Atualizado em: Março 12, 2023
Está a pensar visitar Gibraltar nos próximos tempos? Então não se esqueça que para entrar em Gibraltar é preciso Passaporte.
O território britânico ultramarino está situado no extremo sul da Península Ibérica e é um destino popular para quem está a fazer uma road trip no Sul de Espanha.
Foi exatamente isso que fizemos! Estávamos de férias no Sul de Espanha e achámos que era uma pena estar ali tão perto e não fazer um desvio até ao famoso rochedo.
E ainda bem que o fizemos pois foi uma experiência incrível. Devo dizer que algumas coisas me deixaram impressionada, umas pela positiva mas outras pela negativa.
Em primeiro lugar, achei incrível existirem macacos a circular livremente pela área da Reserva Natural.

Depois, e pela negativa, percebi que os condutores têm uma condução muito agressiva!
Isto é, conduzem muito rápido tendo em conta que as estradas são estreitas e buzinam bastante. Aquilo quase que parecia uma selva!
Vimos muitos carros amolgados nas ruas, por isso tenha cuidado e atenção redobrados.
A outra experiência que nos pareceu surreal foi o facto de para entrar em Gibraltar é obrigatório passar pelo aeroporto, quer seja de carro ou a pé.
A logística é incrível! Sempre que um avião aterra ou se prepara para descolar, encerram a estrada que passa no meio da pista, depois passa um veículo para inspecionar o piso e só depois o avião pode levantar voo ou aterrar.
Vamos, então, fazer um roteiro em Gibraltar com sugestões de o que ver e fazer no destino.
O que visitar em Gibraltar
Gibraltar tem uma rica história e cultura que remontam aos tempos antigos.
Por isso, se se interessa pela história do local, perceba a sua importância estratégica, bem como suas influências culturais, que incluem elementos britânicos e espanhóis numa visita ao território.
O Castelo Mouro
Este castelo medieval compreende vários edifícios e muralhas fortificadas.
Apesar do inegável interesse histórico, a verdade é que o Castelo Mouro é procurado principalmente pela vista desafogada que proporciona sobre a cidade de Gibraltar, o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo.
O Teleférico de Gibraltar
Uma vez que o território de Gibraltar é, literalmente, um rochedo, compreende-se que o teleférico seja tão popular.
No entanto, a nossa família tem graves problemas com alturas, por isso decidimos não fazer a viagem de teleférico.
O Farol na Europa Point
Afastando-se do centro da cidade e se optar por dar uma volta a Gibraltar, vai encontrar o Europa Point, o ponto mais meridional de Gibraltar.
A partir deste ponto e em dias com bom tempo é bem visível a costa de África, incluindo Ceuta e as montanhas marroquinas do Rife.
O Porto de cruzeiros
Gibraltar tem um porto movimentado e vibrante com uma longa história de comércio marítimo.
Pode fazer um tour pelo porto e visitar atrações como o Gibraltar Sea Adventures Aquarium e o Gibraltar Fish Market.
Alojamento em Gibraltar
Apesar de ser uma cidade pequena, é boa ideia ficar a dormir uma ou duas noites no rochedo.
Assim, no centro, o The Eliott Hotel tem uma piscina no último piso e dois restaurantes. Além disso, os quartos têm varandas com uma vista espetacular.
Já se prefere ficar num apartamento, então o Sylvain Suites-Hosted by Sweetstay é uma boa escolha. Tem localização central, cozinha e wi-fi gratuito.
Se nenhuma destas soluções lhe agradou, sugiro que veja no link a seguir a disponibilidade e preços dos alojamentos em Gibraltar.
Turismo em Gibraltar
Gibraltar é um território ultramarino britânico localizado na costa sul da Espanha. É conhecido por sua icónica Rocha, que fica a uma altura de 426 metros e tem uma variedade de flora e fauna, incluindo os famosos macacos de Barbary, os únicos primatas selvagens da Europa.
O turismo é uma parte importante da economia em Gibraltar, com muitos visitantes vindo para ver a Rocha (The Rock) e suas atrações, como o Museu, os Túneis do Grande Cerco e o Teleférico. A própria cidade é uma mistura de influências britânicas e espanholas, com um centro histórico, um porto movimentado e um movimentado centro comercial.
Além das suas atrações históricas e culturais, tem um clima mediterrâneo agradável e tem várias belas praias, incluindo Eastern Beach e Western Beach. Há também uma série de atividades ao ar livre disponíveis na área, como caminhadas, escalada e mergulho.
No geral, Gibraltar é um destino fascinante e diversificado que oferece algo para todos, desde os aficionados por história até os banhistas.
Para visitar Gibraltar é preciso Passaporte?
Os cidadãos portugueses precisam de Passaporte para entrar em Gibraltar.
Recorde-se que Gibraltar faz parte do Reino Unido e que desde 01 de outubro de 2021 que é necessária a apresentação de um Passaporte válido na fronteira.
Ou seja, o cartão de cidadão português já não é suficiente.
Quantos dias preciso para visitar Gibraltar?
Gibraltar é um destino pequeno, e a duração da sua visita vai depender dos seus interesses e do tempo que tem disponível. Aqui estão alguns fatores a considerar ao planejar sua viagem:
O que quer ver e fazer: existem muitas atrações para visitar, como o Rochedo, o Museu de Gibraltar, os Túneis do Grande Cerco e o Teleférico de Gibraltar. Dependendo dos seus interesses, pode reservar mais tempo para explorar estas atrações e outros locais no território.
Quanto tempo tem disponível: Se tiver um tempo limitado, convém concentrar-se nas principais atrações. Se tiver mais tempo, pode incluir atividades como caminhadas, escalada ou mergulho, ou fazer uma viagem de um dia para destinos próximos em Espanha.
Seu estilo de viagem: algumas pessoas preferem viajar devagar e explorar um destino num ritmo tranquilo, enquanto outras preferem fazer as malas o máximo possível num curto período de tempo. Considere o seu estilo de viagem e quanto tempo deseja gastar a explorar Gibraltar.
Enfim, a maioria das pessoas poderá ver as principais atrações de Gibraltar em dois ou três dias, mas pode querer reservar mais tempo se quiser fazer mais atividades ou explorar o território com mais profundidade.
O que compensa comprar em Gibraltar?
Aqui estão algumas coisas que pode querer comprar enquanto estiver em Gibraltar:
Lembranças: A região tem uma rica história e cultura, e pode encontrar uma variedade de lembranças que refletem isso, como cartões postais, chaveiros e t-shirts com imagens do Rochedo de Gibraltar ou dos macacos de Barbary. Também pode encontrar lembranças com temas britânicos ou espanhóis, como bules ou sombreros.
Selos: Compre selos exclusivos, que são populares entre os colecionadores. Pode encontrar uma variedade de selos em revendedores de selos ou no Gibraltar Philatelic Bureau.
Itens isentos de impostos (Duty-free items): Gibraltar é uma zona franca, portanto, pode encontrar uma variedade de itens isentos de impostos a preços que podem ser mais baixos do que em outros países. Isso pode incluir itens como álcool, tabaco e perfume.
Joias: Espreite as joalherias que vendem uma variedade de joias de ouro e prata, incluindo anéis, pulseiras e brincos e leve para casa presentes originais.
Dicas para evitar problemas em Gibraltar
Algumas regras que convém ter em mente quando entrar em Gibraltar, por fazer parte do Reino Unido, é que é proibido fumar em espaços públicos, como centros comerciais, hotéis e restaurantes.
A condução faz-se pela esquerda, como em Inglaterra, e tem a desvantagem de as curvas serem bastante apertadas, por isso modere a velocidade.
A moeda em Gibraltar é a libra, apesar de alguns sítios aceitarem euros. Em todo o caso, o câmbio é sempre a nosso desfavor, por isso o cartão Revolut é a melhor alternativa.
Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.