Atualizado em: Setembro 22, 2023
Cova da Beira é uma região constituída pelos municípios de Belmonte, Covilhã e Fundão, isto é, no Centro de Portugal, e que teve estatuto oficial até 2013.
A área assemelha-se a um vale em cujos extremos estão a Serra da Estrela, a Serra da Gardunha e a Serra do Açor e oferece imensas opções de atividades.
Assim, neste artigo propomos um roteiro para 3 dias inesquecíveis na região, e que inclui centros históricos recuperados, aldeias históricas, praias fluviais e caminhadas na serra.
Então, acompanha-nos nesta viagem pela Beira Interior?
O que visitar na Cova da Beira
O roteiro que sugerimos segue a orientação Norte-Sul, ou seja, a primeira paragem na viagem é em Belmonte, seguindo-se a Covilhã e o Fundão.
De qualquer das formas, poderá inverter a ordem de visita de acordo com a sua preferência, uma vez que os lugares a visitar são os mesmos.
Por outro lado, no final de cada roteiro diário, incluímos sugestões de passeios nos arredores e dicas de alojamento, para que seja mais fácil organizar o seu próprio roteiro.
Dia 1: visitar Belmonte

Belmonte é uma das 12 Aldeias Histórias de Portugal e um lugar simplesmente mágico!
O Castelo de Belmonte e o Museu Judaico são paragens obrigatórias para quem visita a região, mas existem outros lugares igualmente interessantes.
Assim, para um dia em grande sugerimos que comece a sua visita pelo centro histórico e só depois siga para as ruínas da Torre de Centum Cellas ou Centocelas.
Dia 2: visitar a Covilhã

A Covilhã é uma das portas de entrada no Parque Natural da Serra da Estrela, mas antes de sair à descoberta da serra, sugerimos que dedique algumas horas na cidade dos lanifícios.
Com efeito, uma visita ao New Hand Lab, perto da ribeira da Carpideira, é obrigatória para conhecer a importância que a lã teve no desenvolvimento da região.
Por outro lado, se aprecia street art vai adorar fazer o percurso pela cidade, também conhecido como Rota Arte Urbana.
Dica: se tem dias a mais, então sugerimos que faça caminhadas na Serra da Estrela, nomeadamente o trilho do Covão dos Conchos ou o Covão d’Ametade.
Dia 3: visitar o Fundão

A melhor forma de visitar o Fundão é começar com a rota circular no centro histórico, isto é, foi criado um circuito que passa pelos principais pontos turísticos do Fundão.
Depois, sugerimos que visite a Aldeia Histórica de Castelo Novo e a sua praia fluvial de sonho, assim como as Aldeias do Xisto de Janeiro de Cima e Barroca.
Dica: se possível, acrescente uns dias para explorar os percursos pedestres da Serra da Gardunha e a aldeia de Alpedrinha.
Onde fica a Cova da Beira
A Cova da Beira fica na Beira Interior, ou seja, no Centro de Portugal. Para lá chegar tomamos a liberdade de sugerir que veja o melhor trajeto nos mapas a seguir.
Mapa e como chegar à Cova da Beira
De Lisboa
Do Porto
Leia também
Por fim, está a pensar visitar o distrito de Castelo Branco? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:
- O que visitar em Monsanto | Aldeia Histórica
- Janeiro de Cima | Aldeia do Xisto. Ó da Barca!!
- Barroca | visita a uma das Aldeias do Xisto
- O que visitar em Belmonte |guia de viagem completo
- O que visitar na Covilhã
- Idanha-A-Velha Aldeia Histórica
- Aldeia Histórica de Castelo Novo
- Fundão o que visitar na terra das cerejas
- Alpedrinha, a “Sintra da Beira”
- Idanha-a-Nova o que visitar, fazer & dicas de viagem
- Penha Garcia: cascata, praia fluvial, castelo e fósseis
- Passadiços do Orvalho e cascata da Fraga de Água d’Alta em Oleiros
- Penamacor o que visitar
- Oleiros: visitar o Cristo-Rei, fazer trilhos e mergulhar em cascatas
Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest.