Dublin o que visitar, gastronomia e outras dicas de viagem

Dublin
Índice do artigo

Dublin é a capital da República da Irlanda. No artigo de hoje vamos dizer-lhe o que visitar nesta simpática cidade, assim como dicas de restaurantes e gastronomia.

Então, acompanha-nos nesta viagem?

O que visitar em Dublin

Trinity College

É a mais antiga universidade da Irlanda, fundada em 1592 pela Rainha Isabel I.

É aqui que vai encontrar a Old Library, a biblioteca que guarda TheBook of Kells.

Saint Stephen’s Green Park

Encontrámos o Saint Stephen’s Green Park no final da Grafton Street e é perfeito para uma pausa.

São muitas as famílias a fazerem piqueniques, casais a passearem e pessoas a ouvirem música enquanto aproveitam um prazeroso dia de sol.

Dublin Castle

Em primeiro lugar tome nota que as visitas ao Castelo de Dublin com guia custam 10 EUR, demoram cerca de 70 minutos e incluem os Apartamentos do Estado, escavações vicking e capela.

No entanto a entrada custa 7 EUR para quem prescindir da companhia do guia.

Além disso, quem preferir não entrar e visitar apenas o exterior do Castelo de Dublin não precisa de bilhete.

George’s Street Arcade

George's St. Arcade em Dublin

De vez em quando acontecem-nos coincidências maravilhosas. Estávamos a passear em Grafton Street, sem nenhuma direção em especial, quando um edifício de tijolo vermelho em estilo vitoriano nos chamou a atenção.

Foi o primeiro edifício na Irlanda a ser construído de raiz para ser um centro comercial e é um dos centros comerciais mais antigos da Europa.

No interior existem lojas de joalharia, música e roupa alternativas mas também restaurantes com produtos biológicos.

George's Street Arcade Dublin

St. Patrick’s Cathedral

1493812710f4ce08c919f410d607b73baec479326f

St. Patrick’s Cathedral fica na Wood Quay, em Dublin. O bilhete de entrada custa 6,50 EUR mas como não tínhamos muito tempo disponível decidimos não entrar.

No entanto, as visitas ao Saint Patrick’s Park são grátis. Existe um parque com escorregas e baloiços para os mais novos e os nossos filhos aproveitaram para brincar um bocadinho. Nós estivemos entretidos a tirar fotografias, aos miúdos e aos jardins.

Catedral de Santo Estêvão Dublin

Dublinia & Christ Church

Dublinia é um museu interativo que explica as raízes históricas de Dublin. Oferece uma viagem ao passado medieval e viking da região. Uma das atividades propostas para os mais novos é fazer escavações na areia, onde estão escondidos alguns artefactos.

Um túnel liga Dublinia à Catedral da Santíssima Trindade, que é a mais antiga catedral medieval de Dublin. Quem pretender visitar os dois locais não precisa sair de um monumento para entrar no outro, pois o túnel está aberto ao público.

Temple Bar

Temple Bar não é apenas um pub, é também o nome da rua onde podemos encontrar o pub. Uma zona boémia, onde as pessoas vão para se divertirem. Os pubs e restaurantes ficam lotados rapidamente, e pelo que vimos, mesmo nas noites da semana.

O ambiente é de festa, com grupos em despedidas de solteiros e muitos aniversariantes. Música dentro e fora de portas, pessoas a beberem e a dançarem mas sem confusões. E por incrível que possa parecer, de manhã está tudo limpinho, sem vestígios que denunciem a festarola da noite anterior.

Gastronomia em Dublin

A gastronomia é particularmente importante nas nossas viagens pois gostamos muito de experimentar novas comidas e somos bastante gulosos.

Mas também gostamos de provar pratos típicos, por isso o jantar do primeiro dia foi fish & chips no Beshoff, um restaurante tradicional perto do hotel onde ficámos hospedados.

Então era assim: o filete de bacalhau fresco era gigante, crocante por fora e macio por dentro, temperado q.b. e acompanhado por batatas fritas cortadas aos palitos grossos.

Delicioso mas tão delicioso que repetimos noutro dia.

Beshoff Dublin
Beshoff  Fish and Chips Dublin
Beshoff Tradicional Dublin

Queríamos entrar num pub tradicional, mas como viajamos com duas crianças não sabíamos se seria possível. Até que vimos um cartaz à entrada do The Bankers que dizia “Families are welcome!”. Tínhamos de entrar!

Acomodaram-nos numa sala com sofás, mesas baixas, paredes escuras e música tradicional. Tivemos alguma dificuldade em escolher o almoço pois tudo parecia ótimo e queríamos experimentar várias comidas. Olhámos em volta e os pratos das outras pessoas tinham um aspeto fantástico. Sabemos que é feio cobiçar a comida dos outros, por isso, mesmo antes de escolhermos o almoço desse dia, decidimos que regressaríamos ao mesmo pub no dia seguinte.

Guiness em Dublin
Kids Menu Dublin
Irish Stew Dublin
Banglers & Mash Dublin

Food Market, em Temple Bar

Quando ouvi dizer havia um mercado de comida em Dublin tratei logo de me certificar que não perderíamos a oportunidade.

E assim foi, no sábado antes da Páscoa dirigimo-nos a Temple Bar e o que encontrámos foram bancas e bancas de comidinha saborosa! O mercado acontece todos os sábados de manhã.

A seguir deixamos um pequeno vídeo referente à nossa viagem a Dublin e aproveitamos para perguntar se já nos segue no Youtube?

Por fim, e se está a pensar visitar Dublin tomamos a liberdade de sugerir a leitura dos seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor a República da Irlanda? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

11 respostas

  1. Ora aqui está uma cidade e um país que gostava imenso de visitar!
    Pelo que vejo também se pode comer bem… nas fotos, os pratos, têm um aspecto “mham nham”!!!
    Cuncatano, se houvesse uma ciclovia no canal… chegava lá num instante.

    1. Considero importante as crianças experimentarem novos sabores e novos temperos desde pequenos, claro que sempre com moderação e de acordo com a idade. O Rafael sempre que viaja damos-lhe a conhecer a comida do país onde está e talvez devido a ter essas experiências gastronómicas noto que ele tem uma aceitação a novos alimentos fantástica.

  2. Concordo quando diz que em viagens a gastronomia é importante. Eu sempre faço questão de provar os pratos do meu destino. Pelas fotos, todos os pratos me pareceram ótimos! E, quando estou num lugar diferente e fico indecisa sobre o que pedir, sempre “observo” as outras mesas para ter inspiração!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.