0

Estrada Nacional 222 (EN 222): road trip em Portugal do litoral ao interior

Estrada Nacional 222

A Estrada Nacional 222 (EN 222) liga Vila Nova de Gaia a Almendra, que pertence a Vila Nova de Foz Côa, ou seja, atravessa Portugal desde o litoral até ao interior (a poucos km de Espanha).

Em 2015 foi considerada a melhor estrada para condução do mundo, isto é, recebeu o galardão World’s Best Driving Road.

E porquê a melhor estrada do mundo para conduzir? Enfim, parece que consideraram que os raios das curvas e o comprimento das retas é a combinação perfeita no que diz respeito ao prazer de conduzir.

Nós fomos fazer a EN 222 mas devemos dizer que os mais de 200 km custam um bocadinho a fazer no mesmo dia.

Por isso, neste artigo vamos falar-lhe dos encantos que vai descobrir ao percorrer a Estrada Nacional 222, o que visitar, melhores trechos e um mapa do percurso.

Afinal, são muitos os miradouros, pontes, vilas e cidades a visitar numa viagem entre o litoral e o interior de Portugal, quase a chegar a Espanha.

Então, faz-nos companhia nesta roatrip mítica em Portugal?

Percorrer a Estrada Nacional 222

Miradouro de casal de Loivos, Pinhão, Estrada Nacional 222.
Miradouro de casal de Loivos, Pinhão.

Fazer uma roadtrip na EN222 é uma aventura! Nós pegámos no nosso carro e juntamente com os nossos dois filhos fizemo-nos à estrada.

Fizemos várias paragens, tanto para tirar fotografias como para descansar e comer mas devemos confessar que fazer o trajeto todo de uma vez é bastante cansativo.

Por isso, decidimos incluir nas sugestões de o que visitar ao longo da EN222 as respetivas sugestões de alojamento para que possa visitar a região com calma.

Afinal, nós já conhecíamos a maior parte destes destinos e por essa razão foi mais rápido.

O que visitar ao longo da Estrada Nacional 222

Estrada Nacional 222
Estrada Nacional 222 (EN222).

Como dissemos o roteiro de EN222 é bastante extenso, por isso é normal que o queira fazer em vários dias.

Na nossa opinião vai precisar no mínimo de três dias mas depende dos lugares que decidir visitar.

Assim, dividimos este roteiro em três dias com todas as informações para o ajustar à sua medida, nomeadamente sugestões de o que visitar e alojamento em cada destino.

Dia 1 da EN 222

Praia da Lomba.
Praia da Lomba.

Uma vez que a Estrada Nacional 222 começa no centro de Vila Nova de Gaia, nada mais lógico do que visitar o Parque Biológico de Gaia ou fazer um desvio até à zona ribeirinha dos armazéns de Vinho do Porto junto ao cais de Gaia.

Alojamento em Vila Nova de Gaia

Siga em viagem e se estiver bom tempo aproveite para fazer um pequeno desvio até à Praia da Lomba, um local bastante procurado por veraneantes e onde o Rio Douro faz uma curva apertada.

Continue pela EN222 e de vez em quando vai notar a companhia do Rio Douro do seu lado esquerdo o Rio Douro.

Castelo de Paiva vai surgir no seu caminho e se ainda não conhece a vila aproveite para a visitar, assim como o Marmoiral de Sobrado, que faz parte da Rota do Românico do Vale do Sousa e as aldeias de xisto de Midões e Gondarém.

Alojamento em Castelo de Paiva

A poucos quilómetros de Castelo de Paiva vai encontrar a vila de Cinfães que é o local ideal para passar mais do que um dia.

É que pode dividir o seu tempo pela Serra de Montemuro, mergulhar no Rio Bestança ou descobrir miradouros impressionantes, como por exemplo o Miradouro de Teixeirô com vista a Foz do Rio Bestança que desagua no Douro.

Alojamento em Cinfães

Dia 2 da EN 222

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego.

Chegando a Caldas de Aregos escolha entre fazer um passeio junto ao cais ou uma massagem nas Termas de Caldas de Aregos.

Vai ver que depois de um tratamento nos termas não vai sentir o cansaço da viagem.

Alojamento em Caldas de Aregos

Já a caminho do próximo destino aproveite para fazer uma pausa no baloiço de Bestança, ou então, se preferir dê um mergulho nas Poças do Rio Cabrum.

O próximo lugar na lista é Resende, conhecido pelas cerejas mas também pelo Castelo de São Martinho de Mouros e depois de fazer estas visitas está na altura de visitar a Régua e fazer mais um desvio: Lamego.

Alojamento em Resende, Régua e Lamego.

Se tiver dias extra esta é uma excelente altura para ficar alguns dias e visitar o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, o castelo e a Catedral de Lamego.

O percurso entre a Régua e o Pinhão é considerado o mais bonito de toda a Nacional 222 e por isso dedicamos uma secção deste artigo a este assunto (veja a seguir).

Alojamento no Pinhão

Logo a seguir ao Pinhão vai encontrar vários miradouros.

Assim, paragens no Miradouro de Casais do Douro (com vista para o Rio Torto) e o Miradouro da Estrada Nacional 222 (com vista para a Quinta do Ventozelo e para o Rio Douro) são imperdíveis.

Segue-se no nosso roteiro pela N222 uma paragem em São João da Pesqueira para visitar a Praça da República e o Museu do Vinho mas não se esqueça de parar no Miradouro de São Salvador do Mundo, que na nossa opinião é um dos mais bonitos miradouros do Douro.

Alojamento em São João da Pesqueira

Dia 3 da EN 222

Alto Douro Vinhateiro
Miradouro do Museu do Côa.

Deixámos São João da Pesqueira e o distrito de Viseu para trás e entramos em território do concelho da Guarda, mas as paisagens continuam impressionantes.

Assim, alguns quilómetros mais à frente vai encontrar uma pérola quase desconhecida dos turistas que é o Castelo de Numão.

Trata-se de uma construção medieval que vale a pena incluir no seu roteiro, pois o desvio da N222 é muito pequeno.

Ao chegar a Vila Nova de Foz Côa se ainda não conhece o Parque Arqueológico do Vale do Côa não pode deixar escapar o oportunidade.

Por alguma razão há uns anos tanto se falou das esculturas rupestres, por isso sugerimos que comece pelo Museu do Côa e o seu miradouro!

Alojamento em Vila Nova de Foz Côa

A viagem pela Estrada Nacional 222 está a chegar ao fim, no entanto, antes de chegar a Almendra ainda tem para visitar o castelo de Castelo Melhor, outra pérola da região pouco conhecida.

Por fim, quando chegar a Almendra, que é o final da EN222, estacione o carro que lhe fez companhia nestes últimos dias e explore a pé a histórica vila.

De facto, pode ser que fique surpreendido com a grandiosidade da Casa de Almendra, também conhecida como Solar do Visconde de Almendra, a Igreja de Nossa Senhora dos Anjos e ainda o pelourinho.

Não tem tempo para fazer a EN222 na totalidade?

Ponte Pedonal na Régua.
Ponte Pedonal na Régua.

Nesse caso, faça o percurso entre a Régua e Pinhão, pois parece ser consensual que é o troço mais bonito da EN 222, e pode ser que fique com vontade de conhecer o resto do percurso.

São 27 quilómetros com paisagens realmente muito bonitas e que, enfim, de certeza vai querer parar várias vezes para tirar fotografias.

Nesta zona os socalcos das vinhas quase tocam as margens do Rio Douro tornando o cenário ainda mais deslumbrante.

Prepare-se pois de vez em quando passam barcos no rio que agitam por momentos as águas do Douro e além disso dizem que são 92 curvas que tem pelo caminho.

Mapa da Estrada Nacional 222

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar os distritos do Porto, Aveiro, Viseu e Guarda? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.