Foz do Sabor: mergulhar na praia fluvial em Torre de Moncorvo

Praia fluvial da Foz do Sabor.
Índice do artigo

A Foz do Sabor é uma das últimas aldeias piscatórias transmontanas.

Está localizada a 7 km do centro de Torre de Moncorvo, isto é, no Norte de Portugal e é conhecida pelos pratos de peixe de rio, pelas migas e por ter uma praia fluvial deslumbrante.

Assim, neste artigo vamos falar-lhe de o que visitar e fazer na Foz do Sabor, sugestões de alojamento e um mapa com indicações para chegar à região.

Então, acompanha-nos nesta viagem por Trás-os-Montes?

Visitar a Foz do Sabor

Foz do Sabor.
Foz do Sabor.

Apesar de a aldeia ser bastante tranquila, a verdade é que nos dias quentes de verão as ruas enchem-se de gente.

Por um lado, os emigrantes regressam a casa para visitar a família o que faz com que se ouça falar outros idiomas para além do português.

Por outro lado, a praia fluvial e o parque aquático levam muitos visitantes que procuram lugares frescos em dias muitos quentes na região.

A Praia fluvial da Foz do Rio Sabor

A praia fluvial Foz do Sabor tem todas as infraestruturas necessárias para acolher bem os visitantes.

Assim, há muito espaço relvado para as famílias estenderem as toalhas, assim como parque de merendas, bar de apoio e restaurante.

A água tem a temperatura que se espera de uma praia fluvial, no entanto quase não há corrente, o que faz com que seja bastante segura para quem viaja com crianças.

Também é comum passarem cruzeiros fluviais na Foz do Sabor, como por exemplo os que vêm do Pinhão.

Além disso, há parque de estacionamento e equipamentos para desportos náuticos.

A Aldeia de Foz do Sabor

A praia fluvial ganhou tanta relevância que quase nos esquecemos de que a aldeia da Foz do Sabor já existia antes da praia fluvial estar arranjadinha.

Assim, aproveite para dar um passeio na aldeia e fique a conhecer uma das últimas aldeias piscatórias transmontanas.

Já agora, se estiver perto da hora de refeição sugerimos que experimente os tradicionais pratos de migas e peixe de rio.

O que fazer na Foz do Sabor

Praia fluvial da Foz do Sabor.
Praia fluvial da Foz do Sabor.

Além dos mergulhos e piqueniques próprios de qualquer praia fluvial, nesta região há ainda outras atividades que pode realizar.

Por isso, a seguir indicamos algumas sugestões de o que fazer na Foz do Sabor:

  • provar o prato típico da região, isto é , migas e peixe de rio;
  • fazer desportos náuticos, ou então alugar canoas e gaivotas;
  • visitar o Aquafixe, um parque aquático a poucos minutos da praia fluvial.

Os Lagos do Sabor

Lagos do Sabor.
Lagos do Sabor.

Os Lagos do Sabor resultaram da construção da barragem do Baixo Sabor, o que permitiu a criação de vários lagos ligados entre si nos municípios Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro mas também Torre de Moncorvo.

Para melhor usufruir dos Lagos do Sabor foi criado o Grande Circuito Panorâmico Automóvel do Baixo Sabor que tem 220 km de extensão e inclui 3 rotas distintas e que podem ser feitas de carro.

Assim, vai passar pelos melhores lugares para observar o magnífico espelho de água que assume vários tons de azul conforme a incidência da luz do sol.

Visitar Torre de Moncorvo

Torre de Moncorvo.
Torre de Moncorvo.

A vila de Torre de Moncorvo é surpreendente, por isso sugerimos que a inclua no seu roteiro.

Assim, não se esqueça de entrar na Igreja Matriz, também conhecida como Igreja de Nossa da Assunção e admirar o magnífico teto.

Em seguida dirija-se ao centro histórico para ver os edifícios e aproveite para espreitar as lojas à procura de produtos típicos como a amêndoa, mel, azeite, vinho e o delicioso fumeiro.

Peça para provar se tiver dúvidas, no entanto, muito dificilmente terá oportunidade de comprar estes produtos transmontanos diretamente da fonte, cuja qualidade está garantida.

Alojamento em Foz do Sabor

A nossa sugestão é a Quinta da Terrincha ( a apenas 8 km da praia fluvial), um turismo rural com 300 hectares de terreno, piscina e vilas com lareira.

No entanto, pode consultar outros alojamentos na região no link a seguir.

Reserve o seu alojamento em Foz do Sabor

Mapa e como chegar à Foz do Sabor

Do Porto

Artigos Relacionados

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Bragança? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.