Foz do Sabor (2024): praia fluvial em Torre de Moncorvo

Praia fluvial da Foz do Sabor.
Índice do artigo

Atualizado em: Março 18, 2024

Tudo o que precisa saber sobre a Praia Fluvial da Foz do Sabor! Onde fica, como ir, o que esperar, como é a praia fluvial, alojamento e o que ver na região.

A Foz do Sabor é uma das últimas aldeias piscatórias de Trás-os-Montes, situada a mais ou menos 7 km do centro de Torre de Moncorvo, no norte de Portugal.

Conhecida pelos seus saborosos pratos de peixe de rio e irresistíveis migas, além da sua deslumbrante praia fluvial, é um destino imperdível para os amantes da natureza e da cultura tradicional.

Assim, neste artigo, convidamo-lo a descobrir por que é que tanta gente adora a praia fluvial da Foz do Sabor. Ou seja, falamos desde a sua beleza natural até as atividades que tornarão a sua estadia memorável.

Além disso, vai encontrar sugestões de alojamento perto da praia, para que possa desfrutar plenamente desta experiência única.

Junte-se a nós nesta viagem por Trás-os-Montes e permita-se ser cativado pela beleza imaculada desta região.

Tem um mapa detalhado para guiá-lo, com todas as informações necessárias para explorar cada canto desta joia escondida do norte de Portugal.

Prepare-se para mergulhar na cultura, na gastronomia e nas paisagens deslumbrantes da Foz do Sabor. Venha connosco e descubra a essência autêntica desta aldeia piscatória transmontana.

O que visitar e fazer na Praia Fluvial da Foz do Sabor

Águas tranquilas da praia fluvial do Sabor.
Águas tranquilas da praia fluvial do Sabor.
Um dia em família na Praia do Sabor, Torre de Moncorvo.
Um dia em família na Praia do Sabor, Torre de Moncorvo.
Foz do Sabor.
Foz do Sabor.
Cais da Foz do Sabor (bar).
Cais de Foz do Sabor (bar).

Esta aldeia de tranquilidade ímpar ganha vida nos dias quentes de verão, quando as ruas se enchem de animação e diversidade.

Por um lado, o retorno dos emigrantes à sua terra natal para visitar a família enche as ruas de vozes e sorrisos em diferentes idiomas, além do nosso adorado português.

Por outro lado, a praia fluvial e o parque aquático tornam-se verdadeiros refúgios para muitos visitantes, que procuram lugares frescos para desfrutar dos dias escaldantes da região.

Afinal, nesta região os verões são mesmo muito quentes! Nada que as águas refrescantes não resolvam.

Aqui, encontrará uma harmoniosa mistura entre o pulsar da vida local e a novidade trazida pelos visitantes, ou seja, é um lugar onde tradição e modernidade se entrelaçam, criando uma atmosfera única e envolvente.

Convidamo-lo(a) a embarcar nesta viagem pela Foz do Sabor e a descobrir todas as suas facetas. Das belas paisagens à riqueza cultural e à deliciosa gastronomia, há muito para explorar nesta aldeia transmontana.

Além disso, há parque de estacionamento e equipamentos para desportos náuticos.

Descubra a Deslumbrante Praia Fluvial da Foz do Rio Sabor!

Barcos no cais do Sabor.
Barcos no cais do Sabor.
Praia Fluvial da Foz do Sabor.
Praia Fluvial da Foz do Sabor.

A Praia Fluvial da Foz do Sabor é um autêntico paraíso, com muitas infraestruturas para proporcionar uma experiência inesquecível aos visitantes.

Mas também pode desfrutar de lugares simples, longe da confusão.

Então, neste paraíso natural, encontrará vastos espaços relvados, que são perfeitos para as famílias estenderem as toalhas e desfrutarem de momentos de lazer ao ar livre.

Para os momentos de convívio, pode deslocar-se para um pequeno parque de merendas e um restaurante de apoio.

A água é um pouco fria, mas é exatamente o que se espera de uma praia fluvial, não é?

Além disso, o facto de não ter muita corrente torna a praia, especialmente segura para famílias com crianças, permitindo-lhes desfrutar das águas tranquilas com total tranquilidade.

Não é raro ver cruzeiros fluviais a navegar pela Foz do Sabor, como os provenientes da região do Pinhão.

Para maior comodidade, a praia tem um amplo parque de estacionamento e está equipada com instalações para a prática de desportos náuticos e passeios de barco.

A Aldeia de Foz do Sabor

Percurso Caminhos do Sabor, a passar pelo centro da aldeia do Sabor.
Percurso Caminhos do Sabor, a passar pelo centro da aldeia do Sabor.

A praia fluvial ganhou tanta importância que quase nos esquecemos de que a aldeia da Foz do Sabor já existia antes da praia fluvial ser desenvolvida.

