Ecovia do Vez em Arcos de Valdevez

Ecovia do Vez.
Índice do artigo

A Ecovia do Vez é um percursos pedestre em Arcos de Valdevez que acompanha o curso do Rio Lima e Rio Vez, isto é, no Norte de Portugal.

Tem uma extensão total de 34 km que podem ser percorridos a pé, incluindo com crianças, ou de bicicleta (BTT), no entanto, não é completamente acessível a carrinhos de bebé.

É também ao longo da ecovia que pode visitar o Museu da Água ao Ar Livre do Rio Vez, por isso certifique-se que guarda a informação para usar mais tarde.

Neste artigo vamos falar-lhe das etapas desta Ecovia que ficou famosa por causa de um troço particular que são os passadiços de Sistelo e outras informações que consideramos relevantes.

Então, acompanha-nos nesta viagem pela região minhota?

Etapas da Ecovia do Vez

A Ecovia do Vez está dividida em três etapas, que podem ser percorridas de BTT num único dia, mas se estiver a fazer a ecovia a pé, então talvez seja preferível dividir o percurso em vários dias.

Tenha em mente que ao todo são 34 km ao longo dos quais vai querer parar para descansar mas também para tirar fotografias, mergulhar no Rio Vez ou Rio Lima, descansar ou alimentar-se.

De qualquer das formas a seguir indicamos tudo o que precisa saber em cada uma das etapas da Ecovia.

Etapa 1 da Ecovia do Vez

A Primeira Etapa da Ecovia do Vez começa em Jolda S Paio e termina na vila de Arcos de Valdevez, ou seja, o início da jornada faz-se junto às margens do Rio Lima.

A distância entre estes dois pontos é de 14 km e os principais pontos de interesse neste percurso são a foz do Rio Lima mas também o Campo do Trasladário, que é o local onde se acredita que aconteceu o “Recontro de Valdevez”.

Etapa 2 da Ecovia do Vez

A segunda etapa da ecovia estende-se entre Arcos de Valdevez e Vilela, o que corresponde, enfim, a uma distância de 10 km.

Nos primeiros quilómetros do trilho vai encontrar a praia fluvial da Valeta, por isso, se tenciona mergulhar no Rio Vez esta é uma boa oportunidade.

Segue-se a foz do Rio Ázere, um afluente do Rio Vez e a ponte de Vilela, que é um dos marcos da ecovia.

Com efeito, a Ponte de Vilela é uma ponte medieval, mais concretamente do século XIII e liga Vilela a Aboim das Choças.

Etapa 3 da Ecovia do Vez

Por fim, a última etapa da Ecovia do Vez desenrola-se entre Vilela e o Sistelo e tem uma distância de 10 km.

É neste troço que vai passar pelos passadiços do Sistelo mas tenha em atenção que o restante percurso é o mais exigente a nível físico.

Assim, o desnível é acentuado, com subidas bastante íngremes e em piso irregular.

Mesmo assim é uma etapa muito bonita para se fazer, com passagem na foz do Rio Cabreiro e na aldeia do Sistelo, incluindo pelos passadiços e socalcos do Sistelo.

Dica: veja também o artigo sobre a Ecovia do Rabaçal em Valpaços.

Passadiços de Sistelo onde começar

Passadiços do Sistelo
Passadiços do Sistelo.

Os Passadiços do Sistelo são um trilho bastante popular para passeios em família, principalmente para os grupos que têm receio de se perder.

De facto, no passadiço não existe nenhuma hipótese de se perderem, o que faz com que seja bastante seguro.

Assim, o passadiço de Sistelo começa a poucos metros da aldeia de Sistelo e é muito fácil de percorrer.

No entanto, tenha em atenção que para fazer este passadiço terá de passar pelo Rio Vez num dique que pode estar submerso pela água, principalmente no inverno e início da primavera.

Se isto acontecer continue até à Ponte Medieval do Sistelo para atravessar para o lado dos passadiços.

O Museu de Água ao Ar Livre do Rio Vez

O Museu de Água pode ser visitado ao longo do Rio Vez, e como o nome indica, é um museu ao ar livre, isto é, existem vários locais de observação.

Assim, na Ecovia do Vez vai passar por 5 pontos de informação e observação, que são painéis informativos e funcionam como salas temáticas num museu.

Na primeira etapa vai encontrar um destes temas, na segunda etapa já são três temas e, por fim, na última etapa, vai poder observar mais um painel informativo.

Mapa e como chegar à Ecovia do Vez

Do Porto

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Viana do Castelo? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.