Cova da Beira: roteiro para três dias inesquecíveis

Miradouro Pedra d'Hera no Fundão, Cova da Beira.
Índice do artigo

Cova da Beira é uma região constituída pelos municípios de Belmonte, Covilhã e Fundão, isto é, no Centro de Portugal, e que teve estatuto oficial até 2013.

A área assemelha-se a um vale em cujos extremos estão a Serra da Estrela, a Serra da Gardunha e a Serra do Açor e oferece imensas opções de atividades.

Assim, neste artigo propomos um roteiro para 3 dias inesquecíveis na região, e que inclui centros históricos recuperados, aldeias históricas, praias fluviais e caminhadas na serra.

Então, acompanha-nos nesta viagem pela Beira Interior?

O que visitar na Cova da Beira

O roteiro que sugerimos segue a orientação Norte-Sul, ou seja, a primeira paragem na viagem é em Belmonte, seguindo-se a Covilhã e o Fundão.

De qualquer das formas, poderá inverter a ordem de visita de acordo com a sua preferência, uma vez que os lugares a visitar são os mesmos.

Por outro lado, no final de cada roteiro diário, incluímos sugestões de passeios nos arredores e dicas de alojamento, para que seja mais fácil organizar o seu próprio roteiro.

Dia 1: visitar Belmonte

O que visitar em Belmonte, na Cova da Beira.
Castelo de Belmonte.

Belmonte é uma das 12 Aldeias Histórias de Portugal e um lugar simplesmente mágico!

O Castelo de Belmonte e o Museu Judaico são paragens obrigatórias para quem visita a região, mas existem outros lugares igualmente interessantes.

Assim, para um dia em grande sugerimos que comece a sua visita pelo centro histórico e só depois siga para as ruínas da Torre de Centum Cellas ou Centocelas.

Alojamento em Belmonte

Dia 2: visitar a Covilhã

New Hand Lab na Covilhã, Cova da Beira.
New Hand Lab.

A Covilhã é uma das portas de entrada no Parque Natural da Serra da Estrela, mas antes de sair à descoberta da serra, sugerimos que dedique algumas horas na cidade dos lanifícios.

Com efeito, uma visita ao New Hand Lab, perto da ribeira da Carpideira, é obrigatória para conhecer a importância que a lã teve no desenvolvimento da região.

Por outro lado, se aprecia street art vai adorar fazer o percurso pela cidade, também conhecido como Rota Arte Urbana.

Alojamento na Covilhã

Dica: se tem dias a mais, então sugerimos que faça caminhadas na Serra da Estrela, nomeadamente o trilho do Covão dos Conchos ou o Covão d’Ametade.

Dia 3: visitar o Fundão

Palácio do Picadeiro em Alpedrinha
Palácio do Picadeiro em Alpedrinha (Fundão).

A melhor forma de visitar o Fundão é começar com a rota circular no centro histórico, isto é, foi criado um circuito que passa pelos principais pontos turísticos do Fundão.

Depois, sugerimos que visite a Aldeia Histórica de Castelo Novo e a sua praia fluvial de sonho, assim como as Aldeias do Xisto de Janeiro de Cima e Barroca.

Alojamento no Fundão

Dica: se possível, acrescente uns dias para explorar os percursos pedestres da Serra da Gardunha e a aldeia de Alpedrinha.

Onde fica a Cova da Beira

A Cova da Beira fica na Beira Interior, ou seja, no Centro de Portugal. Para lá chegar tomamos a liberdade de sugerir que veja o melhor trajeto nos mapas a seguir.

Mapa e como chegar à Cova da Beira

De Lisboa

Do Porto

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Castelo Branco? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.