0

Lindoso: visitar o castelo e espigueiros medievais

Aldeia de Lindoso

A aldeia de Lindoso pertence ao concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo, isto é, no Norte de Portugal.

Está inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês, aliás, uma das quatro portas do parque está localizada nesta freguesia.

É conhecida pelo seu castelo mas também por ter o maior conjunto de espigueiros da Península Ibérica.

Já agora, sabe de onde vem o nome Lindoso? Uma das explicações possíveis está ligada com a palavra “limitosum” que significa “limite” em Latim pois trata-se de uma região fronteiriça.

Aliás, em algumas regiões do interior ainda se usa a expressão “a minha terra linda com a sua”, no sentido de “a minha terra faz fronteira com a sua”.

Assim, neste artigo vamos dar-lhe dicas de o que visitar no Lindoso, sugestões de alojamento, onde comer e mapa e indicações de como chegar à região.

Então, acompanha-nos nesta viagem por terras minhotas?

Visitar a aldeia de Lindoso

A aldeia de Lindoso tem vários lugares de interesse a incluir no seu roteiro como é o caso da Barragem do Alto-Lindoso, que é um excelente ponto de partida da sua viagem nos dias quentes de verão.

A paisagem é bastante bonita junto da Barragem mas se não estiver interessado neste passeio não se preocupe uma vez que existem outros lugares para ver.

Assim, no Lindoso nós recomendamos que dê especial destaque aos espigueiros, ao castelo e à Porta do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Isto porque estes três pontos de referência estão situados muito perto uns dos outros e poderá visitá-los de seguida.

Por outro lado, a riqueza da região está também nas suas gentes, e isto significa que se tiver oportunidade de conversar com as gentes locais não deixe de o fazer!

Os espigueiros de Lindoso

Espigueiros de Lindoso
Espigueiros de Lindoso

Por alguma razão os espigueiros do Lindoso não são tão conhecidos como os espigueiros do Soajo, mas a verdade é que nós até achamos que os do Lindoso são mais interessantes.

Aliás, como dissemos no início deste artigo, os espigueiros do Lindoso são o maior conjunto de espigueiros na Península Ibérica.

Assim, só na eira comunitária junto ao castelo existem 52 espigueiros construídos nos séculos XVIII, XIX e XX, sendo que todos são propriedade privada.

O mais antigo espigueiro do Lindoso tem a inscrição do ano de 1610 e está localizado perto da aldeia, isto é, mais longe do castelo.

Uma curiosidade: sabia que a produção do pequeno grão de milho painço foi substituída na altura dos Descobrimentos por sementes de milho cuja produção era consideravelmente maior? Por esta razão as pessoas deixaram de ter espaço para guardar o milho em suas casas e começaram a construir os espigueiros.

Estes espigueiros têm algumas características arquitetónicas que os tornam bastantes interessantes.

Falamos, por exemplo, de terem sido contruídos em granito, a rocha dominante na região, incluindo o telhado em duas águas que é constituído por duas lajes de pedra.

Por outro lado, estão suportados em pilares de pedra com uma altura de pelo menos 1,10 metros, que é a altura ideal para evitar a humidade do solo.

No cimo destes pilares foram colocadas rodelas que fazem com que os ratos não consigam trepar para dentro dos espigueiros e além disso o último degrau que dá acesso ao espigueiro não existe, uma vez mais para evitar as pragas de roedores.

Por fim, todos os espigueiros do Lindoso têm a porta principal virada para o castelo por causa da orientação solar.

O Castelo de Lindoso

Castelo de Lindoso
Castelo de Lindoso

O Castelo de Lindoso teve uma importância fundamental na história de Portugal e é uma atração imperdível.

O lugar é mesmo muito bonito, aliás, se olhar em volta vai ver a Serra Amarela (1362 metros), a Serra do Soajo (1416 metros), Serra de Santa Eufémia – Espanha (1300 metros) e Monte del Quinxo – Espanha (870 metros).

O Castelo de Lindoso foi mandado construir em 1258 por Dom Afonso III com o propósito de defender a fronteira, na mesma altura que também foram construídos os castelos de Melgaço e Montalegre, por exemplo.

Este castelo foi uma fortificação militar que estava sob o domínio de um Alcaide e não era um castelo onde vivia o rei e a família.

