Funchal Madeira: o que visitar, fazer e dicas para o seu roteiro

Funchal Madeira.
Índice do artigo

O Funchal é a principal cidade da Ilha da Madeira, o principal ponto de partida para quem aqui chega e onde ficam alojados muitos turistas.

É uma zona bastante animada com bares e restaurantes para quem aprecia vida noturna mas tem pequenos oásis de tranquilidade se souber escolher.

A zona histórica tem arquitetura magnífica e as ruas parecem ter sido desenhadas para serem desfrutadas com gosto.

O que visitar no Funchal Madeira

A Rua das Portas Pintadas

Projeto Rua de Portas Abertas.
Projeto Rua de Portas Abertas.

O projeto Rua de Portas Aberta começou em 2010 na Rua da Carreira, isto é, na zona antiga do Funchal, com o intuito de revitalizar a zona.

De uma forma genérica começaram a pintar as portas, decorando-as com temas típicos e não só. Com o tempo a iniciativa alargou-se a outras ruas e o resultado é, enfim, uma galeria de arte a céu aberto.

O conjunto de ruas com portas pintadas é realmente muito interessante pois nunca se sabe muito bem o que esperar na esquina seguinte.

Esta é uma zona de bares e restaurantes pequenos muito interessantes para passar umas horas entre amigos, por isso reserve tempo no seu roteiro para passar por aqui.

O Mercado dos Lavradores

Mercado dos Lavradores no Funchal.
Mercado dos Lavradores no Funchal.

O Mercado dos Lavradores no Funchal é uma instituição na cidade. É famoso pelas bancas de frutas exóticas, como por exemplo diferentes tipos de maracujás, e pelas senhoras que se vestem com trajes típicos.

Nós dedicámos um artigo completo a este tema, por isso se pretende mais informações veja o post Mercado dos Lavradores no Funchal: maracujás exóticos na Madeira.

O Centro Histórico do Funchal Madeira

Funchal Madeira.
Zona histórica Funchal Madeira.

O Centro histórico do Funchal é perfeito para caminhadas a pé enquanto escolhe as lojas para fazer compras ou o próximo restaurante.

As escolhas são muitas por isso o melhor é deixar-se levar e explorar a zona com calma.

Apenas coloque no seu roteiro alguns lugares interessantes como a Sé Catedral do Funchal, o Museu da Quinta das Cruzes, o Forte de São Tiago, o Banco de Portugal mas também o Parque de Santa Catarina.

O Museu CR7

Museu CR7 Funchal Madeira.
Museu CR7.

Se gosta de futebol então não pode perder a oportunidade de visitar o museu dedicado ao futebolista português natural da Madeira Cristiano Ronaldo.

O CR7 Museu está situado junto à Marina do Funchal, mesmo ao lado está o hotel do jogador Pestana CR7 Hotel e se precisar de estacionar o seu carro alugado poderá fazê-lo no parque de estacionamento junto ao museu.

O Jardim Botânico da Madeira

O Jardim Botânico da Madeira é imperdível se quiser conhecer melhor as espécies de flores endémicas da Ilha da Madeira.

Pode visitar as estufas, o Museu de História Natural e um parque com aves, por isso reserve uma manhã ou uma tarde para visitar o Jardim Botânico da Madeira.

O que fazer no Funchal Madeira

Seguem-se algumas sugestões de atividades a realizar no Funchal mas se tiver vários dias para dedicar à cidade temos a certeza de que vai encontrar outras sugestões.

  • subir o teleférico até ao Monte mas descer nos tradicionais carrinhos;
  • provar diferentes tipos de maracujá no Mercado dos Lavradores, isto é, no centro histórico;
  • percorrer a renovada Avenida do Mar com vista privilegiada para o Oceano Atlântico;
  • beber a poncha, por exemplo, nos cafés do centro histórico;

Alojamento no Funchal

Hotel Quinta da Saraiva em Câmara de Lobos.
Quinta da Saraiva.

Nós ficámos alojados a cerca de nove quilómetros do Funchal na Quinta da Saraiva e recomendamos.

Trata-se de um turismo rural com plantação de bananeiras e vinha e uma piscina ideal para observar o pôr do sol sobre a Baía de Câmara de Lobos.

Aliás, a Quinta da Saraiva está a oferecer um desconto aos leitores do passaporte no bolso até ao final do ano de 2021 e se deseja mais informações sugerimos que leia o artigo Quinta da Saraiva: dica de alojamento na Madeira.

No entanto, se a sua ideia é ficar num hotel no Funchal, pode ver algumas sugestões já a seguir:

Hotéis no Funchal

Artigos relacionados com o Funchal Madeira

Por fim, está a pensar visitar a ilha da Madeira? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no facebook e no instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.