Estrada Nacional 103 conhecer Portugal do litoral ao interior

Estrada Nacional 108.
Índice do artigo

A Estrada Nacional 103 é uma via de ligação entre o litoral minhoto e o interior transmontano, isto é, no Norte de Portugal.

Apesar de não ser muito conhecido, este trajeto é muito bonito e passa por cidades e paisagens icónicas do nosso país, como é o caso da cidade de Braga ou da aldeia de Vilarinho de Negrões.

No total são 350 km mas para que possa apreciar os lugares é importante que faça algumas pausas pelo caminho.

Assim, neste roteiro pela EN103 sugerimos três dias, que é o suficientes para visitar os pontos mais conhecidos.

Então, acompanha-nos nesta roadtrip incrível?

Fazer a Estrada Nacional 103

Dia 1 da Estrada Nacional 103

Bom Jesus do Monte
Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga.

O primeiro dia na Nacional 103 será entre Neiva (a 15 km de Viana do Castelo) e Vieira do Minho, isto é, vai percorrer uma distância de 80 km.

Assim, neste troço sugerimos primeiro uma paragem em Barcelos, para tirar a fotografia típica com o galo de Barcelos.

Em seguida, o próximo destino é Braga, a cidade dos arcebispos, onde pode eventualmente tentar uma subida até ao Santuário do Bom Jesus do Monte.

Alguns quilómetros mais à frente, vai encontrar Póvoa de Lanhoso, por isso é um boa altura para visitar o Castelo de Póvoa de Lanhoso, no cimo do Monte de Pilar, e o Castro de Lanhoso e as suas reconstruções de casas castrejas.

A terceira, e última paragem do dia é em Vieira do Minho, uma das portas de entrada no Parque Nacional da Peneda-Gerês, onde sugerimos que além do centro visite alguns lugares mais afastados, como é o caso da Barragem da Caniçada e o Santuário de São Bento da Porta Aberta.

Alojamento em Vieira do Minho

Dica: se tem mais tempo sugerimos que acrescente um dia para visitar Viana do Castelo logo no início do percurso.

Dia 2 da Estrada Nacional 103

Vilarinho de Negrões, Montalegre.
Vilarinho de Negrões.

No segundo dia vai entrar no distrito de Vila Real, e é uma entrada em grande, pois a primeira paragem que sugerimos é numa das aldeias mais pitorescas da região: Vilarinho de Negrões.

Segue-se uma paragem na vila de Boticas para visitar o Centro de Artes Nair Afonso, antes de prosseguir viagem até Chaves, onde vai passar a noite.

Na cidade de Chaves a lista de lugares interessantes é, enfim, imensa, de qualquer das formas existem alguns que são mesmo imperdíveis.

Falamos do Castelo de Chaves e da Ponte de Trajano mas não se esqueça de incluir algumas especialidades gastronómicas, como o pastel de Chaves e o Folar de Chaves.

No total percorreu hoje cerca de 100 km por estradas nacionais, o que significa que deve estar cansado, por isso aproveite para descansar num dos hotéis da região.

Alojamento em Chaves

Dia 3 da Estrada Nacional 103

Ponte de Trajano em Chaves.
Ponte de Trajano em Chaves.

O terceiro e último dia nesta road trip pela Estrada Nacional 103 leva-o até ao distrito de Bragança numa viagem de 120 km que passa pela capital do distrito mas continua até uma pequena aldeia comunitária: Rio de Onor.

Assim, saia de Chaves em direção a Vinhais, onde a paragem obrigatória é no Parque Biológico de Vinhais.

Dica: se tiver dias extra, aproveite para estender a sua viagem até ao Parque Natural do Montesinho, pois não se vai arrepender.

O próximo destino é a cidade de Bragança, de onde destacamos sem reservas o centro histórico e além disso o Castelo de Bragança.

A viagem pela N103 termina por aqui, no entanto não pode perder a oportunidade de visitar uma aldeia comunitária que está a apenas 25 km de distância.

Falamos de Rio de Onor, uma aldeia que vive em comunidade e onde as decisões são tomadas em conjunto, por isso será certamente uma experiência única.

Mapa de Estrada Nacional 103

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Distrito de Viana do Castelo

Distrito de Braga

Distrito de Vila Real

Distrito de Bragança

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.