Apaixone-se pela Corunha (Galiza) 15 locais para visitar em A Coruña

Torre de Hércules na Corunha (Galiza).
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 10, 2023

A Corunha na Galiza, ou A Coruña, é uma cidade com uma história rica e um cenário natural deslumbrante. Localizada na costa noroeste da Espanha, as suas belas praias dão que falar, assim como o seu charmoso centro histórico e monumentos antigos.

Aliás, um dos marcos mais emblemáticos de A Coruña é a Torre de Hércules, classificada como Património Mundial da UNESCO e o farol em funcionamento mais antigo do mundo. A torre data do século I dC e oferece vistas deslumbrantes da cidade e do Oceano Atlântico.

Outro destino imperdível na Corunha é o Museu Arqueológico, pois apresenta uma coleção de artefactos antigos da região, incluindo tesouros romanos e celtas.

Além da sua rica história, a Corunha também é conhecida pelas praias. A Praia Riazor está localizada no coração da cidade e é um local popular, enquanto que a praia de Orzan, nos arredores da cidade, é falada pelas amplas faixas de areia e águas cristalinas.

A Plaza de Maria Pita é outro destino popular em La Coruña, ou seja, com o nome de um herói local, esta praça central é um ponto de encontro para moradores e turistas e é cercada por restaurantes, lojas e outras atrações.

Outros pontos turísticos notáveis na Corunha incluem o Mercado de Abastos, um movimentado mercado para os amantes de culinária local e lembranças; a Torre de Santa María del Campo, uma torre medieval com vistas panorâmicas da cidade; mas também o Museo de Belas Artes, um museu de arte com uma coleção de pinturas e esculturas de artistas espanhóis e internacionais.

O que visitar na Corunha Galiza: 15 lugares a incluir no seu roteiro!

Palácio María Pita em La Coruña (Galiza).
Palácio María Pita em La Coruña (Galiza).

Leu bem, a seguir tem uma lista de 15 lugares a visitar na Corunha, mas sinceramente acho que precisa de uma semana na cidade para ver tudo como deve ser.

Aliás, já referi as atrações turísticas mais visitadas na Corunha na introdução, se não se quer dar ao trabalho de ler esta extensa lista.

Em todo o caso, acho que La Coruña merece repetidas visitas, ou seja, pode ir visitando estes lugares ao longo do tempo.

A Torre de Hércules

Torre de Hércules na Corunha (Galiza).
Torre de Hércules na Corunha (Galiza).

A Torre de Hércules é um antigo farol romano localizado na cidade de A Coruña, no noroeste de Espanha. A torre faz parte do Património Mundial da UNESCO e é o farol em funcionamento mais antigo do mundo, que remonta ao século I dC.

Enfim, a Torre de Hércules tem aproximadamente 68 metros de altura e é construída com blocos de granito. Tem uma forma cilíndrica e é encimado por uma sala de lanterna, que contém a luz que guia os navios que se aproximam do porto. Além disso, a torre está localizada num promontório com vista para o Oceano Atlântico.

A Torre de Hércules tem uma história longa e fascinante. Foi originalmente construída pelos romanos para guiar os navios que entravam no porto e tem sido usado continuamente desde então. A torre passou por várias obras de restauro e conservação ao longo dos séculos e sobreviveu a ataques e desastres naturais.

Hoje, a Torre de Hércules é uma atração turística popular, que dá a oportunidade aos visitantes de aprender sobre a história da torre e apreciar as vistas deslumbrantes do topo. A torre está aberta ao público mas esteja preparado para subir escadas sinuosas.

O Mercado Tradional de Abastos

O Mercado de Abastos é um mercado num prédio moderno e conhecido pela grande variedade de produtos frescos, carnes e mariscos, além de outros produtos, como por exemplo roupas, utensílios domésticos e souvenirs.

Este Mercado de Abastos divide-se em diferentes seções, cada uma especializada num determinado tipo de produto. Por exemplo, a secção de frutas e legumes apresenta uma grande variedade de produtos frescos, enquanto a secção de carnes e mariscos oferece uma variedade de carnes, peixes e mariscos.

Além disso, o Mercado de Abastos também conta com diversos restaurantes e cafés, que oferecem uma variedade de cozinhas locais e internacionais. O mercado também tem uma série de eventos culturais e festivais, como espetáculos de música e feiras gastronómicas.

