Visitar Covadonga e os Lagos: o Coração Espiritual das Astúrias

Basílica de Covadonga (Galiza).
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 23, 2024

Veja o que fazer e visitar em Covadonga, nas Astúrias em 2024! Conheça a imponente Basílica de Covadonga e os pristinos Lagos de Covadonga.

Ou seja, a pequena vila localizada no coração da cordilheira dos Picos de Europa nas Astúrias, Espanha, tem dois tesouros lindíssimos: a Basílica de Covadonga e os Lagos de Covadonga.

A Basílica é um popular local de peregrinação e é conhecida pela sua arquitetura e significado espiritual. Por outro lado, os lagos, são uma série de lagos de montanha, populares para nadar e fazer piqueniques em família no verão.

Visitar a Basílica e os Lagos é uma experiência enriquecedora e espiritual, que deve fazer parte de qualquer roteiro pelas Astúrias!

A Basílica remonta ao século X e os lagos estão rodeados por deslumbrantes paisagens montanhosas.

Assim, quer esteja à procura de inspiração espiritual ou simplesmente queira ver a beleza das Astúrias, uma visita a Covadonga será certamente uma experiência memorável e gratificante.

O que fazer e visitar em Covadonga

Santuário da Virgem de Covadonga.
Santuário da Virgem de Covadonga.

Visitar a Basílica de Covadonga

A Basílica de Covadonga é um importante local religioso. É considerada um símbolo da rica história cultural e religiosa do país, aliás, há quem lhe chame o “Berço da Nação Espanhola”

Então, a basílica foi construída no século X no local de uma pequena caverna onde, segundo a lenda, a Virgem Maria apareceu a um pastor no século VIII.

A gruta, ou seja, a “Gruta de Covadonga”, tornou-se um popular local de peregrinação e, com o tempo, uma pequena capela foi construída no local.

Por outro lado, no século X, o rei Afonso III das Astúrias ordenou a construção da Basílica de Covadonga para homenagear a Virgem Maria e a memória do herói espanhol Pelágio, que derrotou os mouros na Batalha de Covadonga no século VIII e ajudou a estabelecer o reino das Astúrias.

A basílica foi consagrada no ano de 1010 e tem sido um local de peregrinação desde então.

A basílica sofreu várias obras de restauro ao longo dos séculos, e hoje é um belo exemplo da arquitetura românica.

Ao lado da basílica está a gruta onde tudo começou.

Conhecer os Lagos de Covadonga

Lago Ercina no inverno.
Lago Ercina no inverno.

Os dois grandes lagos de Covadonga são o Lago Ernol e o Lago Ercina. Por causa da procura crescente por parte dos visitantes, foi necessário controlar o acesso a esta região do Parque Nacional Picos de Europa.

Assim, neste momento, o acesso a carros particulares aos lagos Ernol e Ercina, também conhecidos como os Lagos de Covadonga, está interdito durante as épocas do verão, Páscoa e feriados.

Ou seja, nessa altura, para ver os lagos, precisa de deixar o seu carro no estacionamento e entrar num autocarro até aos lagos.

Em todo o caso, o facto é que os lagos são muito bonitos! Nós estivemos lá em pelo no inverno, e, claro está, vimos neve!

Estava um frio imenso, mas a paisagem compensou muito!

Onde ficar a dormir

Hotel & Spa Villa de Mestas.
Hotel & Spa Villa de Mestas.

Nesta roadtrip escolhemos ficar no Hotel & Spa Villa de Mestas, que fica a apenas 12 km de Covadonga e é um sítio inspirador.

No entanto, se quiser explorar outras opções de alojamento em Covadonga, veja as sugestões a seguir.

Hotéis em Covadonga

Qual foi o significado da batalha de Covadonga

Escadaria para a Virgem de Covadonga.
Escadaria para a Virgem de Covadonga.

A Batalha de Covadonga foi um importante conflito militar ocorrido no ano de 722 na região das Astúrias.

Colocou frente a frente as forças do reino visigótico da Hispânia, cujo líder foi o rei Rodrigo, e os mouros, que ocupavam grande parte da Península Ibérica.

Enfim, a Batalha de Covadonga foi a primeira grande vitória das forças cristãs na Reconquista, o longo e sangrento processo de reconquista da Península Ibérica do domínio muçulmano.

A batalha marcou, então, o início do reino cristão das Astúrias, que eventualmente se expandiu para incluir grande parte do norte da Espanha e Portugal.

O herói da Batalha foi um nobre cristão chamado Pelágio, que liderou as forças cristãs à vitória contra os mouros. Pelágio é um herói nacional na Espanha e é conhecido como o “Pai da Nação Espanhola”.

A Batalha de Covadonga foi um evento importante na história espanhola, sendo lembrada e celebrada até hoje.

Como chegar a Covadonga saindo do Porto, Portugal

Lago Enol nos Picos da Europa.
Lago Enol nos Picos da Europa.

Para chegar a Covadonga a partir do Porto de carro, poderá fazer o seguinte percurso:

  • A partir do Porto, siga pela A-55 em direção a Vigo.
  • Em Vigo, continue pela AP-9 em direção a Pontevedra.
  • Em Pontevedra, apanhe a AP-9 em direcção a Santiago de Compostela.
  • Em Santiago de Compostela, continue pela AP-9 em direção a Oviedo.
  • Em Oviedo, saia na AS-II em direção a Cangas de Onis.
  • Siga a AS-II até Cangas de Onis e depois apanhe a CO-1 em direção a Covadonga.

A viagem do Porto a Covadonga de carro demora cerca de 6 horas, dependendo do trânsito e das condições das estradas. É uma viagem longa (quase 600 km), por isso é uma boa ideia planear pausas para descanso ao longo do caminho.

Nota: A rota acima é apenas uma opção possível. Podem existir outras rotas, dependendo do local de partida.

Leia também:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.