0

Experiências em família Arcos de Valdevez: construir memórias

Experiências em Família.

Experiências em família é um dos novos roteiros desenhados pelo Município de Arcos de Valdevez para promoção da região, e como o nome indica, inclui visitas a lugares e atividades interessantes para famílias, isto é, tanto para crianças como adultos.

Durante três dias juntámo-nos a quatro famílias de bloggers de viagens para testarmos o roteiro e a experiência não podia ter corrido melhor.

Com o mote “construa memórias” partimos à (re)descoberta do concelho de Arcos de Valdevez e deixamos aqui registadas as 8 atividades testadas e aprovadas pela família do passaporte no bolso, para que possa organizar o seu roteiro.

Então, acompanha-nos nesta viagem em família?

Experiências em família

Seguem, então, as oito experiências em família que recomendamos que experimentem em Arcos de Valdevez.

1. Descobrir combinações improváveis da gastronomia minhota

Todas as sextas-feiras acontece o “Às Sextas no Trasladário” no Espaço Vinhos e Sabores onde se conjugam combinações improváveis, bom vinho e boa disposição.

Nós fomos recebidos por Vítor Correia, vice-presidente da Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez, que nos presenteou com cacharoletes e frutos secos como boas-vindas.

O cacharolete nada mais é do que uma combinação de bebidas, ou seja, um cacharolete é um cocktail.

Por estamos em terras de vinho verde, provámos a versão com vinho verde tinto e com vinho verde branco. Os dois estavam deliciosos mas o nosso preferido foi o cacharolete com vinho branco.

Seguiu-se o Bolo do Tacho com vegetais e o Bolo do Tacho com Queijo de Cabra, ambos harmonizados com vinho Paço Velho da casta Loureiro.

Mais tarde ainda veio para a mesa o Bolo do Tacho com Alheira e Compota e o Bolo do Tacho com Sardinha, desta feita a acompanhar o vinho Aguilhão da casta vinhão.

Para rematar este belo repasto, experimentamos gelado com vinhão, uma combinação muito improvável que cá em casa dividiu as opiniões, ou seja, uns gostaram e outros nem por isso.

2. Fazer arborismo e slide na Porta do Mezio

Arborismo e Slide na Porta do Mezio.
Arborismo e Slide na Porta do Mezio.

A Porta do Mezio é um lugar perfeito para famílias passarem horas maravilhosas. É uma das cinco Portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, por isso pode pedir sugestões de passeios e atividades para serem feitas em família.

Nós passámos uma manhã a fazer arborismo e slide mas ainda tivemos tempo para explorar o centro da Porta do Mezio. Existem hotéis de insetos para espreitar assim como uma aldeia com o tamanho ideal para os miúdos explorarem, nem faltam os tradicionais espigueiros para as crianças verem melhor.

Dica: aproveite e leve piquenique ou então almoce no restaurante da Porta do Mezio.

3. Trilhos e Percursos Pedestres

Experiências em Família.
Lagoas de Travanca.

Nós fizemos um trilho pequeno entre a Porta do Mezio e o Baloiço do Mezio mas acredite que apesar de ser breve agradou a todos.

Foi uma caminhada fácil com passagem por caminhos de terra batida mas também por terrenos com tapetes de relva. Enfim, isto sem falar nas muitas árvores e pássaros que nos fizeram companhia ao longo do percurso.

Também passámos pelas lagoas de Travanca e só ficámos com pena de não termos levado fato de banho.

Existem várias opções para passeios em família no entanto um dos trilhos mais conhecidos é o passadiço de Sistelo.

4. Explorar espigueiros centenários e comer pão de ló

Nós já conhecíamos os espigueiros do Soajo mas de todas as vezes os miúdos parecem que os veem pela primeira vez, tal é o entusiasmo com que correm pela eira.

No entanto, não se esqueça que o Soajo é muito bonito e não se resuma apenas aos espigueiros. Assim, aproveite para dar um mergulho no Poço Negro, que fica a poucos metros do centro da aldeia.

