0

Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos

Lagoas de Bertiandos Ponde de Lima

As Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos são uma área de paisagem protegida inserida no concelho de Ponte de Lima, no Norte de Portugal.

A melhor forma de explorar as lagoas é a pé, no entanto também é possível usar a bicicleta em alguns trilhos.

De facto estão 45 km assinalados de trilhos, o que faz com que seja um paraíso para os amantes da natureza.

Então, acompanha-nos nesta viagem pelo Minho?

Onde começar a visita nas Lagoas de Bertiandos

Lagoas de Bertiandos

O melhor lugar para começar a sua visita às Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos é no Centro de Interpretação Ambiental.

Neste centro poderá recolher informação sobre a paisagem protegida mas por outro lado é aqui que têm início vários trilhos para explorar as lagoas.

Centro de Interpretação Ambiental
Rua da Lagoa de São Pedro d’Arcos nº 476
4990 – 530 Arcos – Ponte de Lima

Contacto telefónico: (+351) 258 240 201
Nº de emergência / S.O.S. Lagoas: (+351) 963 520 002
E-mail: lagoas@cm-pontedelima.pt

Rotas e Percursos Pedestres nas Lagoas de Bertiandos

Trilhos em Ponte de Lima

Estão identificadas e sinalizadas três rotas, seis percursos pedestres e uma ecovia dentro da área protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro D’Arcos.

Percurso da Lagoa (PR I)

O Percurso da Lagoa é de tipo circular com início no Centro de Interpretação Ambiental, tem a extensão de 1,57 km mas a duração aproximada para percorrer este trilho é de 45 minutos.

Como pode perceber, é um trilho pequeno mas muito agradável que passa junto às águas da Lagoa de São Pedro.

Aliás, neste percurso poderá encontrar vários pontos de observação, incluindo uma torre.

Percurso das Tapadas (PR II)

O Percurso das Tapadas é um pouco mais longo que o Percurso da Lagoa mas é igualmente bonito.

Trata-se um trilho circular cujo início é na Ponte de Esteiro, isto é, junto ao campo de futebol das Lagoas.

Além disso tem uma extensão de 3,63 km o que significa que demorará 1H45 a ser percorrido na totalidade.

Uma vez que é um percurso mais extenso percebe-se que passe por mais pontos de interesse, como é o caso da Ponte de Esteiro, tapadas, postos de observação, o Lago Temporário, o Rio Estorãos, o Centro de Interpretação Ambiental, a Lagoa de São Pedro d’Arcos e o Moinho de Matias.

Percurso do Rio (PR III)

O Percurso do Rio tem como ponto de partida e chegada o Centro de Interpretação Ambiental e estende-se por uma área de 2,9 km, isto é, pode contar com 1H30 de trilho.

Assim, terá oportunidade de passar pelo Centro de Interpretação Ambiental, pela Lagoa de São Pedro de Arcos, por postos de observação, pastagens naturais, pelo Rio Estorãos e bosques autóctones.

Percurso da Veiga (PR IV)

O Percurso da Veiga também tem como ponto de partida o Centro de Interpretação Ambiental mas este trilho tem uma extensão de 7,4 km o que significa que a duração do percurso é de 4 horas.

No entanto se escolher fazer este trilho irá desfrutar das paisagens da Lagoa de São Pedro de Arcos, de postos de observação, da azenha e Ponte, irá atravessar o Rio Estorãos duas vezes, irá passar junto da Estátua das Quatro Mãos assim domo da Veiga do Sobreiro que dá o nome a este percurso.

Percurso da Água (PR V)

O Percurso da Água estende-se por uns impressionantes 12,5 km mas o dificuldade deste trilho é considerada moderada, pelo que precisará de cerca de 6 horas para o percorrer na totalidade.

Tem como ponto de partida o Centro de Interpretação Ambiental mas como tem uma extensão longa passa por vários pontos de interesse como é o caso da Quinta de Pentieiros, da Azenha, Ponte e Rio Estorãos, da Estátua das Quatro Mãos, da Ponte da Freixa, da Lagoa do Mimoso, da Ponte de Esteiro, do Solar de Bertiandos e da Casa da Lage.

Percurso do Cerquido (PR IX)

O Percurso do Cerquido é de tipo linear, isto é, tem como partida a Quinta de Pentieiros e ponto de chegada a Aldeia do Cerquido.

