Visitar Covadonga e os Lagos: o Coração Espiritual das Astúrias

Basílica de Covadonga (Galiza).
Índice do artigo

Covadonga, uma pequena vila localizada no coração da cordilheira dos Picos de Europa nas Astúrias, Espanha, abriga dois tesouros lindíssimos: a Basílica de Covadonga e os Lagos de Covadonga.

A Basílica de Covadonga é um popular local de peregrinação e é conhecida por sua bela arquitetura e significado espiritual. Por outro lado, os lagos, são uma série de belos lagos de montanha, populares para nadar e fazer piqueniques em família no verão.

Visitar a Basílica de Covadonga e os Lagos é uma experiência enriquecedora e espiritual. A Basílica, que remonta ao século X, é um testemunho da rica história cultural e religiosa das Astúrias. Por outro lado, os lagos, rodeados por deslumbrantes paisagens montanhosas, proporcionam um ambiente tranquilo e sereno para relaxamento e contemplação.

Quer esteja à procura de inspiração espiritual ou simplesmente queira experimentar a beleza das Astúrias, uma visita a Covadonga será certamente uma experiência memorável e gratificante.

O que visitar em Covadonga

Santuário da Virgem de Covadonga.
Santuário da Virgem de Covadonga.

A Basílica de Covadonga

A Basílica de Covadonga é um belo e importante local religioso localizado na vila de Covadonga na província das Astúrias, isto é, em Espanha. É considerada um símbolo da rica história cultural e religiosa do país, aliás, há quem lhe chame o “Berço da Nação Espanhola”

Então, a basílica foi construída no século X no local de uma pequena caverna onde, segundo a lenda, a Virgem Maria apareceu a um pastor no século VIII. A gruta, conhecida como a “Gruta de Covadonga”, tornou-se um popular local de peregrinação e, com o tempo, uma pequena capela foi construída no local.

Por outro lado, no século X, o rei Afonso III das Astúrias ordenou a construção da Basílica de Covadonga para homenagear a Virgem Maria e a memória do herói espanhol Pelágio, que derrotou os mouros na Batalha de Covadonga no século VIII e ajudou a estabelecer o reino das Astúrias. A basílica foi consagrada no ano de 1010 e tem sido um local de peregrinação desde então.

A basílica sofreu várias obras de restauro ao longo dos séculos, e hoje é um belo exemplo da arquitetura românica. É um destino turístico popular e um importante local de significado religioso na Espanha.

Ao lado da basílica está a gruta onde tudo começou, ou seja, a gruta.

Os Lagos de Covadonga

Lago Ercina no inverno.
Lago Ercina no inverno.

Os dois grandes lagos de Covadonga são o Lago Ernol e o Lago Ercina. Por causa da procura crescente por parte dos visitantes, foi necessário controlar o acesso a esta região do Parque Nacional Picos de Europa.

Assim, neste momento, o acesso a carros particulares aos lagos Ernol e Ercina, também conhecidos como os Lagos de Covadonga, está interdito durante as épocas do verão, Páscoa e feriados. Ou seja, nessa altura, para ver os lagos, precisa de deixar o seu carro no estacionamento e entrar num autocarro até aos lagos.

Em todo o caso, o facto é que os lagos são muito bonitos! Nós estivemos lá em pelo no inverno, e, claro está, apanhámos neve!

Estava um frio imenso, mas a paisagem compensou largamente!

Onde ficar a dormir

Hotel & Spa Villa de Mestas.
Hotel & Spa Villa de Mestas.

Nesta roadtrip escolhemos ficar no Hotel & Spa Villa de Mestas, que fica a apenas 12 km de Covadonga e é um sítio inspirador.

No entanto, se quiser explorar outras opções de alojamento em Covadonga, veja as sugestões a seguir.

Qual foi o significado da batalha de Covadonga

Escadaria para a Virgem de Covadonga.
Escadaria para a Virgem de Covadonga.

A Batalha de Covadonga foi um importante conflito militar ocorrido no ano de 722 na região das Astúrias.

Foi travada entre as forças do reino visigótico da Hispânia, liderado pelo rei Rodrigo, e os mouros, que tinham invadido e ocupado grande parte da Península Ibérica.

Enfim, a Batalha de Covadonga é considerada a primeira grande vitória das forças cristãs na Reconquista, o longo e sangrento processo de reconquista da Península Ibérica do domínio muçulmano. A batalha marcou, então, o início do reino cristão das Astúrias, que eventualmente se expandiu para incluir grande parte do norte da Espanha e Portugal.

O herói da Batalha foi um nobre cristão chamado Pelágio, que liderou as forças cristãs à vitória contra os mouros. Pelágio é considerado um herói nacional na Espanha e é conhecido como o “Pai da Nação Espanhola”.

A Batalha de Covadonga foi um evento importante na história espanhola e é lembrada e celebrada até hoje.

Como chegar a Covadonga saindo do Porto Portugal

Lago Enol nos Picos da Europa.
Lago Enol nos Picos da Europa.

Para chegar a Covadonga a partir do Porto de carro, poderá fazer o seguinte percurso:

  • A partir do Porto, siga pela A-55 em direção a Vigo.
  • Em Vigo, continue pela AP-9 em direção a Pontevedra.
  • Em Pontevedra, apanhe a AP-9 em direcção a Santiago de Compostela.
  • Em Santiago de Compostela, pegue a AP-9 em direção a Oviedo.
  • Em Oviedo, pegue a AS-II em direção a Cangas de Onis.
  • Siga a AS-II até Cangas de Onis e depois pegue a CO-1 em direção a Covadonga.

A viagem do Porto a Covadonga de carro demora cerca de 6 horas, dependendo do trânsito e das condições das estradas. É uma viagem longa (quase 600 km), por isso é uma boa ideia planear pausas para descanso ao longo do caminho.

Nota: A rota acima é apenas uma opção possível. Podem haver outras rotas, dependendo do local de partida.

Artigos relacionados

O que acha de conhecer melhor a Galiza em EspanhaViajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.