Atualizado em: Fevereiro 23, 2023
A Floresta Laurissilva da Madeira está classificado como património Mundial da UNESCO, o que atesta a sua relevância no contexto internacional.
Nós quisemos explorar algumas partes desta floresta, mas apenas pudemos visitar uma parte muito pequena, como explicamos a seguir.
As zonas mais exuberantes estão situadas no interior da ilha da Madeira, no entanto algumas partes estavam interditas porque visitámos o arquipélago a seguir a uma tempestade.
Além disso, como viajamos em família e com uma criança pequena, por norma não nos metemos em grandes aventuras quando a segurança está em causa.
Mesmo assim conseguimos visitar alguns lugares que nos deixaram com vontade de regressar em breve.
O que é a Floresta Laurissilva?

A Floresta Laurissilva é uma floresta húmida subtropical nativa das regiões da Madeira, Açores, ilhas Canárias e Cabo Verde.
De uma forma genérica, é composta por árvores e plantas com nomes difíceis mas que retém a água de uma forma impressionante.
No solo da floresta Laurissilva assim como nos ramos das árvores é habitual vermos musgos a crescer e com abundância.
Sabia que a existência de musgos e líquenes nas árvores significa que a qualidade do ar nessa zona é muito boa? Pois, ficámos a saber isto nesta viagem à Madeira.
Atualmente a zona com mais expressão da floresta Laurissilva está situada no arquipélago da Madeira, principalmente na parte Norte da ilha.
Como visitar a Floresta Laurissilva na Madeira
A melhor forma de explorar as zona húmidas da floresta Laurissilva madeirense é percorrendo as levadas e veredas no Norte da ilha.
Assim, deixe o seu carro estacionado em segurança num dos parques de início dos percursos pedestres e saia à aventura.
Alugar um carro na Madeira é obrigatório se quiser explorar as zonas mais remotas de forma independente e nisso não há volta a dar.
Nós usámos a Hertz e ficámos muito satisfeitos com o serviço, por isso se quiser saber como correu a experiência de carro alugado na Madeira, assim como dicas genéricas de viajar durante a pandemia clique aqui.
Lembre-se de confirmar as condições dos trilhos com antecedência e vá preparado com calçado resistente, água, snacks, agasalhos e lanternas para atravessar os túneis.
Outra medida de segurança extra é avisar alguém da sua confiança por onde vai andar, para o caso se não regressar ao final do dia saberem onde procurar.
Se ao ler estas palavras fica com a ideia de que é excessivo, saiba que todos os anos se perdem turistas nas zonas montanhosas madeirenses, e muitas precisam de ser resgatadas, por isso não facilite.
Caso prefira juntar-se a um tour organizado, existem várias opções com saída por exemplo do Funchal e que incluem caminhadas, passeios 4X4 e outras surpresa.
Tours para explorar a Floresta Laurissilva
Visitar o Fanal

O Fanal pertence ao concelho de Porto Moniz, isto é, no Norte da Madeira, e está situado entre a Ribeira da Janela e o Paul da Serra.
É uma zona muito agradável para fazer trilhos e conhecer a floresta Laurissilva, no entanto o que nos chamou mais a atenção foi o bosque de Tis.
O bosque de Tis é constituído por estas estranhas árvores centenárias que parecem ter sido contorcidas com o passar do tempo.
Veja bem, alguns destes exemplares são mais antigos do que o descobrimento da Madeira pelos navegadores João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo em 1419!
Pode ir de carro até ao Fanal mas para explorar melhor a zona sugerimos dois trilhos: o PR13 – Vereda do Fanal e o PR14 – Levada dos Cedros.
Para o caso de não saber e estiver a tentar decidir qual fazer, as veredas são trilhos “secos” enquanto que as levadas são trilhos que acompanham os cursos de água.
Não se esqueça de procurar no GPS a lagoa do Fanal e se quiser pode levar piquenique pois existe um parque de merendas com mesas para passar umas horas em família.
Alojamento para explorar o Fanal e a Floresta Laurissilva
Nós ficámos alojados na Quinta da Saraiva em Câmara de Lobos, que fica a cerca de 40 km do Fanal e gostámos muito.
Aliás, a Quinta da Saraiva está a dar um desconto para os leitores do passaporte no bolso até ao final de 2021 e se quiser saber mais informações sugerimos que veja o artigo Quinta da Saraiva: dica de alojamento na Madeira.
Em todo o caso, se quiser ficar no Norte da Madeira num hotel mais perto do Fanal e de Porto Moniz, então veja a disponibilidade a seguir:
Artigos relacionados
Por fim, está a pensar visitar a ilha da Madeira? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:
- Viajar para a Madeira durante a pandemia: cuidados a ter
- Quinta da Saraiva: dica de alojamento na Madeira
- Cabo Girão skywalk sobre o Promontório mais alto da Europa
- Curral das Freiras: visitar o maciço central da Madeira e melhores miradouros
- Câmara de Lobos o que visitar: a baía, o Ilhéu, a estátua de Churchill e muito mais!
- Ribeira Brava: fazer poncha madeirense na Serra D´Água
- Paul da Serra: visitar o maior planalto madeirense
- Parque Natural da Madeira: visitar ecossistemas únicos no mundo
- Floresta Laurissilva da Madeira: património Mundial da UNESCO
- Porto Moniz: piscinas naturais na ilha da Madeira (em breve)
- Mercado dos Lavradores no Funchal (em breve)
- Funchal: visitar a renovada Avenida do Mar (em breve)
- Ponta de São Lourenço (em breve)
- Visitar Machico (em breve)
- Casas típicas de Santana (em breve)
- Aeroporto da Madeira (em breve)
Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no facebook e no instagram.