Atualizado em: Março 17, 2021
Idanha-a-Velha é uma das mais antigas das 12 Aldeias Históricas de Portugal.
Pertence ao município de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, isto é, na região da Beira Baixa.
Foi fundada no século I a.C. e desde essa altura que foi sempre habitada.
Assim se explicam os achados arqueológicos de diferentes épocas encontrados na povoação e que ainda hoje podemos observar.
Então, acompanha-nos nesta viagem pela antiga Egitânia no Centro de Portugal?
O que visitar em Idanha-a-Velha
É dentro das muralhas de Idanha-a-Velha que vai encontrar os lugares mais interessantes para visitar desta aldeia histórica, pelo menos na nossa opinião.
A Porta Norte

Assim, logo na entrada vai ter oportunidade para observar a Porta Norte de Idanha-a-Velha.
Trata-se de uma construção com três arcos de volta perfeita e que permitiria a entrada para a zona intra muros.
Atualmente uma parede impede a passagem, no entanto, existem uns degraus de lado que permitem a subida às muralhas e a consequente entrada dentro da zona histórica.
Por outro lado, era deste lugar que partia a estrada que fazia a ligação a Braga.
A Igreja de Santa Maria

A Igreja de Santa Maria é a antiga Sé Catedral quando a localidade ainda se chamava Egitânia, por isso percebe a antiguidade e preciosidade da mesma.
Aliás, ao redor da igreja vai encontrar inúmeros achados arqueológicos como partes de esculturas que estão dispostas no chão.
O Lagar de Varas
O Lagar de Varas é um espaço museológico e é onde está instalado o posto de turismo mas por causa da pandemia está fechado e na data em que escrevemos este artigo ainda não se sabe quando irá reabrir.
O Pelourinho e Igreja Matriz

O Pelourinho de Idanha-a-Velha e a Igreja Matriz são dois lugares a incluir no seu roteiro e que podem ser admirados sem limitações, com exceção do interior da igreja que está condicionado pelos horários das celebrações eucarísticas.
Esta praça tem um enquadramento muito bonito, onde se destaca o granito das construções, por isso demore algum tempo a apreciar este lugar.
A Torre dos Templários

Do castelo mandado construir pelos Templários apenas resta o Torre de Menagem, também chamada de Torre dos Templários ou ainda Torre do Castelo mas acredite que mesmo assim vale a sua visita.
Esta torre data do século XIII, aliás, ainda se consegue ler a data de 1245 numa parede da torre.
A Porta Sul ou Porta do Rio Pônsul
Apesar da Porta Sul não ser tão monumental como a Porta Norte, a verdade é que acreditamos que deve ser incluída no seu roteiro em Idanha-a-Velha.
Por outro lado, se quiser passar as polras para a outra margem do Rio Pônsul a melhor forma de lá chegar é precisamente pela Porta Sul.
Já agora, polras são estruturas antigas que permitiam a passagem sobre os cursos de água quando não existia ponte.
O que fazer em Idanha-a-Velha

- visitar lojas de produtos tradicionais e levar para casa queijo, vinho assim como borrachões, que são biscoitos tradicionais feitos com vinho;
- atravessar as polras no Rio Pônsul e tentar não cair à água;
- espreitar o forno comunitário que antigamente pertencia à família Marrocos mas agora é para usufruto de todos na aldeia;
- e porque não conversar com os habitantes locais à sombra de uma amoreira centenária e se tiver sorte provar alguns destes frutos.
Alojamento em Idanha-a-Velha
Como vê há muito para visitar e fazer em Idanha-a-Velha, por isso, se pretende dormir na região a seguir indicamos sugestões de hotéis.
Já sabe que ao reservar o seu alojamento através dos nossos links nós recebemos uma pequena comissão mas é claro que você não paga mais por isso.
Dicas de viagem
O centro histórico visita-se muito bem a pé, por isso tomamos a liberdade de sugerir que deixe o carro estacionado do lado de fora das muralhas, por exemplo, junto à Praça de Touros, e explore a aldeia caminhando.
Como chegar a Idanha-a-Velha
De Lisboa
A viagem de Lisboa até Idanha-a-Velha é de cerca de 270 km o que irá demorar pouco menos de três horas de viagem, por isso é recomendável que faça pelo menos uma pausa pelo caminho.
Do Porto
Se viaja a partir da cidade do Porto por optar pela A25 ou A1 e conte com cerca de 3 horas de viagem para percorrer os cerca de 280 quilómetros mas não deixe que isso o desanime.
Por fim, está a pensar visitar o distrito de Castelo Branco? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:
- Serra da Estrela o que visitar
- Sport Hotel Gym + SPA Covilhã
- Hotel Samasa Fundão |alojamento & restaurante
- O que visitar em Monsanto | Aldeia Histórica
- Janeiro de Cima | Aldeia do Xisto. Ó da Barca!!
- Barroca | visita a uma das Aldeias do Xisto
- O que visitar em Belmonte |guia de viagem completo
- Praia Fluvial do Pego | houve mar em Penha Garcia
- O que visitar na Covilhã
- Idanha-A-Velha Aldeia Histórica
- Aldeia Histórica de Castelo Novo
- Fundão o que visitar na terra das cerejas
- O Alambique de Ouro | Resort familiar no Fundão
- Alpedrinha, a “Sintra da Beira”
- Idanha-a-Nova o que visitar, fazer & dicas de viagem
- Penha Garcia: cascata, praia fluvial, castelo e fósseis
- Passadiços do Orvalho e cascata da Fraga de Água d’Alta em Oleiros
- Penamacor o que visitar
- Cova da Beira: roteiro para três dias inesquecíveis
- Serra do Açor: entre aldeias do xisto, praias fluviais e cascatas
- Oleiros: visitar o Cristo-Rei, fazer trilhos e mergulhar em cascatas
Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.