Floresta Laurissilva da Madeira: património Mundial da UNESCO

Floresta Laurissilva: Fanal
Índice do artigo

A Floresta Laurissilva da Madeira está classificado como património Mundial da UNESCO, o que atesta a sua relevância no contexto internacional.

Nós quisemos explorar algumas partes desta floresta, mas apenas pudemos visitar uma parte muito pequena, como explicamos a seguir.

As zonas mais exuberantes estão situadas no interior da ilha da Madeira, no entanto algumas partes estavam interditas porque visitámos o arquipélago a seguir a uma tempestade.

Além disso, como viajamos em família e com uma criança pequena, por norma não nos metemos em grandes aventuras quando a segurança está em causa.

Mesmo assim conseguimos visitar alguns lugares que nos deixaram com vontade de regressar em breve.

O que é a Floresta Laurissilva?

Floresta Laurissilva no Parque Natural da Madeira.
Floresta Laurissilva na Ilha da Madeira.

A Floresta Laurissilva é uma floresta húmida subtropical nativa das regiões da Madeira, Açores, ilhas Canárias e Cabo Verde.

De uma forma genérica, é composta por árvores e plantas com nomes difíceis mas que retém a água de uma forma impressionante.

No solo da floresta Laurissilva assim como nos ramos das árvores é habitual vermos musgos a crescer e com abundância.

Sabia que a existência de musgos e líquenes nas árvores significa que a qualidade do ar nessa zona é muito boa? Pois, ficámos a saber isto nesta viagem à Madeira.

Atualmente a zona com mais expressão da floresta Laurissilva está situada no arquipélago da Madeira, principalmente na parte Norte da ilha.

Como visitar a Floresta Laurissilva na Madeira

A melhor forma de explorar as zona húmidas da floresta Laurissilva madeirense é percorrendo as levadas e veredas no Norte da ilha.

Assim, deixe o seu carro estacionado em segurança num dos parques de início dos percursos pedestres e saia à aventura.

Alugar um carro na Madeira é obrigatório se quiser explorar as zonas mais remotas de forma independente e nisso não há volta a dar.

Nós usámos a Hertz e ficámos muito satisfeitos com o serviço, por isso se quiser saber como correu a experiência de carro alugado na Madeira, assim como dicas genéricas de viajar durante a pandemia clique aqui.

Lembre-se de confirmar as condições dos trilhos com antecedência e vá preparado com calçado resistente, água, snacks, agasalhos e lanternas para atravessar os túneis.

Outra medida de segurança extra é avisar alguém da sua confiança por onde vai andar, para o caso se não regressar ao final do dia saberem onde procurar.

Se ao ler estas palavras fica com a ideia de que é excessivo, saiba que todos os anos se perdem turistas nas zonas montanhosas madeirenses, e muitas precisam de ser resgatadas, por isso não facilite.

Caso prefira juntar-se a um tour organizado, existem várias opções com saída por exemplo do Funchal e que incluem caminhadas, passeios 4X4 e outras surpresa.

Tours para explorar a Floresta Laurissilva

Visitar o Fanal

Lagoa do Fanal.
Lagoa do Fanal na Ilha da Madeira.

O Fanal pertence ao concelho de Porto Moniz, isto é, no Norte da Madeira, e está situado entre a Ribeira da Janela e o Paul da Serra.

É uma zona muito agradável para fazer trilhos e conhecer a floresta Laurissilva, no entanto o que nos chamou mais a atenção foi o bosque de Tis.

O bosque de Tis é constituído por estas estranhas árvores centenárias que parecem ter sido contorcidas com o passar do tempo.

Veja bem, alguns destes exemplares são mais antigos do que o descobrimento da Madeira pelos navegadores João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo em 1419!

Pode ir de carro até ao Fanal mas para explorar melhor a zona sugerimos dois trilhos: o PR13 – Vereda do Fanal e o PR14 – Levada dos Cedros.

Para o caso de não saber e estiver a tentar decidir qual fazer, as veredas são trilhos “secos” enquanto que as levadas são trilhos que acompanham os cursos de água.

Não se esqueça de procurar no GPS a lagoa do Fanal e se quiser pode levar piquenique pois existe um parque de merendas com mesas para passar umas horas em família.

Alojamento para explorar o Fanal e a Floresta Laurissilva

Nós ficámos alojados na Quinta da Saraiva em Câmara de Lobos, que fica a cerca de 40 km do Fanal e gostámos muito.

Aliás, a Quinta da Saraiva está a dar um desconto para os leitores do passaporte no bolso até ao final de 2021 e se quiser saber mais informações sugerimos que veja o artigo Quinta da Saraiva: dica de alojamento na Madeira.

Em todo o caso, se quiser ficar no Norte da Madeira num hotel mais perto do Fanal e de Porto Moniz, então veja a disponibilidade a seguir:

Hotéis em Porto Moniz

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar a ilha da Madeira? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no facebook e no instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.