A Escusalla (Lobios): Explorar a Casa Encantada na Região Del Xurés

A Escusalla
Índice do artigo

A Casa de Escusalla é uma antiga casa senhorial localizada perto da localidade de Ludeiros, ou seja, na Província de Ourense (Galiza).

É conhecida como “A Casa Encantada” e está associada a histórias e lendas, no mínimo intrigantes.

Ficámos a conhecer a história do Tio Roque, um português fugido à polícia e que terá se escondido nas ruínas da casa, assim como o lenda do frade Marrequinho, que contamos com mais pormenor a seguir.

Então, acompanha-nos nesta viagem?

A História da Casa de Escusalla

A Escusalla
A Casa da Escusalla (Ourense).

Mandada contruir por Dom José Martínez y Parga, o Abade de Marín, no século XVIII, é composta por várias casas em forma de U, com um pátio no centro e uma capela na entrada. A grandiosidade da obra demonstra o poder económico do proprietário.

Atualmente está em ruínas e o complexo foi invadido por árvores, heras e outros arbustos que lhe dão um ar misterioso.

Corre a lenda de que um antigo morador da casa, um frade de nome Marrequinho, costumava contratar pedreiros de fora da região e depois para não lhes pagar, matava-os e enterrava-os no pátio da casa.

Aliás, um português conhecido como Tio Roque que tinha fugido para Espanha na sequência de um homicídio, encontrou refúgio nas ruínas desta casa e contou aos habitantes das povoações vizinhas que em noites de lua cheia, fantasmas apareciam no local.

Com medo, o Tio Roque fugia para Lobios até que foi encontrado morto na estrada entre A Escusalla e Lobios depois de uma noite de lua cheia.

Ficou curioso? Esta a história da Casa de Escusalla, que tem cerca de 300 anos.

O que visitar perto de A Escusalla

Já que o complexo visita-se em pouco tempo, é boa ideia juntar ao passeio outras atrações turísticas nos arredores.

Assim, a aldeia submersa de Aceredo está localizada a cerca de 6 km e as ruínas da Aquis Querquennis ficam a mais ou menos 20 km de distância.

Ambos os lugares são interessantes, mas ainda pode juntar à sua lista uma passagem pela Caldaria de Lobios (8 km) e ficar a relaxar na piscina de águas termais. Lembre-se que esta piscina tem a grande vantagem de ser gratuita e a água estar quente mesmo durante o inverno.

Já do lado português, pode explorar o Parque Nacional da Peneda-Gerês, mas se tiver pouco tempo, pelo menos passe pelo Castelo e espigueiros do Lindoso, que fica a apenas 8 km de A Escusalla.

Alojamento em Lobios e arredores

Quando visitar A Escusalla pode escolher ficar a dormir em Lobios, ou então ficar do lado português, como por exemplo em Ponte da Barca. Neste caso, o Hotel Fonte Velha é uma excelente opção.

Hotéis em Lobios

Como chegar a Escusalla

Tendo como referência a cidade do Porto, siga pela A3 em direção a Braga e depois para Ponte da Barca. Continue até ao Lindoso e quando passar a fronteira conduza cerca de 4 km até ao acesso às ruínas (fica do lado direito da estrada.

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar a Galiza? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Espanha? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.