0

Ecovia do Rabaçal: 3 trilhos para conhecer Valpaços

Ecovia do Rabaçal.

A Ecovia do Rabaçal está localizada no concelho de Valpaços, no Norte de Portugal.

É constituída por três percursos distinto, que em conjunto fazem a Grande Rota do Rabaçal e que além disso permitem que o visitante tenha uma perspetiva das áreas mais rurais do concelho de Valpaços.

Assim, neste artigo vamos falar da Rota De Sonim à Praia fluvial do Rabaçal, da Rota da Praia fluvial do Rabaçal a Lilela e da Rota de Tinhela à Praia fluvial do Rabaçal.

Como vê, o ponto em que as três rotas se tocam é na Praia fluvial do Rabaçal e por isso este é um excelente ponto de partida para fazer a Ecovia do Rabaçal.

Então, de bicicleta ou a pé, acompanha-nos nesta viagem?

Grande Rota da Ecovia do Rabaçal

Em primeiro lugar, tenha em atenção que os trilhos que indicamos a seguir são trilhos lineares.

Isto é, os percursos começam num ponto e terminam noutro e por esta razão conte com a viagem de ida e volta.

Por outro lado, indicamos também os principais pontos de interesse que vai encontrar ao longo dos trajetos.

Por fim, certifique-se que leva consigo água e alguns snacks para ir repondo energia durante o dia.

PR1 De Sonim à Praia fluvial

O PR1 tem início na localidade de Sonim e termina na praia fluvial do Rabaçal, ou seja, tem uma extensão de 13,8 km.

Vai passar por uma mini-hídrica (km 3,2), pela área de lazer fluvial (km 6,6), vila Ferrata (km 6,8), pelo açude e parque de merendas em Gorgoço (km 10,4), pela Foz da Ribeira da Santa (km 11,5) mas também pela pista de pesca (km 13,6) antes de chegar à praia fluvial do Rabaçal.

Por fim, para este trajeto conte com uma viagem de 4 horas.

PR2 Da Praia fluvial a Lilela

Por outro lado, o PR2 tem início na praia fluvial do Rabaçal e termina na localidade de Lilela, numa extensão de 15,3 km.

Os principais pontos de interesse são a ponte do Arquinho (km 1,7), a passagem do Rio Calvo (km 3,9), Cachão (km 6,3), a praia fluvial de Miradezes (km 10,3), a Foz do Rio Torto (km 11,2) e por fim a localidade de Lilela, para os quais vai precisar entre 4 a 5 horas.

PR3 de Tinhela à Praia fluvial

O PR3 tem início em Tinhela e termina na praia fluvial do Rabaçal, ou seja, tem uma extensão de 19,6 km e para os quais precisa de cerca de 6 horas para percorrer na totalidade.

Os principais pontos de interesse são Agordela (km 4), moinhos (km 5), a aldeia do Rio Calvo, (km 5,8), um lagar em ruínas (km 6,1), a Foz da Ribeira do Piago (km 6,8), a igreja, fonte, quinta de Sobreiró de Cima (km 9,3), a Quinta da Texugueira (km 11), os fornos do pinhal (km 13,5) e além disso a Ponte do Arquinho (km 17,8) antes de chegar à praia fluvial do Rabaçal.

Onde dormir na Ecovia do Rabaçal

Enfim, se vai visitar Valpaços e fazer o trilho da Ecovia do Rabaçal, o melhor é ficar na cidade pelo menos uma noite.

Assim, deixamos algumas sugestões de alojamento em Valpaços.

Mapa e como chegar à Ecovia do Rabaçal

Artigos Relacionados

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Vila Real? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.