À procura do Priolo na Floresta Laurissilva dos Açores

O Priolo e a Floresta Laurissilva dos Açores.
Índice do artigo

Atualizado em: Julho 16, 2022

O Priolo é uma das aves mais raras da Europa, aliás só é possível avistá-lo em certas zonas da Floresta Laurissilva em São Miguel, nos Açores.

Nós fomos à procura desta ave peculiar, que é do tamanho aproximado de uma mão e tem cauda preta e corpo cinza claro, mas para saber se o conseguimos ver, tem de ler o artigo até ao fim.

Subimos por estradas de terra batida até miradouros incríveis, vimos de perto o habitat do priolo, ficamos a conhecer o trabalho no terreno da SPEA e, acima de tudo, foi um excelente dia passado em família.

As espécies endémicas e as exóticas invasoras em São Miguel

Quando falamos nas paisagens de São Miguel é comum imaginarmos verdes prados com vaquinhas e bosques frondosos, no entanto, nem todas as espécies de plantas atuais são “naturais” da região.

Assim, chegamos a dois conceitos que importa distinguir: as plantas endémicas e as exóticas invasoras.

As espécies endémicas são as que se encontram apenas em determinada área ou região geográfica, ou seja, são as plantas nativas, que no caso de São Miguel são por exemplo o pau-branco, o cedro, o queiró e a urze.

Por outro lado, as espécies exóticas invasoras apesar de fazerem parte da paisagem micaelense e normalmente serem muito bonitas, colocam em perigo as plantas nativas.

É o caso da Conteira, do Feto Arbóreo, da Cleta e do Incenso, que ocupam rapidamente o solo e impedem o desenvolvimento das restantes espécies endémicas que fornecem o alimento ao Priolo.

A Floresta Laurissilva dos Açores

O Priolo e a Floresta Laurissilva dos Açores.
O Priolo e a Floresta Laurissilva dos Açores.

A Floresta Laurissilva é um tipo de floresta húmida subtropical nativa da Macaronésia, isto é, referente às regiões da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, sendo que tem maior expressão no arquipélago da Madeira.

É, no entanto, numa pequena região de São Miguel nos Açores, mais concretamente nos concelhos de Povoação e Nordeste, que se podem avistar os priolos.

Para preservar a população dos priolos foi necessário resgatar o habitat natural destas aves, ou seja, a Floresta Laurissilva dos Açores.

Este é um trabalho para vários anos, décadas talvez, que a SPEA abraçou em 2003 e que tem a base logística no centro Ambiental do Priolo.

À procura do Priolo em São Miguel

Miradouro da Tronqueira (Floresta Laurissilva dos Açores).
Miradouro da Tronqueira – São Miguel, Açores.

Quando o Sr. Ricardo Peixoto da Tradicampo nos falou do projeto do Priolo, imediatamente aceitámos o convite para o conhecer.

Fizemos um tour com a Azucena Martin, coordenadora local da SPEA e o Luís Pacheco, que é técnico do Centro Ambiental do Priolo.

O passeio começou no Centro Ambiental do Priolo e a primeira paragem foi no Miradouro da Tronqueira, um sítio deslumbrante de onde se consegue avistar uma parte da mancha recuperada da Floresta Laurissilva Açoriana pelo SPEA.

Vimos o Pico da Vara, que é o local mais alto de São Miguel, observamos de perto zonas de turfeira e percebemos o impacto que a criptoméria proveniente do Japão tem na economia local.

Ao longo da viagem percorremos vários lugares sempre a aprender sobre o Priolo e a Floresta Laurissilva.

Ficámos a conhecer os nomes das plantas, de que se alimentam os priolos e sempre de nariz no ar tentámos encontrar algumas destas aves raras.

Não é garantido ver os priolos neste tipo de tour, mas nós vimos dois e foi um momento emocionante.

Os nossos filhos adoraram a experiência, pelo que é, sem dúvida, um excelente programa para fazer em família.

O Centro Ambiental do Priolo

Centro Ambiental do Priolo (São Miguel - Açores).
Centro Ambiental do Priolo (São Miguel – Açores).

Um bom ponto de partida para descobrir o priolo e a floresta Laurissilva dos Açores é visitar o Centro Ambiental do Priolo.

Veja no mapa os locais onde foram avistados priolos recentemente e fique a conhecer a história deste curioso animal, que em tempos foi considerada uma praga, depois a captura foi recompensada com dinheiro e agora tem o estatuto de proteção.

Para marcar o seu tour contacte o Centro Ambiental do Priolo pelo email centropriolo@spea.pt ou pelo telemóvel +351 918 53 61 23.

O Parque das Endémicas

Ver o Priolo no Parque das Endémicas em São Miguel (Açores).
Parque das Endémicas em São Miguel (Açores).

O Parque das Endémicas faz parte da Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro, em Nordeste (São Miguel).

Como o nome sugere, trata-se de uma zona protegida de plantas endémicas de São Miguel e é comum avistar-se Priolos nesta zona.

Pode observar de perto a ginja-do-mato, a urze, o cedro-do-mato, o azevinho e a uva-do-mato, entre outras espécies.

Vídeo com sugestões de o que visitar em São Miguel Açores numa viagem de 7 dias

Assuntos relacionados com a Floresta Laurissilva dos Açores

Fique a conhecer melhor a Ilha de São Miguel nos Açores explorando os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O meu lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem para famílias, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando faço viagens sozinha! Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. Também organizo viagens, por isso convido-o a espreitar o grupo Ofertas de VIAGENS.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.