Por fim, antes de se ir embora passe pela padaria para comprar alguns docinhos. A Padaria de Soajo foi fundada pelo bisavô da Debra, a atual proprietária que depois de anos emigrada regressou para dar continuidade ao negócio da família.

Os doces incluem queijadas de noz, broa de milho, calhaus, entre outros mas o doce mais famoso é o pão de ló.

5. Visitar o Paço de Giela

Experiências em família: Taças Tibetanas no Paço de Giela.
Experiências em família: Taças Tibetanas no Paço de Giela.

De 15 em 15 dias existem atividades em família no Paço de Giela destinadas aos mais pequenos, por isso aproveite.

No entanto, no interior do monumento existe um museu interativo com explicações históricas do lugar e alguns artefactos.

A atividade que os nossos filhos fizeram foi “Nas Asas da Fantasia – História ao Som das taças Tibetanas” e eles adoraram. Aliás, foi bonito de ver como crianças tão agitadas ficaram imóveis e em silêncio durante tanto tempo.

O preço da entrada no Paço de Giela é de 1 EUR e para confirmar as datas e horários das atividades podem ver aqui.

6. Fazer canoagem no Rio Vez

Experiências em família: canoagem no Rio Vez.
Experiências em família: canoagem no Rio Vez. (c) Foto de Centro Aventura.

Fazer um passeio de canoa em família é bem divertido! Antes de entrarmos na água tivemos uma breve formação e depois saímos da Praia Fluvial da Valeta.

Assim, se tem vontade de passar momentos engraçados experimente uma das atividades do Centro Aventura. Existem outros programas para fazer no Rio Lima no Rio Vez, por isso sugerimos que espreite os horários e preços aqui.

7. Visitar o centro histórico de Arcos de Valdevez

O centro de Arcos de Valdevez é ideal para andar a pé. Deixe o seu carro estacionado e explore as ruas com calma.

As fachadas das casas contam histórias e para as ouvir só precisa observar com atenção.

Quando chegar a altura de fazer uma pausa vá à Doçaria Central provar os típicos Charutos dos Arcos.

8. Fazer experiências nas Oficinas de Criatividade Himalaya

Oficinas de Criatividade Himalaya.
Oficinas de Criatividade Himalaya.

Já ouviu falar no Padre Himalaya? E sabe o que é um Pyreliophero? As Oficinas de Criatividade Himalaya são um espaço dedicado à vida e obra do padre Hilamaya com muitas atividades para os mais pequenos.

Numa sala ampla estão dispersos vários jogos para as crianças fazerem experiências engraçadas, enquanto aprendem sobre ciência, botânica e não só.

Por outro lado, num duomo gigante as famílias podem recostar-se e apreciar um espetáculo que vai deixar boas memórias por muito tempo.

Por fim, as oficinas funcionam na antiga escola e a entrada é gratuita.

Restaurantes para aproveitar as experiências em família

De todas as vezes que fomos ao Minho comemos sempre muito bem, e desta vez não foi exceção. As doses são sempre generosas e a qualidade dos produtos é excelente.

Além das experiências que relatámos, ainda tivemos oportunidade de experimentar vários restaurantes que agradaram aos adultos e às crianças.

Restaurante Romanza

O Restaurante Romanza fica no centro de Arcos de Valdevez e serve comida italiana.

Restaurante Porta do Mezio

No Restaurante da Porta do Mezio damos destaque à carne cachena com arroz tarreste.

Restaurante Saber ao Borralho

O Restaurante Saber ao Borralho que fica no Soajo provámos a cachena no forno com batatinhas que estava no ponto, e de sobremesa foi a vez do premiado Bolo dos Discos. .

Restaurante A Floresta

O Restaurante A Floresta fica no centro de Arcos de Valdevez e tem uma agradável esplanada. Nós escolhemos novamente a carne cachena, desta vez com batata frita e arroz de feijão tarreste.


*o passaporte no bolso viajou a convite do Município de Arcos de Valdevez e do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Artigos relacionados com as Experiências em Família em Arcos de Valdevez

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Viana do Castelo? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.