Estrada Nacional 304 uma das melhores estradas do mundo para conduzir

Estrada Nacional 304.
Índice do artigo

A Estrada Nacional 304 é uma das mais inesquecíveis estradas no Norte de Portugal, e não somos só nós a pensar desta forma.

Com efeito, em 2019 a Ford considerou a N304 uma das melhores estradas no mundo para conduzir e a Europe’s Greatest Driving Roads também já a recomendou!

Para nós, o trajeto mais bonito é entre a vila de Mondim de Basto e o Alto de Velão, antes da Campeã, apesar de tecnicamente o troço ter sido municipalizado.

Quer dizer, já não é uma estrada nacional mas sim uma estrada municipal, mas são apenas pormenores que não retiram o encanto ao trajeto.

É, com efeito, um paraíso de motards mas também perfeito para roadtrips em família, como foi o nosso caso.

Então, acompanha-nos nesta viagem de carro que promete ser inesquecível?

Percorrer a Estrada Nacional 304

Rota dos Miradouros em Mondim de Basto: Alto do Velão.
Miradouro do Alto de Velão.

A nossa sugestão é que comece a EN304 (ou EM304) no Alto de Velão, isto é, junto á fronteira com o concelho de Vila Real.

Dali terá uma perspetiva aproximada da estrada do que tem pela frente, pois ao fundo irá encontrar a cordilheira rochosa que termina no Monte de Farinha.

Do lado direito veja as Turbinas Eólicas do Marão, a que chamam de ventoinhas e que destoam da paisagem.

Comece a descida para Mondim de Basto e prepare-se pois a viagem promete ficar na sua memória para sempre.

Ao longo da N304 vai sentir provavelmente necessidade de parar para tirar fotografias e imortalizar o momento, por isso, boas paragens técnicas poderão ser no Miradouro da Lomba Gorda, na Fonte do Trigo ou no Parque de Merendas junto à Ponte de Ermelo.

Aliás, se quiser prolongar o seu passeio, junto à Ponte de Ermelo vire à direita no entroncamento para visitar um dos ex-libris da região: as Fisgas de Ermelo que estão em pleno Parque Natural do Alvão.

Continue em direção a Mondim de Basto e aprecie a paisagem salpicada de pequenas aldeias rurais.

Quando chegar a Mondim de Basto aproveite para dar uma volta no centro histórico da vila e na zona verde antes fazer mais um desvio da N304.

Falamos da épica subida ao Monte Farinha, que é notícia todo os anos por altura da volta a Portugal em Bicicleta.

Além disso, se é adepto de parapente saiba que há uma pista junto ao Santuário de Nossa Senhora da Graça e que é bastante movimentada no verão.

Estrada Nacional 304 de mota

Miradouro da Lomba Gorda.
Miradouro da Lomba Gorda.

A viagem de mota pela N304 é especial porque além da paisagem ser deslumbrante, devemos referir que a maior parte do trajeto é feito em montanha com vegetação rasteira.

Quer dizer que o naturalmente a vista é ampla e desimpedida, o que transmite a ideia de que os ocupantes da moto estão em pleno voo, surreal!

Além disso, troço até Mondim de Basto tem o número de curvas suficiente para a condução ser desafiante, mantendo todas as condições de segurança necessárias.

Dica: veja também a Rota dos Miradouros em Mondim de Basto.

Artigos Relacionados

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Vila Real? Então, nesse caso de sugerimos que leia os seguintes artigos:

https://www.pinterest.pt/pin/424393964894394729/sent/?invite_code=de4657910cd44f1e822f5bcd37044583&sender=776871141879903884&sfo=1

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.