0

Figueira de Castelo Rodrigo

Figueira de Castelo Rodrigo

Figueira de Castelo Rodrigo é um município do distrito da Guarda na região Centro de Portugal e pertence à Beira Alta.

Faz fronteira com os municípios de Freixo de Espada à Cinta, Almeida, Pinhel e Vila Nova de Foz Côa, além da vizinha Espanha.

A sua posição geográfica faz com que seja influenciado pelo Rio Douro, Rio Côa e Rio Águeda assim como pela imponente Serra da Marofa e a lista de lugares com interesse turístico incluem a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, o Parque Natural do Douro Internacional, o Convento de Santa Maria de Aguiar, entre outros.

Então, acompanha-nos nesta viagem por Figueira de Castelo Rodrigo?

Figueira de Castelo Rodrigo o que visitar

Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo

Porta do Sol

Castelo Rodrigo é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal mas também foi eleita uma das Sete Maravilhas de Portugal, na categoria de Aldeia Autêntica.

Nós tivemos o privilégio de visitar esta aldeia por isso se está interessado em saber mais sugerimos que leia este artigo sobre Castelo Rodrigo onde contamos a nossa experiência.

A Reserva da Faia Brava

A Reserva da Faia Brava é uma área protegida privada no município de Figueira de Castelo Rodrigo.

Nós tínhamos tudo planeado para incluir no nosso roteiro uma visita à Reserva da Faia Brava mas infelizmente não conseguimos.

No entanto não temos dúvidas que é uma excelente dica de o que visitar em Figueira Castelo Rodrigo e por essa razão fazemos questão de mencionar a primeira e até ao momento a única área protegida privada em Portugal.

O Cristo Rei da Serra da Marofa

Serra da Marofa em Figueira Castelo Rodrigo

O Cristo Rei da Serra da Marofa é o ponto mais alto a 977 metros de altitude e uma das atrações turísticas de Figueira de Castelo Rodrigo.

Em breve será publicado um post completo sobre a Serra da Marofa mas entretanto deixamos aqui uma pequena introdução.

À medida que sobe a Serra da Marofa vai encontrar pelo caminho várias capelinhas que ilustram os mistérios do rosário assim como vários miradouros naturais e construídos.

Por fim, a vista do miradouro no sopé da Serra da Marofa é incrível e pode ver-se perfeitamente terras pertencentes à Beira Alta e Alto Douro, sem esquecer é claro a pitoresca Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo.

O Convento de Santa Maria de Aguiar

Figueira de Castelo Rodrigo

Do Convento de Santa Maria de Aguiar fazem parte não só a igreja mas também o Mosteiro de Santa Maria de Aguiar.

Acredita-se que a sua construção remonta ao século XII, é uma igreja cisterciense cujos estilos arquitectónicos principais são o românico e o gótico e além disso está classificado como Monumento Nacional.

O Parque Natural do Douro Internacional

O Parque Natural do Douro Internacional inclui territórios dos municípios de Mogadouro, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta mas também de Figueira de Castelo Rodrigo.

Assim, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo destacamos uma visita à Torre da Almofala e à Barragem de Santa Maria Aguiar.

A Torre de Almofala

Torre de Almofala

A Torre de Almofala também é conhecida como Ruínas de Almofala, Torre dos Frades ou ainda Torre das Águias.

Trata-se de um templo romano cujas ruínas poderão ser visitadas na União de Freguesias de Almofala e Escarigo, em Figueira de Castelo Rodrigo, por isso tome nota para a incluir no seu roteiro.

A Barragem de Santa Maria Aguiar

Barragem de Santa Maria de Aguiar

A Barragem de Santa Maria Aguiar foi construída com o intuito de abastecer de água e rega para os munícipes de Figueira de Castelo Rodrigo.

No entanto hoje é bastante procurada para a pesca desportiva assim como zona de lazer (artigo completo em breve).

Amendoeiras em flor

Nos meses de fevereiro e março os vastos campos de amendoeiras no município de Figueira de Castelo Rodrigo vestem um manto florido que faz as delícias dos visitantes.

Por isso não se esqueça de tomar nota na sua agenda deste maravilhoso acontecimento.

Museus em Figueira de Castelo Rodrigo

Cientes da importância de preservar a história, o município coloca à disposição três importantes museus: o Museu de Artes e Ofícios Francisco Távora, o Centro Interpretativo e Museológico de Algodres e o Museu Rural e Etnográfico de Vilar de Amargo.

O Museu de Artes e Ofícios Francisco Távora

O Museu de Artes e Ofícios Francisco Távora está localizado na localidade de Escalhão e reuniu um acervo considerável de artigos tradicionais ligados à vivência da casa mas também à cultura do vinho e azeite, a lavoura, as oficinas do ferreiro, carpinteiro e sapateiro entre outros.

Já agora, se visitar este lugar não se esqueça de incluir no seu roteiro uma passagem pela Igreja Fortaleza de Escalhão.

O Centro Interpretativo e Museológico de Algodres

O Centro Interpretativo e Museológico de Algodres está localizado em Algodres e lá poderá conhecer melhor não só a história do lugar mas também o património e tradições que estas pessoas souberam preservar.

O Museu Rural e Etnográfico de Vilar de Amargo

O Museu Rural e Etnográfico de Vilar Amargo pode ser visitado em Vilar de Amargo e conseguiram reunir uma coleção de várias centenas de artefactos ligados à vida rural da aldeia.

O que fazer em Figueira de Castelo Rodrigo

Ao longo deste artigo já indicámos bastantes sítios a visitar em Figueira de Castelo Rodrigo, no entanto não queríamos deixar escapar a oportunidade para partilhar uma lista de coisas a fazer nesta região.

  • explorar a aldeia desabitada do Colmeal;
  • fazer um cruzeiro em Barca D’alva;
  • experimentar e quem sabe levar para casa produtos locais como a amêndoa, o vinho, o azeite, o mel e os enchidos;
  • subir até ao Miradouro do Alto da Sapinha e contemplar o Rio Douro;
  • ouvir as histórias e lendas da Moura Encantada, da Batalha da Salgadela e de Amar Ofa, entre outras.

Onde dormir em Figueira de Castelo Rodrigo

Nós visitámos a vila de Figueira de Castelo Rodrigo numa road trip cuja base foi em Freineda, a menos de uma hora de distância, isto é, no Pátio da Caetana.

No entanto se preferir pode ver sugestões de alojamento em Figueira de Castelo Rodrigo aqui.

Como chegar a Figueira de Castelo Rodrigo

De Lisboa

Do Porto

Artigos relacionados

Este artigo foi escrito no âmbito da iniciativa #euficoemportugal o que significa que durante o mês de junho de 2020 andámos a explorar um cantinho do distrito da Guarda.

Enfim, desse projeto nasceram 20 artigos nos quais incentivamos os leitores do nosso blogue a viajar em Portugal e (re)descobrir alguns lugares incríveis.

Por fim, está a pensar visitar o distrito da Guarda? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.