Compensa fazer as excursões pelo navio? A minha opinião!

Cruzeiro da Disney.
Índice do artigo

Atualizado em: Junho 29, 2024

Uma das grandes questões que surgem ao planear um cruzeiro é saber se compensa ou não optar pelas excursões oferecidas pelo navio. Como alguém que já experimentou ambos os lados, tenho uma opinião honesta para partilhar consigo.

A decisão de participar nas excursões organizadas pelo navio ou aventurar-se de forma independente pode depender de vários fatores pessoais e logísticos.

Por um lado, as excursões organizadas oferecem a conveniência e segurança de saber que não ficará para trás. Imagine que se atrasa no trânsito ou se perde enquanto explora uma cidade desconhecida – o navio não esperará por si.

Optar por uma excursão organizada elimina esse stress, pois o navio garante que todos os participantes estão de volta a bordo antes da partida. Além disso, estas excursões são frequentemente conduzidas por guias experientes, proporcionando um valor educativo adicional à sua visita.

Por outro lado, explorar de forma independente pode ser mais económico e flexível. Algumas cidades são fáceis de explorar por conta própria, e alugar um táxi ou juntar-se a outros viajantes pode oferecer uma experiência mais personalizada e ao seu ritmo.

Portanto, neste artigo abordo os principais pontos a considerar ao tomar esta decisão. É certo que cada opção tem as suas vantagens e desvantagens, e a escolha certa dependerá das suas necessidades específicas e preferências pessoais.

O objetivo é garantir que tem a melhor experiência possível durante a sua viagem de cruzeiro, seja a fazer tours do cruzeiro, ou descobrir os lugares de forma independente. Vamos a isso?

Compensa fazer as excursões ou tours pelo navio?

Embarcar no cruzeiro MSC Divina, depois de um dia em terra.
Embarcar no cruzeiro MSC Divina, depois de um dia em terra.
Visitar George Town num tour de cruzeiro às Ilhas Caimão.
Visitar George Town num tour de cruzeiro às Ilhas Caimão.
Um navio de cruzeiro atracado no Porto de Miami.
Um navio de cruzeiro atracado no Porto de Miami, EUA.
Cruzeiro MSC ao largo de George Town, nas Ilhas Caimão.
Cruzeiro MSC ao largo de George Town, nas Ilhas Caimão.

Tem a certeza que o seu navio não parte sem estar a bordo

Uma das razões para perceber se compensa fazer as excursões pelo navio é que tem a certeza que o seu navio não parte sem estar a bordo.

Imagine que se atrasa no trânsito, tem um acidente ou se perde? Estas coisas acontecem. O navio à hora prevista vai sair do porto e cabe-lhe a si arranjar um transporte alternativo até à próxima paragem do barco. Agora imagine que a paragem a seguir é num país diferente? Um problema, não?

Pois, se fizer uma excursão pelo navio tem a garantia que ele não vai embora antes de embarcar. As excursões organizadas pelo navio oferecem essa segurança extra. A tripulação está em constante comunicação com os guias das excursões. Portanto, se houver algum atraso, o navio espera pelos seus passageiros. Esta é uma tranquilidade que não tem preço.

Além disso, as excursões oferecidas pelo navio costumam ser bem organizadas e guiadas por profissionais. Isso significa que terá uma experiência rica e informativa, sem preocupações logísticas.

As excursões incluem transporte confortável, guias experientes e, muitas vezes, entradas em atrações turísticas sem filas. A conveniência de ter tudo planeado é uma grande vantagem.

Outro ponto a considerar é a segurança. Em destinos desconhecidos, é comum não saber quais áreas evitar ou como se locomover de forma segura.

Nas excursões do navio, a segurança dos passageiros é uma prioridade. Os itinerários são escolhidos para maximizar a segurança e a experiência positiva. Isso reduz o stress e permite que aproveite ao máximo o tempo em terra.

O que fazer no México com chuva.
Excursão em terra no México atrasou-se duas horas, por causa da chuva. O navio esperou por nós.
Entrada para as Ruínas de Tulum.
Entrada para as Ruínas de Tulum.
Partida do Cruzeiro MSC Divina do Porto de Miami.
Partida do Cruzeiro MSC Divina do Porto de Miami, EUA.

Tem acompanhamento de um guia especializado

Há quem acredite que os taxistas são ótimos guias e eu concordo. Sabem as histórias mais incríveis acerca dos locais que visitamos e podem dar dicas de lojas e restaurantes que mais ninguém lhe diz.

No entanto, se for um apaixonado de História e quiser visitar a Acrópole na Grécia, certamente que um taxista não lhe vai ser de grande ajuda, para além de o deixar à porta do monumento.

Os guias que acompanham os grupos são autênticas enciclopédias ambulantes que estão ali para seu benefício. Estes guias especializados têm um conhecimento profundo sobre os locais que visitam. Estão preparados para responder a todas as suas perguntas e fornecer informações detalhadas e precisas. Aproveitar o conhecimento deles pode transformar a sua viagem numa experiência muito mais enriquecedora.

Além disso, os guias turísticos muitas vezes têm acesso privilegiado a certas áreas ou informações que o turista comum não tem. E isso significa que a sua visita será mais completa e satisfatória.

Outra vantagem de ter um guia especializado é a organização do tempo. Os guias sabem exatamente quanto tempo é necessário para cada atração e conseguem gerir o itinerário de forma eficiente. Assim, pode aproveitar ao máximo cada minuto da sua excursão, sem se preocupar com detalhes logísticos.

A presença de um guia também adiciona uma camada extra de segurança. Estão familiarizados com os locais e sabem como lidar com situações imprevistas. E se surgir algum problema, terá um profissional ao seu lado para ajudar.

Barco a caminho de Nossa Senhora das Rochas, em Perast, Montenegro.
Barco a caminho de Nossa Senhora das Rochas, em Perast, Montenegro.
Erecteion, na Acrópole, rodeado por turistas.
Erecteion, na Acrópole de Atenas, Grécia, rodeado por turistas.
Turistas nas cataratas do Rio Dunn.
Turistas nas cataratas do Rio Dunn, Ocho Rios, Jamaica.
Nunzia Caputo, "The Pasta Lady" em Bari.
Nunzia Caputo, “The Pasta Lady”, em Bari.

Sem Despesas Adicionais nas Excursões

Uma das grandes vantagens das excursões organizadas pelo navio é que tudo está incluído no preço. Ou seja, desde o momento em que sai do navio até regressar, não terá despesas adicionais com transporte, guias, nem entradas nos locais, a menos que seja mencionado previamente.

Imagine a tranquilidade de saber que não precisará de tirar a carteira para pagar bilhetes ou transportes. Isto significa que pode desfrutar do seu passeio sem preocupações financeiras. Apenas terá que gastar dinheiro se quiser, por exemplo, comprar uma lembrança ou experimentar uma iguaria local.

Além disso, os transportes e guias já estão pagos, garantindo que tudo corre de forma suave e organizada.

Isto elimina o stress de ter que procurar meios de transporte ou guias no destino. Estará sempre acompanhado por profissionais experientes que sabem exatamente o que fazer para tornar a sua visita agradável.

Uma exceção a esta regra é a gorjeta ao guia. Embora não seja obrigatória, é sempre bem-vista e geralmente apreciada.

Portanto, se gostou do serviço prestado, deixe uma gorjeta ao guia. Esta prática é comum e bem recebida. Provavelmente, faria o mesmo se tivesse contratado um guia por conta própria ou apanhado um táxi para o local.

Outro ponto positivo é a transparência. Saberá exatamente quanto está a gastar desde o início. Não haverá surpresas desagradáveis no final da excursão. Esta previsibilidade torna a experiência mais relaxante e permite-lhe desfrutar da viagem sem preocupações.

Portanto, as excursões organizadas pelo navio são uma opção conveniente e sem complicações para explorar novos destinos. Com tudo incluído no preço, pode focar-se em aproveitar a viagem ao máximo, sem preocupações financeiras adicionais.

Mas, como em tudo na vida, existem inconvenientes para os tours organizados pelos navios de cruzeiros.

