Um dia na Lagoa do Alvão (Barragem da Falperra)

Lagoa do Alvão
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 25, 2024

A Lagoa do Alvão, a quem também chamam Barragem da Falperra, é uma zona de lazer localizada a 5 km do centro de Vila Pouca de Aguiar, isto é, no Norte de Portugal.

É um popular destino de fim de semana para grupos de amigos e famílias que desfrutam do contacto com a natureza de uma forma muito próxima.

A barragem resultou do aprisionamento das águas do Rio Torno e as árvores à volta fazem com que seja um cenário perfeito para caminhadas.

Nós passamos uma tarde em família e adorámos, por isso aqui deixamos a sugestão se andar em viagem por Trás-os-Montes.

Acredite que não se vai arrepender!

O que esperar do Parque de Lazer

Vai encontrar infraestruturas preparadas para bem receber os grupos, como por exemplo mesas com abundância, grelhadores, fontes de água, casas de banho e zonas com relva.

Se preferir caminhar não se preocupe pois existe um passadiço de madeira muito agradável para se fazer, e que passa junto à água da Lagoa.

Também vimos pessoas a praticar Stand Up Paddle, portanto se é adepto tem mais uma desculpa para lá ir.

Um dia no Parque de Lazer da Lagoa do Alvão

Parque de Lazer da Lagoa do Alvão
Parque de Lazer da Lagoa do Alvão.

Para aproveitar o dia ao máximo sugerimos que chegue cedo, uma vez que os lugares de estacionamento junto ao parque de lazer são limitados.

Depois, percorra o local à procura de um lugar que lhe agrade, mas tanto pode escolher o parque de merendas com mesas ou a zona perto da água.

Aproveite para relaxar junto à água, jogar à bola, tirar fotografias, enfim, passar o dia conforme bem lhe apetecer.

Por fim, antes de se vir embora, não se esqueça de depositar o lixo nos caixotes para o efeito e deixe tudo limpo para a próxima família.

Alojamento na Lagoa do Alvão

Para explorar a zona da Lagoa do Alvão o melhor é ficar a dormir na região. A boa notícia é que existem hotéis, casas de férias e alojamentos de turismo rural, para escolher o seu preferido.

No link a seguir pode escolher o alojamento mais indicado para si, incluindo preços.

Alojamento em Vila Pouca de Aguiar

O que visitar perto da Lagoa do Alvão

A Lagoa do Alvão é um lugar encantador que oferece paisagens incríveis e uma variedade de atividades ao ar livre para os visitantes. No entanto, a região nas redondezas também tem muito a oferecer.

Por isso, se está à procura de coisas para fazer perto da Lagoa do Alvão, aqui estão algumas sugestões:

Castelo de Aguiar da Pena: Localizado a cerca de 7 km da Lagoa do Alvão, o Castelo de Aguiar da Pena é um ponto turístico popular na região. Este castelo do século XIII está em ruínas, mas oferece vistas deslumbrantes para as montanhas e do vale circundante.

Vila Pouca de Aguiar: A cerca de 5 km da Lagoa do Alvão, Vila Pouca de Aguiar é uma vila histórica e charmosa que vale a pena incluir no seu roteiro. A vila do Alto Tâmega tem restaurantes, lojas e outras atrações turísticas, incluindo a Capela do Senhor e o Parque Florestal de Pedras Salgadas.

Minas de Tresminas: A cerca de 19 km da Lagoa do Alvão, as minas de Tresminas são um tesouro histórico e geológico da região Norte. Com uma história que remonta à época romana, estas minas foram exploradas durante séculos, deixando vestígios de uma atividade económica intensa que moldou a paisagem e a cultura local.

Além das minas, que podem ser visitadas mediante marcação, os visitantes podem descobrir mais sobre a história da região no Centro de Interpretação de Tresminas.

Subscreva o canal de YouTube para mais vídeos de viagens!

Mapa e como chegar à Lagoa do Alvão

A Barragem da Falperra está localizada no concelho de Vila Pouca de Aguiar, a 117 km da cidade do Porto e a 403 km de Lisboa.

Mas para aceder à indicações para aqui chegar sugerimos que veja o mapa a seguir.

Do Porto

Veja também

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem para famílias, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. Acompanhe as nossas aventuras no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.