0

Idanha-a-Velha Aldeia Histórica

Pelourinho de Idanha-a-Velha

Idanha-a-Velha é uma das mais antigas das 12 Aldeias Históricas de Portugal.

Pertence ao município de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, isto é, na região da Beira Baixa.

Foi fundada no século I a.C. e desde essa altura que foi sempre habitada.

Assim se explicam os achados arqueológicos de diferentes épocas encontrados na povoação e que ainda hoje podemos observar.

Então, acompanha-nos nesta viagem pela antiga Egitânia no Centro de Portugal?

O que visitar em Idanha-a-Velha

É dentro das muralhas de Idanha-a-Velha que vai encontrar os lugares mais interessantes para visitar desta aldeia histórica, pelo menos na nossa opinião.

A Porta Norte

Porta Nova de Idanha-a-velha
Porta Nova de Idanha-a-Velha

Assim, logo na entrada vai ter oportunidade para observar a Porta Norte de Idanha-a-Velha.

Trata-se de uma construção com três arcos de volta perfeita e que permitiria a entrada para a zona intra muros.

Atualmente uma parede impede a passagem, no entanto, existem uns degraus de lado que permitem a subida às muralhas e a consequente entrada dentro da zona histórica.

Por outro lado, era deste lugar que partia a estrada que fazia a ligação a Braga.

A Igreja de Santa Maria

Igreja de Santa Maria
Igreja de Santa Maria

A Igreja de Santa Maria é a antiga Sé Catedral quando a localidade ainda se chamava Egitânia, por isso percebe a antiguidade e preciosidade da mesma.

Aliás, ao redor da igreja vai encontrar inúmeros achados arqueológicos como partes de esculturas que estão dispostas no chão.

O Lagar de Varas

O Lagar de Varas é um espaço museológico e é onde está instalado o posto de turismo mas por causa da pandemia está fechado e na data em que escrevemos este artigo ainda não se sabe quando irá reabrir.

O Pelourinho e Igreja Matriz

Pelourinho de Idanha-a-Velha
Pelourinho e Igreja Matriz de Idanha-a-Velha

O Pelourinho de Idanha-a-Velha e a Igreja Matriz são dois lugares a incluir no seu roteiro e que podem ser admirados sem limitações, com exceção do interior da igreja que está condicionado pelos horários das celebrações eucarísticas.

Esta praça tem um enquadramento muito bonito, onde se destaca o granito das construções, por isso demore algum tempo a apreciar este lugar.

A Torre dos Templários

Torre dos Templários
Torre dos Templários

Do castelo mandado construir pelos Templários apenas resta o Torre de Menagem, também chamada de Torre dos Templários ou ainda Torre do Castelo mas acredite que mesmo assim vale a sua visita.

Esta torre data do século XIII, aliás, ainda se consegue ler a data de 1245 numa parede da torre.

A Porta Sul ou Porta do Rio Pônsul

Apesar da Porta Sul não ser tão monumental como a Porta Norte, a verdade é que acreditamos que deve ser incluída no seu roteiro em Idanha-a-Velha.

Por outro lado, se quiser passar as polras para a outra margem do Rio Pônsul a melhor forma de lá chegar é precisamente pela Porta Sul.

Já agora, polras são estruturas antigas que permitiam a passagem sobre os cursos de água quando não existia ponte.

O que fazer em Idanha-a-Velha

Amoreira centenária em Idanha-a-Velha
  • visitar lojas de produtos tradicionais e levar para casa queijo, vinho assim como borrachões, que são biscoitos tradicionais feitos com vinho;
  • atravessar as polras no Rio Pônsul e tentar não cair à água;
  • espreitar o forno comunitário que antigamente pertencia à família Marrocos mas agora é para usufruto de todos na aldeia;
  • e porque não conversar com os habitantes locais à sombra de uma amoreira centenária e se tiver sorte provar alguns destes frutos.

Alojamento em Idanha-a-Velha

Como vê há muito para visitar e fazer em Idanha-a-Velha, por isso, se pretende dormir na região a seguir indicamos sugestões de hotéis.

Já sabe que ao reservar o seu alojamento através dos nossos links nós recebemos uma pequena comissão mas é claro que você não paga mais por isso.

Alojamento em Idanha-a-Velha

Dicas de viagem

O centro histórico visita-se muito bem a pé, por isso tomamos a liberdade de sugerir que deixe o carro estacionado do lado de fora das muralhas, por exemplo, junto à Praça de Touros, e explore a aldeia caminhando.

Como chegar a Idanha-a-Velha

De Lisboa

A viagem de Lisboa até Idanha-a-Velha é de cerca de 270 km o que irá demorar pouco menos de três horas de viagem, por isso é recomendável que faça pelo menos uma pausa pelo caminho.

Do Porto

Se viaja a partir da cidade do Porto por optar pela A25 ou A1 e conte com cerca de 3 horas de viagem para percorrer os cerca de 280 quilómetros mas não deixe que isso o desanime.

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Castelo Branco? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: