1

Visitar Ponte de Lima | a vila mais antiga de Portugal

Vistar ponte de Lima

Vamos visitar Ponte de Lima? A apenas uma hora de carro da cidade do Porto, é a mais antiga vila de Portugal mas com tantos atrativos que vai querer pernoitar por aqui!

Enfim, nós aproveitámos um domingo sem nada planeado para regressar a esta vila minhota e à semelhança de visitas anteriores experiência foi muito boa!

Neste artigo vamos dizer-lhe o que visitar, dicas de atividades, alojamento e restaurantes a não perder em Ponte de Lima porque sempre que vamos ao Minho somos muito bem recebidos, talvez por isso regressamos sempre!

O que visitar em Ponte de Lima

A Ponte de Ponte de Lima

A ponte de ponte de lima

Em primeiro lugar a ponte que dá no nome à vila é, na verdade, um conjunto de duas pontes.

Por um lado a ponte medieval que termina junto à igreja de Santo António da Torre Velha e por outro lado a ponte romana da qual atualmente apenas restam apenas cinco arcos no lado oposto à igreja.

Além disso era por aqui que passava a antiga via militar que ligava Braga a Astorga.

Igreja de Santo António da Torre Velha

Esta igreja é a que se vê quando se atravessa a ponte romana.

A sua origem remonta ao Séc. XVIII, quando era apenas uma pequena ermida e foi construída junto ao local onde existia a Torre Velha, um edifício medieval mas que servia de entrada na zona muralhada.

Dica: as fundações da Torre Velha ainda são visíveis, recomendamos que desça até ao Rio Lima junto da ponte.

Ponte de lima

Museu do Brinquedo Português

Sendo verdade que os brinquedos portugueses são diferentes dos que se vêem noutros países, este museu não é apenas para crianças.

Aliás, se pensarmos bem, todos nós temos um lado mais infantil que nos acompanha ao longo da vida. Por isso, deixe esse lado manifestar-se no Museu do Brinquedo Português.

Lá encontrará brinquedos de antigamente que o farão viajar no tempo.

Museu de História de Ponte de Lima – Centro de Interpretação da História Militar de Ponte de Lima

Este centro foi inaugurado em 2016 e está instalado no Paço do Marquês.

A envolvente é tranquila, por isso recomendamos que mesmo que não tenha interesse em visitar o centro, um passeio junto ao Paço do Marquês é bastante simpático!

Está aberto de terça a domingo das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 18:00.

Estátua de Dona Teresa

Dona Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, outorgou a carta de foral a esta vila no dia 4 de março do ano 1125, apelidando-a de Terra da Ponte.

Assim, pessoas de Ponte de Lima quiseram homenagear Dona Teresa com uma estátua que se encontra numa rotunda no Largo António Magalhães.

Ao chegar a Ponte de Lima é impossível não passar por esta estátua!

As muralhas

Não resta muito das antigas muralhas de Ponte de Lima mas as partes mais significativas são a Torre de São Paulo (Século XIV) e a Torre da Cadeia Velha (Século XVI), também conhecida como Torre da Porta Nova.

Torre de são Paulo em Ponte de Lima

O que fazer em Ponte de Lima

  • Experimentar vinho verde tinto numa malga ou tigela tradicional;
  • Cumprimentar e trocar histórias com os Peregrinos do Caminho de Santiago;
  • Subir ao Miradouro do Penedo Branco, em Refoios do Lima, cuja altitude de setecentos e vinte e cinco metros permite uma vista abrangente de Ponte de Lima, do Rio Lima e da paisagem circundante;
  • Percorrer a Rota dos Azulejos no centro histórico, com onze estações para admirar.

Os vinhos verdes em Ponte de Lima

Os vinhos verdes estão a ganhar fama a cada dia tanto a nível nacional como internacional, por isso se visitar Ponte de Lima não se esqueça de incluir no seu roteiro algumas visitas a produtores de vinho verde.

Assim, para começar, tomamos a liberdade de sugerir que visite o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde para que conheça a história e tradições relacionadas com a produção deste nectar.

Em seguida, e se estiver interessado em aprofundar o tema, poderá visitar algumas quintas produtoras de vinho verde, nomeadamente a Aphros Wine, a Casa das Buganvílias, a Casa do Barreiro, a Casa da Cuquinha, Lethes, a Quinta do Paço de Calheiros, a Quinta do Ameal, a Quinta das Fontes, a Quinta da Freiria, o Solar de Borgonha e Vil’antiga.

Localização do Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde: Rua da Fonte da Vila 28, 4990-150 Ponte de Lima.

Alojamento em Ponte de Lima

O alojamento em Ponte de Lima é bastante diversificado, pois pode optar por hotéis, casas de campo, agroturismo, alojamento local, turismo de habitação e até um Albergue dos Peregrinos, veja aqui hotéis em Ponte de Lima.

Aproveitamos para referir que dispomos de condições preferenciais na reserva de hotéis, pelo que pode contactar-nos para mais informações (reservapassaporte@gmail.com).

Restaurantes em Ponte de Lima

Restaurante Alameda

Da nossa experiência podemos afirmar que os restaurantes em Ponte de Lima têm três coisas em comum: doses generosas, comida típica de qualidade mas também gente bem disposta.

Enfim, por estas razões, estamos convencidos que será bem recebido e bem servido na maior parte dos restaurantes em Ponte Lima.

No entanto, gostaríamos de dizer-lhes que o nosso restaurante preferido em Ponte de Lima é o Restaurante Alameda, que um membro da nossa família já frequenta há mais de vinte anos.

O Restaurante Alameda está localizado junto à ponte romana e é conhecido pelo Arroz de Sarrabulho com rojões à moda do Minho (é o que comemos sempre) mas só para abrir um bocadinho o apetite, este restaurante está ligado à Confraria do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima.

Trilhos e Percursos Pedestres em Ponte de Lima

Trilho da Mesa dos Quatro Abades

O trilho ou percurso da Mesa dos Quatro Abades é de tipo circular, tem uma extensão de 10 quilómetros, apresenta dificuldade média, o ponto de partida e chegada é no Lugar da Vacariça (Refóios de Lima) e além disso os pontos turísticos mais interessantes são a cerca dos garranos, a lagoa dos salgueiros gordos, a mesa dos quatro abades e o miradouro da Vacariça Penedo Branco.

Trilho de São Julião de Freixo

O trilho ou percurso de São Julião de Freixo também é de tipo circular, tem uma extensão de 4 quilómetros e meio, é considerado de dificuldade fácil, tem como ponto de partida e chegada o Largo do Senhor dos Aflitos e os principais pontos turísticos são a Igreja de São Julião de Freixo, o Ribeiro dos Pombarinhos, a capela de São Sebastião, o Moinho das Cartas, o Monte e Castro de São Cristóvão, a capela de São Silvestre mas também a capela de São Cristóvão.

A paisagem protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos

Junto às Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos existem vários percursos pedestres à sua espera para serem descobertos, incluindo algumas rotas em passadiço de madeira (artigo em breve).

Além disso, poderá aproveitar para explorar as lagoas de bicicleta, nomeadamente na Ecovia das Lagoas.

Melhor altura para visitar Ponte de Lima

Centro histórico em Ponte de Lima

Os Minho é conhecido pelas festas e romarias, então tome nota das mais importantes festividades que ocorrem em Ponte de Lima:

Corpo de Deus. À festa religiosa junta-se a festa pagã e o resultado é uma combinação única e imperdível! Vai ficar maravilhado com os tapetes de flores que embelezam as ruas.

Festa do Senhor do Socorro. No primeiro fim de semana de julho a localidade de Labruja celebra as festas em honra do Senhor da Saúde.

Festa da Senhora da Boa Morte. Ocorre no final do mês de julho na freguesia da Correlhã. Há música, baile, fogo de artifício e uma feira de gado.

Festa do Senhor da Saúde. Tem lugar no primeiro domingo do mês de agosto no Santuário do Senhor da Saúde, em Ponte de Lima.

Feiras Novas. No segundo fim de semana de setembro a animação regressa a Ponte de Lima. Conte com concertinas, gigantones, fogo de artifício e concursos pecuários.

É uma portugalidade bastante enraizada que sobressai nesta altura nos limianos que se vestem a rigor para receber os visitantes.

Por fim, as Feiras Novas são dedicadas a Nossa Senhora das Dores.

Como chegar a Ponte de Lima

E eram estas as dicas que tínhamos para partilhar consigo, por isso diga-nos, faltou mencionar algum sítio imperdível a visitar em Ponte de Lima?

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Viana do Castelo? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

1 Comment

  • Reply
    Patricia & Miguel
    2019-08-28 at 13:10

    Ora aqui está um sitio em Portugal que ainda não conhecemos! Obrigado pelas dicas 🙂
    Continuação de boas viagens

    http://www.freeoversea.com

  • Leave a Reply

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.