Entroido de Xinzo de Limia 2024: Carnaval mais longo de Espanha

Entroido de Xinzo de Limia (Galiza).
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 17, 2024

O Entroido de Xinzo de Limia é uma festa tradicional celebrada na cidade de Xinzo de Limia, localizada na província de Ourense, Espanha, e este ano, irá acontecer entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro de 2024.

É o Carnaval mais longo de Espanha, aliás, há quem defenda que é o mais longo da Europa. Isto porque os festejos estendem-se por cinco fins de semana, sendo que cada um é dedicado a um evento específico!

Além do seu significado histórico e cultural, o Entroido de Xinzo de Limia é também um motivo de orgulho e identidade para o povo de Xinzo de Limia.

O festival reúne a comunidade, incentivando os moradores e visitantes a participar nas comemorações e vivenciar os costumes e tradições únicos da região.

Eu participei no dia do Oleiro no ano passado e devo dizer que adorei a experiência, por isso, leia com curiosidade este artigo com toda a informação que precisa saber para usufruir deste Carnaval peculiar, a apenas 2 horas do Porto.

Raízes históricas do Entroido de Xinzo de Limia

Animação de rua no Entroido de Xinzo de Limia (Galiza).
Entroido de Xinzo de Limia (Galiza).

O Entroido de Xinzo de Limia tem as suas raízes nas antigas celebrações pagãs da chegada da primavera e da fertilidade.

Com o tempo, o festival evoluiu incluindo elementos de tradição cristã, resultando numa mistura única de elementos religiosos e seculares. A festa é caracterizada por trajes elaborados, música tradicional e desfiles animados pelas ruas de Xinzo de Limia.

O significado cultural do Entroido de Xinzo de Limia reflete-se na atribuição do selo de Festival de Interesse Turístico Internacional, que partilha com Badajoz, Cádiz, Santa Cruz de Tenerife e Murcia (Águillas).

Este reconhecimento reforça a importância de preservar e promover as práticas e valores culturais tradicionais incorporados na que é considerada uma das celebrações culturais mais importantes da região.

Além disso, é a festa mais subversiva do ano, em que ricos vestem-se de pobres, pobres mascaram-se de ricos, mulheres vestem roupas de homens e homens desfilam orgulhosos com roupas femininas.

Enfim, é uma animação tanto para os locais como para os visitantes!

Os festejos do Entroido de Xinzo de Limia em 2024

Como referi, os festejos do entrudo desta vila estendem-se por várias semanas, por isso, para organizar a sua visita, segue-se uma explicação do que acontece em cada dia do Entroido de Xinzo de Limia em 2024.

Petardazo (o início do entrudo em Xinzo de Limia)

20 de janeiro: a abertura das festas é na Praza Carlos Casares, onde os habitantes disfarçados e os visitantes se reúnem para festejar o Petardazo.

A música acompanha este evento desde cerca das 22h00 até de madrugada.

Fareleiro

Fareleiro (Galiza).
Fareleiro no Museu Galego do Entroido.

21 de janeiro: a Praza Maior é o epicentro do Fareleiro, ou seja, uma batalha de farinha entre os habitantes de Xinzo de Limia.

É claro que as pessoas já sabem para o que vão e vestem-se de acordo, ou seja, mascarados com roupas antigas, de preferência dos anos 30 do século XX, e que possam ficar estragadas.

Quando o Fareleiro começa, a vila fica envolta numa nuvem de farinha e ninguém escapa ileso.

Colgamento do Meco

27 de janeiro: o Meco é uma personagem importante no Entroido de Xinzo de Limia.

Este fantoche com características particulares é pendurado no centro da Praza Maior e lá fica até ao final das celebrações.

Oleiro

Oleiro, celebração do Entroido em Xinzo de Limia.
Oleiro, celebração do Entroido em Xinzo de Limia. O Meco pendurado no centro da Praza Maior.

28 de janeiro: esta celebração peculiar tem dois momentos distintos, ou seja, o evento para as crianças e o evento para os adultos.

O Oleiro é uma tradição muito importante para os habitantes de Xinzo de Limia e é um espetáculo digno de se ver!

Os carros com os potes de barros saem do Museu Galego do Entroido em cortejo até à Praza Maior, onde homens e mulheres estão à espera à volta do Meco. Forma-se uma roda à volta do carro e começam a atirar os potes de barros para os participantes.

Alguns potes estão vazios, mas outros têm surpresas, que podem ser água, farinha ou cinza. São atirados vários potes ao mesmo tempo, que se cruzam antes de chegar às mãos dos fareleiros.

Sempre que alguém apanha um pote recheado, atira o conteúdo do pote para o público.

As crianças são treinadas desde cedo para que esta tradição de atirar os potes não se perca, aliás, há uma versão do Oleiro infantil, na qual as crianças da vila se divertem com este jogo.

Noite do Corredoiro

3 de fevereiro: a noite do Corredoiro antecede o Domingo Corredoiro. Uma vez mais, os habitantes de Xinzo de Limia juntam-se para celebrar as tradições da terra.

A atuação dos grupos musicais começa às 21h30 e prolonga-se até de madrugada.

