Atualizado em: Dezembro 10, 2022
Curral das Freiras é uma freguesia do concelho de Câmara de Lobos, isto é, na Ilha da Madeira. Está localizada na zona central da ilha, numa área montanhosa e de difíceis acessos.
É realmente uma zona muito bonita, com vegetação e paisagens luxuriantes a perder de vista.
Para tirar o melhor partido da sua visita, tente incluir uma passagem pelos miradouros e algum tempo na aldeia em si.
É que ver o Curral das Freiras a partir dos miradouros é muito interessante, mas estar lá em baixo e olhar para cima é brutal.
Neste artigo vamos dar-lhe algumas dicas de o que visitar e fazer no Curral das Freiras, quais são os melhores miradouros para ver a região, sugestões de tours, mapa e como chegar ao Curral.
Então, acompanha-nos nesta viagem pelo interior da Ilha da Madeira?
Porque se chama Curral das Freiras?
Inicialmente esta região da Madeira chamava-se Curral ou Curral da Serra, pois era um lugar de pastagens de animais.
No entanto, com os ataques dos corsários franceses ao Funchal por volta do século XVI, as freiras do Convento de Santa Clara procuraram proteção neste lugar inóspito.
Durante muito tempo esteve isolada do resto da ilha, aliás, correm histórias de habitantes do Curral que nunca viram o mar, apesar de estarem a apenas 15 km da costa, o que não deixa de ser incrível.
Curral das Freiras o que visitar
Algumas sugestões de o que visitar no Curral das Freiras são a igreja paroquial, as levadas, o Museu da Castanha e o miradouro da Fajã Escura.
Assim, sugerimos que comece a visita pela Paróquia de Nossa Senhora do Livramento e pelo Museu da Castanha e enquanto explora melhor o lugar vá descobrindo as levadas e o miradouro da Fajã Escura.
Miradouros com vista para o Curral das Freiras

Para observar a magnitude das montanhas ao redor do pequeno Curral das Freiras, nada melhor do que escolher lugares altos e com vista desafogada.
Desta forma, destacamos três miradouros que são na nossa opinião os locais de excelência para ver o Curral. Assim, o Miradouro Boca da Corrida e o Miradouro Boca dos Namorados na freguesia do Jardim da Serra, assim como o Miradouro Eira do Serrado na freguesia de Santo António, devem fazer parte do seu roteiro madeirense.
Note que para visitar o Curral das Freiras terá de ir pela estrada que passa na Eira do Serrado, e se estiver nos outros dois miradouros, terá de dar a volta pelo Funchal.
Miradouro Boca da Corrida

O Miradouro da Corrida está localizado no Jardim da Serra, numa estrada sem saída.
O Caminho da Encumeada (PR12) passa por aqui mas é um percurso bastante longo e difícil para fazer com crianças (+ 6 horas de duração).
É um miradouro com vistas deslumbrantes para o Curral das Freiras, assim como para o maciço central, e para melhorar ainda mais o cenário, nós estivemos lá no dia a seguir a uma tempestade, ou seja, existiam quedas de água que escorriam de forma espontânea nas colinas à volta do Curral.
Miradouro Boca dos Namorados

O Miradouro Boca dos Namorados está localizado a cerca de 6 km da Boca da Corrida.
As paisagens são igualmente deslumbrantes ao que acresce o facto de haver um parque de merendas com zona de barbecue se quiser aproveitar para fazer um piquenique.
Aproveite para ver um pequeno vídeo (#shorts) no Youtube do Passaporte no Bolso e se tem interesse em vídeos de viagens, espreite os que já lá estão da nossa viagem à MADEIRA e subscreva o canal para ser avisado quando novos vídeos estiverem disponíveis.
Miradouro Eira do Serrado
O Miradouro Eira do Serrado está localizado na freguesia de Santo António. Para aceder a esta miradouro tem de ir pela Estalagem Eira do Serrado até chegar ao miradouro.
Quem sofre de vertigens pode sentir-se um pouco incomodado, afinal o miradouro está suspenso a uma altitude de 1095 metros.
Sugestões de o que fazer em Curral das Freiras
- fazer hiking, mas tenha em atenção as recomendações de segurança;
- percorrer levadas históricas como por exemplo a Levada do Curral e Castelejo;
- provar gastronomia típica como a sopa de castanhas, a queijada de castanha, a broa de castanha, o licor de ginja e ainda o pastel do Curral;
- ir à Praia dos Chefes, uma praia fluvial de sonho inserida num cenário deslumbrante.
Mapa, tours e como chegar ao Curral das Freiras
Na Ilha da Madeira nós deslocámo-nos de carro alugado, por isso se tiver interesse em ver como lá chegar sugerimos que consulte o mapa a seguir.
No entanto, se preferir visitar o Curral de Freiras de autocarro (ônibus), terá de apanhar o 81, que é uma carreira interurbana com partida no Funchal.
Por outro lado, os que preferem o conforto de um tour organizado podem optar uma Excursão de 4 Horas ao Curral das Freiras, por um tour que inclua outras paragens como o Monte, como é o caso do tour Curral das Freiras, Monte e Carro de Cesto saindo do Funchal, ou ainda uma experiência em 4X4 no tour Madeira: Vale das Freiras e montanhas 4X4 Tour from Funchal.
Quantos habitantes tem o Curral das Freiras?
De acordo com os últimos censos de 2001, no Curral das Freiras vivem cerca de 2000 pessoas.
As casas estão concentradas numa única área, até porque à volta estão as altas montanhas.
Vale a pena ficar a dormir no Curral das Freiras?
Nós ficámos a dormir na Quinta da Saraiva em , mas se quiser ter a experiência de acordar rodeado de montanhas, então é boa ideia escolher um alojamento no Curral das Freiras.
A boa notícia é que apesar de ser um lugar relativamente pequeno, existem três alojamentos no Curral das Freiras: o Danny’s Rural Suite que acomoda até quatro pessoas, o Coração da Madeira que tem interiores modernos e Valley of Nuns Holiday Apartments que tem uma localização central.
Se não gostou de nenhuma destas soluções, confirme a disponibilidade dos outros hotéis da região.
Hotéis perto do Curral das Freiras
Artigos relacionados
Por fim, está a pensar visitar a ilha da Madeira? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:
- Viajar para a Madeira durante a pandemia: cuidados a ter
- Quinta da Saraiva: dica de alojamento na Madeira
- Cabo Girão skywalk sobre o Promontório mais alto da Europa
- Curral das Freiras: visitar o maciço central da Madeira e melhores miradouros
- Pico do Arieiro ver o nascer do Sol nas nuvens da Madeira
- Câmara de Lobos o que visitar: a baía, o Ilhéu, a estátua de Churchill e muito mais!
- Ribeira Brava: fazer poncha madeirense na Serra D´Água
- Paul da Serra: visitar o maior planalto madeirense
- Parque Natural da Madeira: visitar ecossistemas únicos no mundo
- Floresta Laurissilva da Madeira: património Mundial da UNESCO
- Porto Moniz o que visitar, fazer e ver na Costa Norte da Ilha da Madeira
- Mercado dos Lavradores no Funchal: maracujás exóticos na Madeira
- Funchal Madeira: o que visitar, fazer e dicas para o seu roteiro
- Ponta de São Lourenço: PR8, barco e almoçar no Cais do Sardinha
- Machico Madeira: Museu da Baleia, Miradouro Pico do Facho e muito mais
- Santana Madeira: ver as casas típicas madeirenses
- Aeroporto da Madeira: companhias aéreas e como ir para o Funchal
Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.