0In Destinos

[Especial cruzeiros] Compensa fazer as excursões pelo navio ou de forma independente? Inclui dicas!

mitos e verdades sobre cruzeiros

Por favor tenha em atenção que nós fizemos duas viagens de cruzeiro, uma em 2016 no MSC Orchestra no Mar Mediterrâneo e outra em 2017 no MSC Divina nas Caraíbas. Isto significa que a opinião expressa é baseada apenas na nossa experiência com a Companhia de Cruzeiro MSC, mas imagino que as condições para as excursões não variem muito noutras Companhias e certamente que as dicas que sugerimos se aplicam.

Não há dúvida que as excursões efetuadas pelos navios são geralmente dispendiosas, não dão liberdade para andar ao seu ritmo, e basicamente faz e vê o mesmo que toda a gente.

Mas o que as pessoas tendem a não dar importância é ao facto de que estas excursões também têm vantagens. Vamos enumerar algumas:

Tem a certeza que o seu navio não parte sem você estar a bordo.

Imagine que se atrasa no trânsito, que tem um acidente ou que se perde? Estas coisas acontecem. O navio à hora prevista vai sair do porto e cabe-lhe a si arranjar um transporte alternativo até à próxima paragem do barco. Agora imagine que a paragem a seguir é num país diferente? Um problema, não?

Pois, se fizer uma excursão pelo navio tem a garantia que ele não vai embora antes de você embarcar.

Tem acompanhamento de um guia especializado.

Há quem acredite que os taxistas são ótimos guias e eu concordo. Sabem as histórias mais incríveis acerca dos locais que visitamos e podem dar dicas de lojas e restaurantes que mais ninguém lhe diz.

Mas se for um apaixonado de História e quiser visitar a Acrópole na Grécia certamente não lhe vai ser de grande ajuda, além de o deixar à porta do monumento.

Os guias que acompanham os grupos são autênticas enciclopédias ambulantes que estão ali para seu benefício. Aproveite o conhecimento deles e termine a viagem mais rico culturalmente.

Está tudo incluído no preço da excursão, não terá despesas adicionais, salvo se mencionado.

A partir do momento em que sai do navio até que regressa só gasta dinheiro se quiser pois não terá despesas com transporte, guias nem entradas nos locais.

Bem, não ficará mal visto se deixar uma gorjeta ao guia mas provavelmente também o faria se fizesse a viagem, por exemplo, de táxi.

As nossas dicas para fazer as melhores escolhas:

  • Avalie o que é importante para si.

Se é uma pessoa ansiosa dificilmente ficará relaxado se sair do navio por sua conta e tiver receio de se atrasar. Além disso, viaja com pessoas idosas, que se cansam rapidamente ou com crianças? Pelo seu conforto e paz de espírito, poupe noutras coisas e faça as excursões pelo navio.

  • Estude com antecedência as opções de excursões existentes e veja se existem algumas que pode fazer comodamente de forma independente.

Por exemplo, em Santorini nós visitámos vários locais mas poderíamos tê-lo feito de forma mais económica e ao nosso ritmo se tivéssemos alugado um táxi. A única coisa que deve ter em conta é saber exatamente o que quer visitar e combinar o preço para não ter surpresas.

  • Junte-se a outros viajantes.

Além de poderem dividir o custo do táxi,  a probabilidade de encontrar alguém que já conhece a zona onde vão estar é muito grande, portanto vai ter guia particular.

Nota final: compensa fazer as excursões pelo navio ou de forma independente? Umas vezes compensa fazer as excursões pelo navio e outras vezes compensa fazê-las de forma independente. A quantidade de variáveis em cada porto é tão grande que não acredito que haja uma resposta unânime. No fim de contas o que importa é ter a melhor experiência possível e isso pode acontecer numa excursão pelo navio ou numa viagem independente.

Concorda? Nem por isso? Deixe um comentário, temos todo o gosto em saber a sua opinião!

Quer marcar a sua próxima viagem de cruzeiro? Veja as promoções atualizadas da Logitravel para os cruzeiros nas Caraíbas aqui  e no Mediterrâneo aqui.

 

You Might Also Like

No Comments

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: