Estrada Nacional 304: uma das melhores estradas para conduzir

Estrada Nacional 304.
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 25, 2024

A Estrada Nacional 304 é uma das mais inesquecíveis estradas no Norte de Portugal, e não somos só nós a pensar desta forma.

Com efeito, em 2019 a Ford considerou a N304 uma das melhores estradas no mundo para conduzir e a Europe’s Greatest Driving Roads também já a recomendou!

Esta estrada é um paraíso de motards, mas também perfeito para roadtrips em família, como foi o nosso caso.

O trajeto mais bonito, para nós, é entre a vila de Mondim de Basto e o Alto de Velão, antes da Campeã, por isso, é sobre este troço que nos vamos debruçar.

Então, acompanha-nos nesta viagem de carro que promete ser inesquecível?

Percorrer a Estrada Nacional 304

Rota dos Miradouros em Mondim de Basto: Alto do Velão.
Miradouro do Alto de Velão.

A nossa sugestão é que comece a EN304 (ou EM304) no Alto de Velão, isto é, junto à fronteira com o concelho de Vila Real.

Dali terá uma perspetiva aproximada da estrada que tem pela frente, e que termina na cordilheira rochosa do Monte de Farinha.

Do lado direito, veja as Turbinas Eólicas do Marão, mas não se deixe ficar por lá muito tempo, pois tem alguns quilómetros pela frente e não faltam oportunidades para parar e contemplar a paisagem.

Aliás, ao longo da N304 lugares oportunos para parar e tirar fotografias são o Miradouro da Lomba Gorda, a Fonte do Trigo e o Parque de Merendas junto à Ponte de Ermelo.

Se quiser prolongar o seu passeio, junto à Ponte de Ermelo vire à direita no entroncamento para visitar um dos ex-libris da região: as Fisgas de Ermelo que estão em pleno Parque Natural do Alvão.

Continue em direção a Mondim de Basto e tente descortinar na paisagem as pequenas aldeias.

Quando chegar a Mondim de Basto, aproveite para dar uma volta no centro histórico da vila e na zona verde antes fazer mais um desvio da N304.

Falamos da épica subida ao Monte Farinha, que é notícia todo os anos por altura da volta a Portugal em Bicicleta.

Já agora, se é adepto de parapente, saiba que há uma pista junto ao Santuário de Nossa Senhora da Graça e que é bastante movimentada no verão.

Estrada Nacional 304 de mota

Miradouro da Lomba Gorda.
Miradouro da Lomba Gorda.

A viagem de mota pela N304 é especial, porque além da paisagem ser deslumbrante, devemos referir que a maior parte do trajeto é feito em montanha com vegetação rasteira.

Ou seja, para quem está de mota, parece que estão em pleno voo…surreal!

Além disso, troço até Mondim de Basto tem o número de curvas suficiente para a condução ser desafiante, mantendo todas as condições de segurança necessárias.

Dica: veja também a Rota dos Miradouros em Mondim de Basto.

Alojamento perto da Estrada Nacional 304

Para fazer a EN 304 pode escolher ficar a dormir em Mondim de Basto, ou então escolher um hotel em Vila Real.

Assim, em Mondim de Basto a nossa sugestão é o Água Hotels Mondim de Basto, um hotel de quatro estrelas com SPA e vista sobre o Rio Tâmega.

Em alternativa, a Casa Agrícola da Levada Eco Village, a mais ou menos 2 km do centro de Vila Real, é uma boa escolha.

Se nenhuma destas opções lhe agradar, então veja quais alojamentos estão disponíveis tanto em Mondim de Basto como em Vila Real.

Reservar hotel em Mondim de Basto.

Reservar hotel em Vila Real.

Veja também em Mondim de Basto

Depois de percorrer a N304, e a alguns minutos da vila de Mondim de Basto, há um baloiço com vistas espetaculares sobre o Monte de Farinha (Senhora da Graça).

Falamos do Baloiço do Picote, que é uma excelente forma de terminar o seu passeio pela N304.

Veja também:

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Vila Real? Então, nesse caso de sugerimos que leia os seguintes artigos:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.