Estrada Nacional 103 (N103): Viana do Castelo a Bragança 2024

Estrada Nacional 103.
Índice do artigo

Atualizado em: Fevereiro 24, 2024

A Estrada Nacional 103 (N103) é uma das estradas mais bonitas para conhecer o Norte de Portugal! Reconheço que esta é uma declaração fortíssima, já que em Portugal existem algumas das mais bonitas estradas do mundo para percorrer, mas acredito realmente, em cada uma das palavras que referi. Por isso, se ficou curioso, então continue a leitura e perceba por que tanta gente decide entrar nesta aventura mítica.

A EN103 faz a ligação entre o litoral minhoto e o interior transmontano e, apesar de não ser muito conhecido, este trajeto passa por cidades e paisagens icónicas do nosso país.

Ou seja, há muito para ver e fazer na Estrada Nacional 103! Afinal, são de 274 km que atravessam o coração do norte do país, apesar de o roteiro que eu recomendo ter um pouco mais (veja o mapa no final do artigo).

Refiro-me, por exemplo, à histórica cidade de Braga ou à pacata aldeia de Vilarinho de Negrões, mas, na verdade, a Nacional 103 atravessa 12 concelhos portugueses: Viana do Castelo, Esposende, Barcelos, Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Montalegre, Boticas, Chaves, Valpaços, Vinhais e Bragança.

Além disso, estão incluídos neste percurso áreas protegidas que valem muito a pena conhecer, como o Parque Nacional da Peneda-Gerês e o Parque Natural de Montesinho, bem como a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, que está classificada pela UNESCO.

Assim, neste roteiro pela EN103, sugiro três dias de viagem, que, na minha opinião, são suficientes para conhecer a região.

No entanto, para manter este post de fácil leitura, apenas levanto o véu sobre o que ver e fazer em cada uma das paragens deste roteiro pela Estrada Nacional 103, e incluo ligações que pode seguir para saber mais.

Roteiro para a Estrada Nacional 103: O que ver e fazer

Há quem decida fazer este percurso de mota ou de carro, e, sinceramente, ambas as opções são excelentes.

Da minha parte devo dizer que fiz a Nacional 103 de carro, numa roadtrip de três dias com a família e todos adoraram.

Aqui fica um roteiro com o que ver e fazer ao longo da Estrada Nacional 103.

Dia 1 da Estrada Nacional 103: De Neiva a Vieira do Minho

Santa Luzia, em Viana do Castelo.
Santa Luzia, em Viana do Castelo.
Fotógrafo em Santa Luzia, em Viana do Castelo.
Fotógrafo em Santa Luzia, em Viana do Castelo.
PR12 - Trilho das Masseiras, na Apúlia (Esposende).
Trilho das Masseiras (PR12), na Apúlia (Esposende).
Castro de São Lourenço
Castro de São Lourenço, em Vila Chã, Esposende.
Bom Jesus do Monte
Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga.
Santuário do Sameiro
Santuário do Sameiro, em Braga.
O que visitar em Braga
Visitar a cidade de Braga, ao longo da Estrada Nacional 103.
escultura do galo de Barcelos
Galo de Barcelos junto ao Museu de Olaria, em Barcelos.
Gerês o que visitar
Estrada Nacional 103: visitar o Gerês.

O primeiro dia na Nacional 103 será entre Neiva (a 15 km de Viana do Castelo) e Vieira do Minho, isto é, vai percorrer uma distância de 80 km.

Assim, neste troço sugerimos primeiro uma paragem em Santa Luzia, em Viana do Castelo, seguindo-se o intrigante património pré-histórico no Castro de São Lourenço e um passeio pelos moinhos de Apúlia, ambos em Esposende.

Continuando a roadtrip, segue-se Barcelos, para tirar a fotografia típica com o galo de Barcelos e, porque não, aproveitar para almoçar.

Em seguida, o próximo destino é Braga, a cidade dos arcebispos, onde pode eventualmente tentar uma subida até ao Santuário do Bom Jesus do Monte ou ao Sameiro.

Alguns quilómetros mais à frente, vai encontrar Póvoa de Lanhoso, por isso é um boa altura para visitar o Castelo de Póvoa de Lanhoso, no cimo do Monte de Pilar, e o Castro de Lanhoso e as suas reconstruções de casas castrejas.

A terceira, e última paragem do dia é em Vieira do Minho, uma das portas de entrada no Parque Nacional da Peneda-Gerês, onde sugerimos que além do centro visite alguns lugares mais afastados, como é o caso da Barragem da Caniçada e o Santuário de São Bento da Porta Aberta.

