Ilhéu de Vila Franca e outros lugares a visitar em Vila Franca em 2022

Ilhéu de Vila Franca do Campo.
Índice do artigo

Atualizado em: Julho 16, 2022

O Ilhéu de Vila Franca é um dos cartões-postais mais conhecidos de São Miguel, nos Açores, e faz parte da Reserva Natural do Ilhéu de Vila Franca.

É um antigo vulcão submerso, cuja cratera está acima do nível do mar. Também é conhecido como o Anel da Princesa, por causa do formato da cratera.

Trata-se de uma zona balnear aberta a visitantes no verão, ou seja, pode usufruir de uma piscina natural no meio do oceano.

O facto de a ilhota de origem vulcânica ser apenas acessível de ferry durante um período do ano, torna uma visita a este lugar ainda mais especial.

Caso visite Vila Franca do Campo numa altura em que já não estejam disponíveis viagens para o ilhéu, não se preocupe pois existem outras atrações turísticas para visitar.

Assim, neste artigo vou dar-lhe algumas dicas de viagem, como por exemplo qual é a melhor forma de conhecer o Ilhéu de Vila Franca, o que fazer enquanto estiver lá, o que visitar em Vila Franca do Campo, sugestões de alojamento e como chegar.

Então, acompanha-me nesta viagem?

Qual é a melhor forma de conhecer Ilhéu Vila Franca Campo?

A melhor forma de conhecer o Ilhéu de Vila Franca é ir até lá, claro, e para isso deve ter em consideração que a ligação do ferry que sai do cais de Tagarete para o ilhéu é sazonal.

Por norma, as viagens de ferry para o ilhéu começam em junho e terminam em meados de outubro.

Além disso, há um número limite de 400 visitantes por dia, pelo que é importante que planeie com antecedência a sua visita.

De hora a hora, entre as 10h00 e as 18h00, o barco faz a viagem de cerca de 10 minutos até ao Ilhéu e regressa 10 minutos mais tarde.

Os barcos particulares e dos tours podem aproximar-se do ilhéu, mas apenas as embarcações oficiais podem deixar sair os passageiros.

Lembre-se que não existem bares no ilhéu, pelo que terá de levar consigo tudo o que precisar, como por exemplo água, snacks, protetor solar, toalha e um saco para trazer o lixo de volta.

O que fazer no Ilhéu de Vila Franca

Ilhéu de Vila Franca do Campo.
Ilhéu de Vila Franca do Campo.

Fazer praia, claro está, é a atividade mais frequente neste recanto paradisíaco, no entanto, existem outras atividades que pode explorar.

Assim, experimente levar o equipamento de snorkeling, ou alugue-o junto da cabine onde se compram os bilhetes e observe os peixes de perto.

Caso seja adepto de modalidades radicais, então tome nota que o Red Bull Cliff Diving tem lugar neste cenário idílico.

Por outro lado, se a sua atividade desportiva favorita é ficar de molho, tenho boas notícias, pois a temperatura da água no ilhéu ronda os 25º-26º graus e quase não há ondas.

Como chegar ao Ilhéu de Vila Franca?

Para chegar ao Ilhéu de Vila Franca deve comprar o bilhete de ferry online com pelo menos um dia de antecedência.

Se não conseguir, pode sempre dirigir-se ao cais de Tagarete para verificar se ainda existem lugares disponíveis.

O que visitar em Vila Franca

Igreja do Senhor Bom Jesus da Pedra em Vila Franca do campo.
Igreja do Senhor Bom Jesus da Pedra em Vila Franca do Campo (São Miguel).

O Ilhéu até pode ser um lugar muito interessante, mas em Vila Franca do Campo há muito para conhecer! Veja já a seguir algumas sugestões de o que visitar em Vila Franca em 2022.

O centro de Vila Franca do Campo

Não podia ser de outra forma, certo? O centro de Vila do Campo é pequeno, mas muito bonito.

Estacione o carro e percorra as ruas sem pressas, pois do seu roteiro devem fazer parte o Museu Olaria de Vila Franca, a Igreja de São Miguel Arcanjo, o Forte Real e o Parque de Lazer Poço Largo.

Na Rua do Penedo vai encontrar a fábrica das famosas Queijadas da Vila, que apesar de estarem à venda em vários lugares em São Miguel, são produzidos em Vila Franca.

A fábrica das Queijadas da Vila

Queijadas da Vila (São Miguel - Açores).
Queijadas da Vila (São Miguel – Açores).

As Queijadas da vila também são conhecidas como Queijadas do Morgado, e se gostar de provar doces como nós, não deixe passar a oportunidade de o fazer no local onde são feitas.

Aliás, ao comprar as queijadas diretamente na fábrica tem a garantia de que são frescas.

A Ermida de Nossa Senhora da Paz

Ermida de Nossa Senhora da Paz.
Ermida de Nossa Senhora da Paz.

Um pouco distante do centro, a Ermida de Nossa Senhora da Paz é um excelente miradouro para observar tanto a cidade como o Ilhéu de Vila Franca.

A longa escadaria branca com azulejos é imagem de marca, mas são as vistas para o oceano que chamam os visitantes ao cimo do monte.

Há parque de estacionamento se quiser passar algum tempo a contemplar a paisagem.

Alojamento em Vila Franca

Quarto duplo na Tradicampo.

Nós ficámos alojados na Tradicampo Eco-Country Houses, em Algarvia, a cerca de 30 km de Vila Franca, e recomendamos este alojamento.

Andar de carro é muito fácil em São Miguel e em relativamente pouco tempo vamos de um lado para outro da ilha.

Em Algarvia tem a vantagem de ser um local tranquilo e estar na zona menos alterada pelo homem.

Além disso, o alojamento tem tudo o que uma família precisa, como quartos espaçosos, cozinha completamente equipada, zona de barbecue, piscina com espreguiçadeiras, bicicletas, etc.

O que visitar em São Miguel em 2022. Vídeo com roteiro para uma semana

Assuntos relacionados

Fique a conhecer melhor a Ilha de São Miguel nos Açores explorando os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O meu lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem para famílias, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando faço viagens sozinha! Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. Também organizo viagens, por isso convido-o a espreitar o grupo Ofertas de VIAGENS.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.