antiga Hospedaria, o Solar Brandão de Melo/Inatel e a Capela de Nossa Senhora da Conceição.

Seguem-se as janelas manuelinas na Rua da Procissão, na Travessa de São Pedro (2 janelas) e na Rua do Passadiço, as Casas com vãos Manuelinos assim como a Janela Manuelina da Rua da Igreja.

Por fim irá ver o Solar Pina Aragão, a Casa do largo da Igreja, a Porta Manuelina na Rua de São Pedro, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, a Fonte de São Caetano, o Castelo e a Calçada Romana.

O que fazer em Linhares da Beira

Já indicámos um roteiro que inclui as principais atrações turísticas.

Assim, se o seguir irá passar por todos os pontos de interesse mais relevantes em Linhares.

No entanto, se viaja com crianças em idade escolar queríamos reforçar que esta é uma excelente oportunidade para que eles se interessem pela História do nosso país.

Por outro lado poderá usufruir das paisagens da Serra da Estrela, assim como é um excelente sítio para fazer caminhadas e piqueniques.

Trilhos e Percursos Pedestres em Linhares da Beira

A prática de exercício físico assim como o contacto com a natureza são cada vez mais procurados pelos portugueses e a boa notícia é que em Linhares da Beira existem quatro trilhos que poderá percorrer em segurança, dos quais destacamos o PR1 Trilho das Ladeiras.

No entanto, caso tenha interesse por favor tome nota que na região também poderá percorrer o PR2 Trilho de São Gens, o PR3 Trilho da Serra do Ralo e o PR4 Caminho Histórico de Linhares da Beira.

PR1 Trilho das Ladeiras

Assim, a primeira sugestão é o PR1 Trilho das Ladeiras, um percurso pedestre circula cujo ponto de partida e chegada é o Castelo de Linhares da Beira.

A distância deste trilho é de quatro quilómetros, o grau de dificuldade é considerado fácil e o tempo necessário para o percorrer deverá rondar as 3H30.

Por fim, neste Trilho das Ladeiras terá a oportunidade de ver o Castelo de Linhares e os moinhos da Corredoura.

Melhor altura para visitar Linhares da Beira

A melhor altura para visitar Linhares da Beira é sem dúvida em agosto, pois é quando acontece a Festa de Santa Eufémia e o Festival de Parapente.

No entanto, se não puder visitar Linhares nessa altura não se preocupe pois a vila em si é um museu a céu aberto que poderá explorar em qualquer altura do ano.

Curiosidades sobre Linhares da Beira

A seguir indicamos alguns factos históricos e curiosidades sobre esta Aldeia Histórica.

  • o nome Linhares resulta da existência de muitos campos de linho (a planta de onde se extrai o linho) na região em tempos antigos;
  • Linhares da Beira é conhecida como a capital do parapente, por isso se é adepto desta modalidade não perca a oportunidade de praticar o parapente;

Alojamento em Linhares da Beira

Nós visitámos Linhares numa road trip cuja base foi em Freineda e por essa razão ficámos alojados no Pátio da Caetana, que recomendamos.

No entanto, pode ver algumas sugestões de onde dormir em Linhares aqui.

Como chegar a Linhares da Beira

De Lisboa

Do Porto

Artigos relacionados

Este artigo foi escrito no âmbito da iniciativa #euficoemportugal o que significa que durante o mês de junho de 2020 andámos a explorar um cantinho do distrito da Guarda.

Enfim, desse projeto nasceram 20 artigos nos quais incentivamos os leitores do nosso blogue a viajar em Portugal e (re)descobrir alguns lugares incríveis.

Por fim, está a pensar visitar o distrito da Guarda? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.