El Rocío 2024, o faroeste europeu fica na Andaluzia (Espanha)

El Rocío Espanha
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 25, 2024

Está a pensar visitar a pitoresca aldeia de El Rocío, na Andaluzia? Fique a conhecer a famosa romaria da Virgem de El Rocío, o que visitar, como chegar, dicas de alojamento e outras informações importantes para o ajudar a planear a sua viagem.

Em conversa com amigos disseram-me que El Rocío era um mundo aparte.

E não estavam a brincar pois a melhor forma de descrever El Rocío talvez seja mesmo compará-lo ao faroeste americano, ou pelo menos à imagem que passam em filmes de Hollywood.

E não é um cenário de filmes como no parque de diversões Oasys Mini Holywood, em Almería, também na Andaluzia, pois aqui estamos a falar de casas e ruas onde pessoas realmente vivem.

El-Rocio-espanha
Férias em Espanha
El-Rocio-espanha
Cavalo na Andalusia
El-Rocio-espanha
Ruas da Andaluzia

O que fazer e visitar em El Rocío

El Rocío é uma pequena localidade cuja grande atração turística é a Ermida del Rocío, ou seja, deve estar em contar com uma lista não muito extensa de coisas para ver e fazer.

Portanto, seguem-se sugestões de o que fazer em El Rocío.

Visitar a Ermida del Rocío

A construção primitiva da Ermida del Rocío acredita-se que remonta ao século XIV.

No entanto ficou destruída com o terramoto de Lisboa e o santuário como o conhecemos hoje data do ano de 1969.

A igreja é dedicada ao culto mariano e a imagem da Virgen del Rocío atrai bastantes visitantes, pelo que todos os anos fazem uma festa monumental à virgem.

Conhecer o Parque Nacional de Donãna

O Parque Nacional de Donãna é a maior reserva biológica de Espanha mas também da Europa. Foi declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1994 e os bilhetes para visitar o parque poderão ser adquiridos em El Rocío.

Não é possível visitar a zona protegida do Parque Nacional de Doñana de forma independente, por isso terá mesmo de se juntar a um grupo com outros turistas.

A melhor altura para ver os animais no parque é de manhã cedo, quando saem para se alimentar e ainda não está muito calor.

É uma experiência muito interessante para fazer em família, principalmente se viajar com crianças pequenas.

A nossa experiência em El Rocío

Em primeiro lugar ficámos admirados por chão não ter asfalto.

Depois, em frente de cada casa existe uma barra para prender as rédeas do cavalo e uma nuvem de pó envolve completamente o Rocío.

No dia em que visitámos El Rocío estava muito calor e por isso os poucos turistas que vimos refugiavam-se do calor nas lojas de souvenirs com ar condicionado e uns quantos faziam fila para tirar uma fotografia aos filhos em cima de póneis.

Considerando o tamanho da fila para tirar as fotografias ficámos a pensar que era uma atividade popular, apesar de cada fotografia custar 1 euro.

A Ermita del Rocío

Dentro da localidade o estacionamento é pago. Pode circular de carro à vontade mas se quiser estacioná-lo terá de pagar.

Funciona mais ou menos assim: quando um carro estaciona, o funcionário responsável por aquela área dirige-se ao condutor do veículo e cobra o valor relativo ao estacionamento.

Vimos alguns carros a abandonar o estacionamento depois de algumas palavras trocadas com estes funcionários.

Em alternativa pode deixar o carro junto à estrada nacional e atravessar a zona de estacionamento paga a pé.

Alojamento em El Rocío

Se está a pensar ficar a dormir no centro de El Rocío, então terá de escolher um alojamento local como o El Palacete Real ou Puente del Rey, ou em alternativa, o Apartamento Rocio Donaña Matalascañas.

Mas se prefere o conforto de um hotel, perto de El Rocío a melhor opção é o Hotel La Malvasía, que tem uma piscina para se refrescar nos dias quentes de verão. E acredite que os dias são mesmo muito quentes.

Em todos o caso, existem outras alternativas de alojamento em El Rocío, pelo que sugiro que explore o mapa a seguir:

Hotéis em El Rocío

A Romaria do Rocío em 2024

As festas da Virgem do Rocío em Almonte, estão classificadas como Festival de Interesse Turístico Internacional.

Assim, se está com curiosidade para conhecer esta grandiosa festa, pode tomar nota que este ano serão de 18 a 20 de maio 2024.

Lembre-se que cerca de um milhão de visitantes se juntam todos os anos na pequena localidade, por isso, reserve o seu alojamento o mais cedo possível.

Guia de viagens de El Rocío: Tudo o que precisa saber antes de viajar para El Rocío

Como chegar a El Rocío (Andaluzia)

El Rocío é uma aldeia do Município de Almonte, Província de Huelva, ou seja, pertence à Comunidade Autónoma da Andaluzia, no Sul de Espanha.

Saindo de Lisboa, conte com uma viagem de cerca de 370 km seguindo pela A2 e IP8 até à fronteira espanhola, e depois pela E-1/A-49 até chegar ao seu destino.

Já se o seu ponto de partida for a cidade do Porto, então a viagem é ainda maior, pelo que deve considerar viajar de avião até Sevilha e alugar um carro até El Rocío.

Quantos dias são necessários para visitar El Rocío?

Ora, como o lugar é pequeno, um dia é suficiente para visitar os pontos turísticos e ainda explorar os arredores.

Portanto, se estiver na região, sugiro que faça o mesmo que eu: fiquei uns dias na praia em Matalascañas e visitei de carro alguns lugares perto.

Existem restaurantes em El Rocío?

Sim, existem restaurantes na localidade, aliás, considerando que é um lugar muito pequeno, diria que tem muitos restaurantes!

No entanto, vá a contar com restaurantes familiares e não muito grandes, o que, sinceramente, para mim, é uma vantagem!

Portanto, para uma refeição saborosa e económica, recomendo o Restaurante Casa Marcelo, o El Frenazo e o Punto de Encuentro.

Já se preferir algo mais elaborado, recomendo o Aires de Doñana tem uma explanada com vista para o campo onde costumam estar cavalos, mas, os preços são bem mais elevados.

Leia também

Por fim, está a pensar visitar a Andaluzia? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

14 respostas

  1. Well, not quite the movie studios version of the old West, but like the old Spanish settlements of Northern Mexico, Texas, Arizona, New Mexico, and the Californias, before they were taken, in 1848 in the Mexican war, and annexed to the USA. 🙂

    1. Glad you liked it!The purpose of this blog is to share the places we love. Thank you for and have a lovely Sunday!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.