Domingo Corredoiro

4 de fevereiro: este é um dia importante na celebração do carnaval porque é o primeiro dia em que as PANTALLAS saem à rua.

As Pantallas são as personagens do Entrudo de Xinzo de Limia, que com um traje em tons de vermelho e branco, cinto de couro com campainhas, duas bexigas infladas e máscara com temas da astrologia, levam animação às ruas da vila.

Diz a tradição que as Pantallas andam em grupo e quando encontram alguém que não está mascarado, se for mulher é ameaçada com as bexigas e se for homem é levado em braços até ao bar mais próximo, onde tem de pagar um copo ao grupo.

Venres de Entroido (sexta-feira de Carnaval)

9 de fevereiro: É o dia dedicado às crianças da vila.

É preparado um grande desfile infantil que percorre as ruas de Xinzo de Limia, e várias atividades dedicadas aos mais novos.

Sábado de Entroido

10 de fevereiro: as festas continuam na vila, com atuações musicais a partir do meio dia até de madrugada.

Os habitantes continuam a vir para a rua mascarados de personagens dos anos 30 do século XX, incluindo entregadores de leite e afiadores de facas.

Domingo de Entroido

11 de fevereiro: As Pantallas continuam à procura dos que se atrevem a vir para a rua sem o devido disfarce, e todos se juntam nos bares e cafés.

Além disso, a música é uma constante em Xinzo de Limia, com os grupos musicais a sucederem-se uns aos outros.

Lunes de Entroido (Segunda-feira de Carnaval)

12 de fevereiro: o cansaço parece não existir em Xinzo de Limia. As Pantallas e os foliões aproveitam ao máximo o tempo de Carnaval e não descansam.

Na segunda-feira de Entrudo, além da animação a cargo dos locais, existem grupos musicais a tocar a partir do meio dia até altas horas de madrugada.

Neste dia também há uma atuação infantil.

Martes de Entroido (Terça-feira de Carnaval)

13 de fevereiro: é um dos dias principais do Entroido de Xinzo de Limia, com um grande desfile e distribuição de prémios. E, claro, muita música e Pantallas nas ruas.

Enterro da Sardinha em Xinzo de Limia

17 de fevereiro: com o final do Carnaval queimam-se os últimos cartuchos em Xinzo de Limia.

O Enterro da Sardinha é uma procissão solene e posterior leitura do testamento que a sardinha deixou. Este evento tem lugar na Praza Maior.

Piñata

18 de fevereiro: o final das festas do Entroido de Xinzo de Limia inclui atividades infantis e muita música.

O Museu Galego do Entroido

Museu Galego do Entroido.
Museu Galego do Entroido.

Para ficar a conhecer, não só a história do Entroido de Xinzo de Limia, mas de toda a Galiza, é indispensável uma visita ao Museu Galego do Entroido.

O Museu Galego do Entroido abriu portas em 2015 e tem um acervo bastante completo dos trajes e indumentária do entrudo da região, incluindo dois trajes portugueses.

A visita faz-se caminhando pelas diferentes salas, cada uma dedicada a um tema, como por exemplo os sons do entrudo, que são os instrumentos utilizados para alegrar a ocasião, a gastronomia e ainda as principais personagens em cada entrudo.

As máscaras são muito importantes, pois um traje sem a respetiva máscara não está completo. A entrada é gratuita!

Dica: leia os artigos sobre os Caretos de Podence e o Encontro de Rituais Ancestrais em Bemposta

Alojamento em Xinzo de Limia

Hotel Xinzo.
Hotel Xinzo.

Apesar de não existirem muitos hotéis em Xinzo de Limia, os que estão disponíveis são no centro e muito perto uns dos outros.

Assim, pode escolher entre o Hotel Xinzo (2 estrelas), o Hotel Orly (1 estrela) e ainda o Hotel 2 de Mayo 2 (1 estrela).

Em todo o caso, sugiro que explore o mapa a seguir para ver os alojamentos disponíveis no centro da vila.

Alojamento em Xinzo de Limia

Gastronomia e restaurantes em Xinzo de Limia

Cozido Galego.
Cozido Galego.

A comida é muito importante nos festejos do Entrudo na Galiza, por isso vá preparado para um festim!

Nesta altura do ano os restaurantes costumam ter um menu do entrudo, ou seja, incluem o prato típico da região: o cozido galego.

Este prato é robusto, para aguentar o frio e dar energia aos foliões. Tem diferentes tipos de carne (vitela, porco e enchidos), grão de bico, batata e legumes.

Nós almoçamos no A De Torino no centro da vila e fomos muito bem servidos. O Cozido Galego estava muito bom, assim como as tiras de frango panadas que os meus filhos comeram.

Como chegar a Xinzo de Limia?

Tendo como a cidade do Porto como referência, pode contar com uma viagem de cerca de 2h, indo pela A3 em direção a Guimarães, depois A7 e A24 até passar a fronteira com Espanha.

Continue pela A-75 e depois pela A-52 em direção a Ourense/Vigo. Vai passar pelo enigmático Castelo de Monterrei, em Verín e continue até à saída 188 para Xinzo de Limia.

Tenha em atenção aos limites de velocidade, pois existem radares na estrada entre Verín e a saída para Xinzo de Limia.

Leia também

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.