Keukenhof 2024: um dia nos campos de tulipas holandeses

Jardins de Keukenhof (Amesterdão).
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 8, 2024

Localizado no coração da Holanda, o Keukenhof Gardens é um dos maiores e mais belos jardins de flores do mundo. É, também, a maior exposição mundial de tulipas e acontece anualmente no início da primavera.

Em 2024 o Keukenhof estará aberto de 21 de março a 12 de maio, entre as 8h00 e as 19h30.

Estende-se por uma área de cerca de 32 hectares e mostra aos visitantes milhões de tulipas, narcisos, jacintos e outros bolbos, tornando-se um paraíso para os amantes da natureza e entusiastas do jardim.

Uma visita a Keukenhof estava no topo da lista de prioridades de sítios a visitar em Amesterdão. Tinham-nos contado maravilhas deste parque.

Disseram-nos que os canteiros estavam muito bem cuidados, que a quantidade de tulipas expostas era inacreditável e que provavelmente ia chegar a uma altura que nos íamos saturar de ver tulipas.

Tanta tulipa cansa, disseram-nos. Pois, como sabem, nós prezamos a opinião dos nossos amigos que nos aconselham sítios a visitar mas devo dizer que desta vez não acertaram em todas as previsões.

Fique connosco até ao fim do artigo para saber mais sobre esta região.

A História dos Jardins de Keukenhof

Jardim com tulipas brancas.
Jardim com tulipas brancas.

Os Jardins de Keukenhof foram criados em 1949 nos antigos campos de caça do Castelo de Keukenhof.

O paisagista do castelo e um experiente produtor de bolbos, L.J. Pieterse, inspirou-se no tradicional jardim paisagístico inglês ao fazer o projeto de Keukenhof.

Assim, os jardins deveriam servir como uma montra para a indústria holandesa de bolbos e funcionar como uma plataforma para os floricultores internacionais exibirem as suas novas variedades.

Desde então, os Jardins Keukenhof cresceram e se tornaram numa das atrações mais visitadas dos países Baixos (Holanda). Aliás, em 2019, mais de 1,5 milhões de visitantes de todo o mundo vieram ver os jardins floridos.

Localização dos Jardins de Keukenhof

Entrada do Keukenhof.
Entrada do Keukenhof.

O Keukenhof Gardens está localizado na cidade de Lisse, ou sejam na província da Holanda do Sul, a cerca de 30 quilómetros de Amsterdão.

É facilmente acessível de carro (espreite os preços dos carros de aluguer na Discovercars) ou transporte público, com autocarros e comboios regulares com saída de Amsterdão e outras cidades próximas.

Outra forma muito prática de chegar aos jardins de tulipas é através de um um tour, sendo que muitos incluem cancelamento grátis com 24 horas de antecedência.

Tours e excursões para visitar os jardins de tulipas

Amesterdão.
Amesterdão.

Se não quiser andar à procura de transportes públicos, pode comprar um bilhete de um tour e ir com um grupo até Lisse, que é onde estão situados os jardins das tulipas.

Ou seja, apanha o transporte em Amesterdão, sai em frente ao Keukenhof e visita os jardins ao seu ritmo. No final, e à hora combinada, vai ter ao autocarro para o regresso a Amesterdão.

Como vê, é bastante cómodo visitar o Keukenhof desta forma, por isso veja se algum dos seguintes tours lhe desperta a atenção:

Qual é o tamanho dos Jardins Keukenhof?

Jardins de tulipas perto de Amesterdão.
Jardins de Tulipas.

Keukenhof Gardens é enorme, aliás, tem mais de 7 milhões de bolbos de flores plantados todos os anos!

Os jardins apresentam uma série de jardins temáticos interligados, sendo que cada um tem o seu próprio design e personalidade.

Os visitantes podem explorar o jardim paisagístico inglês, o jardim japonês, o jardim histórico e muito mais, enfim, há muito para explorar por lá!

No entanto, o destaque dos Jardins de Keukenhof são mesmo as espetaculares exibições de flores, que mudam a cada ano. Lembre-se que os jardins ficam abertos apenas oito semanas por ano, para coincidir com o pico da floração dos bolbos, sendo que em 2024 vão de 21 de março a 12 maio.

Quais são as flores em exposição no Keukenhof?

Tulipas e jacintos nos jardins de Keukenhof.
Tulipas e jacintos nos jardins de Keukenhof.

Apesar de os jardins serem conhecidos como os jardins de tulipas, o certo é que não são só tulipas que vai encontrar no Keukenhof. Veja a seguir do que falo.

As tulipas

As tulipas são as estrelas do Keukenhof Gardens.

Com mais de 800 variedades em exibição, os visitantes podem-se maravilhar com os infinitos campos de vermelho, amarelo, rosa, roxo e todas as outras cores intermédias.

As tulipas são dispostas numa variedade de padrões, desde simples blocos de cores até intrincados mosaicos, tudo para tornar ainda mais bonito o jardim.

Os narcisos

Os narcisos são outra flor popular nos Jardins Keukenhof.

As suas flores amarelas e brancas brilhantes criam uma atmosfera alegre e acolhedora.

Assim, os visitantes podem desfrutar de um passeio pelos campos de narcisos, com suas delicadas flores e apreciar a harmonia que resulta desta paleta de cores.

Os jacintos

Os jacintos são um elemento essencial nos jardins holandeses, por isso, nos Jardins de Keukenhof também os vai encontrar.

A verdade é que as cores ricas e vibrantes, bem como o seu perfume inebriante, criam uma experiência sensorial inesquecível.

Por isso, não se esqueça de passar junto dos campos de jacintos e aprecie o mar de cores.

Projetos e exposições

As exposições de flores nos Jardins de Keukenhof são organizadas numa variedade de designs e padrões, cada uma mais impressionante do que a anterior.

Um dos destaques dos jardins é o Mosaico de Bolbos de Flores, ou seja, um design maciço composto por mais de 50.000 bolbos que muda todos os anos. Este mosaico se estende por uma área de 250 metros quadrados e uma equipa de jardineiros leva várias semanas para plantar estas flores.

A minha experiência no Keukenhof

Visitar os Jardins de Keukenhof.
Visitar os Jardins de Keukenhof.

Então, o que deve esperar da maior exposição mundial de tulipas? Tulipas, é claro! Aos montes e de todas as cores. Em canteiros, em vasos, sem socos gigantes, pois pelos vistos todos os sítios são apropriados para as tulipas crescerem.

Muitas tulipas estavam floridas como podem ver nas imagens, mas outras ainda estavam pequeninas, é realmente uma produção em massa!

Certas espécies, talvez por serem mais frágeis, eram plantadas em estufas, outras em campos ao ar livre. A azáfama era muita e viam-se jardineiros de um lado para outro a transportarem carrinhos de mão com ferramentas e terra.

Infelizmente não tivemos muita sorte com o tempo, uma vez que a meio da manhã começou a ficar enevoado. Chegou mesmo a chover, mas foi por pouco tempo e conseguimos abrigar-nos.

Artigos relacionados

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.