Donativos à saída da igreja.
Donativos à saída da igreja, em Perast, Montenegro.
Igreja em Fira, Santorini.
Igreja em Fira, Santorini, Grécia.

Inconvenientes de Comprar Tours Organizados pelos Navios de Cruzeiro

Embora os tours organizados pelos navios de cruzeiro ofereçam muitas vantagens, por exemplo as referidas antes, há também alguns inconvenientes que deve considerar antes de decidir.

Portanto, agora é altura de explorar algumas das desvantagens de optar por estas excursões. E olhe que são aspetos negativos de peso!

Preços Elevados dos tours

Os tours organizados pelos navios de cruzeiro tendem a ser significativamente mais caros do que as opções que pode encontrar por conta própria. As diferenças podem ser de 50% ou mais, de acordo com a minha experiência.

Isto porque, como deve entender, as companhias de cruzeiro aplicam uma margem de lucro sobre os serviços oferecidos, o que pode inflacionar bastante o preço final.

Ou seja, se estiver a viajar com um orçamento apertado, este é um fator importante a ter em conta.

Menos Flexibilidade das excursões em terra

Ao participar numa excursão organizada, terá de seguir o horário e o itinerário estabelecido pela companhia de cruzeiro. E salvo situações muito raras, não há volta a dar a este ponto.

Isto significa menos liberdade para explorar ao seu ritmo e menos oportunidade para fazer desvios espontâneos.

E esta situação pode resultar em sentir-se apressado e incapaz de aproveitar plenamente os locais visitados.

No entanto, devo dizer que, pela minha experiência, os guias fazem todos os possíveis para aceder aos pedidos dos turistas.

Por exemplo, se pedir com educação se pode tirar uma foto num lugar mais afastado, ou se pode ir comprar um gelado em alguns minutos, só se realmente não for possível é que recebe uma resposta negativa.

Templo de Zeus, em Olímpia, Grécia.
Templo de Zeus, em Olímpia, Grécia.
À espera de transporte no Porto de cruzeiros de Bari.
À espera de transporte no Porto de cruzeiros de Bari, Itália.

Excursões com Grupos Grandes

Este é um ponto que me desagrada em particular, já que, por norma, as excursões organizadas geralmente envolvem grupos grandes de turistas.

Isto pode resultar em filas para entrar nos locais, dificuldade em ouvir o guia e uma experiência menos personalizada.

Ou seja, se prefere um ambiente mais intimista e tranquilo, estas excursões podem não ser a melhor opção.

Desembarque no porto de Katakolon e viagem de autocarro para Olympia.
Desembarque no porto de Katakolon e viagem de autocarro para Olympia, na Grécia.
Enchente de turistas em Veneza, durante o verão.
Enchente de turistas em Veneza, Itália, durante o verão.
O que fazer em Bari: experimentar Focaccia Barese no Panificio Fiore.
Panificio Fiore, padaria em Bari, Itália.

Experiência Padronizada dos tours

Outra grande desvantagem, o facto de ser tudo igual! As excursões organizadas pelo navio tendem a seguir um itinerário padrão, visitando os locais mais populares e turísticos.

Embora estes locais sejam geralmente espetaculares, certamente que vai perder a oportunidade de descobrir joias escondidas e de ter uma experiência mais autêntica.

Portanto, se aprecia experiências mais autênticas, acredito que as viagens independentes são indicadas para si, já que permitem-lhe explorar áreas menos conhecidas e desfrutar de uma experiência cultural mais rica.

Igreja em Bari Vecchia.
Igreja em Bari Vecchia, Itália.
Erecteion e as Cariátides (estátuas).
Erecteion e as Cariátides (estátuas), em Atenas, Grécia.
Magnífica escadaria central no Achilleion.
Magnífica escadaria central no Achilleion, Corfu, Grécia.

Menor Interação com a Cultura Local

Quando participa numa excursão organizada, tem menos oportunidades para interagir com os habitantes locais.

E quando a experiência faz parte do roteiro, então provavelmente é algo forçado.

De facto, o itinerário rígido e o ritmo acelerado das visitas significam que passará a maior parte do tempo com outros turistas.

E se valoriza a interação com a cultura local e deseja conhecer as pessoas e os costumes do destino, pode sentir-se limitado nestas excursões.

Folclore e danças tradicionais em Montenegro.
Folclore e danças tradicionais em Montenegro.
Uma iguana de perto.
Uma iguana de perto, nas Ilhas Caimão.
Gaio do Lucatão.
Gaio do Lucatão, no México.

Risco de Cancelamentos

Embora raro, há sempre a possibilidade de a excursão ser cancelada devido a condições meteorológicas adversas ou outros imprevistos.

Aliás, isto já nos aconteceu num cruzeiro nas Caraíbas, quando o tour que escolhemos foi cancelado por causa do mau tempo.

É imporante referir que neste caso, a companhia de cruzeiro ofereceu-nos alternativas. Além disso, também nos devolveu a diferença do tour, já que o tour que fizemos era mais barato do que o que tinhamos contratado e ainda nos ofereceram o almoço durante o tour.

Portanto, não posso dizer que tenha ficado prejudicada.

Navio MSC atracado na Baía de Kotor, em Montenegro.
Navio MSC atracado na Baía de Kotor, em Montenegro.

Dicas para Fazer as Melhores Escolhas de Excursões em Terra

Avalie o Que É Importante para Si

Se é uma pessoa ansiosa, sair do navio por sua conta pode ser estressante, especialmente com o receio de se atrasar. Além disso, se viaja com pessoas idosas, que se cansam rapidamente, ou com crianças, pode ser mais confortável e tranquilizador optar pelas excursões oferecidas pelo navio. Assim, poupe noutras áreas e invista nas excursões organizadas para garantir a sua paz de espírito.

Estude as Opções com Antecedência

Pesquise com antecedência as opções de excursões disponíveis e veja se algumas podem ser feitas de forma independente, de maneira confortável. Por exemplo, em Santorini, visitámos vários locais através de uma excursão do navio. No entanto, poderíamos ter feito a mesma visita de forma mais económica e ao nosso ritmo, alugando um táxi. O segredo está em saber exatamente o que quer visitar e negociar o preço para evitar surpresas desagradáveis.

Junte-se a Outros Viajantes

Viajar em grupo pode ser vantajoso. Além de poder dividir o custo do táxi, a probabilidade de encontrar alguém que já conhece a zona é grande, oferecendo-lhe praticamente um guia particular. Esta é uma ótima maneira de reduzir custos e enriquecer a experiência com a ajuda de quem conhece o local.

Navio Costa Riveira, no Porto de Veneza.
Navio Costa Riveira, no Porto de Veneza, Itália.
Navio de cruzeiro Aida.
Navio de cruzeiro Aida.
Passar um dia em Balmoral Island. Tour do cruzeiro MSC.
Passar um dia em Balmoral Island. Tour do cruzeiro MSC.
Quatro navios atracados no Porto de Nassau.
Quatro navios atracados no Porto de Nassau, Bahamas.
Navio MSC Divina no Porto de Playa del Carmen, México.
Navio MSC Divina no Porto de Playa del Carmen, México.
Navios de cruzeiro atracados no Porto de Nassau.
Navios de cruzeiro atracados no Porto de Nassau, Bahamas.

Nota final sobre se compensa fazer as excursões do navio ou de forma independente

Compensa fazer as excursões pelo navio ou de forma independente? A resposta varia.

Em algumas situações, as excursões do navio são mais convenientes e seguras, enquanto noutras, optar por explorar por conta própria pode ser mais económico e flexível.

Cada porto tem as suas particularidades, e a melhor escolha depende das suas necessidades e preferências.

O que realmente importa, na minha opinião, é ter a melhor experiência possível, seja numa excursão organizada ou numa aventura independente. Espero ter ajudado!

Pôr do sol em Santorini (Grécia).
Pôr do sol em Santorini, Grécia.

Leia também

Por fim, é amante de cruzeiros? Então se está a pensar fazer uma viagem de cruzeiro brevemente tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes posts:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.