O Museu de Belas Artes da Corunha

O Museo de Belas Artes (Museu de Belas Artes) é um museu de arte instalado num edifício moderno e apresenta uma coleção de pinturas e esculturas de artistas espanhóis e internacionais.

Tem uma grande variedade de obras de arte, incluindo pinturas, esculturas, gravuras e fotografias. A coleção inclui obras de artistas dos séculos XVI a XX, e é particularmente forte em obras de artistas espanhóis, incluindo Francisco de Goya, Diego Velázquez e Joaquín Sorolla.

Além da coleção permanente, o Museu de Belas Artes também recebe algumas exposições temporárias, que apresentam obras de artistas contemporâneos ou abordam temas ou movimentos específicos. O museu também oferece uma variedade de programas educacionais e workshops, tornando-o um destino popular para estudantes e entusiastas da arte.

Outros destaques do Museu de Belas Artes são, por exemplo, a loja do museu, que vende diversos produtos relacionados à arte, e o café do museu, com uma seleção de bebidas e petiscos.

O Aquarium Finisterrae na Corunha

Cidade da Corunha.
Cidade da Corunha.

O Aquarium Finisterrae apresenta uma grande variedade de animais aquáticos como por exemplo tubarões, raias e outras espécies marinhas.

Além disso, tem uma série de exposições interativas, incluindo um tanque de toque, onde os visitantes podem experimentar a sensação de tocar em animais vivos, e uma experiência de realidade virtual, que permite aos visitantes mergulhar no oceano e explorar o ambiente marinho.

O aquário também tem uma variedade de programas educacionais, como workshops, e visitas guiadas.

Uma das principais atrações de O Aquarium Finisterrae é o tanque de tubarões, com várias espécies de tubarões, incluindo tubarões-martelo, tubarões-galha-negra e tubarões-lixa.

O aquário também tem outras exibições, incluindo uma exposição de recife de coral, de cavalos-marinhos e pinguins.

A Colegiada de Santa Maria do Campo ou Torre de Santa María del Campo

A Torre de Santa María del Campo é uma torre medieval com o nome da vizinha Igreja de Santa María del Campo, ou Colegiada de Santa Maria do Campo, e acredita-se que tenha sido construída no século XIV.

É um exemplo bem preservado da arquitetura militar medieval, com paredes grossas e uma série de elementos defensivos, como fendas de flechas. A torre também é decorada com elementos característicos como, por exemplo brasões e figuras esculpidas em pedra.

A Torre de Santa María del Campo está aberta ao público e o topo é um lugar excelente para tirar fotografias. Lembre-se é que precisa de subir os degraus a pé, enfim, não é para todos!

A Praia do Riazor na Corunha

Ría da Corunha.
Ría da Corunha.

A Praia Riazor é uma praia popular na cidade de La Coruña, assim chamada devido ao vizinho Estádio Riazor, casa do clube de futebol Deportivo de La Coruña, e é conhecida pela sua areia fina e dourada, bem como águas azuis claras.

É um destino popular para nadar, banhos de sol e desportos aquáticos, como surf, bodyboard e caiaque.

A praia também possui várias comodidades, incluindo chuveiros, casas de banho e salva-vidas.

Como está no coração da cidade, é de fácil acesso tanto para moradores quanto para turistas, por isso conte com muita gente.

A Praia de Orzan

Localizada fora da cidade, esta praia é conhecida por suas amplas extensões de areia e águas claras.

É um destino bonito e popular na cidade de La Coruña, oferecendo aos visitantes a oportunidade de desfrutar da beleza natural da costa atlântica e participar de diversas atividades recreativas.

A Plaza de Maria Pita

A Plaza de María Pita é uma praça com o nome de María Pita, uma heroína local que desempenhou um papel fundamental na defesa da cidade contra a marinha inglesa no século XVI.

A praça é cercada por vários edifícios históricos, incluindo a Câmara Municipal e vários restaurantes, cafés e lojas.

Uma das principais atrações da Plaza de María Pita é a estátua de María Pita, que fica no centro da praça.

A estátua é um local popular para fotos e é um símbolo da história e identidade da cidade. A praça também tem outras estátuas e esculturas, além de uma fonte e vários bancos.

