Ecovia do Rabaçal: 3 trilhos para conhecer Valpaços

Ecovia do Rabaçal.
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 25, 2024

A Ecovia do Rabaçal está localizada no concelho de Valpaços, isto é, no Norte de Portugal.

É constituída por três percursos distinto, que em conjunto fazem a Grande Rota do Rabaçal. Ou seja, ao percorrer estes trilhos de bicicleta, o visitante tem uma perspetiva das áreas mais rurais do concelho de Valpaços.

Assim, neste artigo vamos falar da Rota De Sonim à Praia fluvial do Rabaçal, da Rota da Praia fluvial do Rabaçal a Lilela e da Rota de Tinhela à Praia fluvial do Rabaçal.

Como vê, o ponto em que as três rotas se tocam é na Praia fluvial do Rabaçal, e por isso este é um excelente ponto de partida para fazer a Ecovia do Rabaçal.

Então, de bicicleta ou a pé, acompanha-nos nesta viagem?

Grande Rota da Ecovia do Rabaçal

Mapa da Ecovia do Rabaçal.
Mapa da Ecovia do Rabaçal.

Em primeiro lugar, tenha em atenção que os trilhos que indicamos a seguir são trilhos lineares.

Isto é, os percursos começam num ponto e terminam noutro e por esta razão conte com a viagem de ida e volta.

Por outro lado, indicamos também os principais pontos de interesse que vai encontrar ao longo dos trajetos.

Por fim, certifique-se que leva consigo água e alguns snacks para ir repondo energia durante o dia.

PR1 De Sonim à Praia fluvial

O PR1 tem início na localidade de Sonim e termina na praia fluvial do Rabaçal, ou seja, tem uma extensão de 13,8 km.

Vai passar por uma mini-hídrica (km 3,2), pela área de lazer fluvial (km 6,6), vila Ferrata (km 6,8), pelo açude e parque de merendas em Gorgoço (km 10,4), pela Foz da Ribeira da Santa (km 11,5) mas também pela pista de pesca (km 13,6) antes de chegar à praia fluvial do Rabaçal.

Por fim, para este trajeto conte com uma viagem de 4 horas.

PR2 Da Praia fluvial a Lilela

Por outro lado, o PR2 tem início na praia fluvial do Rabaçal e termina na localidade de Lilela, numa extensão de 15,3 km.

Os principais pontos de interesse são a ponte do Arquinho (km 1,7), a passagem do Rio Calvo (km 3,9), Cachão (km 6,3), a praia fluvial de Miradezes (km 10,3), a Foz do Rio Torto (km 11,2) e por fim a localidade de Lilela, para os quais vai precisar entre 4 a 5 horas.

PR3 de Tinhela à Praia fluvial

O PR3 tem início em Tinhela e termina na praia fluvial do Rabaçal, ou seja, tem uma extensão de 19,6 km e para os quais precisa de cerca de 6 horas para percorrer na totalidade.

Os principais pontos de interesse são Agordela (km 4), moinhos (km 5), a aldeia do Rio Calvo, (km 5,8), um lagar em ruínas (km 6,1), a Foz da Ribeira do Piago (km 6,8), a igreja, fonte, quinta de Sobreiró de Cima (km 9,3), a Quinta da Texugueira (km 11), os fornos do pinhal (km 13,5) e além disso a Ponte do Arquinho (km 17,8) antes de chegar à praia fluvial do Rabaçal.

Onde dormir na Ecovia do Rabaçal

Enfim, se vai visitar Valpaços e fazer o trilho da Ecovia do Rabaçal, o melhor é ficar na cidade pelo menos uma noite na região.

A boa notícia é que tenho 3 sugestões de alojamento muito interessantes para lhe recomendar:

  • Olive Nature – Hotel & SPA da Quinta Dona Adelaide (4 estrelas) tem piscina, bicicletas de utilização gratuita e um pequeno-almoço super completo. É indicado para famílias e para quem não dispensa o conforto e qualidade em viagem.
  • Casa da Aldeia da Avó tem uma piscina e é um alojamento para quem gosta da simplicidade de um ambiente rural.
  • As Bolhas da Montanha, destacam-se pelo facto se ser um glamping, em que os hóspedes dormem em bolhas transparentes com vista para as estrelas. Também tem sauna, piscina de água salgada aquecida e algumas bolhas têm jacuzzi privativo.

Se quiser ver outras sugestões de onde ficar a dormir na região de Valpaços, explore o link e mapa a seguir.

Alojamento em Valpaços.

Mapa e como chegar à Ecovia do Rabaçal

Leia também

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.