No século XIII os ataques na fronteira eram constantes e foi necessário construir uma fortificação que protegesse a população mas também que assegurasse a integridade do porto fluvial do Rio Lima.

O Rio Lima que era navegável era um importante meio de transporte de pessoas e bens e por isso era fundamental manter a posse deste porto.

Ora a população ganhou proteção mas tinha a obrigação de ajudar o Alcaide e as suas tropas nos ataques, assim como auxiliar na alimentação dos mesmos.

Por isso, vai entender a existência de um forno comunitário dentro do castelo que servia para alimentar as tropas.

Por outro lado, os monteiros (ou caçadores) quando caçavam um urso ofereciam a pata dianteira do urso ao Alcaide, que seria usada como luva nos combates.

Mas se o animal caçado fosse um veado a oferta às tropas seria do lombo do animal.

Voltando ao castelo, no seu interior pode visitar a Torre de Menagem que acolhe um Museu

A Porta do Parque Nacional da Peneda-Gerês

As Portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês são espaços de receção e informação sobre o parque e as atividades existentes.

Existem 5 portas oficiais no PNPG que são a Porta do Lindoso (junto ao castelo), a Porta do Mezio (em Arcos de Valdevez), a Porta de Lamas de Mouro (em Melgaço), a Porta de Campo do Gerês (em Terras de Bouro) e por fim a Porta de Montalegre (em Montalegre).

Portanto, se quiser saber mais sobre esta magnífica região certifique-se que visita este importante centro de informação.

Dicas de viagem

Se gosta de espigueiros, cascatas e lagoas temos boas notícias para si!

A cerca de 3 km dos espigueiros do Lindoso vai encontrar o espigueiros da Eira do Tapado que valem muito a pena visitar.

Além disso, a 500 metros da Eira do Tapado existe o Poço da Gola que é uma cascata que desagua numa lagoa perfeita para mergulhos.

Onde dormir

Hotel Fonte Velha
Hotel Fonte Velha em Ponte da Barca.

Nós ficámos alojados no Hotel Fonte Velha em Ponte da Barca e recomendamos.

Trata-se de uma unidade hoteleira de 3 estrelas com quartos muito confortáveis e espaçosos.

Além disso, tem jardins bem cuidados e a vista ao pequeno-almoço era fenomenal.

Reservar o Hotel Fonte Velha

Alojamento em Ponte da Barca

Onde comer

Restaurante Vai à Fava
Restaurante Vai à Fava.

O Minho tem reputação de ter uma rica gastronomia e em Ponte da Barca não é diferente.

Desde pequenos estabelecimentos familiares a restaurantes sofisticados, não vai ter dificuldade em comer bem na região.

Então, a nossa sugestão em Ponte da Barca vai para o restaurante Vai à Fava, que apenas está aberto na época alta, isto é, entre março e outubro de cada ano.

A comida é de chorar por mais com opções de carne, peixe e vegetarianas, para que qualquer pessoa encontre algo que lhe agrade.

Mas o que certamente não vai estar à espera é de descobrir sabores tão apurados que são ao mesmo tempo familiares e surpreendentes.

Além de restaurante o Vai à Fava é também uma loja com produtos típicos e tem uma esplanada com vistas para o Rio Lima que não pode perder.

Localização do restaurante Vai à Fava: Rua Dr. Alberto Cruz, 13, 4980-629 Ponte da Barca, telefone: 258 027 769.

Por outro lado, se preferir uma alternativa mais tradicional mas igualmente a não perder, sugerimos o Restaurante O Moinho.

É um restaurante típico que serve comida deliciosa e por isso sugerimos que experimente o bacalhau no forno ou a Posta de Vitela Barrosã.

Localização do Restaurante O Moinho: Campo do Côrro 1, 4980-614 Ponte da Barca, Telefone: 258 452 035.

Mapa e como chegar a Lindoso

Do Porto

De Ponte da Barca

*o passaporte no bolso viajou a convite do Turismo do Porto e Norte e contou com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Câmara Municipal de Ponte da Barca e Câmara Municipal de Melgaço.

Assim, e neste âmbito, estão previstos os seguinte artigos:

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Viana do Castelo? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.