50 Factos e Curiosidades Divertidas sobre a Ilha de Corfu (Grécia)

Vista a partir do Palácio da Sissi em Corfu.
Índice do artigo

Se está a pensar viajar para a Ilha de Corfu, na Grécia, então fique por aí, já que reuni um conjunto de 50 factos e curiosidades interessantes sobre esta ilha no Mar Jónico.

A ideia é que seja uma lista divertida de coisas que tenham relevância para quem quer conhecer a história e cultura da região.

Não são bem sugestões de o que ver e fazer, mas sim informações que não costumam fazer parte dos guias de viagem e que, acredito, vão tornar a sua estadia mais rica.

Também incluí alguns factos divertidos, porque viajar também é isso, é conhecer os lugares e histórias engraçadas das pessoas que lá vivem.

Além disso, no final deste artigo, menciono alguns posts para o ajudar a organizar a sua viagem, nomeadamente melhores lugares a visitar e informações sobre o Aeroporto de Corfu.

50 Curiosidades e Factos interessantes sobre a Ilha de Corfu, na Grécia

Visitar Corfu, na Grécia.
Visitar Corfu, na Grécia.

1. É a 7ª Maior Ilha Grega

Corfu é a sétima maior ilha da Grécia, com uma área de aproximadamente 592 km².

2. A Ilha de Corfu nunca foi conquistada pelos Turcos Otomanos

Corfu é uma das poucas ilhas gregas que nunca foi conquistada pelo Império Otomano, graças às fortificações construídas pelos venezianos durante os séculos de domínio.

3. Tem uma forte gerança veneziana

A presença veneziana em Corfu durou cerca de quatro séculos (1386-1797), deixando um legado significativo na arquitetura, cultura e gastronomia da ilha. Aliás, a Cidade Velha de Corfu, com ruas estreitas e edifícios históricos, é um excelente exemplo dessa influência.

4. Os Britânicos deixaram a sua marca

Após o domínio veneziano e antes da unificação com a Grécia, Corfu foi governada pelos britânicos (1815-1864). Em consequência, muitos britânicos mudaram-se para esta ilha grega para benefeciiar do estilo de vida mais baixo, enquanto aproveitavam o bom tempo.

5. Tradição do Críquete

Enfim, imagino que não associe a Ilha de Corfu à prática de críquete. Pois bem, esta é uma das poucas regiões na Grécia onde o críquete é popular! Pois bem, trata-se de um legado deixado pelos britânicos, sendo que existem vários clubes de críquete espalhados pela Ilha.

6. Arquitetura Franco-italiana

E as influências estrangeiras ainda não terminaram, ou seja, a arquitetura de Corfu também reflete a ocupação francesa (1797-1799) e italiana (1941-1943). E qual é o resultado? Pois bem, é uma uma mistura única de estilos arquitetónicos que aumenta o encanto de Corfu.

Escadaria no Palácio da Sissi, com pintura de Aquiles vitorioso.
Escadaria no Palácio da Sissi, com pintura de Aquiles vitorioso.

7. Palácio Achilleion é um dos locais mais visitados na ilha

O Palácio Achilleion foi construído pela Imperatriz Elisabeth da Áustria, também conhecida como Sissi, em 1890, portanto, os turistas acorrem em massa a este palácio para ver as estátuas e jardins dedicados ao herói grego Aquiles.

8. A Ilha de Corfu é Local de Filmes Famosos

Corfu foi um dos principais lugares para filmagem do filme de James Bond, “For Your Eyes Only” (1981), ou seja, a ilha aparece em várias cenas icónicas do filme.

9. Casa de Durrell

A Ilha de Corfu ganhou fama literária graças aos livros de Gerald Durrell, especialmente “Minha Família e Outros Animais”. Aliás, a casa onde Durrell viveu com sua família ainda pode ser visitada em Kalami. Além disso, também existiu uma adaptação para a televisão que passou nas televisões em Portugal.

10. Faz parte da Lista de Património Mundial da UNESCO

A Cidade Velha de Corfu foi declarada Património Mundial da UNESCO em 2007, em reconhecimento pela sua arquitetura bem preservada e pela mistura de influências culturais ao longo dos séculos. Portanto, ao visitar o centro de Corfu, não se esqueça de apreciar os lindos edifícios.

Old Corfu.
Old Corfu.

11. A Ilha de Corfu Tem Festas Tradicionais Únicas

Durante a Páscoa, Corfu tem a tradição única de lançar potes de cerâmica das janelas, um costume conhecido como “Pot Throwing”. Aliás, este evento atrai muitos visitantes e simboliza a expulsão do mal e a renovação. Mas ao participar neste evento, tenha cuidado para não levar com um pote na cabeça e ir parar ao hospital.

12. O maior parque aquático da Europa fica em Corfu (Aqua Land)

Eu não aprecio os parques aquiáticos, mas os meus filhos não são da mesma opinião! Portanto, se gosta de passar um dia a mergulhar em piscinas ou andar de slide, tobogãs ou escorregas de água, tome nota que em Corfu existe um dos maiores parques aquáticos da Europa, o Aqualand.

