6

Frecha da Mizarela |trilho cascata da Serra da Freita

Localizada na Serra da Freita, a cascata da Frecha da Mizarela é uma queda de água com cerca de 75 metros, o que a torna a mais alta de Portugal continental.

Enfim, nós que gostamos bastante de atividades ao ar livre e do contacto com a natureza resolvemos descer até à cascata da Frecha da Mizarela.

Assim, neste artigo vamos contar-lhe a nossa experiência, sendo que gostaríamos que levasse em consideração que descemos o trilho da cascata com os nossos filhos.

O Miradouro da Frecha da Mizarela

Como dissemos, quando saímos de casa já tencionávamos descer à cascata da Mizarela com os nossos filhos, no entanto se não estiver com disposição de fazer um dos trilhos da Mizarela pode na mesma observar a cascata.

Isto porque existe um miradouro que é acessível de carro e de onde se vê a queda de água.

É claro que para nós parte da diversão está mesmo em descer os caminhos pela encosta abaixo mas a vista a partir do miradouro também vale a pena.

Por isso não deixe que a dificuldade dos percursos pedestres o impeça de conhecer a cascata da Frecha da Mizarela.

Descida à Frecha da Mizarela

Cascata da Frecha da Mizarela.

O nosso passeio pedestre começou junto ao miradouro da cascata onde estacionámos o carro.

Tenha em atenção que não existem muitos lugares de estacionamento e que as estradas são estreitas e com bastante declive.

Os primeiros metros da descida do são fáceis, pois o trilho é estreito mas está bem sinalizado.

A dificuldade aumenta poucos minutos depois porque o declive começa a ficar mais acentuado.

Frecha da Mizarela.
Cascata da mizarela.
Trilho da Mizarela.

Assim, subimos pedregulhos, passámos por baixo de troncos de árvores caídos, tivemos de nos desviar de arbustos que picavam e muitas vezes parámos para decidir qual o melhor trajeto.

Temos quase a certeza de que não seguimos o trilho “oficial” e que existe uma forma mais fácil de descer à cascata da Mizarela, mas acredite que foi uma aventura.

Mesmo assim, podemos dizer que tivemos sorte porque a montanha abrigava o trilho do vento frio e as rochas não estavam escorregadias.

Subir a Frecha da Mizarela.

A descida demorou-nos mais de uma hora por causa dos desvios mas a subida apenas trinta minutos, o que é metade do tempo.

Por um lado achamos que isso se deveu ao facto de estamos com vontade de almoçar mas também porque parámos muitas vezes na descida para decidir qual caminho era menos perigoso para as crianças.

Enfim, chegámos à estrada em segurança e com muita vontade de almoçar.

E como viajámos com crianças desde que eles são bebés sabemos por experiência que a fome aperta em qualquer altura e por isso tínhamos no carro alguns snacks que nos acalmaram um pouco.

Cascata da Frecha da Mizarela.
A maior cascata de Portugal

Restaurantes perto da Cascata da Frecha da Mizarela

Terminámos a descida à cascata na altura de almoço e por essa razão logo a a seguir fomos procurar um restaurante.

Escolhemos o Restaurante Mira Freita, um lugar tradicional que nos agradou bastante e que faríamos a viagem até lá novamente só para comermos aqueles magníficos rojões.

Alojamento na Serra da Freita

Na Serra da Freita vai encontrar atividades que o vão entreter durante dias (veja o nosso roteiro na Serra da Freita) e nesse caso faz todo o sentido ficar a dormir na região.

Na nossa opinião a melhor zona para se alojar é em Arouca, por isso tomamos a liberdade de sugerir que veja todas as opções de hotéis em Arouca aqui,

De qualquer forma se procura um hotel central uma boa alternativa é o Hotel São Pedro em Arouca mas se prefere ficar alojado numa quinta vai ficar encantado com o Hotel Rural Quinta de Novais e com o Hotel Rural da Freita.

Dicas de viagem

  • existe mais do que um trilho para descer à Frecha da Mizarela por isso recomendamos que escolha o mais indicado para si;
  • o trilho que fizemos não nos pareceu seguro em dias de chuva porque as pedras de certeza que vão estar escorregadias, tenha atenção;
  • escolha roupa e calçado apropriados e leve consigo água para não sofrer de desidratação.

Como chegar à Frecha da Mizarela

Do Porto:

De Lisboa:

Não encontrou o que procura? Envie-nos um email ou deixe um comentário pois temos todo o gosto em ajudar!

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Aveiro? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

6 Comments

  • Reply
    Nelson Branco
    2018-03-09 at 9:20

    Mais uma mão cheia de belos registos. Arouca reúne uns quantos percursos com passagem por geossitios de beleza ímpar… tenho “passagem” agendada para breve à aldeia de Drave, só esperar que esta chuva passe.

    • Reply
      passaportenobolso
      2018-03-09 at 12:40

      Também queremos ir a Drave mas com este tempo é impossível! Quando for, por favor diga-nos como está a estrada. A experiência que tivemos não foi das melhores.

  • Reply
    lugarajanela
    2018-03-09 at 16:11

    Que maravilha!!!

    • Reply
      passaportenobolso
      2018-03-09 at 19:46

      Obrigada pelo comentário 🙂

  • Reply
    Jonathan Caswell
    2018-03-18 at 22:19

    THAT IS RATHER STEEP…YOUR WHOLE FAMILY AND YOU MADE IT DOWN SAFELY?

    • Reply
      passaportenobolso
      2018-03-19 at 6:51

      Yes, isn’t it great! My son has only five years old and needed some help but we made it! It took us one our to go down and 30 minutos do go up and it was such an adventure 🙂 Thank you!

    Leave a Reply

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    %d bloggers like this: