Entrudo de Lazarim 2024: o fascínio das Máscaras de Madeira

Entrudo de Lazarim, Lamego.
Índice do artigo

Atualizado em: Fevereiro 8, 2024

Ora aqui tem tudo o que precisa saber sobre o Entrudo de Lazarim, o Carnaval mais genuíno de Portugal! Saiba qual é o programa para 2024 e o que esperar dos festejos comunitários que levam a Lazarim um mar de gente.

Costumam dizer que o Carnaval são três dias, mas na pacata aldeia de Lazarim, a cerca de 14 km de Lamego, as festas de Carnaval duram quatro dias!

Assim, entre os dias 10 e 13 de fevereiro de 2024, quem quiser juntar-se às celebrações do Entrudo de Lazarim é bem-vindo!

As atividades nestes dias são muitas, e a boa disposição está garantida, já que saem à rua os caretos e senhorinhas com expressões faciais únicas, bombos tradicionais e outras atividades curiosas como a Queima do Burro Velho, a Leitura do Testamento da Comadre e do Compadre e caldos de farinha.

Caretos à solta.
Caretos à solta.

Também poderá presenciar a bênção das máscaras, que é quando as máscaras dos caretos vão pela primeira vez ao entrudo, e falar com os artesãos que dão forma a este Património cultural único.

Portanto, tem todas as razões para ir conhecer as máscaras carrancudas do Carnaval de Lazarim este ano!

Aliás, o Entrudo de Lazarim é uma importante parte do folclore tradicional português que importa preservar! Vamos a isso?

Programa do Entrudo de Lazarim em 2024

Dia 10 de fevereiro (Sábado)

Entrudo Tradicional das Aldeias de Xisto de Góis (Centro de Portugal).
Entrudo Tradicional das Aldeias de Xisto de Góis (Centro de Portugal).

10h: Montaria ao javali;

11h: Encontro de artesão (CIMI) + animação de rua + caretos à solta (Lazarim e Góis);

Dia 11 de fevereiro (Domingo)

Caretos de Salsas, Bragança.
Caretos de Salsas, Bragança.

11h: Desfile de Carnaval (Grupo de caretos de Lazarim, Grupo de caretos convidados – Salsas, Bruçó, Mogadouro / Bemposta, Arcas – Grupos Tradicionais de Lazarim, Grupo de Bombos / Gaiteiros);

18h: Queima do Burro Velho.

Dia 12 de fevereiro (Segunda-Feira)

Caretos de Baçal, Bragança.
Caretos de Baçal, Bragança.

9h: Raid Fotográfico;

15h: Visitas aos Artesãos Máscaras / Fardas (local de encontro CIMI) + Caretos à Solta (Lazarim e Baçal).

Dia 13 de fevereiro (Terça-Feira de Carnaval)

Desfile de caretos em Lazarim, com bombos tradicionais.
Desfile de caretos em Lazarim, com bombos tradicionais.

15h: Dia dos Caretos de Lazarim (Saída dos novos caretos pelas ruas);

15h30: Leitura do Testamento da Comadre e do Compadre;

16h30: Cortejo dos Caretos pelas ruas acompanhados pelo grupo Bombos de Lazarim;

17h: Queima do Compadre e da Comadre;

17h30: Concurso de máscaras e fardas;

18h30: Feijoada e caldo de farinha.

*informação oficial retirada do perfil de Facebook Entrudo de Lazarim.

A festa dos Caretos e Senhorinhas: O Melhor do Entrudo de Lazarim

Brincadeiras dos Caretos de Lazarim.
Brincadeiras dos Caretos de Lazarim.

Em Lazarim leva-se a tradição muito a sério, por isso, na altura do Entrudo, Caretos e Senhorinhas saem à rua devidamente mascarados.

Os trajes de Entrudo, ou de Carnaval, são compostos pelas enigmáticas máscaras de madeira e pela farda, ou seja, a roupa que caretos vestem.

As fardas são os fatos de palha de confeção manual sobre roupa antiga, algumas vezes remendada, folhas de milho, enfim, aquilo a que os habitantes conseguem deitar a mão e que permitam que se mantenham no anonimato.

A questão de os caretos não serem identificados é muito importante, até porque existem momentos de “acertos de conta”, em que são proferidas “queixas” entre vizinhos.

Careto de Lazarim e de Bemposta.
Careto de Lazarim e de Bemposta.

É a Leitura do Testamento da Comadre e do Compadre, que costuma acontecer na terça-feira de Carnaval.

Também têm adereços como chocalhos, ramos e outras coisas inusitadas, como por exemplo maçãs ou laranjas cravadas nos cornos das máscaras!

Eles dançam, correm, brincam e fazem tropelias, em representações teatrais dignas de um palco famoso, tanto entre eles, como com os visitantes.

O que os caretos e demónios nunca fazem é retirar a máscara ou falar, já que, como falei, o secretismo é chave e garante o misticismo ancestral deste carnaval rústico.

As máscaras dos Caretos de Lazarim

Fabrico de uma máscara de madeira de Lazarim.
Fabrico de uma máscara de madeira de Lazarim.

São vários os aspetos que tornam únicas as máscaras dos Caretos de Lazarim.

Esculpidas em madeira de amieiro, os artesão da freguesia fazem um trabalho incrível dada a criatividade e imaginação necessária para de um pedaço de madeira criar figuras, que têm tanto de belo como de aterrador.

Como são feitas manualmente, são todas únicas, e podem demorar uma semana a serem feitas.

Um dos artesãos das máscaras de Lazarim.
Um dos artesãos das máscaras de Lazarim.

Este saber é passado de geração em geração e cada cada artesão tem uma assinatura. Uma máscara de Lazarim pode custar cerca de 600€, dependendo de quem produz a máscara e do nível de detalhe e perícia envolvidos e há muita gente que as procura.

Veja bem, as máscaras são de madeira de amieiro exposta, ou seja, sem cor. Pelo que um artesão me contou, algumas máscaras levam um acabamento para preservar a madeira, mas são poucas.

As máscaras de Lazarim tomam a forma de demónios, bruxas ou figuras grotescas com fisionomias que parecem animais que são um desfio à imaginação.

Vai ver muitos chifres, barbichas, olhos esbugalhados, caras felizes e caras tristes num desfile colorido que são o orgulho e identidade local de Lazarim.

Careto de Lazarim envergonhado.
Careto de Lazarim envergonhado.

O Sagrado e o Profano

Os rituais de celebração do Solstício de Inverno dão à máscara o papel principal, na transmissão do significado e do simbolismo da festa.

Ao careto, a máscara transfere poder e transforma-o numa representação dos antagonismos, sagrados e profanos, que invadem as localidades nesta altura do ano.

Esse poder quase sobre-humano lhe confere por alguns dias, direito de representação social e liberdade de atuar à margem das regras.

Acontece assim uma divertida dança entre a ordem e o caos, entre o céu e o inferno. Trajado com tresloucados o originais fatos, o mascarado faz, ao mesmo tempo, os pedidos de proteção pagã à Mãe Natureza e os peditórios em nome de Santos e Sagradas Figuras.

Salta, brinca, ofende e abraça.
Tudo nessa altura lhe é permitido.

In CIMI – Centro Interpretativo da Máscara Ibérica.

O que são as Senhorinhas de Lazarim?

Grupo de Caretos de Lazarim.
Grupo de Caretos de Lazarim.

As Senhorinhas de Lazarim são a versão feminina dos Caretos de Lazarim, isto é, são as representações femininas destas máscaras artesanais.

Mas atenção, pois ao ver uma de Senhorinha de Lazarim, não quer dizer que esteja uma menina por baixo da máscara.

Isto porque as máscaras e fardas podem ser usadas por homens e mulheres… estes caretos são muito brincalhões e, dizem eles, é tudo na brincadeira!

Como é a preparação para o Entrudo de Lazarim?

Queima do burro velho.
Queima do burro velho.

Durante o encontro com artesãos, um dos fiéis depositários da arte de fazer máscaras contou-nos como são as últimas semanas antes do Carnaval.

E como deve imaginar, todos os minutos contam para terminar as máscaras e fardas a tempo.

Convém lembrar que estes artesãos têm outras ocupações profissionais, ou seja, uma grande parte do dia é dedicada ao trabalho e a outros afazeres.

Veja como é a preparação do Entrudo de Lazarim, de acordo com o que está exposto no CIMI.

Caretos de Lazarim, Lamego.
Caretos de Lazarim, Lamego.

Costureiras de folias

Durante as quatro semanas que antecedem o Carnaval, as artesãs de Lazarim trabalham arduamente, muitas vezes fora de horas, para realizar os originais trajes do Entrudo.

Singulares e criativas indumentárias são realizadas nos mais variados materiais, palha, rafia, velhas colchas feitas em tiras, fitas coloridas, bocados de pele de coelho e rendas.

Em conjunto com as máscaras, tornam-se verdadeiras peças de arte, que espelham a loucura e alegria das festa e dão enfâse aos saltos, movimentos entusiastas dos carretos.

As artesãs de Lazarim não são só responsáveis por fazer os fatos dos Caretos. Elas também enfeitam e adornam as máscaras, participal na organização das festas, colaboram nos cozinhados e no fim… “recolhem as canas”.

In CIMI – Centro Interpretativo da Máscara Ibérica.

A feijoada e caldo de farinha de Lazarim

Feijoada e Caldo de Farinha.
Feijoada e Caldo de Farinha.

Como é tradição, este ano também há feijoada e caldo de farinha a distribuir gratuitamente em Lazarim. E se não tiver loiça, pode comprá-la no local, por isso não há desculpa para não participar na festa.

Se viu a foto anterior, já sabe quais são as origens da feijoada e caldo de farinha em Lazarim, muito ligadas aos usos e costumes da região, como por exemplo do porco que vai a curar em grandes arcas de madeira cheias de sal.

Por ser uma altura de festa, em que se tira a barriga de misérias, a comida é enriquecida com as carnes de porco e partilhada com todos.

Espírito de comunidade e entreajuda no seu melhor!

A Leitura do Testamento da Comadre e do Compadre

Leitura do Testamento da Comadre e Compadre.

Imagine um espetáculo animado no coração de Lazarim durante o Entrudo. Os protagonistas? Dois grupos entusiasmados – os rapazes solteiros e as raparigas solteiras. O momento mais aguardado? A leitura dos testamentos em praça pública.

As jovens solteiras começam com o “testamento da burra”, ou seja, uma crítica satírica aos rapazes da aldeia. A resposta? Enfim, o hilariante “testamento do burro”, onde os rapazes solteiros revelam a sua visão caricatural das moças da aldeia.

Fruto de encontros secretos e investigações ao longo do ano, estes testamentos expõem falhas e defeitos de maneira divertida.

Os escolhidos para conduzir este espetáculo são que têm idade próxima a se casar, cada um liderando seu lado na guerra de sexos que transforma a encenação num evento maledicente e divertido.

É caso para dizer, a brincar, a brincar, dizem-se as verdades!

CIMI – Centro Interpretativo da Máscara Ibérica

O CIMI, ou Centro Interpretativo da Máscara Ibérica, funciona no solar dos Viscondes de Lazarim, ou seja, no coração da aldeia de Lazarim.

Tem uma exposição muito interessante de máscaras tradicionais, bem como de trajes e objetos relacionados com as festas e celebrações de Inverno em Portugal e Espanha.

Além disso, os painéis informativos são bastante úteis para perceber o papel de cada interveniente no Entrudo de Lazarim.

Se viaja com crianças, vai gostar de saber que há um espaço no Centro Interpretativo da Máscara Ibérica dedicado aos mais pequenos, onde eles podem desenhar e pintar máscaras de Lazarim.

É também um espaço cultural e onde se realizam eventos durante o Entrudo de Lazarim.

Entrada: gratuita.

Barraquinhas e onde comer em Lazarim

Arroz de enchidos.
Arroz de enchidos.

Se está a pensar ficar um dia completo na aldeia, pode ficar descansado já que não faltam lugares para comer qualquer coisa.

Assim, além dos cafés da aldeia, há uma tenda gigante organizada pela comissão de festas, onde poderá provar algumas iguais locais. Devo dizer que o arroz de enchidos estava particularmente bom!

Além disso, também estavam disponíveis barraquinhas com bifanas, doces de gema e outras comidas para aconchegar o estômago.

Onde fica Lazarim e como chegar ao Entrudo de Lazarim

A aldeia de Lazarim conta com cerca de 500 habitantes e está situada perto de Lamego, ou seja, no distrito de Viseu.

Se precisar de alojamento, a minha recomendação é que fique em Lamego, onde tem várias opções de hotéis e alojamentos locais, como por exemplo o Hotel Solar dos Pachecos (3 estrelas), ou a Quinta dos Carvalhos, se preferir desfrutar das comodidades de um Enoturismo no coração do Douro.

Subscreva o canal de YouTube para mais vídeos de viagens!

Leia também

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.