Como já deve ter percebido, este parque é uma atração muito popular para famílias.

13. Festival de Música Clássica

O Festival de Música de Corfu, realizado anualmente, atrai músicos e amantes da música clássica de todo o mundo. Ou seja, é uma excelente altura para viajar para Corfu se aprecia ouvir este tipo de música.

14. O Vinho de Corfu

Apesar de não serem muito conhecidos, a Ilha de Corfu produz vinhos únicos, como o vinho Kakotrigis, uma variedade de uva local. Também tem a possibilidade de fazer tours pelas vinhas.

15. Montanhas e Trilhos de Corfu

O Monte Pantokrator é o ponto mais alto da ilha de Corfu. E para os amantes de desporto, o trilho de Corfu (Corfu Trail) é um percurso de longa distância que atravessa a ilha, ou seja, é perfeito para caminhantes e amantes da natureza.

16. A ilha de Corfu está embrenhada em Mitologia Grega

Corfu é mencionada na mitologia grega como o lugar onde o herói Odisseu encontrou refúgio e recebeu ajuda da princesa Nausícaa antes de retornar a Ítaca.

O que fazer em Corfu: explorar a antiga fortaleza.
O que fazer em Corfu: explorar a antiga fortaleza.

17. A Ilha de Corfu tem duas fortalezas: a Fortaleza Antiga e Nova

Corfu tem não uma, mas duas fortificações impressionantes: a Fortaleza Antiga, construída pelos venezianos no século XV, e a Fortaleza Nova, construída no século XVI para defender a cidade contra os otomanos.

18. A Mítica Ilha dos Feácios

Segundo a mitologia grega, Corfu é a ilha dos Feácios, mencionada na Odisseia de Homero, onde Odisseu foi encontrado pela princesa Nausícaa e levado ao rei Alcino.

19. O Monumento de Menekratis

Um antigo túmulo datado do século VII a.C., localizado em Garitsa, é uma das evidências mais antigas da presença grega em Corfu.

20. Corfu tem um santo protetor e o seu templo é a Igreja de São Spyridon

A igreja mais importante de Corfu, dedicada ao padroeiro da ilha, São Spyridon. As suas relíquias são guardadas lá e acredita-se que o santo protege a ilha.

21. A Cultura do Café na Ilha de Corfu

Corfu tem uma forte cultura de café, com inúmeros cafés charmosos onde os locais e turistas se reúnem para socializar e relaxar, especialmente na Liston Promenade. Portanto, tome nota e passe por lá num fim de tarde depois da praia.

Descansar à sombra nas praças gregas.
Descansar à sombra nas praças gregas.

22. 3% do azeite mundial provém da Ilha de Corfu

Corfu é coberta por vastas florestas de oliveiras, muitas das quais têm séculos de idade. A produção de azeite é uma parte significativa da economia local, aliás, cerca de 3% do azeite virgem mundial é produzido na Ilha de Corfu.

23. Resort de Paleokastritsa

É uma das áreas mais paradisíacas de Corfu, conhecida por praias de água turquesa, águas cristalinas e o Mosteiro de Paleokastritsa, situado num cimo de um penhasco. Deslumbrante, sem dúvida!

24. O Canal d’Amour

Localizado em Sidari, o Canal d’Amour é uma formação rochosa natural famosa. Diz a lenda que os casais que nadam através dele ficarão juntos para sempre. Portanto, dê corda aos sapatos e vá dar um mergulho com a sua cara metade.

25. A Praia de Glyfada

Uma das praias mais populares de Corfu, Glyfada é conhecida pela sua areia dourada, águas cristalinas e vida noturna bem animada. Ou seja, é ideal para grupos de jovens que se querem divertir!

Fazer compras na Rua Kapodistriou.
Fazer compras na Rua Kapodistriou.

26. Corfu Town Trail

Trata-se de um caminho histórico autoguiado pela Cidade Velha, onde os visitantes podem explorar os principais pontos de interesse e aprender sobre a história e a arquitetura da cidade. Passe pelo Posto de Turismo para pedir um mapa e parta à aventura!

27. Festival de Corfu

Realizado todos os verões, este festival celebra a música, teatro e dança, atraindo artistas de todo o mundo. Vale muito a pena pela programação cultural diversificada!

28. Kerkyra, é o Nome Antigo da Ilha de Corfu

Corfu é também conhecida pelo seu nome grego, Kerkyra, que tem origem na mitologia, e que resulta do nome da ninfa Korkyra.

Entrada para o antigo castelo.
Entrada para o antigo castelo.

29. Festival de Vinhos de Arillas

Realizado anualmente na aldeia de Arillas, este festival celebra a produção local de vinho com provas, música e dança tradicional. Tome nota pois este eveto costuma ter lugar no primeiro sábado de setembro.

30. Resort de Kassiopi

Um destino popular no norte da ilha, Kassiopi combina praias paradisíacas com um castelo bizantino e uma animada vida noturna. Aliás, precisa de mais alguma coisa para umas férias de sonho?

