0

Funchal Madeira: o que visitar, fazer e dicas para o seu roteiro

Funchal Madeira.

O Funchal é a principal cidade da Ilha da Madeira, o principal ponto de partida para quem aqui chega e onde ficam alojados muitos turistas.

É uma zona bastante animada com bares e restaurantes para quem aprecia vida noturna mas tem pequenos oásis de tranquilidade se souber escolher.

A zona histórica tem arquitetura magnífica e as ruas parecem ter sido desenhadas para serem desfrutadas com gosto.

O que visitar no Funchal Madeira

A Rua das Portas Pintadas

Projeto Rua de Portas Abertas.
Projeto Rua de Portas Abertas.

O projeto Rua de Portas Aberta começou em 2010 na Rua da Carreira, isto é, na zona antiga do Funchal, com o intuito de revitalizar a zona.

De uma forma genérica começaram a pintar as portas, decorando-as com temas típicos e não só. Com o tempo a iniciativa alargou-se a outras ruas e o resultado é, enfim, uma galeria de arte a céu aberto.

O conjunto de ruas com portas pintadas é realmente muito interessante pois nunca se sabe muito bem o que esperar na esquina seguinte.

Esta é uma zona de bares e restaurantes pequenos muito interessantes para passar umas horas entre amigos, por isso reserve tempo no seu roteiro para passar por aqui.

O Mercado dos Lavradores

Mercado dos Lavradores no Funchal.
Mercado dos Lavradores no Funchal.

O Mercado dos Lavradores no Funchal é uma instituição na cidade. É famoso pelas bancas de frutas exóticas, como por exemplo diferentes tipos de maracujás, e pelas senhoras que se vestem com trajes típicos.

Nós dedicámos um artigo completo a este tema, por isso se pretende mais informações veja o post Mercado dos Lavradores no Funchal: maracujás exóticos na Madeira.

O Centro Histórico do Funchal Madeira

Funchal Madeira.
Zona histórica Funchal Madeira.

O Centro histórico do Funchal é perfeito para caminhadas a pé enquanto escolhe as lojas para fazer compras ou o próximo restaurante.

As escolhas são muitas por isso o melhor é deixar-se levar e explorar a zona com calma.

Apenas coloque no seu roteiro alguns lugares interessantes como a Sé Catedral do Funchal, o Museu da Quinta das Cruzes, o Forte de São Tiago, o Banco de Portugal mas também o Parque de Santa Catarina.

O Museu CR7

Museu CR7 Funchal Madeira.
Museu CR7.

Se gosta de futebol então não pode perder a oportunidade de visitar o museu dedicado ao futebolista português natural da Madeira Cristiano Ronaldo.

O CR7 Museu está situado junto à Marina do Funchal, mesmo ao lado está o hotel do jogador Pestana CR7 Hotel e se precisar de estacionar o seu carro alugado poderá fazê-lo no parque de estacionamento junto ao museu.

O Jardim Botânico da Madeira

O Jardim Botânico da Madeira é imperdível se quiser conhecer melhor as espécies de flores endémicas da Ilha da Madeira.

Pode visitar as estufas, o Museu de História Natural e um parque com aves, por isso reserve uma manhã ou uma tarde para visitar o Jardim Botânico da Madeira.

O que fazer no Funchal Madeira

Seguem-se algumas sugestões de atividades a realizar no Funchal mas se tiver vários dias para dedicar à cidade temos a certeza de que vai encontrar outras sugestões.

  • subir o teleférico até ao Monte mas descer nos tradicionais carrinhos;
  • provar diferentes tipos de maracujá no Mercado dos Lavradores, isto é, no centro histórico;
  • percorrer a renovada Avenida do Mar com vista privilegiada para o Oceano Atlântico;
  • beber a poncha, por exemplo, nos cafés do centro histórico;

Alojamento no Funchal

Hotel Quinta da Saraiva em Câmara de Lobos.
Quinta da Saraiva.

Nós ficámos alojados a cerca de nove quilómetros do Funchal na Quinta da Saraiva e recomendamos.

Trata-se de um turismo rural com plantação de bananeiras e vinha e uma piscina ideal para observar o pôr do sol sobre a Baía de Câmara de Lobos.

Aliás, a Quinta da Saraiva está a oferecer um desconto aos leitores do passaporte no bolso até ao final do ano de 2021 e se deseja mais informações sugerimos que leia o artigo Quinta da Saraiva: dica de alojamento na Madeira.

No entanto, se a sua ideia é ficar num hotel no Funchal, pode ver algumas sugestões já a seguir:

Hotéis no Funchal

Artigos relacionados com o Funchal Madeira

Por fim, está a pensar visitar a ilha da Madeira? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no facebook e no instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.