Por isso, aproveite para passear pela aldeia e descobrir uma das últimas aldeias piscatórias de Trás-os-Montes.

Aliás, se estiver próximo da hora das refeições, sugerimos que experimente os pratos tradicionais de migas e peixe de rio.

O que fazer na Foz do Sabor (os imperdíveis)

Praia fluvial da Foz do Sabor.
Praia fluvial da Foz do Sabor.

Em jeito de resumo, aqui ficam os imperdíveis em qualquer roteiro pela praia fluvial do Sabor. Lembre-se que além dos mergulhos e piqueniques próprios de qualquer praia fluvial, nesta região existem muitas atividades que pode realizar.

Por isso, a seguir indicamos algumas sugestões de o que fazer na Foz do Sabor:

  • provar o prato típico da região, isto é, migas e peixe de rio;
  • fazer desportos náuticos, ou então alugar canoas e gaivotas;
  • visitar o Aquafixe, um parque aquático a poucos minutos da praia fluvial.

Visitar os Lagos do Sabor

Lagos do Sabor.
Lagos do Sabor.
Painel informativo sobre os Lagos do Sabor.
Painel informativo sobre os Lagos do Sabor.

Os Lagos do Sabor resultaram da construção da barragem do Baixo Sabor, o que permitiu a criação de vários lagos ligados entre si nos municípios Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro mas também Torre de Moncorvo.

Para melhor usufruir dos Lagos do Sabor foi criado o Grande Circuito Panorâmico Automóvel do Baixo Sabor, que tem cerca de 220 km de extensão e inclui 3 rotas distintas. Estas rotas podem ser feitas de carro, ou seja, entre mergulhos na praia fluvial, recomendo que explore a região de carro.

Assim, vai passar pelos melhores lugares para observar o magnífico espelho de água, que assume vários tons de azul conforme a incidência da luz do sol. Acredite que vale a pena.

Visitar Torre de Moncorvo

Torre de Moncorvo.
Torre de Moncorvo.
Estação Ferroviária de Torre de Moncorvo.
Estação Ferroviária de Torre de Moncorvo.

A vila de Torre de Moncorvo é surpreendente, por isso sugerimos que a inclua no seu roteiro.

O monumento mais conhecido deve ser a Igreja Matriz, também conhecida como Igreja de Nossa da Assunção. Entre e admire o magnífico teto.

Em seguida, dirija-se ao centro histórico para ver os edifícios e aproveite para espreitar as lojas à procura de produtos típicos como a amêndoa, mel, azeite, vinho e o delicioso fumeiro.

Peça para provar se tiver dúvidas e aproveite a oportunidade para comprar estes produtos transmontanos cuja qualidade está garantida.

Alojamento em Foz do Sabor

Quinta da Terrincha, em Torre de Moncorvo.
Quinta da Terrincha, em Torre de Moncorvo.

Para ficar a dormir perto do praia fluvial da Foz do Sabor, a nossa sugestão é a Quinta da Terrincha ( a apenas 8 km da praia fluvial), um turismo rural com 300 hectares de terreno, piscina e vilas com lareira.

Para mim, esta quinta familiar tem o melhor de dois mundos: a tradição e o conforto, por essa razão, não tenho dúvidas em recomendar este alojamento em Torre de Moncorvo.

No entanto, obviamente existem outras alternativas para ficar a dormir na região, pelo que pode confirmar a disponibilidade no mapa e link a seguir.

Reserve o seu alojamento em Foz do Sabor

Tudo o que precisa saber antes de visitar a Praia Fluvial da Foz do Sabor

Rota das Maias, em Torre de Moncorvo.
Rota das Maias, em Torre de Moncorvo.

Vale a pena visitar? Há muita gente?

Nos meses de verão, entre julho e agosto, há muita gente a passar dias inteiros nesta praia fluvial, afinal é uma das poucas da região com estas condições excelentes.

Isto significa que por vezes fica um pouco confuso e barulhento. Não acho que seja uma coisa má, simplesmente acontece porque a praia é boa. Se fosse má, de certeza que tinha menos gente.

Há estacionamento?

Estacionamento coberto (gratuito) na Praia Fluvial Foz do Sabor.
Estacionamento coberto (gratuito) na Praia Fluvial Foz do Sabor.
Estacionamento gratuito na Praia Fluvial Foz do Sabor.
Estacionamento gratuito na Praia Fluvial Foz do Sabor.

Existem muitos lugares de estacionamento junto à praia fluvial do Sabor, onde pode deixar o carro em segurança. Aliás, alguns lugares até são à sombra.

Existem restaurantes na praia fluvial?

Pode almoçar no Bar da Praia da Foz, que fica no edifício do Cais Foz do Sabor, a alguns passos da praia fluvial.

Mapa e como chegar à Foz do Sabor

A Foz do sabor fica a 7 km de Torre de Moncorvo e a 184 km do Porto.

Do Porto

Leia também

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.