Alojamento em Vieira do Minho

Dia 2 da Estrada Nacional 103: de Vieira do Minho a Chaves

Vilarinho de Negrões, Montalegre.
Vilarinho de Negrões.
Visitar Montalegre
Visitar Montalegre.
Serra do Larouco
Serra do Larouco, em Montalegre.

No segundo dia vai entrar no distrito de Vila Real, e é uma entrada em grande, pois a primeira paragem que sugerimos é numa das aldeias mais pitorescas da região: Vilarinho de Negrões, no concelho de Montalegre.

Segue-se uma paragem na vila de Boticas para visitar o Centro de Artes Nair Afonso, antes de prosseguir viagem até Chaves, onde vai passar a noite.

Na cidade de Chaves a lista de lugares interessantes é, enfim, imensa, de qualquer das formas existem alguns que são mesmo imperdíveis.

Falamos do Castelo de Chaves e da Ponte de Trajano mas não se esqueça de incluir algumas especialidades gastronómicas, como o pastel de Chaves e o Folar de Chaves.

No total percorreu hoje cerca de 100 km por estradas nacionais, o que significa que deve estar cansado, por isso aproveite para descansar num dos hotéis da região.

Alojamento em Chaves

Dia 3 da Estrada Nacional 103: de Chaves a Bragança

Museu da Região Flaviense (Chaves).
Museu da Região Flaviense (Chaves).
Ponte de Trajano em Chaves.
Ponte de Trajano em Chaves.
Igreja Matriz de Valpaços.
Igreja Matriz de Valpaços.
Ecovia do Rabaçal.
Ecovia do Rabaçal, em Valpaços.

O terceiro e último dia nesta road trip pela Estrada Nacional 103 leva-o até ao distrito de Bragança numa viagem de 120 km que passa pela capital do distrito, mas continua até uma pequena aldeia comunitária: Rio de Onor.

Assim, saia de Chaves em direção a Valpaços e dedique algum tempo a explorar o centro da vila e a ecopista do Rabaçal.

Segue-se outo lugar incrível, Vinhais, portanto, garanta que inclui um paragem obrigatória no Parque Biológico de Vinhais.

Dica: se tiver dias extra, aproveite para estender a sua viagem até ao Parque Natural do Montesinho, pois não se vai arrepender.

O próximo destino é a cidade de Bragança, de onde destacamos sem reservas o centro histórico e além disso o Castelo de Bragança.

A viagem pela N103 termina por aqui, no entanto não pode perder a oportunidade de visitar uma aldeia comunitária que está a apenas 25 km de distância.

Falamos de Rio de Onor, uma aldeia que vive em comunidade e onde as decisões são tomadas em conjunto, por isso será certamente uma experiência única.

Mapa de Estrada Nacional 103

Tudo o que precisa saber sobre a Estrada Nacional 103

Estrada Nacional 103.
Km 103 da Estrada Nacional 103.

Onde começa e acaba a nacional 103?

Parque Nacional da Peneda-Gerês
Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A Estrada Nacional 103 (EN 103) começa em Neiva, no concelho de Viana do Castelo, e termina em Bragança.

Quantos quilómetros tem a Estrada Nacional 103?

Aldeia de Fafião
Aldeia comunitária de Fafião, concelho de Montalegre e inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Oficialmente a EN 103 tem 274 quilómetros entre Neiva e Bragança.

No entanto, o roteiro da N103 que sugiro inclui alguns desvios que considero oportunos para quem visita a região pela primeira vez e prolonga-se até à aldeia de Rio de Onor, na fronteira com Espanha.

Ou seja, a road trip que fiz na nacional 103 teve no total 347 quilómetros.

Por onde passa a Estrada Nacional 103?

Ponte de Trajano em Chaves.
Ponte de Trajano sobre o Rio Tâmega, em Chaves.

A Estrada Nacional 103 passa por 12 concelhos portugueses e que são os seguintes:

  • Viana do Castelo;
  • Esposende;
  • Barcelos;
  • Braga;
  • Póvoa de Lanhoso;
  • Vieira do Minho;
  • Montalegre;
  • Boticas;
  • Chaves;
  • Valpaços;
  • Vinhais;
  • Bragança.

Além disso, passa pelos seguintes rios:

  • Rio Neiva (Forjães);
  • Rio Cávado (Barcelos e Barcelinhos);
  • Rio Tâmega (Chaves);
  • Rio Rabaçal (Rebordelo);
  • Rio Tuela (Soeira);
  • Rio Baceiro (Castrelos).

Há um passaporte para carimbar da Estrada Nacional 103?

De momento não há um passaporte para carimbar as paragens ao longo da EN103.

No entanto, e à semelhança do que acontece com a Estrada Nacional 2 e com a Estrada Nacional 222, é bem possível que um passaporte deste tipo seja criado.

Subscreva o canal de YouTube para mais vídeos de viagens!

Leia também

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.