Deserto de Tabernas: explore a paisagem do único deserto de Espanha

Deserto de Tabernas em Almería (Espanha).
Índice do artigo

O Deserto de Tabernas tem uma paisagem única e fascinante que é diferente de qualquer outra. Com seu terreno árido e queimado pelo sol e penhascos rochosos e acidentados, o deserto é um lugar de beleza selvagem e maravilhas naturais, situado no canto sudeste de Espanha.

Ao explorar o deserto, ficará impressionado com a vastidão da paisagem e a sensação de solidão que ela oferece. O deserto é o lar de uma variedade de vida vegetal e animal, incluindo catos, lagartos e aves de rapina. É também o lar do Parque Natural Desierto de Tabernas, uma área protegida que tem algumas espécies ameaçadas de extinção.

Ao explorar o Deserto de Tabernas, irá descobrir uma terra de contrastes e surpresas. Das falésias escarpadas aos vales serenos e pacíficos, o deserto é um lugar de fascínio e descoberta sem fim.

Por isso, se procura uma aventura que o leve para fora dos roteiros mais conhecidos e para o coração da natureza, o Deserto de Tabernas é o destino perfeito.

O que fazer no deserto de Tabernas

Oásis no Deserto de Tabernas em Almería (Espanha).
Oásis no Deserto de Tabernas em Almería (Espanha).

Aqui estão algumas das melhores coisas para ver e fazer no Deserto de Tabernas em Almería, Espanha:

Sinta-se um cowboy no parque temático Mini Hollywood

Oasys Mini Hollywood.
Oasys Mini Hollywood.

O parque Oasys Mini Hollywood é um estúdio de cinema e parque temático localizado na província de Almeria, em Espanha. Foi construído na década de 1960 e tem sido usado como local de filmagem para muitos filmes e programas de TV, incluindo Indiana Jones e a Última Cruzada, Lawrence da Arábia e Game of Thrones.

Mini Hollywood é um lugar de infinitas possibilidades e criatividade, onde a magia do cinema ganha vida. É um lugar onde diretores e atores podem trazer suas ideias mais loucas para o cinema e onde os visitantes podem mergulhar no mundo do cinema.

Enfim, no Mini Hollywood, encontrará cenários elaborados e paisagens deslumbrantes que o transportarão para outro tempo e lugar. Pode explorar as antigas ruínas de Roma, as colinas do Velho Oeste e as dunas de areia do Oriente Médio, tudo no mesmo dia.

Mas Mini Hollywood não é apenas um lugar para cinéfilos – é também um lugar para famílias e amigos se divertirem e criarem memórias duradouras. Pode andar a cavalo pelo deserto, aprender a atirar no show do Velho Oeste e visitar o parque de répteis para ver animais exóticos.

Veja o artigo completo sobre o Oasys Mini Hollywood.

Explore o Parque Natural Desierto de Tabernas

O Parque Natural Desierto de Tabernas é uma área natural protegida localizada na província de Almería, isto é, em Espanha. É o lar de um ecossistema desértico único e é conhecido por sua paisagem áspera e seca e flora e fauna únicas.

O parque cobre uma área de aproximadamente 280 km2 e tem uma variedade de espécies de plantas e animais, incluindo muitas que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo. Ou seja, o parque tem várias espécies ameaçadas e em perigo, como a águia imperial espanhola e o lince ibérico.

Uma das principais atrações do Parque Natural Desierto de Tabernas é sua paisagem deslumbrante, caracterizada por colinas rochosas, desfiladeiros profundos e planícies áridas.

Além disso, para além da sua beleza natural, o Parque Natural Desierto de Tabernas alberga também um conjunto de locais culturais e históricos, como o castelo medieval de Tabernas e os estúdios de cinema Tabernas, que têm sido utilizados como um local de filmagem para muitos filmes e programas de TV..

Visite o Castillo de Tabernas

O Castillo de Tabernas é um castelo medieval localizado na província de Almería, Espanha. Situa-se no município de Tabernas, ou seja, no coração do Parque Natural Desierto de Tabernas, uma área natural protegida conhecida pela sua paisagem deslumbrante.

O Castillo de Tabernas foi construído no século XIII e foi originalmente usado como uma fortaleza militar para defender a região contra invasores. Foi também utilizado como prisão e local de refúgio da população local em tempos de guerra.

O castelo é construído em pedra e apresenta uma série de recursos defensivos, incluindo paredes grossas, torres e um fosso. É cercada por uma pequena aldeia, que inclui uma igreja e várias casas.

Hoje, o Castillo de Tabernas é uma atração turística popular e está aberto ao público. Os visitantes podem explorar as várias salas e câmaras do castelo, que incluem uma capela, uma prisão e uma cozinha, e aprender sobre sua história e seu papel no passado da região.

Enfim, além de seu significado histórico, o Castillo de Tabernas é também um belo e pitoresco lugar para visitar, com vistas deslumbrantes sobre a paisagem circundante e o Parque Natural Desierto de Tabernas.

Sabia que o Deserto de Tabernas esconde uma cidade cinematográfica usada por Hollywood?

Cenário de Hollywood.
Cenário de Hollywood.

Uma das principais atrações do Deserto de Tabernas é a sua utilização como local de filmagem para muitos filmes e programas de TV.

O deserto tem sido usado como pano de fundo para inúmeras produções de Hollywood, incluindo Indiana Jones e a Última Cruzada, Lawrence da Arábia mas também o Game of Thrones.

Enfim, para acolher estas produções, o Deserto das Tabernas tem vários estúdios e cenários cinematográficos, entre os quais o Mini Hollywood, estúdio cinematográfico e parque temático que oferece aos visitantes a oportunidade de vivenciar o mundo do cinema em primeira mão.

Alguns destes cenários podem ser visitados gratuitamente no Deserto de Tabernas. É incrível, parecem mesmo cidades abandonadas, mas mais de perto percebe-se que é um cenário

O Deserto de Tabernas e os Western Leone

Cenários utilizados em filmes.
Cenários utilizados em filmes.

Como já referi, uma das principais atrações do Deserto de Tabernas é a sua utilização como local de filmagem, por exemplo, para filmes e programas de TV.

Em particular, o deserto foi palco para inúmeros filmes de faroeste, incluindo os dirigidos por Sergio Leone, considerado um dos pioneiros do género “spaghetti western”.

Aliás, Leone usou o Deserto de Tabernas como cenário para vários de seus filmes mais famosos, incluindo Por um Punhado de Dólares, Por Alguns Dólares a Mais e O Bom, o Mau e o Feio.

Esses filmes, protagonizados por Clint Eastwood como o icónico “Homem Sem Nome”, ajudaram a popularizar o género faroeste e estabelecer o Deserto de Tabernas como um local importante na indústria cinematográfica.

Alojamento perto do Deserto de Tabernas

Elba Almeria Business & Convention Hotel.
Elba Almeria Business & Convention Hotel.

Se a sua ideia é ficar perto do deserto, então espreite o Oasis Montana peace in Tabernas Desert e o Mirador Torre de la Garrofa.

Em todo o caso, eu fiquei no Elba Almeria Business & Convention Hotel, que fica em Almería, ou seja, a alguns minutos de carro do deserto.

Melhores Tours para descobrir o Deserto de Tabernas

Tours Deserto de Tabernas.
Tours Deserto de Tabernas.

Existem várias vantagens em fazer tours pelo Deserto de Tabernas, em vez de visitar de forma independente. Alguns dos principais benefícios dos passeios organizados incluem:

Orientação especializada: Ao fazer um passeio pelo Deserto de Tabernas, terá o benefício da orientação especializada de um guia local que conhece bem a área e pode fornecer comentários interessantes e informativos sobre os pontos turísticos que verá.

Comodidade: Percorrer o Deserto de Tabernas num tour pode ser mais cómodo do que visitar de forma independente, pois tudo é tratado por si. Isso inclui transporte até ao deserto e encontrar os lugares mais interessantes. Isso pode ser especialmente útil se não conhecer a área ou tiver pouco tempo.

Segurança: Percorrer o Deserto de Tabernas com um operador turístico pode proporcionar um nível de segurança acrescido, pois terá o apoio de uma equipa profissional que o poderá ajudar em caso de qualquer problema.

Acesso a experiências exclusivas: Muitos passeios no Deserto de Tabernas incluem experiências exclusivas que não estão disponíveis para visitantes independentes. Por exemplo, pode ter a oportunidade de andar a cavalo, incluindo passeios noturnos.

Então, aqui estão as melhores excursões no Deserto de Tabernas:

Como chegar ao Deserto de Tabernas

Deserto de Tabernas (Almería - Andaluzia).
Deserto de Tabernas (Almería – Andaluzia).

Saindo de Almería de carro, tome a autoestrada A-7 em direção ao sudeste. Após cerca de 45 minutos, saia para a A-334 em direção a Tabernas. Siga pela A-334 durante cerca de 15 minutos até chegar à localidade de Tabernas.

De Tabernas, siga as indicações para o Parque Natural Desierto de Tabernas.

Vale a pena notar que o Deserto de Tabernas é uma área extensa e as várias atrações estão espalhadas, por isso é uma boa ideia planear sua visita com antecedência e reservar bastante tempo para explorar tudo o que o parque tem a oferecer.


*visitei o Deserto de Tabernas e Almería numa Famtrip a convite do Turismo da Andaluzia e durante o TBEX Europe.

Artigos relacionados

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.