Atualizado em: Março 12, 2023
A Casa de Escusalla é uma antiga casa senhorial localizada perto da localidade de Ludeiros, ou seja, na Província de Ourense (Galiza).
É conhecida como “A Casa Encantada” e está associada a histórias e lendas, no mínimo intrigantes.
Ficámos a conhecer a história do Tio Roque, um português fugido à polícia e que terá se escondido nas ruínas da casa, assim como o lenda do frade Marrequinho, que contamos com mais pormenor a seguir.
Então, acompanha-nos nesta viagem?
A História da Casa de Escusalla

Mandada contruir por Dom José Martínez y Parga, o Abade de Marín, no século XVIII, é composta por várias casas em forma de U, com um pátio no centro e uma capela na entrada. A grandiosidade da obra demonstra o poder económico do proprietário.
Atualmente está em ruínas e o complexo foi invadido por árvores, heras e outros arbustos que lhe dão um ar misterioso.
Corre a lenda de que um antigo morador da casa, um frade de nome Marrequinho, costumava contratar pedreiros de fora da região e depois para não lhes pagar, matava-os e enterrava-os no pátio da casa.
Aliás, um português conhecido como Tio Roque que tinha fugido para Espanha na sequência de um homicídio, encontrou refúgio nas ruínas desta casa e contou aos habitantes das povoações vizinhas que em noites de lua cheia, fantasmas apareciam no local.
Com medo, o Tio Roque fugia para Lobios até que foi encontrado morto na estrada entre A Escusalla e Lobios depois de uma noite de lua cheia.
Ficou curioso? Esta é a história da Casa de Escusalla, que tem cerca de 300 anos.
O que visitar perto de A Escusalla
Já que o complexo visita-se em pouco tempo, é boa ideia juntar ao passeio outras atrações turísticas nos arredores.
Assim, a aldeia submersa de Aceredo está localizada a cerca de 6 km e as ruínas da Aquis Querquennis ficam a mais ou menos 20 km de distância.
Ambos os lugares são interessantes, mas ainda pode juntar à sua lista uma passagem pela Caldaria de Lobios (8 km) e ficar a relaxar na piscina de águas termais. Lembre-se que esta piscina tem a grande vantagem de ser gratuita e a água estar quente mesmo durante o inverno.
Já do lado português, pode explorar o Parque Nacional da Peneda-Gerês, mas se tiver pouco tempo, pelo menos passe pelo Castelo e espigueiros do Lindoso, que fica a apenas 8 km de A Escusalla.
Alojamento em Lobios e arredores


Quando visitar A Escusalla pode escolher ficar a dormir em Lobios, ou então ficar do lado português, como por exemplo em Ponte da Barca.
Neste caso, o Hotel Fonte Velha é uma excelente opção.
Como chegar a Escusalla
Tendo como referência a cidade do Porto, siga pela A3 em direção a Braga e depois para Ponte da Barca.
Continue até ao Lindoso e quando passar a fronteira conduza cerca de 4 km até ao acesso às ruínas, isto é, o destino fica do lado direito da estrada.
Veja também:
- O que visitar em Sanxenxo na Galiza
- Apaixone-se pelas Ilhas Cíes!
- Visitar as ruínas romanas de Aquis Querquennis
- O que visitar na Corunha
- Visitar Covadonga e os Lagos: o Coração Espiritual das Astúrias
Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.