Vai explorar a Puglia, no Sul de Itália, e deseja desvendar os segredos da sua gastronomia, incluindo pratos típicos e recomendações de restaurantes? Então, continue a leitura, pois vai adorar o que está prestes a descobrir!
Neste guia, reuni o melhor da culinária da Puglia! E por que acredito que este guia é provavelmente o mais abrangente que encontrará?
É que tive o privilégio de viajar com um guia local profundo conhecedor da gastronomia pugliana e um grupo de bloggers e jornalistas apaixonados por Itália durante quase uma semana.
Dessa experiência, resultou este artigo recheado de sugestões sobre o que comer em Puglia.
Assim, encontrará tudo o que necessita saber para se deliciar com a riqueza culinária desta região, incluindo dicas sobre o que provar e onde fazê-lo.
Terá a oportunidade de desfrutar de refeições memoráveis em masserias históricas (quintas típicas), jantares à beira-mar e restaurantes que realmente merecem uma visita.
Adicionalmente, incluí uma secção dedicada a petiscos e comida de rua, afinal, viajar por vezes abre o apetite entre as refeições.
Será difícil esquecer o aroma do pão saído do forno, que trazem até à mesa em sacos de papel para manter a sua crocância, o saboroso azeite pronto a ser mergulhado, os vegetais incrivelmente frescos, as massas envoltas em molhos aveludados, os mariscos e o peixe fresco a reluzir em pratos coloridos, ou até mesmo os pedaços de carne que se desfazem na boca.
Aproveite para ir buscar algo para petiscar enquanto continua a leitura, pois vai sentir o apetite a crescer.
Como é a gastronomia na Puglia?

A gastronomia da Puglia é verdadeiramente rica em mariscos, vegetais frescos e massas. Embora haja também opções de carne e refeições vegetarianas, são os primeiros ingredientes que realmente se destacam.
Ao entrar na maioria dos restaurantes, pode esperar encontrar um menu estruturado com Antipasti, Insalate, Primo, Secondo e Dolci.
Antipasti é um termo italiano que se refere a entradas ou aperitivos servidos antes do prato principal. Esta tradição culinária italiana geralmente apresenta pratos leves, frequentemente mais do que um, concebidos para aguçar o apetite e preparar o paladar para a refeição principal.
As saladas (Insalate) também são uma excelente forma de iniciar a refeição, podendo incluir, para além de folhas verdes, elementos proteicos como o marisco.
Em seguida, chega o Primo Piatto, ou seja, o primeiro prato, seguido do Secondo Piatto, o prato principal.
A distinção crucial entre o Primo Piatto e o Antipasti é que o primeiro é substancialmente mais consistente que o segundo, ou seja, é maior em tamanho ou quantidade.
Por outro lado, a principal diferença entre o Primo Piatto e o Secondo Piatto é que este último, devido à sua riqueza em proteínas, tende a ser mais pesado.
Normalmente, o Primo Piatto é composto por massa, sopa ou salada, enquanto que o Secondo Piatto costuma ser a principal fonte de proteína, ou seja, carne, peixe, marisco ou alternativas vegetais.
Em alguns casos, pode também escolher os contorni, ou acompanhamentos, como legumes ou batatas.
Para finalizar a refeição, pode optar por um doce ou simplesmente por fruta.
Tenha em mente que as refeições tendem a ser desfrutadas de forma pausada, já que os italianos valorizam o tempo dedicado às refeições. Portanto, reserve entre 1h30 a 2h00 para cada almoço ou jantar.
Antipasti e Insalate (explorar a gastronomia em Puglia)

Como referi antes, na região da Puglia, os antipasti são vitais para a culinária local, ressaltando ingredientes frescos e regionais que se ajustam às estações e ao que está disponível nos mercados.
Queijos, charcutaria, pão, azeite, azeitonas, vegetais em conserva, mariscos, bruschettas e crostinis são alguns exemplos de pratos que podem ser encontrados entre os antipasti.






Eggplant Parmigiana, ou Beringela à Parmegiana é um prato à base de fatias de beringela fritas em camadas com molho de tomate e queijo que depois vai ao forno. É um prato leve e reconfortante em doses iguais.

Espelta é um cereal em grão que além de saudável é muito saboroso. Nesta salada é servido com maçã que lhe dá acidez e presunto para um toque salgado.




Polpette di polpo su caponata salentina são almondegas de polvo com caponata de Salento, ou seja, legumes salteados crocantes.

Crema di fave secche con cicoriella selvatica e cialda croccante di mandorie, ou Creme de favas secas com chicória selvagem e bolacha crocante de amêndoa, foi um dos meus pratos favoritos.



Primo Piatto, o primeiro prato

A Salada Marenea do Restaurante La Terrazza sul Mare é uma refeição por si só! Tem salada mista, camarão, tomate cereja, abacate, nozes e maçã verde.
Além de ser muito fresca, é robusta o suficiente para aguentar até ao jantar.