Assim, nestes 9,54 km irá ter a oportunidade de explorar a Quinta de Pentieiros, os Quartéis de Santa Justa, as Minas de Volfrâmio, a Serra d’Arga e o Cerquido.

Rota do Solar (R 1)

Rota do Solar

A Rota do Solar é de tipo circular e tem como ponto de partida a Ponte de Esteiro, isto é, junto ao Campo de Futebol das Lagoas.

Estende-se por um trilho de 9,26 km, o que lhe demorará cerca de 4H30 mas irá usufruir de paisagens muito bonitas.

Por exemplo a Ponte de Esteiro, o Solar de Bertiandos e Marco Miliário, o Senhor da Saúde, postos de observação, a Lagoa do Mimoso, o Rio Estorãos, o Centro de Interpretação Ambiental, a Lagoa de S. Pedro de Arcos e por fim o Moinho de Matias.

Rota dos Cruzeiros (R 2)

A Rota dos Cruzeiros tem como ponto de partida e chegada o Centro de Interpretação Ambiental e como o próprio nome indica pretende que o visitante explore os cruzeiros relevantes na zona.

Assim, terá de percorrer 7,21 km para visitar a Igreja e Cruzeiro de São Pedro de Arcos, o Calvário e Capela de São Sebastião, a Capela de Nossa Senhora das Necessidades, a Capela de São Cristóvão mas também a Casa da Lage, com uma duração aproximada de 4 horas.

Rota da Azenha (R 3)

A Rota da Azenha é um percurso circular cujo ponto de partida e chegada é a Quinta de Pentieiros e tem uma extensão de 4,56 km, isto é, a totalidade do trilho demora 2H45 a ser percorrido na totalidade.

É um percurso de dificuldade fácil e se o percorrer terá oportunidade de visitar a Igreja de Estorãos, a Azenha, a Ponte, o Rio Estorãos assim como a Estátua das Quatro Mãos.

Ecovia das Lagoas

A Ecovia das Lagoas é de tipo linear, isto é, tem como ponto de partida a Igreja de Santo António da Torre Velha e como ponto de chegada o Fontão onde desagua a Ribeira da Silvareira.

Isto significa que a Ecovia das Lagoas tem uma extensão de 9 km cujos principais pontos de interesse são a Ponte Romano-Gótica, a Igreja de Santo António da Torre Velha, a Capela do Anjo da Guarda, o Rio Lima, o Clube Náutico, o Solar de Bertiandos, a Área Protegia das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d´Arcos mas também as Veigas de Bertiandos e Fontão.

Alojamento em Ponte de Lima

Passadiços em Ponte de Lima

As Lagoas de Bertiandos estão localizadas a cerca de km do centro de Ponte de Lima, por isso achámos que é preferível escolher um hotel na vila.

Assim, pode ver aqui alojamentos em Ponte de Lima.

Melhor altura para visitar as Lagoas de Bertiandos

Lagoas de Bertiandos Ponde de Lima

A área protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos é bastante rica em termos de árvores com sombra, o que faz com que seja muito agradável para passear mesmo no pico do verão.

É claro que os dias amenos são mais agradáveis mas desde que tenha calçado confortável e água ou snacks consigo não deverá ter problemas.

De qualquer forma existem algumas regras de conduta que deverão ser observadas quando visitar as Lagoas de Bertiandos.

No fundo são regras de segurança e bom senso como não sair dos trilhos, respeitar propriedade privada, não deixe lixo nem recolha plantas, entre outras.

O que visitar perto das Lagoas de Bertiandos

Lagoa do Mimoso em Ponte de Lima

Como dissemos as Lagoas de Bertiandos pertencem ao concelho de Ponte de Lima, por isso é uma excelente ocasião para explorar a vila mais antiga de Portugal ou a linda vila de Ponte da Barca.

Por outro lado, a menos de uma hora para Norte chegará a Caminha, Vila Nova de Cerveira, Valença ou Melgaço e pode ter a certeza de que será bem recebido em qualquer uma destas terras.

Como chegar às Lagoas de Bertiandos em Ponte de Lima

Rio Estorãos em Ponte de Lima

As lagoas têm bons acessos para quem está de carro.

Assim deverá dirigir-se em direção a Ponte de Lima e depois seguir as indicações até à área protegida de Bertiandos.

De qualquer forma, para sua comodidade a seguir incluímos mapas onde poderá escolher o melhor itinerário a partir da sua localização.

Do Porto

De Lisboa

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Viana do Castelo? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.