31. A Caverna Azul

A Caverna Azul, localizada em Paleokastritsa, é um local espetacular para explorar de barco, já que as suas águas de um azul profundo e formações rochosas impressionam até os mais céticos.

32. O Phonograph, Gramophone and Music Museum

Trata-se de um museu único localizado em Lefkimmi e que exibe fonógrafos, gramofones e outros instrumentos musicais antigos. Ou seja, mostra a evolução da música gravada.

33. A Ilha de Corfu foi o local de nascimento do Príncipe Filipe

O Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo e consorte da Rainha Isabel II, nasceu na ilha de Corfu a 10 de junho de 1921 e faleceu em Windsor, a 9 de abril de 2021.

Agios Georgios, a Capela de São Jorge na Antiga Fortaleza.
Agios Georgios, a Capela de São Jorge na Antiga Fortaleza.

34. A Capital e a Ilha têm o mesmo nome

A capital da Ilha de Corfu também se chama Corfu, ou Kerkyra em grego, refletindo a importância histórica da cidade.

35. Reunida com a Grécia em 1864

Corfu foi reunida com a Grécia em 1864, após o domínio britânico, como parte da união das Ilhas Jónicas com a Grécia moderna.

36. Os Gregos Não a Chamam Corfu

Na Grécia, Corfu é conhecida como Kerkyra, nome com origens na mitologia grega.

Ilhota entre Corfu e Albânia.
Ilhota entre Corfu e Albânia.

37. A Ilha de Corfu fica a Apenas 3 Quilómetros da Albânia

A ilha está localizada a apenas 3 km da costa da Albânia, sendo uma das ilhas gregas mais próximas deste país. Aliás, do centro de Corfu vê-se perfeitamente a costa da Albânia.

38. Amantes da Aviação Adoram a Ilha de Corfu

Corfu é um destino popular entre os spotters de aviões devido à espetacular aproximação ao Aeroporto Internacional de Corfu.

Aeroporto Internacional de Corfu-Ioannis Kapodistrias (CFU).
Aeroporto Internacional de Corfu-Ioannis Kapodistrias (CFU).

39. A Ilha de Corfu é Habitada Há Pelo Menos 3000 Anos

Corfu tem uma história de habitação contínua que remonta a pelo menos 3000 anos, evidenciada por numerosos sítios arqueológicos. Portanto, um paraíso para os amantes de arqueologia.

40. Kumquat é o Fruto Típico da Ilha

O kumquat, uma pequena fruta cítrica, é o produto típico de Corfu, com o qual fazem licores e doces a partir desta fruta.

41. Primeiro Governador da Grécia Nasceu na Ilha de Corfu

Ioannis Kapodistrias, o primeiro governador do Estado Grego moderno, nasceu em Corfu em 1776. Isto é motivo de orgulho pelos habitantes da Ilha de Corfu.

42. Mencionada numa Canção de Drake

O rapper Drake menciona Corfu na sua música “Diplomatic Immunity”, trazendo uma menção moderna à ilha. Aposto que isto não sabia!

43. Primeira Universidade da Grécia Foi Fundada Aqui

A Academia Jónica, a primeira universidade da Grécia moderna, foi fundada em Corfu em 1824.

44. Primeiro Teatro e Ópera Modernos na Grécia

O Teatro de São Giacomo, fundado em Corfu, foi o primeiro teatro e casa de ópera modernos da Grécia.

Vista a partir do Palácio da Sissi em Corfu.
Vista a partir do Palácio da Sissi em Corfu.

45. A Ilha Grega Mais Verde

Corfu é conhecida como a ilha mais verde da Grécia, porque tem vastas florestas de oliveiras e vegetação abundante.

46. Maior Catástrofe da Ilha aconteceu em 1718

Em 1718, Corfu sofreu um grande incêndio que destruiu grande parte da Cidade Velha.

47. A Nota de Maior Valor da Grécia é Exibida Aqui

O Museu do Dinheiro em Corfu exibe a nota de maior valor já emitida na Grécia, uma raridade histórica.

48. Pastitsada é o prato típico da Ilha de Corfu

Sinceramente acho estranho que o prato mais popular numa ilha seja de carne, mas isto acontece em Corfu. Portanto, estando de visita na ilha, recomendo que experimente o tradicional Pastitsada, que é um estufado de carne com molho de tomate e queijo. Costuma ser acompanhado de massa.

49. Há uma palavra que só se usa em Corfu: kandounia

Em Corfu, há uma palavra única que reflete a singularidade e charme desta ilha grega: kandounia. Este termo é utilizado pelos habitantes locais para descrever as estreitas ruas do centro histórico de Corfu.

50. A maior praça grega fica na Ilha de Corfu

Pois é, Espianada, a maior praça da Grécia, encontra-se na Ilha de Corfu. É frequentada tanto por locais como por turistas e está cercada por edifícios históricos. Além disso, Spianada também é palco de diversos eventos culturais e sociais da Ilha de Corfu.

Leia também

Por fim, está a pensar visitar a Grécia? Então tomamos a liberdade de sugerir os seguintes artigos:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.