Corfu Grécia: o que fazer e visitar na linda ilha do Mar Jónico

O que fazer em Corfu, Grécia.
Índice do artigo

Atualizado em: Março 30, 2024

Veja o que fazer e visitar em Corfu, na Grécia. Percorra o centro histórico com calma e absorva todos os detalhes arquitetónicos que se distinguem das restantes ilhas gregas, mergulhe nas praias paradisíacas e sente-se numa explanada com um aperol spritz na mão a ver o por do sol…

Corfu promete dias memoráveis a quem se atreve a dedicar tempo a este recanto da Grécia.

Corfu, ou Córcira, faz parte da região das Ilhas Jónicas, na Grécia e está localizada na costa da Albânia, aliás, é possível ver território albanês a partir desta região, já que no ponto mais próximo, fica a apenas 3 km da Albânia.

Apesar de ser a mais famosa e mais visitada ilha do conjunto das Ilhas Jónicas, é pouco visitada pelos portugueses, o que é uma pena já que acho que é um lugar incrível!

Com a leitura desta pequena introdução já deve ter percebido que eu gostei muito de visitar Corfu, e por várias razões, por isso, se está a pensar viajar para a Grécia, recomendo que leia com atenção até ao final deste artigo.

Ou seja, se valoriza conhecer paisagens e mergulhar em praias em tranquilidade, recomendo que coloque Corfu, na Grécia, no topo da sua lista de lugares a visitar na Europa.

O que fazer e visitar em Corfu Grécia

Ruas de Corfu.
Ruas de Corfu.
Centro histórico de Corfu, Grécia.
Centro histórico.
Holy Monastery of Panagia Vlacherna, Corfu.
Holy Monastery of Panagia Vlacherna.
Aeroporto Internacional de Corfu-Ioannis Kapodistrias (CFU).
Aeroporto Internacional de Corfu-Ioannis Kapodistrias (CFU).

Segue-se uma lista de o que fazer e visitar em Corfu, mas antes de mergulhar na riqueza da região, queria deixar-lhe um desafio.

Sabe qual a origem do nome Corfu? Então, Corfu tem origem em Córcira que era uma ninfa.

Ora, Córcira foi raptada por Posidão, o deus do mar, e levada para uma ilha, que passou a chamar-se Córcira. É este o mito ligado ao nascimento do nome desta ilha.

Visitar o Achilleion

Pátio interior no Palácio da Sissi, em Corfu.
Pátio interior no Palácio da Sissi.
Decoração no interior do Palácio da Sissi, em Corfu.
Decoração no interior do Palácio da Sissi, em Corfu.
Estátua de Aquiles a morrer, no Palácio da Princesa Sissi, Corfu.
Estátua de Aquiles a morrer, no Palácio da Princesa Sissi, Corfu.
Interior do Palácio da Sissi, em Corfu, Grécia.
Interior do Palácio da Sissi, em Corfu, Grécia.

O Achilleion fica em Gastouri, a cerca de 10 km do centro de Corfu, mas é um dos lugares mais visitados na ilha dada a sua relevância não só arquitetónica, mas também cultural e histórica.

É que o palácio Achilleion foi mandado contruir pela Imperatriz Sissi, enquanto residência de verão e na sequencia da morte do seu filho.

Relembre-se que a Imperatriz Isabel da Baviera, mais concretamente Isabel Amália Eugénia da Baviera, também conhecida como Sissi, ou Sisi, foi a mulher do imperador Francisco José I, pelo que adotou a designação de Imperatriz Consorte da Áustria.

O nome Archilleoin diz respeito a Aquiles, já que o palácio é dedicado a este guerreiro, com estátuas e pinturas expostas por toda a propriedade.

Foi hospital militar durante a I Guerra Mundial e quartel general na II Guerra Mundial, no entanto, as principais atrações turísticas do Achilleion são a escadaria monumental do palácio, bem como a escultura do Aquiles moribundo, que é pouco usual.

Saiba mais sobre a história do Achilleoin, o Palácio de Verão da Sissi, e faça um tour virtual comigo!

Passear pela Antiga Fortaleza

1470225950fe72020e9601ea889d5b0c40b13e8259

A Antiga Fortaleza é uma fortaleza veneziana, isto é, remonta ao tempo que Veneza liderava este território.

Além disso, junto a esta fortaleza está situada a capela de São Jorge (Saint George), que também vale a pena visitar.

Explorar o Palácio de São Miguel e São Jorge

O Palácio de São Miguel e São Jorge foi construído em estilo neoclássico, no entanto o que nos chamou mais a atenção foram os magníficos jardins.

Conhecer as praias de Corfu

1470226018ac3060233c43e84450e1e4593d09feca

Ilhas gregas combinam com lindas praias, certo? Bem, Corfu tem praias que valem muito a pena conhecer!

Então fique a saber que nesta ilha do Mar Jónico vai encontrar praias de cortar a respiração, com a vantagem de que não estão sobrecarregadas com turistas.

Aliás, um parte do turismo em Corfu diz respeito a cruzeiros, que no final do dia regressam ao navio e se vão embora. Os finais de tarde em Corfu valem muito a pena!

Além disso, não existem navios de cruzeiro todos os dias, e a maior parte dos visitantes costuma ficar no centro, o que significa que o resto da região tem menos movimento.

Isto tudo para lhe dizer que acredito que vale muito pena conhecer as praias de Corfu, sendo que para mim as mais bonitas são as seguintes:

  • Barbati Beach: Não muito longe do centro de Corfu, tem a água mais quente da ilha e poucos turistas;
  • Palaiokastritsa Beach: situada no noroeste de Corfu, Palaiokastritsa tem uma praia escondida, um mosteiro de 1225 e cavernas para explorar com tempo;
  • Sidari Beach: localizada no norte de Corfu, Sidari é um lugar pequeno (com menos de 400 habitantes), mas com praias de água transparente e areia fina.

Quantos dias para visitar Corfu?

Corfu Grécia.

Acredito que 2 ou 3 dias são suficientes para visitar as principais atrações turísticas de Corfu, como o magnífico centro histórico, ou Corfu Old Town, bem como algumas praias da área.

No entanto, se quiser conhecer Corfu de forma mais profunda, o que recomendo vivamente, de certeza que arranjará motivos suficientes para ficar uma semana em Corfu.

É que as características culturais de Corfu são bastante distintas das restantes regiões gregas, o que faz com que seja um lugar realmente fascinante!

Portanto, se tiver oportunidade, reserve uma semana para descobrir a linda região de Corfu e verá que me vai agradecer!

Corfu Grécia.
14702258398107c832b69e62f9f236775199bfe6f9

Que Ilhas fazem parte do Arquipélago das Ilhas Jónicas?

1470225978a882cc160e2cee1f542d382ec93ac31e

Fazem parte do arquipélago das Ilhas Jónicas seis ilhas:

  • Corfu;
  • Paxos;
  • Lêucade;
  • Ítaca;
  • Cefalónia;
  • Zacinto;
  • Citera;

Leia também

Por fim, está a pensar visitar a Grécia? Então tomamos a liberdade de sugerir os seguintes artigos:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.