Atualizado em: Setembro 17, 2023
O Priolo é uma das aves mais raras da Europa, aliás só é possível avistá-lo em certas zonas da Floresta Laurissilva em São Miguel, nos Açores.
Nós fomos à procura desta ave peculiar, que é do tamanho aproximado de uma mão e tem cauda preta e corpo cinza claro, mas para saber se o conseguimos ver, tem de ler o artigo até ao fim.
Subimos por estradas de terra batida até miradouros incríveis, vimos de perto o habitat do priolo, ficamos a conhecer o trabalho no terreno da SPEA e, acima de tudo, foi um excelente dia passado em família.
Explore a beleza de São Miguel de uma forma única! Faça o download gratuito dos trilhos oficiais da ilha, que incluem informações essenciais como distância, dificuldade, mapas e fotos, para uma experiência inesquecível!
As espécies endémicas e as exóticas invasoras em São Miguel


Quando falamos nas paisagens de São Miguel é comum imaginarmos verdes prados com vaquinhas e bosques frondosos, no entanto, nem todas as espécies de plantas atuais são “naturais” da região.
Assim, chegamos a dois conceitos que importa distinguir: as plantas endémicas e as exóticas invasoras.
As espécies endémicas são as que se encontram apenas em determinada área ou região geográfica, ou seja, são as plantas nativas, que no caso de São Miguel são por exemplo o pau-branco, o cedro, o queiró e a urze.
Por outro lado, as espécies exóticas invasoras apesar de fazerem parte da paisagem micaelense e normalmente serem muito bonitas, colocam em perigo as plantas nativas.
É o caso da Conteira, do Feto Arbóreo, da Cleta e do Incenso, que ocupam rapidamente o solo e impedem o desenvolvimento das restantes espécies endémicas que fornecem o alimento ao Priolo.
A Floresta Laurissilva dos Açores

A Floresta Laurissilva é um tipo de floresta húmida subtropical nativa da Macaronésia, isto é, referente às regiões da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, sendo que tem maior expressão no arquipélago da Madeira.
É, no entanto, numa pequena região de São Miguel nos Açores, mais concretamente nos concelhos de Povoação e Nordeste, que se podem avistar os priolos.
Para preservar a população dos priolos foi necessário resgatar o habitat natural destas aves, ou seja, a Floresta Laurissilva dos Açores.
Este é um trabalho para vários anos, décadas talvez, que a SPEA abraçou em 2003 e que tem a base logística no centro Ambiental do Priolo.
À procura do Priolo em São Miguel

Quando o Sr. Ricardo Peixoto da Tradicampo nos falou do projeto do Priolo, imediatamente aceitámos o convite para o conhecer.
Fizemos um tour com a Azucena Martin, coordenadora local da SPEA e o Luís Pacheco, que é técnico do Centro Ambiental do Priolo.
O passeio começou no Centro Ambiental do Priolo e a primeira paragem foi no Miradouro da Tronqueira, um sítio deslumbrante de onde se consegue avistar uma parte da mancha recuperada da Floresta Laurissilva Açoriana pelo SPEA.
Vimos o Pico da Vara, que é o local mais alto de São Miguel, observamos de perto zonas de turfeira e percebemos o impacto que a criptoméria proveniente do Japão tem na economia local.
Ao longo da viagem percorremos vários lugares sempre a aprender sobre o Priolo e a Floresta Laurissilva.
Ficámos a conhecer os nomes das plantas, de que se alimentam os priolos e sempre de nariz no ar tentámos encontrar algumas destas aves raras.
Não é garantido ver os priolos neste tipo de tour, mas nós vimos dois e foi um momento emocionante.
Os nossos filhos adoraram a experiência, pelo que é, sem dúvida, um excelente programa para fazer em família.
O Centro Ambiental do Priolo

Um bom ponto de partida para descobrir o priolo e a floresta Laurissilva dos Açores é visitar o Centro Ambiental do Priolo.
Veja no mapa os locais onde foram avistados priolos recentemente e fique a conhecer a história deste curioso animal, que em tempos foi considerada uma praga, depois a captura foi recompensada com dinheiro e agora tem o estatuto de proteção.
Para marcar o seu tour contacte o Centro Ambiental do Priolo pelo email centropriolo@spea.pt ou pelo telemóvel +351 918 53 61 23.
O Parque das Endémicas

O Parque das Endémicas faz parte da Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro, em Nordeste (São Miguel).
Como o nome sugere, trata-se de uma zona protegida de plantas endémicas de São Miguel e é comum avistar-se Priolos nesta zona.
Pode observar de perto a ginja-do-mato, a urze, o cedro-do-mato, o azevinho e a uva-do-mato, entre outras espécies.
Vídeo com sugestões de o que visitar em São Miguel Açores numa viagem de 7 dias
Assuntos relacionados com a Floresta Laurissilva dos Açores
Fique a conhecer melhor a Ilha de São Miguel nos Açores explorando os seguintes artigos:
- São Miguel Açores: tudo o que precisa saber para visitar a ilha verde!
- Tradicampo Eco-Country Houses alojamento em São Miguel Açores
- Ponta Delgada (São Miguel – Açores)
- Ponta da Ferraria ir a banhos termais (gratuitos) em São Miguel Açores
- Lagoa das Sete Cidades São Miguel Açores: a lenda e o que ver
- Ribeira Grande o que visitar (São Miguel – Açores)
- Ilhéu de Vila Franca e outros lugares a visitar em Vila Franca
- Lagoa das Furnas: o cozido, o chá roxo e outras atrações únicas
- Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões Açores
- Aeroporto de Ponta Delgada João Paulo II em São Miguel Açores
Gostaria de conhecer melhor Portugal? O meu lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem para famílias, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando faço viagens sozinha! Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.