Fraga da Pena, uma pérola na Mata da Margaraça

Queda de Água
Índice do artigo

Atualizado em: Julho 13, 2021

A Fraga da Pena está inserida na Serra do Açor, perto da aldeia de Pardieiros, concelho de Arganil, isto é, no distrito de Coimbra.

É um sítio incrível para visitar em Portugal e neste artigo vamos dizer-lhe como foi o nosso roteiro desde a cidade do Porto até à cascata da Fraga da Pena.

Então, acompanha-nos nesta viagem?

Roteiro para visitar a Mata da Margaraça e a Fraga da Pena

O nosso roteiro quando visitámos a Fraga da Pena foi o seguinte: saímos de manhã bem cedo da região do Porto em direção ao Piódão onde almoçámos e a seguir ao almoço tomamos o caminho até à Mata da Margaraça, pois ainda tencionávamos visitar a Aldeia do Xisto Benfeita.

Assim, tomámos a M508 e depois pela N344 chegámos a Monte Frio, onde virámos à esquerda em direção à Mata da Margaraça (veja os mapas no final desde artigo).

A Mata da Margaraça

Paisagem Serra da Maragaça.

Em primeiro lugar tenha em mente que a Mata da Margaraça é uma floresta antiga cheia de espécies raras e que por si só merece uma visita demorada.

Algumas destas espécies são as orquídeas, Selos-de-Salomão, Lírios-martagão, medronheiros, castanheiros, ulmeiros, azevinhos mas também loureiros e freixos.

Já agora tome nota que existem registos da existência desta mata que datam do século XIII, isto é, fica comprovada a antiguidade da floresta.

Assim, destas terras saíram madeiras para a construção do retábulo da Igreja da Sé Nova em Coimbra e para a construção do Convento de Santo António em Vila Cova do Alva.

Com estas explicações percebe a necessidade que sentimos em parar algumas vezes antes de chegar à Fraga da Pena porque a paisagem é realmente muito bonita.

Área de Paisagem Protegida da Serra do Açor.
Centro Interpretativo da Mata da Margaraça.

Depois de passarmos pela a aldeia de Pardieiros a estrada leva-nos à Fraga da Pena, onde nos esperava uma cascata.

Visitar a cascata da Fraga da Pena

Como falámos anteriormente, a Fraga da Pena está inserida na Paisagem Protegida da Serra do Açor a cerca de um quilómetro de meio da aldeia de Pardieiros e de três quilómetros do Centro de Interpretação da Mata da Margaraça.

Dica de viagem: existe um parque de estacionamento pequeno logo a seguir à curva onde uma placa indica “Fraga da Pena”.

placa indicativa da Fraga da Pena
Caminho pedonal até à Fraga da Pena.
Área de lazer junto à Fraga da Pena.

Estacionámos o caro e percorremos a pé o curto trajeto até à cascata.

A cascata da Fraga da Pena é um conjunto de quedas de água que se esconde num cenário idílico mas na verdade são duas cascatas, sendo que a primeira queda de água termina numa lagoa que por sua vez desagua numa segunda piscina.

É uma paisagem tão bonita que sentimos dificuldade em deixá-la para trás.

No total a água cai de uma altura de dezanove metros e as piscinas naturais convidam a banhos apesar de a temperatura da água ser muito fria.

Também existe um parque de merendas com mesas e bancos o que é perfeito para um piquenique em família.

Parque de merendas Fraga da Pena
Queda de Água

Dicas de viagem para visitar a cascata

  • como dissemos, existe um parque de estacionamento gratuito junto à cascata da Fraga da Pena;
  • se tenciona pernoitar na região, uma as alternativas é ficar na aldeia de Pardieros;
  • existe um trilho que faz a ligação entre Pardieiros e a cascata da Fraga da Pena, pelo que se estiver alojado lá não precisa de usar o carro.

Alojamento perto da Fraga da Pena

Como dissemos no início do artigo, a Fraga da Pena está localizada perto da aldeia de Pardieiros e por isso esta melhor zona para pernoitar.

Assim, veja aqui alojamento em Pardieiros e algumas opções um pouco mais longe da aldeia.

Como chegar à Fraga da Pena

Do Porto:

De Lisboa:

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Coimbra? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

9 respostas

    1. Well, I really don’t know but I can check on latter. Most of our pictures are taken with our smartphone or our old camera. Do you recommend your Cannon? We need to buy a better camera very soon 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.