Gibraltar 2024: o que visitar e dicas para visitar o rochedo britânico

Gibraltar
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 25, 2024

Está a pensar visitar Gibraltar nos próximos tempos? E precisa de dicas de o que ver e fazer em Gibraltar, assim como perceber se é preciso passaporte para entrar em Gibraltar?

Então está no sítio certo!

O território britânico ultramarino está situado no extremo sul da Península Ibérica e é um destino popular para quem está a fazer uma road trip no Sul de Espanha.

Foi exatamente isso que fizemos! Estávamos de férias no Sul de Espanha e achámos que era uma pena estar ali tão perto e não fazer um desvio até ao famoso rochedo.

E ainda bem que o fizemos pois foi uma experiência incrível. Devo dizer que algumas coisas me deixaram impressionada, umas pela positiva mas outras pela negativa.

Em primeiro lugar, achei incrível existirem macacos a circular livremente pela área da Reserva Natural.

Macacos em Gibraltar. Dicas de o que visitar no Rochedo de Gibraltar.

Depois, e pela negativa, percebi que os condutores têm uma condução muito agressiva!

Isto é, conduzem muito rápido tendo em conta que as estradas são estreitas e buzinam bastante. Aquilo quase que parecia uma selva!

Vimos muitos carros amolgados nas ruas, por isso tenha cuidado e atenção redobrados.

A outra experiência que nos pareceu surreal foi o facto de para entrar em Gibraltar é obrigatório passar pelo aeroporto, quer seja de carro ou a pé.

A logística é incrível! Sempre que um avião aterra ou se prepara para descolar, encerram a estrada que passa no meio da pista, depois passa um veículo para inspecionar o piso e só depois o avião pode levantar voo ou aterrar.

Vamos, então, fazer um roteiro em Gibraltar com sugestões de o que ver e fazer no destino.

O que visitar em Gibraltar

Gibraltar tem uma rica história e cultura que remontam aos tempos antigos.

Por isso, se se interessa pela história do local, perceba a sua importância estratégica, bem como suas influências culturais, que incluem elementos britânicos e espanhóis numa visita ao território.

O Castelo Mouro

Este castelo medieval compreende vários edifícios e muralhas fortificadas.

Apesar do inegável interesse histórico, a verdade é que o Castelo Mouro é procurado principalmente pela vista desafogada que proporciona sobre a cidade de Gibraltar, o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo.

O Teleférico de Gibraltar

Uma vez que o território de Gibraltar é, literalmente, um rochedo, compreende-se que o teleférico seja tão popular.

No entanto, a nossa família tem graves problemas com alturas, por isso decidimos não fazer a viagem de teleférico.

O Farol na Europa Point

Afastando-se do centro da cidade e se optar por dar uma volta a Gibraltar, vai encontrar o Europa Point, o ponto mais meridional de Gibraltar.

A partir deste ponto e em dias com bom tempo é bem visível a costa de África, incluindo Ceuta e as montanhas marroquinas do Rife.

O Porto de cruzeiros

Gibraltar tem um porto movimentado e vibrante com uma longa história de comércio marítimo.

Pode fazer um tour pelo porto e visitar atrações como o Gibraltar Sea Adventures Aquarium e o Gibraltar Fish Market.

Alojamento em Gibraltar

Apesar de ser uma cidade pequena, é boa ideia ficar a dormir uma ou duas noites no rochedo.

Assim, no centro, o The Eliott Hotel tem uma piscina no último piso e dois restaurantes. Além disso, os quartos têm varandas com uma vista espetacular.

Já se prefere ficar num apartamento, então o Sylvain Suites-Hosted by Sweetstay é uma boa escolha. Tem localização central, cozinha e wi-fi gratuito.

Se nenhuma destas soluções lhe agradou, sugiro que veja no link a seguir a disponibilidade e preços dos alojamentos em Gibraltar.

Hotéis em Gibraltar

Turismo em Gibraltar

Gibraltar é um território ultramarino britânico localizado na costa sul de Espanha. É conhecido pela sua icónica Rocha, que fica a uma altura de 426 metros e tem uma variedade de flora e fauna, incluindo os famosos macacos de Barbary, os únicos primatas selvagens da Europa.

O turismo é uma parte importante da economia em Gibraltar, com muitos visitantes que querem ver a Rocha (The Rock) e as suas atrações, como por exemplo o Museu, os Túneis do Grande Cerco e o Teleférico. A própria cidade é uma mistura de influências britânicas e espanholas, com um centro histórico, um porto movimentado e um centro comercial muito interessante para visitar.

Além das suas atrações históricas e culturais, Gibraltar tem um clima mediterrâneo agradável e várias praias, incluindo Eastern Beach e Western Beach. Há também uma série de atividades ao ar livre disponíveis na área, como caminhadas, escalada e mergulho.

Para visitar Gibraltar é preciso Passaporte?

Os cidadãos portugueses não precisam de Passaporte para entrar em Gibraltar, apesar de Gibraltar fazer parte do Reino Unido.

Assim, para visitar Gibraltar, não é necessária a apresentação de um Passaporte válido na fronteira e o cartão de cidadão ou bilhete de identidade é suficiente.

Quantos dias preciso para visitar Gibraltar?

Gibraltar é um destino pequeno, e a duração da sua visita vai depender dos seus interesses e do tempo que tem disponível. Aqui estão alguns fatores a considerar ao planear a sua viagem:

O que quer ver e fazer: existem muitas atrações para visitar, como o Rochedo, o Museu de Gibraltar, os Túneis do Grande Cerco e o Teleférico de Gibraltar. Dependendo dos seus interesses, pode reservar mais tempo para explorar estas atrações e outros locais no território.

Quanto tempo tem disponível: Se tiver um tempo limitado, convém concentrar-se nas principais atrações. Se tiver mais tempo, pode incluir atividades como caminhadas, escalada ou mergulho, ou fazer uma viagem de um dia para destinos próximos em Espanha.

O seu estilo de viagem: algumas pessoas preferem viajar devagar e explorar um destino num ritmo tranquilo, enquanto outras preferem fazer as malas o máximo possível num curto período de tempo. Por isso, considere o seu estilo de viagem e quanto tempo deseja gastar a explorar Gibraltar.

Enfim, a maioria das pessoas poderá ver as principais atrações de Gibraltar em dois ou três dias, mas pode querer reservar mais tempo se quiser fazer mais atividades ou explorar o território com mais profundidade.

O que compensa comprar em Gibraltar?

Aqui estão algumas coisas que pode querer comprar enquanto estiver em Gibraltar:

Lembranças: A região tem uma rica história e cultura, e pode encontrar uma variedade de lembranças que refletem isso, como cartões postais, chaveiros e t-shirts com imagens do Rochedo de Gibraltar ou dos macacos de Barbary. Também pode encontrar lembranças com temas britânicos ou espanhóis, como bules ou sombreros.

Selos: Compre selos exclusivos, que são populares entre os colecionadores. Pode encontrar uma variedade de selos em revendedores de selos ou no Gibraltar Philatelic Bureau.

Itens isentos de impostos (Duty-free items): Gibraltar é uma zona franca, portanto, pode encontrar uma variedade de itens isentos de impostos a preços que podem ser mais baixos do que em outros países. Isso pode incluir itens como álcool, tabaco e perfume.

Joias: Espreite as joalherias que vendem uma variedade de joias de ouro e prata, incluindo anéis, pulseiras e brincos e leve para casa presentes originais.

Dicas para evitar problemas em Gibraltar

Algumas regras que convém ter em mente quando entrar em Gibraltar, por fazer parte do Reino Unido, é que é proibido fumar em espaços públicos, como centros comerciais, hotéis e restaurantes.

No entanto, a condução faz-se pela direito, como em Portugal e Espanha, e tem a desvantagem de as curvas serem bastante apertadas, por isso modere a velocidade.

A moeda em Gibraltar é a libra, apesar de alguns sítios aceitarem euros. Em todo o caso, o câmbio é quase sempre a nosso desfavor, por isso o cartão Revolut é a melhor alternativa.

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.