0

Floresta Laurissilva da Madeira: património Mundial da UNESCO

Floresta Laurissilva: Fanal

A Floresta Laurissilva da Madeira está classificado como património Mundial da UNESCO, o que atesta a sua relevância no contexto internacional.

Nós quisemos explorar algumas partes desta floresta, mas apenas pudemos visitar uma parte muito pequena, como explicamos a seguir.

As zonas mais exuberantes estão situadas no interior da ilha da Madeira, no entanto algumas partes estavam interditas porque visitámos o arquipélago a seguir a uma tempestade.

Além disso, como viajamos em família e com uma criança pequena, por norma não nos metemos em grandes aventuras quando a segurança está em causa.

Mesmo assim conseguimos visitar alguns lugares que nos deixaram com vontade de regressar em breve.

O que é a Floresta Laurissilva?

Floresta Laurissilva no Parque Natural da Madeira.
Floresta Laurissilva na Ilha da Madeira.

A Floresta Laurissilva é uma floresta húmida subtropical nativa das regiões da Madeira, Açores, ilhas Canárias e Cabo Verde.

De uma forma genérica, é composta por árvores e plantas com nomes difíceis mas que retém a água de uma forma impressionante.

No solo da floresta Laurissilva assim como nos ramos das árvores é habitual vermos musgos a crescer e com abundância.

Sabia que a existência de musgos e líquenes nas árvores significa que a qualidade do ar nessa zona é muito boa? Pois, ficámos a saber isto nesta viagem à Madeira.

Atualmente a zona com mais expressão da floresta Laurissilva está situada no arquipélago da Madeira, principalmente na parte Norte da ilha.

Como visitar a Floresta Laurissilva na Madeira

A melhor forma de explorar as zona húmidas da floresta Laurissilva madeirense é percorrendo as levadas e veredas no Norte da ilha.

Assim, deixe o seu carro estacionado em segurança num dos parques de início dos percursos pedestres e saia à aventura.

Alugar um carro na Madeira é obrigatório se quiser explorar as zonas mais remotas de forma independente e nisso não há volta a dar.

Nós usámos a Hertz e ficámos muito satisfeitos com o serviço, por isso se quiser saber como correu a experiência de carro alugado na Madeira, assim como dicas genéricas de viajar durante a pandemia clique aqui.

Lembre-se de confirmar as condições dos trilhos com antecedência e vá preparado com calçado resistente, água, snacks, agasalhos e lanternas para atravessar os túneis.

Outra medida de segurança extra é avisar alguém da sua confiança por onde vai andar, para o caso se não regressar ao final do dia saberem onde procurar.

Se ao ler estas palavras fica com a ideia de que é excessivo, saiba que todos os anos se perdem turistas nas zonas montanhosas madeirenses, e muitas precisam de ser resgatadas, por isso não facilite.

Caso prefira juntar-se a um tour organizado, existem várias opções com saída por exemplo do Funchal e que incluem caminhadas, passeios 4X4 e outras surpresa.

Tours para explorar a Floresta Laurissilva

Visitar o Fanal

Lagoa do Fanal.
Lagoa do Fanal na Ilha da Madeira.

O Fanal pertence ao concelho de Porto Moniz, isto é, no Norte da Madeira, e está situado entre a Ribeira da Janela e o Paul da Serra.

É uma zona muito agradável para fazer trilhos e conhecer a floresta Laurissilva, no entanto o que nos chamou mais a atenção foi o bosque de Tis.

O bosque de Tis é constituído por estas estranhas árvores centenárias que parecem ter sido contorcidas com o passar do tempo.

Veja bem, alguns destes exemplares são mais antigos do que o descobrimento da Madeira pelos navegadores João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo em 1419!

Pode ir de carro até ao Fanal mas para explorar melhor a zona sugerimos dois trilhos: o PR13 – Vereda do Fanal e o PR14 – Levada dos Cedros.

Para o caso de não saber e estiver a tentar decidir qual fazer, as veredas são trilhos “secos” enquanto que as levadas são trilhos que acompanham os cursos de água.

Não se esqueça de procurar no GPS a lagoa do Fanal e se quiser pode levar piquenique pois existe um parque de merendas com mesas para passar umas horas em família.

Alojamento para explorar o Fanal e a Floresta Laurissilva

Nós ficámos alojados na Quinta da Saraiva em Câmara de Lobos, que fica a cerca de 40 km do Fanal e gostámos muito.

Aliás, a Quinta da Saraiva está a dar um desconto para os leitores do passaporte no bolso até ao final de 2021 e se quiser saber mais informações sugerimos que veja o artigo Quinta da Saraiva: dica de alojamento na Madeira.

Em todo o caso, se quiser ficar no Norte da Madeira num hotel mais perto do Fanal e de Porto Moniz, então veja a disponibilidade a seguir:

Hotéis em Porto Moniz

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar a ilha da Madeira? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no facebook e no instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.