Ecopista do Sabor: 34 km entre Pocinho e Carviçais

Ecopista do Sabor
Índice do artigo

A Ecopista do Sabor é um trajeto que liga o Pocinho, em Vila Nova de Foz Côa, a Carviçais, em Torre de Moncorvo, isto é, no Norte de Portugal.

Assim, neste artigo vamos falar-lhe deste percurso também conhecido como ciclovia Linha do Sabor, quais são os principais pontos de interesse ao longo do trilho, quais cuidados a ter e sugestões de onde dormir.

Isto é, tudo o que precisa para organizar a sua viagem a esta região.

A Ecopista do Sabor

A Ecopista do Sabor tem uma extensão de 34 km e resulta em parte do aproveitamento da antiga linha do comboio.

Pode ser feita em bicicleta, no entanto há cada vez mais pessoas a percorrerem trechos da ecopista a pé.

Então, o início da pista é na ponte ferroviária do Pocinho na margem do lado direito do Rio Douro e o final é na aldeia de Carviçais junto à Estrada Nacional 220 (EN220).

Principais pontos de interesse da Ecopista do Sabor

Estação Ferroviária de Torre de Moncorvo.
Estação Ferroviária de Torre de Moncorvo.

Ao longo da ecopista vai ter como companhia o Douro e o Sabor, pois o trajeto acompanha a margem direita do Rio Douro e a margem esquerda do Rio Sabor.

Passa pelas inesquecíveis paisagens do Alto Douro Vinhateiro mas também pelo Vale do Sabor e pela Serra do Reboredo.

No entanto, um dos atrativos de fazer a ecopista a pé ou de bicicleta é precisamente ter a oportunidade de explorar pequenas aldeias rurais que normalmente passam despercebidas aqueles que viajam apenas de carro.

Além disso, vai passar por antigas estações de caminhos de ferro e miradouros que o vão deixar apaixonado por esta região de Portugal.

Linha do Sabor BTT: cuidados a ter

Linha do Sabor BTT.
Linha do Sabor BTT.

Lembre-se que está a fazer um percurso que é partilhado por ciclistas e peões, por isso é importante que esteja atento para evitar acidentes.

Da mesma forma, tenha em atenção aos vários cruzamentos com a estradas secundárias que acontecem com alguma frequência.

Além disso, o fazer a ciclovia Linha do Sabor deve levar consigo snacks e água e proteção para a cabeça e olhos e apesar de o percurso ser seguro, sugerimos que não se esqueça do telemóvel para o caso de precisar de ajuda.

Já agora, como vai passar por paisagens deslumbrantes, sugerimos que leve máquina fotográfica para imortalizar o passeio.

Onde dormir ao fazer a Ecopista do Sabor

Ao procurar alojamento para fazer a Linha do Sabor sugerimos que veja as opções em Vila Nova de Foz Côa ou em Torre de Moncorvo, pois são os sítios de início e fim do percurso.

Assim, tomamos a liberdade de sugerir que veja a disponibilidade dos hotéis e alojamentos locais nos links a seguir.

Alojamento em Vila Nova de Foz Côa | Alojamento em Torre de Moncorvo

Artigos Relacionados

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Bragança? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.