0

Janeiro de Cima | Aldeia do Xisto. Ó da Barca!!

Janeiro de cima

Janeiro de Cima faz parte da rede de Aldeias do Xisto, pertence ao município do Fundão (distrito de Castelo Branco), isto é, em plena Beira Baixa na Região Centro de Portugal.

Além disso está localizado na margem esquerda do Rio Zêzere, que nasce na zona da Serra da Estrela, sendo o segundo maior rio exclusivamente Português, logo a seguir ao Rio Mondego.

Neste artigo vamos contar-lhe a nossa experiência neste pequeno lugar, mas também lhe vamos dizer o que visitar e como chegar a esta Aldeia do Xisto.

Então, acompanha-nos neste viagem pela Aldeia de Xisto Janeiro de Cima?

Janeiro de Cima – a nossa experiência

Aldeias do Xisto.

Ficámos bastante agradados com o que vimos em Janeiro de Cima.

Logo na entrada da aldeia vai encontrar um mapa com a localização dos pontos mais interessantes.

Desta forma fica logo com uma ideia de o que pode visitar neste lugar e que resumidamente são as casas particulares do século XVII e XVIII, a Igreja Velha, a Igreja Nova, a Capela de São Sebastião, a Capela do Divino Espírito Santo, a Roda de Janeiro, a Barca, o Tear de Rua mas também a Capela de Nossa Senhora do Livramento.

Por outro lado neste mapa também vai encontrar a localização do início da Grande Rota do Zêzere e do Caminho do Xisto.

Pareceu-nos que as casas de xisto eram em número superior em comparação, por exemplo, com a Barroca.

Além disso, à medida que íamos passeando na aldeia, algumas pessoas perguntaram-nos de onde éramos e ficámos a conversar um bocadinho.

Esta aldeia, à semelhança de todas as aldeias do xisto que já visitámos, é bastante pequena, o que significa que se visita rapidamente.

Janeiro de Cima.
Janeiro de Cima aldeias do Xisto.

Se estiver na hora de almoço ou jantar não perca a oportunidade de experimentar o “Fiado Restaurante”!

Outra sugestão é dar um pulo à praia fluvial e, quem sabe, fazer um piquenique no Parque Fluvial da Lavandeira.

Em tempos passados a barca era usada para ir de uma margem do rio para a outra. O costume já se perdeu mas no verão pode dar um passeio no rio numa barca tradicional.

O que visitar em Janeiro de Cima

A Casa das Tecedeiras

Nesta casa vai poder conhecer a arte da fiação própria das terras serranas.

Iniciativas como esta são importantes para que não se perca a memória das artes tradicionais mas também serve de fonte de rendimento num local onde as oportunidades profissionais escassam.

Aqui promove-se, por exemplo, o cultivo do linho, no Laboratório Terra – O Regresso do Linho.

Horário de funcionamento da Casa das Tecedeiras: diariamente entre as 13:00 e as 17:30.

Dica: se estiver em Janeiro de Cima e a Casa das Tecedeiras estiver fechada, sugerimos que experimente telefonar para o número de telemóvel que indicamos a seguir.

Localização e contactos da Casa das Tecedeiras

Rua do Paraíso, n.º 16, em Janeiro de Cima, FUNDÃO

Telemóvel: 934 103 813

Casas particulares do Século XVII e XVIII

Aldeias do Xisto do Grupo Zêzere.

São três casas que datam dos séculos XVII e XVIII e que estão perfeitamente restauradas.

É realmente impressionante a qualidade das construções considerando que esta sempre foi uma pequena aldeia e que os habitantes apenas usavam os produtos da serra para construir as casas.

A Igreja Nova

A Igreja Nova situa-se na entrada da aldeia e tem um pequeno parque de estacionamento.

Sugerimos que deixe o seu carro estacionado neste parque e visite a aldeia a pé com toda a liberdade.

Pavimento em xisto

Miradouro da Sarnadela

Este miradouro não se localiza no centro da aldeia, mas antes na EN238 em direção à Barroca.

Por isso aproveite e visite também nessa zona a Capela de Nossa Senhora do Livramento e a Capela do Divino Espírito Santo.

Onde dormir em Janeiro de Cima

Dormir numa pequena aldeia deste tipo é uma experiência incrível pois a tranquilidade que aqui se vive assim como a vivência dos locais é algo que não se consegue sentir nos grandes centros urbanos.

Assim, a oferta em Janeiro de Cima passa por alojamentos locais tais como a Casa de Janeiro Alojamento, a Casa da Pedra Rolada Alojamento, a Casa Cova do Barro Alojamento e a Casa do Quelho Alojamento.

Por isso se está a pensar fazer uma pausa na azáfama do seu dia e passar uns dias num lugar sossegado sugerimos que confirme aqui os alojamentos nas Aldeias de Xisto.

Restaurantes em Janeiro de Cima

Já falámos anteriormente no Restaurante Fiado que realmente é uma referência quando se fala em onde comer em Janeiro de Cima.

No entanto existem outras opções de bares e cafés como é o caso do Cardoso Café, o Bar do Parque Fluvial da Lavandeiras.

Por fim, se preferir cozinhar num dos Alojamentos Locais e precisar de um sítios para fazer compras por favor tome nota que existe na aldeia o Mini-mercado Saberes e Sabores.

Como chegar a Janeiro de Cima

Do Porto:

De Lisboa:

Outras aldeias de Xisto do Grupo Zêzere

Enfim, existem seis aldeias do xisto que pertencem ao grupo Zêzere:

Nós temos como projeto visitar todas as Aldeias de Xisto de Portugal mas sabemos que ainda nos faltam algumas. É um gosto descobrir cada um destes tesouros a partilhar com os leitores do passaporte no bolso estas e outras pérolas que encontrámos no nosso país.

Por essa razão sugerimos que nos acompanhe nesta aventura pelos territórios de baixa densidade populacional de Portugal.

Não encontrou o que procura? Envie-nos um email ou deixe um comentário, temos todo o gosto em ajudar!

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Castelo Branco? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: