0

Fafião: aldeia dos lobos, cascatas e do poço verde

Aldeia de Fafião

Fafião é uma pequena aldeia do concelho de Montalegre (distrito de Vila Real), isto é, no Norte de Portugal, uma verdadeira pérola ainda desconhecida no seio do Parque Nacional da Peneda-Gerês transmontano.

É uma aldeia comunitária pois em pleno século XXI algumas tarefas são realizadas em nome da coletividade, como é o caso da vezeira.

Já agora, a vezeira é uma prática ancestral que consiste no facto de uma pessoa ter a obrigação de ir guardar o gado da aldeia à vez.

Ou seja, cada família, na sua vez, vai tomar conta de todos os animais da comunidade.

A aldeia de Fafião também é conhecida pelos poços, o nome que nesta região dão às lagoas que por aqui são abundantes e deslumbrantes, como é o caso do Poço Verde assim como os Poços de Fafião.

Além disso, o símbolo de Fafião é o lobo, pois a relação com este animal selvagem é antiga.

Aliás, no Miradouro junto à Barragem de Salamonde vai ver uma escultura com um lobo a uivar e não muito longe dali jaz o maior fojo do lobo deste tipo na Península Ibérica.

Por fim, e como no Gerês nas cascatas são de cortar a respiração, vai encontrar no Rio Fafião (também conhecido como Rio Toco) uma série de quedas de água tão desconhecidas quanto isoladas.

Como vê, são muitas as razões para visitar Fafião, por isso, acompanha-nos nesta viagem?

Fafião o que visitar

Aldeia de Fafião
Aldeia de Fafião.

A Aldeia de Fafião

Nada melhor do que começar a sua visita na região pela própria aldeia de Fafião.

É uma aldeia pequena mas muito bonita com ruas estreitas e casas tradicionais de granito.

Também vai ver alguns agricultores com os seus tratores e se tiver oportunidade de falar com eles aproveite.

Se os habitantes estiverem com vontade de falar um simples bom dia é suficiente para iniciar a conversa.

O Fojo do Lobo

O Fojo do Lobo é uma armadilha ancestral utilizada para caçar os lobos que ameaçavam os rebanhos.

No caso do fojo do lobo de Fafião, a estrutura de granito tem 64 metros de comprimento mas a altura média é superior a 2 metros.

Os lobos eram encaminhados para o interior do fojo e impedidos de sair pelas paredes altas.

Apesar de não se saber ao certo a data de construção do Fojo do Lobo de Fafião, acredita-se que remonta ao século XVIII e é o maior fojo deste tipo na Península Ibérica.

O Poço Verde

O Poço Verde é uma lagoa paradisíaca na área protegida do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Para lá chegar, terá de percorrer a pé um trilho de 2,5 km, mas acredite que vale a pena.

O Poço Verde é alimentado pelo Rio Fafião cujas águas cristalinas convidam a um mergulho refrescante.

Os Poços de Fafião

Os Poços de Fafião são um conjunto de piscinas naturais incríveis em Fafião.

Para as encontrar precisa de se dirigir à Ponte da Pigarreia, aliás, estes poços também são conhecidos como Lagoas da Ponte da Pigarreia.

Uma das grandes vantagens é realmente a facilidade para lá chegar mas isso também significa que há mais pessoas por aquelas bandas.

Miradouro para o Rio Cávado e Miradouro de Fafião

Em primeiro lugar é importante referir que existem vários lugares em Fafião e nos arredores de onde a paisagem que se avista é de perder a respiração.

No entanto, alguns miradouros “oficiais” ajudam-nos a localizar estes lugares especiais, como é o caso do Miradouro para o Rio Cávado e o Miradouro de fafião.

Assim, no Miradouro para o Rio Cávado vai encontrar a famosa escultura do lobo, símbolo da região e uma perspetiva deslumbrante para o Rio Cávado e para a Barragem de Salamonde.

Mas não se fique apenas por este miradouro, uma vez que a cerca de 3 km da Barragem de Salamonde vai encontrar o Miradouro de Fafião, um lugar que ficou na moda recentemente com partilhas inspiradoras no Instagram.

Este miradouro está instalado sobre rochas gigantes o que o torna ainda mais especial e além disso é um dos melhores lugares para ver o Fojo do Lobo.

Onde fica Fafião

Barragem de Salamonde
Barragem de Salamonde.

A aldeia de Fafião fica no concelho de Montalegre, mais concretamente na área protegida do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a 100 km da cidade do Porto e 400 km de Lisboa.

Alojamento em Fafião

Uma boa opção de alojamento é o Hotel Rural Misarela, a cerca de 9 km da aldeia comunitária de Fafião e perto da Ponte de Misarela.

No entanto, aproveite também para confirmar os hotéis em Montalegre e os hotéis no Gerês.

Mapa e como chegar a Fafião

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Vila Real? Então, sugerimos que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.