Curral das Freiras o que visitar e melhores miradouros

Curral das Freiras: miradouro Boca dos Namorados.
Índice do artigo

Curral das Freiras é uma freguesia do concelho de Câmara de Lobos, isto é, na Ilha da Madeira. Está localizada na zona central da ilha, numa área montanhosa e de difíceis acessos.

Inicialmente chamava-se Curral ou Curral da Serra, pois era um lugar de pastagens de animais. No entanto, com os ataques dos corsários franceses ao Funchal por volta do século XVI, as freiras do Convento de Santa Clara procuraram proteção neste lugar inóspito.

Durante muito tempo esteve isolada do resto da ilha, aliás, correm histórias de habitantes do Curral que nunca viram o mar, apesar de estarem a apenas 15 km da costa, o que não deixa de ser incrível.

Assim, neste artigo vamos dar-lhe algumas dicas de o que visitar e fazer no Curral das Freiras, quais são os melhores miradouros para ver a região, sugestões de tours, mapa e como chegar ao Curral.

Então, acompanha-nos nesta viagem pelo interior da Ilha da Madeira?

Curral das Freiras o que visitar

Algumas sugestões de o que visitar no Curral das Freiras são a igreja paroquial, as levadas, o Museu da Castanha e o miradouro da Fajã Escura.

Assim, sugerimos que comece a visita pela Paróquia de Nossa Senhora do Livramento e pelo Museu da Castanha e enquanto explora melhor o lugar vá descobrindo as levadas e o miradouro da Fajã Escura.

Miradouros com vista para o Curral das Freiras

Curral das Freiras: miradouro Boca dos Namorados.
Miradouro Boca dos Namorados.

Para observar a magnitude das montanhas ao redor do pequeno Curral das Freiras, nada melhor do que escolher lugares altos e com vista desafogada.

Desta forma, destacamos três miradouros que são na nossa opinião os locais de excelência para ver o Curral. Assim, o Miradouro Boca da Corrida e o Miradouro Boca dos Namorados na freguesia do Jardim da Serra, assim como o Miradouro Eira do Serrado na freguesia de Santo António, devem fazer parte do seu roteiro madeirense.

Note que para visitar o Curral das Freiras terá de ir pela estrada que passa na Eira do Serrado, e se estiver nos outros dois miradouros, terá de dar a volta pelo Funchal.

Miradouro Boca da Corrida

Curral das Freiras: Miradouro Boca da Corrida.
Miradouro Boca da Corrida.

O Miradouro da Corrida está localizado no Jardim da Serra, numa estrada sem saída.

O Caminho da Encumeada (PR12) passa por aqui mas é um percurso bastante longo e difícil para fazer com crianças (+ 6 horas de duração).

É um miradouro com vistas deslumbrantes para o Curral das Freiras, assim como para o maciço central, e para melhorar ainda mais o cenário, nós estivemos lá no dia a seguir a uma tempestade, ou seja, existiam quedas de água que escorriam de forma espontânea nas colinas à volta do Curral.

Miradouro Boca dos Namorados

Parque de merendas na Boca dos Namorados.
Parque de merendas na Boca dos Namorados.

O Miradouro Boca dos Namorados está localizado a cerca de 6 km da Boca da Corrida.

As paisagens são igualmente deslumbrantes ao que acresce o facto de haver um parque de merendas com zona de barbecue se quiser aproveitar para fazer um piquenique.

Aproveite para ver um pequeno vídeo (#shorts) no Youtube do Passaporte no Bolso e se tem interesse em vídeos de viagens, espreite os que já lá estão da nossa viagem à MADEIRA e subscreva o canal para ser avisado quando novos vídeos estiverem disponíveis.

Miradouro Eira do Serrado

O Miradouro Eira do Serrado está localizado na freguesia de Santo António. Para aceder a esta miradouro tem de ir pela Estalagem Eira do Serrado até chegar ao miradouro.

Quem sofre de vertigens pode sentir-se um pouco incomodado, afinal o miradouro está suspenso a uma altitude de 1095 metros.

Sugestões de o que fazer em Curral das Freiras

  • fazer hiking, mas tenha em atenção as recomendações de segurança;
  • percorrer levadas históricas como por exemplo a Levada do Curral e Castelejo;
  • provar gastronomia típica como a sopa de castanhas, a queijada de castanha, a broa de castanha, o licor de ginja e ainda o pastel do Curral;
  • ir à Praia dos Chefes, uma praia fluvial de sonho inserida num cenário deslumbrante.

Mapa, tours e como chegar ao Curral das Freiras

Na Ilha da Madeira nós deslocámo-nos de carro alugado, por isso se tiver interesse em ver como lá chegar sugerimos que consulte o mapa a seguir.

No entanto, se preferir visitar o Curral de Freiras de autocarro (ônibus), terá de apanhar o 81, que é uma carreira interurbana com partida no Funchal.

Por outro lado, os que preferem o conforto de um tour organizado podem optar uma Excursão de 4 Horas ao Curral das Freiras, por um tour que inclua outras paragens como o Monte, como é o caso do tour Curral das Freiras, Monte e Carro de Cesto saindo do Funchal, ou ainda uma experiência em 4X4 no tour Madeira: Vale das Freiras e montanhas 4X4 Tour from Funchal.

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar a ilha da Madeira? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no facebook e no instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.