O Palácio Maria Pita

O Palácio Maria Pita é um edifício histórico, de estilo renascentista que foi construído no século XVI.

É um dos marcos arquitetónicos mais importantes de La Coruña.

O palácio é notável pela fachada ornamentada, decorada com entalhes intrincados e trabalhos em pedra.

Também tem um grande pátio central, cercado por arcos e colunatas.

Os Jardins Méndez Núñez

Os jardins Méndez Núñez situam-se perto do centro da cidade e ocupam uma área de cerca de 14 hectares.

São conhecidos pelo rico paisagismo e grande variedade de plantas e flores.

Os jardins têm vários trilhos para caminhadas, bem como um lago, uma fonte e um parque infantil para as crianças.

Os Jardins Méndez Núñez oferecem uma fuga pacífica e tranquila da agitação da cidade.

Eles são abertos ao público e podem ser visitados gratuitamente.

O Passeio Marítimo da Corunha

O Passeio Marítimo da Corunha é um parque ribeirinho que se estende ao longo da costa atlântica, oferecendo vistas deslumbrantes sobre o oceano e o skyline da cidade.

O calçadão é um local popular para caminhadas, corridas e ciclismo, e também é um ótimo lugar para relaxar e aproveitar o ar fresco do mar.

É ladeado por bancos e áreas verdes onde os visitantes podem sentar e apreciar a vista.

O Museu Arqueológico e Histórico no Castelo de Santo Antón

Castelo de Santo Anton.
Castelo de Santo Anton.

O Museu Arqueológico da Corunha, também conhecido como Museu Arqueológico Provincial, é um museu dedicado à arqueologia e à história da região, que alberga uma grande variedade de artefactos e exposições que mostram o rico património cultural da Galiza.

O museu está instalado em um edifício histórico que foi originalmente construído como um convento no século XVI. O Castelo de Santo Antón.

Foi convertido em museu e possui várias galerias que exibem uma variedade de artefactos, incluindo antigos objetos romanos e celtas, bem como peças medievais e modernas.

O museu também tem uma série de exposições interativas e programas educacionais, tornando-o um ótimo destino para visitantes de todas as idades.

Museu Nacional de Ciência e Tecnologia (MUNCYT)

O Museo Nacional de Ciencia e Tecnología (Museu Nacional de Ciência e Tecnologia) é dedicado à história da ciência e tecnologia e tem uma grande variedade de exposições e mostras interativas que exploram o desenvolvimento desses campos ao longo da história.

Tem várias galerias que incluem uma variedade de tópicos, incluindo a história do transporte, o desenvolvimento das tecnologias de comunicação e a evolução da produção de energia.

Também tem uma série de exposições interativas que permitem aos visitantes aprender sobre ciência e tecnologia de uma forma divertida e envolvente.

Veja o Space Hall, uma coleção de espaçonaves e outras exposições relacionadas ao espaço, e a seção de História da Ciência, que inclui uma coleção de instrumentos científicos e artefatos datados de volta aos tempos antigos.

O Museu Estrella Galicia (MEGA)

O Museu Estrella Galicia (MEGA) é um museu dedicado à história, cultura e arte da região da Galiza.

Inclui exposições sobre a história da Galiza, o artesanato e as indústrias tradicionais da região e as suas tradições culturais e artísticas.

O museu está localizado num edifício histórico que já foi a sede da Academia Galega de Ciências, e leva o nome da cervejaria Estrella Galicia, que patrocina o museu.

O Cabo de Finisterra

Cabo de Finisterra.
Cabo de Finisterra.

O Cabo de Finisterra, também conhecido como Cabo da Morte, é um promontório rochoso localizado a cerca 100 km de La Coruña.

É um destino popular para turistas e peregrinos, que visitam o farol, a Igreja de Santa Maria das Areias e a capela Capela da Nossa Senhora do Bom Sucesso, localizados no topo do cabo.

O Cabo de Finisterra também é um local popular para caminhadas, com vistas deslumbrantes do Oceano Atlântico.

Segundo a lenda, o Cabo de Finisterra é o fim do mundo conhecido, e acreditava-se que era o lugar onde o sol desaparecia no oceano. O Cabo também está associado ao antigo deus romano Hércules, que se acredita ter passado pela área a caminho de completar seus 12 trabalhos.

Alojamento em La Coruña Galiza

Hotel Lois, no centro da Corunha.
Hotel Lois, perto da Praia Riazor no centro da Corunha.

Caso procure alojamento de luxo no centro da Corunha, o NH Collection A Coruña Finisterre tem um serviço de topo e preços a condizer.

Por outro lado, o Eurostars Atlántico costuma ter uma relação preço-qualidade muito razoável e pode deixar o carro estacionado no parque de estacionamento publico PALEXCO pelo valor de 16 €/ noite.

Mais económico, o Hotel Lois tem boa localização e está a 5 minutos a pé da Praia Riazor.

O que visitar perto de La Coruña?

Praia de Rodas nas Ilhas Cíes.
Praia de Rodas nas Ilhas Cíes.

Existem vários lugares interessantes para visitar perto da cidade de A Coruña, no noroeste da Espanha.

Aqui estão algumas sugestões:

Santiago de Compostela: Santiago de Compostela é uma cidade histórica localizada a aproximadamente 75 quilómetros ao sul de La Coruña. A cidade é um destino importante para os peregrinos que seguem o Caminho de Santiago e é conhecida pela arquitetura deslumbrante, rica herança cultural e culinária de deliciosa.

Ria de Arousa: A Ria de Arousa é uma enseada costeira situada a cerca de 135 quilómetros a sudoeste da Corunha. A enseada é conhecida pelas belas praias, mariscos e vinhos, e é um destino popular para desportos náuticos, como por exemplo vela e caiaque.

Costa da Morte: A Costa da Morte é um percurso acidentado e dramático do litoral a oeste de La Coruña.

A costa é conhecida pelas pequenas praias de água transparente, como a Praia de Camariñas e a Praia de Laxe, e também tem vários marcos históricos.

Parque Nacional de las Islas Atlánticas: O Parque Nacional de las Islas Atlánticas é um parque nacional localizado na costa atlântica, a aproximadamente 100 quilómetros a oeste da Corunha. O parque tem várias ilhas, incluindo Ons, Cies e Sálvora, e é famoso pelas praias de águas cristalinas e rica vida marinha.

Onde fica a Corunha?

Antigas muralhas da Corunha.
Antigas muralhas da Corunha.

A Corunha (também conhecida como La Coruña) é uma cidade situada no noroeste de Espanha, na comunidade autónoma da Galiza. Situa-se na costa atlântica, na província da Corunha, e é a capital da província.

Está localizada a aproximadamente 600 km a noroeste da cidade de Madrid e é facilmente acessível por via aérea, rodoviária e ferroviária.

A cidade é servida pelo Aeroporto da Corunha, que oferece voos regulares para várias cidades portuguesas e europeias, e está ligada ao resto do país pela autoestrada AP-9 e pela rede ferroviária RENFE.

A Corunha é uma cidade vibrante e animada, conhecida pela sua rica história, património cultural e beleza natural.

Como chegar à Corunha saindo do Porto

De autocarro: a Flixbus tem alguns autocarros diretos de Porto Campanhã para a Corunha, e outras com transfer, por isso, no momento de reservar, esteja atento à duração da viagem.

Assim, uma viagem direta de autocarro do Porto para a Corunha costuma demorar cerca de 4h45, enquanto que fazendo transfer, por exemplo, em Vigo, a viagem pode chegar às 8h.

Os preços dos autocarros começam em 21,14 €, ou seja, tente comprar com a máxima antecedência.

De carro: Se tiver carro próprio ou carro alugado, pode conduzir desde o Porto até à Corunha. A viagem dura aproximadamente 3 horas e segue pelas autoestradas A3 e A9.

De comboio: Não existem comboios diretos entre o Porto e a Corunha, mas pode apanhar um comboio do Porto para Vigo, que fica a cerca de 160 km a sul da Corunha. Assim, de Vigo, pode apanhar um autocarro para La Coruña.

De avião: Não existem voos diretos entre o Porto e a Corunha, mas pode voar do Porto para Santiago de Compostela, que fica a aproximadamente 75 km da Corunha. Em Santiago de Compostela, pode apanhar um autocarro para a Corunha.

Artigos relacionados

O que acha de conhecer melhor a Galiza em Espanha? Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.