O Lido Maldive del Salento é famoso por estar junto a uma das mais bonitas praias de Itália. Fica na região de Marina di Pescoluse, ou seja, Lecce.
A comida do restaurante também vale muito a pena. As refeições são informais, com mesas e cadeiras de praia, mas o sabor da comida não desilude.
A massa com frutos de mar e molho de tomate (foto de cima) estava deliciosa, no entanto, se preferir uma versão mais leve, pode optar por massa com camarão (foto em baixo).


Foglie di Ulivo, ou folha de oliveira, é o nome da pasta no restaurante da Masseria Valente, em Ostuni.
O contraste da delicadeza do queijo burrata e da acidez do tomate resulta muito bem, pois a comida estava deliciosa.

Orecchiette é a massa tradicional de Bari, que as avós fazem à mão no centro histórico da cidade.


Cavatelli é o nome da pasta, servida com atum fresco, alcaparras e azeitonas.

Sagne é o noma da pasta, com tomate cereja e queijo cacioricota.

Secondo Piatto, o prato principal da refeição
O Secondo Piatto é o prato principal, ou seja, este é o momento de desfrutar de carne, peixe ou outras proteínas.

Este prato deveria ser Filetto di salmone alla piasta con caponata di verdure, ou seja, Salmão grelhado com caponata de legumes, no entanto, no momento não havia salmão e substituíram por outro peixe.

Baccalà con patate, ciliegino, olive e tarallo ou Bacalhau com batatas, tomate cereja, azeitonas e tarallo. O bacalhau estava muito bom, bem como as batatas e as azeitonas moídas. O tarallo (taralli no plural) é um biscoito típico do Sul de Itália que foi esmagado (ver na imagem).




Bombetta pugliese é uma especialidade do Valle d’Itria e consiste em rolos de carne recheados de queijo e presunto.
Dolci, as sobremesas para finais docinhos
Se ainda tiver espaço para a sobremesa, então nesta região pode contar com os clássicos italianos como o tiramisu, cheesecake e pana cota, ou então terminar a refeição com fruta.




Gastronomia na Puglia: Snacks e refeições rápidas em Puglia

Explorar a Puglia é uma experiência que estimula os sentidos e a curiosidade, ao mesmo tempo em que desperta o apetite para a incrível gastronomia na Puglia
E quando as horas entre refeições se prolongam, os snacks locais em Puglia são a resposta para satisfazer estômagos inquietos como o meu.
E mesmo se não tiver fome, é difícil resistir ao aroma das pastelarias e pequenos restaurantes de bairro. Por isso, o melhor mesmo é deixar-se levar e experimentar tudo o que lhe apetecer.
O Pasticciotto Leccese, por exemplo, um bolo recheado com creme de ricota e gemas, é um ícone doce que derrete na boca.

Por outro lado, os sgagliozze, fatias fritas de polenta crocante, proporcionam um saboroso e reconfortante petisco salgado no centro histórico de Bari.
Além de deliciosos, os sgagliozze são baratos, ou seja, enche a barriga com pouco dinheiro.

No entanto, se prefere algo mais substancial, o panzerotto é a escolha ideal.
Enfim, esta espécie de pastel frito, recheado com molho de tomate, mozzarella e outros ingredientes, é uma refeição de rua que nunca desilude.
O único problema é que vai querer comer vários, pois são bastante viciantes.

Claro, não podemos esquecer o gelato, ou seja, o famoso gelado italiano, que com tantos sabores o mais difícil é escolher qual comer.

Além disso, também vai encontrar em várias lugares fatias de pizza, foccacia e sandes regionais que são refeições leves excelentes para comer em andamento.
Ou seja, explorar Puglia é uma aventura não apenas para os olhos, mas também para o paladar.
Lista de restaurantes a experimentar em Puglia
Em jeito de resumo, aqui ficam os nomes e moradas dos restaurantes que tive oportunidade de experimentar durante a minha viagem a Puglia.
La Terrazza sul Mare (Marenea Suite Hotel CDS Hotels)
Marenea Suite Hotel Litoranea Castro-Tricase 158
73030 – Marina di Marittima Diso (LE), Itália.
Lido Maldive del Salento
Litoranea, Corso Leuca,
73050 Marina di Pescoluse LE, Itália.
iH Hotels Bari Oriente
Corso Cavour, 32,
70122 Bari BA, Itália.
Calemone Azienda Agricola
Pomodoro Fiaschetto Torre Guaceto Presidio Slow Food
C.da Baccatani, 36,
72012 Serranova BR, Itália.
Posto 9 Beach Club Camponarino
Località Commenda,
74020 Campomarino TA, Itália.
*viajei a convite do Turismo de Puglia num press tour com jornalistas e bloggers de viagens internacionais.
Leia também:
- O que fazer e visitar em Puglia, Itália
- Visitar Alberobello: Património Mundial da UNESCO
Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest.