Lagoa das Sete Cidades São Miguel Açores: a lenda e o que ver em 2022

Lagoa das Sete Cidades (Miradouro Vista do Rei)
Índice do artigo

Atualizado em: Julho 16, 2022

A Lagoa das Sete Cidades é um dos lugares mais visitados em São Miguel, nos Açores.

Está situada no cimo da caldeira das Sete Cidades, na freguesia com o mesmo nome e é uma das maiores caldeiras de abatimento do mundo.

Também é o maior lago de água doce de São Miguel e está ligada a várias lendas, sendo que a mais conhecida é a de uma história de amor que contamos a seguir.

É constituída por duas lagoas: a Lagoa Azul e a Lagoa Verde, separadas por uma estrada, e rodeadas por montanhas verdejantes.

Na paisagem destaca-se o Pico das Almas, que se ergue até aos 873 metros de altitude, e como já deve ter percebido, é muito fácil apaixonar-se por este lugar.

Visitar a Lagoa das Sete Cidades

Para ficar a conhecer a lagoa, sugerimos que primeiro faça uma paragem junto à Igreja de São Nicolau, no final de uma alameda de grandes árvores. A igreja de interior simples e teto de madeira está rodeada de uma zona de jardim que vale a pena visitar.

Depois, siga até ao leito da Lagoa Azul para observar a água de perto e as montanhas de longe. Mais a seguir sugerimos o contrário, ou seja, que suba aos miradouros e veja as montanhas de perto e o espelho de água ao longe.

Continue a pé ou de carro pela margem da Lagoa Azul até à Gruta do Pastor e veja um dos locais ligados à lenda das Sete Cidades.

Se quiser, pode aproveitar para fazer um passeio de caiaque, que tem um custo de 5€ e inclui o aluguer do caiaque, colete, pés de pato e seguro.

Tome nota que um lugar interessante para tirar fotografias é na ponte que divide a Lagoa Azul e a Lagoa Verde.

Quando tiver explorado a Lagoa de perto, está na altura de subir as montanhas e explorar os miradouros. Pode fazê-lo a pé percorrendo um dos muitos percursos pedestres, ou então siga de carro para explorar os miradouros.

Miradouros para ver a Lagoa das Sete Cidades

Lagoa das Sete Cidades (Miradouro Vista do Rei)
Lagoa das Sete Cidades (Miradouro Vista do Rei)

São vários os miradouros para ver a Lagoa das Sete Cidades de diferentes ângulos, e sinceramente todos os que visitámos valem muito a pena.

Assim, saindo da Lagoa siga pela EN1-A até chegar ao Miradouro da Lagoa de Santiago, de onde de um lado consegue ver a Lagoa de Santiago e atravessando a estrada vê a Lagoa das Sete Cidades.

Uns metros mais à frente, é a vez do Miradouro do Cerrado das Freiras. A vista deste miradouro é realmente muito bonita, pois vê-se perfeitamente os contornos da Lagoa Verde (a mais pequena) e da Lagoa Azul (a maior), separadas pela ponte e com as montanhas em redor.

Outro miradouro que também vale muito a pena visitar é o Miradouro da Vista do Rei. Desta perspetiva, aparece primeiro a Lagoa Verde e só depois a ponte e a Lagoa Azul.

Aproveite para ver também o hotel abandonado, lembrando-se que a entrada é proibida.

Por fim, termine o roteiro pelos miradouros da Lagoa das Sete Cidades no Miradouro Boca do Inferno.

Para visitar este miradouro deixe o carro no parque de estacionamento junto à Lagoa do Canário e faça o percurso pela Mata do Canário.

O trilho é fácil de fazer, mas conte com as famosas quatro estações num dia em São Miguel. Se tiver sorte e não apanhar nevoeiro como nós, irá ver a Lagoa de Santiago em primeiro plano, seguindo-se a linda Lagoa das Sete Cidades.

O que ver e fazer nos arredores da Lagoa das Sete Cidades

Já falámos no Hotel Abandonado, mas existem outras atrações turísticas perto da Lagoa das Sete Cidades.

Dedique algumas horas a explorar a zona termal da Ponta da Ferraria e se tiver fato de banho aproveite para mergulhar nas águas quentes.

O Muro das Sete Janelas está localizado na Serra da Devassa e é um lugar enigmático. A construção deste aqueduto remonta aos séculos XVII e XVIII e servia para levar água de Santo António para outras regiões de São Miguel, como por exemplo para Ponta Delgada.

E se gosta de caminhar, então tome note que nesta zona existem vários trilhos de diferentes extensões, como é o caso do PR03 SMI Vista do Rei – Sete Cidades (7,7 km; fácil) e o trilho circular à Lagoa das Sete Cidades (20 km, dificuldade moderada).

A Lenda da Lagoa das Sete Cidades

Lagoa Azul São Miguel.
Lagoa Azul (perto da Gruta do Pastor).

A Lenda da Lagoa das Sete Cidades ou a lenda da princesa e do pastor que se enamoraram, mas não puderam ficar juntos por causa do casamento arranjado pelos pais.

Ele, de olhos verdes, e ela de olhos azuis, choraram tanto que das lágrimas deles se formaram duas lagoas, ou seja, uma verde e outra azul, que como eles, permanecem separadas.

A lenda até pode ser interessante, no entanto a ciência explica que as cores das lagoas estão relacionadas com o facto de uma ser fechada e refletir os tons das montanhas e a outra ser aberta e refletir o céu.

Restaurantes e lugares para fazer piqueniques

Restaurante Lagoa Azul Sete Cidades.
Restaurante Lagoa Azul em Sete Cidades.

Nós somos fãs de piqueniques ao ar livre e chegámos à conclusão que São Miguel é um paraíso para famílias como nós.

Não é difícil arranjar um sítio com mesas e se preferir colocar uma manta no chão, então é ainda mais fácil.

Em todo o caso, se preferir fazer as refeições em restaurantes, na zona de Sete Cidades recomendamos o Restaurante Lagoa Azul, que é um restaurante buffet com pratos típicos de São Miguel.

Por ser um lugar bastante popular, é boa ideia ligar para reservar mesa (296915678) e conte pagar cerca de 13€ por uma refeição com bebida e café.

Alojamento na Lagoa das Sete Cidades

Bicicletas da Tradicampo.
Bicicletas da Tradicampo.

Nós ficámos a dormir na Tradicampo Eco-Country Houses, em Algarvia, e não podíamos ter escolhido melhor.

É certo que não fica perto da Lagoa das Sete Cidades, mas circular de carro em São Miguel é muito fácil e rápido. Além disso, tem a vantagem de não ter portagens como no continente.

Mapa e como chegar à Lagoa das Sete Cidades

Saindo de Ponta Delgada em direção à Lagoa das Sete Cidades, siga pela estrada 9-1 ou pela EN1-1A e 9-1, sendo que no primeiro caso vai passar pela maioria dos miradouros que falámos neste artigo.

O que visitar em São Miguel numa semana. Roteiro em família nos Açores em vídeo

Assuntos relacionados

Fique a conhecer melhor a Ilha de São Miguel explorando os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem para famílias, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitamos +30 países e não planeamos parar tão cedo. Acompanhe nossas aventuras no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. Também organizamos viagens, por isso espreite algumas promoções em Ofertas de VIAGENS.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.